O DuckDuckGo também está a começar a atacar a Google

48 Comentários

Esta foi uma semana muito complicada para a Google. A multa aplicada pela Comissão Europeia vem colocar em causa muitos dos planos do Android e a forma como este tratará os serviços da Google.

Aparentemente este não será o único problema da Google. O O DuckDuckGo também está a começar a atacar a Google, procurando mostrar as formas que a empresa usa para anular sua concorrência.

Google DuckDuckGo Duck.com pesquisas

Pode não parecer estranho mas as práticas que a Google usa para controlar e anular a sua concorrência vão longe e são extremamente e criativas. Quem o revelou foi o próprio DuckDuckGo e mostrou uma simples forma que está a ser usada.

O estranho redirecionamento do Duck.com

Segundo os responsáveis deste motor de pesquisa alternativo, a Google é detentora do domínio Duck.com há vários anos e este está a ser reencaminhado do para o motor de pesquisa da Google. Este simples domínio é muitas vezes usado pelos utilizadores quando pensam estar a aceder ao DuckDuckGo, sendo no entanto encaminhados para a Google.

Esta mudança aconteceu em 2011, quando o DuckDuckGo começou a ganhar visibilidade e a ser uma alternativa viável à própria Google, porque não recolhe e guarda informações sobre os seus utilizadores e as suas pesquisas.

Esta queixa foi feita no Twitter, como reação à notícia da multa aplicada à Google e complementou outra que tinha já sido lanada e onde existia outra referente à extensão do DuckDuckGo para Chrome.

A constante perseguição da Google à DuckDuckGo

A questão aqui está na constante pergunta se pretendem reverter a alteração do motor de pesquisa do browser para a Google e a remoção da extensão, feita pelo Chrome aos utilizadores sempre que existe uma atualização.

Naturalmente que esta queixa não terá as proporções da multa aplicada pela Comissão Europeia, mas é reveladora das práticas menos claras que a Google usa para manter-se no topo e com a sua concorrência abaixo dos seus resultados, em qualquer área ou serviço.

O grande problema da Google na Europa

E se a Google começar a cobrar pela utilização do Android?

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ze
    Ze

    Ainda vem o CEO da Google dizer que o Android cria escolha. A única razão por só existir dois sistemas operativos mobile é o Android. Cada tentativa de criar algo diferente é logo morto à nascença pelo Android. O iOS só se safa, por ter aparecido primeiro (nas massas), ter o seu nicho e ter uma máquina de fazer dinheiro por trás.

    1. Avatar de pedro
      pedro

      Por acaso eu gostaria de ver como ficaria o mercado se a apple vende-se o ios aos fabricantes para uso nos seus flagships. Um S9 com ios eacesso à loja. Ui ui ui.
      Mas a Apple nao ira nisso porque também concebe/projeta os seus aparelhos.

      1. Avatar de Ze
        Ze

        A Apple não tem interesse nenhum nisso, pois o modelo de negócio é completamente diferente do da Google. Se a Apple disponibiliza-se o iOS a terceiros perdia mercado. A Google por outro lado precisa de estar em todo o lado, de modo a poder ter o Google Play e serviços agregados no máximo número de dispositivos possíveis, por forma a agregar dados e vender esses dados para efeitos de publicidade direcionada, visto que essa é a forma de ganhar dinheiro da Google.

        1. Avatar de Eduardo
          Eduardo

          E a Apple não recolhe dados??? Software tão fechado deve ser por algum motivo

          1. Avatar de Ze
            Ze

            Se você não consegue entender o modelo de negócio de uma e de outra empresa, não sei que lhe diga. A Apple recolhe dados, não os vende a terceiros, ao contrário da Google. Privacidade é uma vantagem estratégica da Apple.

            Posto isto, concordo que se devia financiar soluções descentralizadas, onde os algoritmos correm exclusivamente nos dispositivos dos utilizadores e offline.

      2. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        Isso na não vai acontecer. O iOS tem muito domínio, o Android subiu a pulso. A Microsoft teria hipótese se não tivesse morto o W10M logo à nascença a impor imensas imposições,bloqueios e hardware limitado. Só no final quando já todos desistiam desse SO é que melhoraram, mas já ninguém queria saber.

        Há lugar a outros SO mas quem vai apostar neles sem um Google Maps por exemplo?

        1. Avatar de Celso R
          Celso R

          “…o Android subiu a pulso.”

          Isto é que parece que muita gente se esqueceu.

          Quando o Android saiu ninguém dava nada por ele. O telemóvel do “povo” era nokia/symbian, o mercado empresarial (e não só) era dominado pela BlackBerry e quem queria algo diferente tinha “n” modelos com Windows (Mobile/Phone?) 7.

          A BlackBerry começou a afundar-se aos poucos, perdendo progressivamente o seu mercado não só para o Android, mas também para iOS e a Nokia foi o filme que bem se conhece.

          A Microsoft esbanjou completamente a sua oportunidade e quase enterrou o nome Nokia para sempre.

          Se hoje o nome Nokia hoje está onde está (são já o 5º maior OEM na Europa) foi devido ao Android. Será que hoje teríamos marcas como a Huawei, Xiaomi, ou mesmo a Samsung no top se não fosse o Android?

          Claro a Google não é nenhuma santa (nenhuma empresa é, mentalizem-se disso) e quer ganhar dinheiro com isto, mas se não fosse o excesso de liberdade dado no início aos OEMs (a prioridade na altura era simplesmente espalhar o Android o mais rapidamente possível), talvez hoje não tivéssemos os problemas de fragmentação que temos.

      3. Avatar de Celso R
        Celso R

        Isso acabaria por levar à mesma situação do Android. Cada marca iria querer personalizar o sistema à sua maneira e seria necessário optimizar para o seu próprio hardware, o que poderia levar a atrasos nos updates e fragmentação.

        Além disso a Apple nunca iria entrar neste caminho porque iria implicar uma quebra de receita no seu hardware.

  2. Avatar de Ferreira
    Ferreira

    Vejam a página agora 🙂 Google being google

    1. Avatar de Celso R
      Celso R

      “If you want to learn more about ducks on Wikipedia, click here.”

      XD

  3. Avatar de Gil Dias
    Gil Dias

    O pequenino e insignificante a tentar beliscar o gigante…parece um mosquito que a google quando quiser arrasa.

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Wohoo vamos todos festejar o “gigante pisar o pequenino”. E depois dizem que a EU não tem razão quando a diz que a Google abusa da sua posição dominante.

      Pode ser pequenino, insignificante é que já não é.

    2. Avatar de JFC123
      JFC123

      Esse mosquito pode ter malária lembratr

    3. Avatar de pedro
      pedro

      Sim, o vírus da gripe é pequeno quando comparado com o teu tamanho… No entanto mete-te na cama se não tiveres cuidado…

  4. Avatar de Tazingo
    Tazingo

    Ora aqui está uma ótima razão para passar o DuckDuckGo!
    Google wants to own the entire world???

  5. Avatar de Lpx android
    Lpx android

    Sempre que alguém cria algo fantástico, aparecem os doridos da vida a mandar a baixo e a querer por barreiras. Apõem o empreendorismo que faz o mundo avançar e deixem-se de esquerdismos sociais

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Criaram algo fantastico? Se calhar deveria ver em como é que o modelo de negócio usado pela Google e Facebook são um risco para a nossa democracia e depois venha falar de esquerdismos. Ou melhor, não venha, porque quando se aperceber das besteiras que diz, se calhar já não o pode dizer… livremente.

    2. Avatar de Filipe N
      Filipe N

      Exactamente. A Google revolucionou o mundo da internet, da colaboração em nuvem, e criou um motor de busca, mapas, etc que melhoram e muito a nossa vida. Mas claro, as mentes pequeninas têm que odiar o sucesso dos outros.

      1. Avatar de rui
        rui

        Pronto, lá vem a patrulha do ” se criticas é porque tens inveja”…
        É assim tão difícil ter espírito crítico e elogiar a Google (ou qualquer outra empresa, grande ou pequena) quando merece e também criticá-la quando tem atitudes menos nobres?

    3. Avatar de hsff
      hsff

      Em oposição aos doridos da vida há aqueles que infligem a dor nos outros e sem qualquer constrangimento, muitas vezes até se orgulham por isso. O seu comentário é miserável sobre várias perspectivas.

    4. Avatar de Heldr
      Heldr

      Criam algo fantástico como fugir aos impostos…

  6. Avatar de maria vieira a atriz
    maria vieira a atriz

    go go on the ass off Google

  7. Avatar de Gil Dias
    Gil Dias

    Internet e sinónimo de google, estes motores de busca deviam desaparecer pois ninguem normal os usa.

    1. Avatar de fak
      fak

      ninguém normal os usa? eu se fosse a ti pedia desculpa às pessoas, cada um é livre de usar as ferramentas que quiser, devias ter vergonha do que dizes, senão pela tua logica, vamos todos usar renault, é o unico carro que vai haver no mundo, acabou-se os maserati, ferrari, porsch, AC cars, Buick, Pontiac, ASL, etc porque “ninguém normal os usa”…

      Gil Dias, pensa um bocado antes de falares.

    2. Avatar de rui
      rui

      Gil, obrigado pelo teu comentário. É sempre bom dar uma sonora gargalhada com certas alarvidades que se lêem na internet! Não pares!

    3. Avatar de RM
      RM

      Se calhar a Google censurar as tuas pesquisas não tem importância nenhuma, certo !?

    4. Avatar de pedro
      pedro

      Os fora do nornal nai passam a vida agarrados s um telemóvel com cuscoid…
      Acorda para a vida.

  8. Avatar de irlm
    irlm

    e o Benfica processa Google devido a ataque informático.
    é como diz o outro “a culpa é sempre do benfica”
    https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/benfica-processa-google-devido-a-ataque-informatico

  9. Avatar de Kussuk
    Kussuk

    Boas.
    Udo DDG há anos e mais recentemente também passei a usar o startpage.com.
    Já não me lembro de ter usado Google,
    Não notei nenhum sintoma grave, nem sequer tive um resfriado…
    Passem bem todos aqueles que usam óculos de Penafiel.

  10. Avatar de Heldr
    Heldr

    Incrível como há gente que ama tanto a Google que acha que toda a concorrência deveria ser esmagada.

    Como sempre disseram, nunca houve um ditador impopular.

    1. Avatar de rui
      rui

      É verdade Heldr, como é que é possível uma pessoa ser tão fanática por uma simples marca!…

      1. Avatar de N'uno
        N’uno

        Como é possível não sei, mas que há algumas marcas com legiões de fan-boys é indiscutível! Nem as menciono aqui para não começar as tradicionais guerras!
        Mas não concordo com parte do que o Heldr afirmou. Amar uma marca não significa que se deseje esmagar a concorrência. Isso é verdade apenas para mentes mais pequeninas…

    2. Avatar de Mentecaptor
      Mentecaptor

      Faz-te lembrar alguém? 😀

    3. Avatar de Celso R
      Celso R

      A ironia é lixada…

    1. Avatar de Calvin
      Calvin

      Há também o searx.me

  11. Avatar de João de Oliveira
    João de Oliveira

    Para aqueles que se preocupam com a privacidade, vejam neste link o tracking que a google faz a todos nós.
    https://myactivity.google.com/myactivity
    PPLWARE: Sugiro um artigo sobre esta temática, com foco na Google.

    1. Avatar de Martim Lopes
      Martim Lopes

      E há que constar que essas são as informações que o Google quer mostrar

    2. Avatar de Mentecaptor
      Mentecaptor

      Outro?!

  12. Avatar de Kussuk
    Kussuk

    Ora cá está, um tema para o ppware esmiuçar,
    Melhor motor de busca:
    -rapidez de pesquisa.
    – segurança
    – privacidade
    Dos seguintes motores :
    Duckduckgo
    https://www.startpage.com/
    https://www.qwant.com/

  13. Avatar de Mentecaptor
    Mentecaptor

    Só faltavam estes aproveitarem-se da Google para conseguirem publicidade gratuita.
    É como quando vemos à porta de um supermercado indicações para outro, é um “estranho redirecionamento”…
    A Google é detentora do dominio, mas em vez de o usar para atrair pessoas para a sua plataforma devia usá-lo para levar as pessoas para a concorrência… lol?! Alguém pretende ir ao ducduckgo, mete o endereço errado e aparece o Google… não dá conta??
    Nem quero imaginar se ao pesquisar por “duckduck” ou “duckgo” o primeiro resultado não fosse o duckduckgo, era o fim do mundo, apesar de ser a Google a custear o desenvolvimento e manutenção do seu motor de busca não pode ousar fazer o que quiser do mesmo. Para mim isto é ridiculo, mas socialismo/comunismo são ideologias que abomino.

    1. Avatar de Zé

      Deve ser por teres a mente captada pelo neo-liberalismo.

      1. Avatar de Mentecaptor
        Mentecaptor

        “vale mais estar calado do que não dizer nada”

  14. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    Entretanto já se sabe que este domínio é antigo e era pertença de uma empresa comprada pela Google. A até já mudou a página com vários links e explicações. A duckduckgo não pediu desculpa pelo falso testemunho.

  15. Avatar de A.
    A.

    A questão é essa a msft comprou tudo à sua volta para crescer e dominar é só pesquisarem a historia da msft$

    a Google aprendeu a lição dada, compra tudo a sua volta, a única diferença é que não vende software vende dados pessoais; e a publicidade e o resto que tal traz o FaceBook – FB ai que pergunta difícil ?? o $$$ que tal traz

    Alguém me explica que seja a tentativa de o win 10 ser constantemente um SO novo que nunca está acabado e questão da Privacidade que o win 10 têm e foi tão retratado por aqui e provado! não está ligado ?
    logo aonde já vimos o filme (sera que a msft$ começa a ter muito negocio com o ditado quando não os podes vencer junta-te a eles ? se virem é o que estão a fazer, mas é uma opinião )

    claro que pode haver concorrência a questão é como proteger quem se aventurar nisso de ser comprado pois é óbvio que a msft e google apple etc não querem concorrência nos seus mercados querem monopólio! e tal não rima bem com liberdades e direitos humanos…

    o Actual Presidente que tanto criticou a apple na sua campanha, quando houve uma polémica sabem qual, agora têm um apple todo kitado edição especial feita pela NSA… pois os americanos sabem que aquilo que fazem aos outros, outros fazem a eles!

    por isso é que há esta anedota, dita por americanos na america em voz baixa! ou não!

    os EUA Não são um País , são um Negócio!

  16. Avatar de A.
    A.

    E já agora a china hoje é ? ai desculpe na china não pode haver opiniões, pois fazem gala em criticar modelos democráticos…

    O que disserem com Snowden e o escândalo em 2013 o problema não é o relatado é o facto do ocidente ter um mal de nascença, Liberdade de Imprensa, se não houver liberdade de imprensa não há problema, nenhum!

  17. Avatar de Calvin
    Calvin

    Geral aqui falando abobrinhas e aposto um doce que nem sequer sabem o que de fato se trata o DuckDuckGo e toda sua filosofia por trás de seu uso.

    Ai ai…