EUA consideram desmembrar a Google, após juiz declarar que esta monopoliza as pesquisas

14 Comentários

Depois de um juiz ter declarado que a Google monopoliza as pesquisas, na semana passada, os Estados Unidos da América (EUA) estão a ponderar as consequências. Uma das alternativas em cima da mesa é o desmembramento da empresa, separando os seus serviços.

Logótipo da Google "despedaçado"

Na semana passada, um juiz norte-americano decidiu que a Google violou a lei antitrust, gastando milhares de milhões de dólares para criar um monopólio ilegal e tornar-se o motor de pesquisa por predefinição em todo o mundo.

Agora, os funcionários do Departamento de Justiça dos EUA estão a ponderar as consequências a aplicar à empresa, segundo três pessoas com conhecimento das conversações que envolvem a agência e os procuradores-gerais dos estados que ajudaram a apresentar o caso.

Ícone do Monopoly dentro do logótipo da Google

Em cima da mesa estão várias propostas, incluindo a separação da Google, como o navegador Chrome ou o sistema operativo Android para smartphones, de acordo com as mesmas fontes, que não quiseram ser identificadas, uma vez que o processo é confidencial.

Além deste, estão a ser considerados outros cenários, como forçar a Google a disponibilizar os seus dados a rivais, ou obrigá-la a abandonar acordos que tornaram o seu motor de pesquisa a opção padrão em dispositivos como o iPhone.

O Governo dos EUA estará a reunir com outras empresas e especialistas, no sentido de discutir as suas propostas para limitar o poder da Google.

Estas deliberações estão, ainda, numa fase inicial. Afinal, o juiz Amit P. Mehta do Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito de Columbia, que está a supervisionar o caso, pediu ao Departamento de Justiça e à Google para apresentarem um processo para determinar uma solução até ao dia 4 de setembro. Além disso, marcou uma audiência para 6 de setembro para discutir os próximos passos.

Para já, não foi tomada qualquer decisão final.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luís+Silva
    Luís+Silva

    Como que monopoliza? Só pesquisa na Google quem quer.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      As alternativas são fracas mas isso realmente não é culpa da Google.

    2. Avatar de Julia Mendes
      Julia Mendes

      Queres um exemplo muito simples (entre centenas) que a google utiliza para monopolizar?

      Imagina que tens um site teu e que colocas online. Não validas no google console que o site é teu, ficas blacklisted no Google safe browsing” (que todos os browsers recentes utilizam), ficas bloqueado em todo o mundo. E para desbloquear? Precisas ter uma conta no google para inicial o processo de “desbloqueio” e validar o teu site. Estar fora do ecosistema da google traz-te problemas muitas vezes inimagináveis.

      Se não tiveres o GA instalado no teu site, esquece apareceres as pesquisas…

      O que não faltam é estratégias de monopólio de todas as grandes empresas. Pensar o contrário é no mínimo ridículo.

  2. Avatar de VapokaFP
    VapokaFP

    Boa sorte!

  3. Avatar de Stanley
    Stanley

    Melhor judiciário do planeta

  4. Avatar de SVR
    SVR

    Ou seja, os eua querem desmantelar uma empresa privada e passar por cima de acordos assinados até com outros como a Apple… isso não me soa nada a ditatorial, nada mesmo…

    Como é que esse acordo pode ser um exemplo de “anti trust” se a Apple está a receber para o chrome ser beneficiado nos seus dispositivos? Mas pronto USA being USA

    1. Avatar de supersilva
      supersilva

      Não seria o contrário?

    2. Avatar de Aves
      Aves

      Não é o Chrome, é o Google Search.

    3. Avatar de PTO
      PTO

      O chrome? Beneficiado nos dispositivos da Apple? Toda a gente que conheço com dispositivos Apple usa o Safari.

      1. Avatar de Tó+Jó
        Tó+Jó

        Eu não uso, nem nunca usei. e tenho exclusivamente iPhones desde o 4!

  5. Avatar de Filipe
    Filipe

    Não sei, mas tenho preferência de pesquisa no Google desde 2001.

    1. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Sem ovelhas não haviam pastores

  6. Avatar de Fraquinhos
    Fraquinhos

    A ilusão da escolha, quando o dono é o mesmo.

  7. Avatar de eu
    eu

    Para mim ,essa empresa nunca deveria existir,usem outras alternativas ao google,sejam livres e vao se sentir mais felizes.