Dica: Crie utilizadores no Google Chrome para ter vários perfis

25 Comentários

Os browsers são hoje as janelas para o mundo digital. Através deles conseguimos aceder a tudo o que é serviços online, como por exemplo e-mail, redes sociais, aceder a máquinas remotas, ver TV, ouvir rádio, etc, etc. Nos últimos tempos a batalha entre browser tem serenado e o Google Chrome continua a líder o ranking, como sendo o preferido dos utilizadores (ver aqui).

Sabia por exemplo que o Google Chrome permite criar vários utilizadores, como se fosse um sistema operativo, oferecendo assim vários perfis?

chrome

O  Google Chrome reserva-nos um conjunto de excelentes funcionalidades. Graças ao suporte e integração com o ecossistema Google, hoje em dia facilmente temos a informação do browser do PC sincronizado com o browser do smartphone/tablet.

Este fim de semana, um colega questionava-me se seria possível criar utilizadores num browsers (para uso das contas pessoais e profissionais). Conhecendo bem o fantástico Google Chrome, disse-lhe que isso era uma configuração simples, rápida e muito útil.

Com a criação de utilizadores no Google Chrome, o utilizador passa a dispor de vários perfis, podendo assim ter diferentes configurações por perfil. Por exemplo, quando faço screenshots para artigos é importante ter um  browser “limpo”, sem configurações adicionais e sem favoritos…ou imagine por exemplo que tem uma conta com um conjunto de tabs abertas e quer de imediato (por exemplo se o chefe chega) um browser limpo, apenas com a página da empresa aberta (nada de facebooks e outras redes sociais)…a criação de utilizadores é a solução.

Como criar utilizadores no Google Chrome?

Tal como referido, a criação de utilizadores no Google Chrome é muito simples. Para isso basta ir a Definições > Adicionar Novo Utilizador

users_00

Em seguida basta indicar um nome e escolher uma fotografia.

users_01

E está feito. Para comutar entre utilizadores, basta aceder no campo superior esquerdo e escolher qual o utilizador/perfil a escolher.

users_02

Esta é uma dica muito simples, útil, mas que muita gente desconhece. Desta forma, acabou-se o “sufoco” de ter de andar a desligar o browser para voltar a abrir o mesmo com outras configurações/preferências.

Conhecia esta dica. Acha que lhe vai ser útil?

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    E não é só para isso, uso para ter 3 contas de Gmail diferentes abertas e funciona com tudo o resto. Podem ter vários facebooks, twiters, etc.

    E a maneira de passar de um browser para outro também está muito bem “esgalhada”, no canto superior esquerdo

  2. Avatar de Tiago Bastos
    Tiago Bastos

    Fantástica funcionalidade…

  3. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Uma boa ideia para quem tem mais que uma conta Google.

    Por falar nisso preciso duma 2ª conta. Será que posso criar nova independentemente (terei de inventar novo numero de telefone no registo ou posso usar o mesmo) ou tenho de usar a que já tenho?

    Desde já agradecendo possíveis respostas…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Podes usar uma conta local. Não precisas nada disso.

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Conta local? Não entendi…

    2. Avatar de Joao Campos
      Joao Campos

      Podes usar o mesmo número de telefone.

  4. Avatar de Redin

    Eu só irei fazer intenções de criar uma situação destas para outras contas gmail diferentes, mas que sejam minhas.

    Não estou a pensar em partilhar a utilização de outra qualquer conta estranha, se, por exemplo, esse utilizador começar a gravar passwords com a conta dele, mas na minha sessão de trabalho.
    Se eu estiver errado, agradecia que me esclarecessem.

    Para maior segurança, os utilizadores deverão aceder cada um a/as sua/s conta/s em cada sessão de trabalho criada.

    1. Avatar de Redin

      Há uma coisa que me está a fazer acreditar que devo mesmo estar a pensar mal. Penso que definições de cada utilizador não ficam no computador em que se está a trabalhar, mas sim no servidor da google.
      Daí que a conta que estiver ativa no momento, só acede a esses registos que pertencem ao utilizador ligado nesse momento.
      Mas até lá, alguém que me confirme isso, p.f. Obrigado

  5. Avatar de Zé

    Muito porreiro, muito útil, como tenho uma conta gmail para o trabalho e outra pessoal assim posso ter os 2 abertos sem problemas

  6. Avatar de João Reis
    João Reis

    Muito boa dica claro

  7. Avatar de Ismael Oliveira Rocha

    Olá Pedro, infelizmente ele não conta com suporte a senha, sendo assim, nada impede de um usuário entrar na conta do outro. Essa é a única funcionalidade que ainda sinto falta no Chrome que encontrava no Firefox. Cumps.

    1. Avatar de Bruno Gonçalves
      Bruno Gonçalves

      A ideia não é ter vários utilizadores no browser, a ideia é a as várias contas serem tuas e poderes alternar entre elas.

      Para várias contas de utilizador existe a funcionalidade do sistema operativo…

      Uma coisa que acho mal e que dava também muito jeito era poder ter vários perfis mas com uma única conta gmail.

      1. Avatar de Martinho
        Martinho

        Concordo, quando ouvi falar disso a primeira vez também pensava que dava para ter vários perfis na mesma conta. Alias penso que isso seria bem mais interessante

      2. Avatar de Zeca
        Zeca

        Isso é possível, já experimentei! Até podes criar perfis supervisionados, isto é, imagina um perfil criada para a mesma conta mas que queiras atribuir a um filho ou irmão mais novo, etc… esse perfil pode ser criado sem permissões de instalar extensões e plugins e ainda poderás «controlar» o histórico do gajo. Eu tenho um perfil deste tipo só para cenas sociais e fóruns 😉

  8. Avatar de Armando
    Armando

    Muito bom, gostei. Será que existe também para o Firefox?

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Realmente isto no FF era brutal.

    2. Avatar de cnavigator
      cnavigator

      Sim, o Firefox também tem suporte a perfis e permite a utilização dos mesmos simultaneamente, embora não seja tão intuitivo como no Chrome.

      As instruções a seguir para criar e eliminar perfis são para Windows:

      https://support.mozilla.org/en-US/kb/profile-manager-create-and-remove-firefox-profiles

      Depois de criar os perfis necessários, para usar mais do que um perfil ao mesmo tempo, é preciso correr o seguinte comando no executar (run) do Windows (sem as aspas):

      “firefox -p nome_do_perfil -no-remote”

      Vamos supor que eu queria abrir dois perfis, um chamado Casa e o outro chamado Trabalho, os comandos a correr seriam:

      firefox -p Casa -no-remote

      firefox -p Trabalho -no-remote

      Para automatizar o processo e evitar ter de inserir estes comandos todas as vezes, eu recomendo criar um atalho específico para cada perfil, que permita iniciar vários perfis ao mesmo tempo.

      Para isso, vamos supor que queria criar dois atalhos, um para cada perfil mencionado acima (Casa e Trabalho).

      Para isso, copiar o atalho do Firefox para o Ambiente de Trabalho e mudar o seu nome para “Firefox Casa”. Depois, copiar um novo atalho do Firefox para o Ambiente de Trabalho e mudar o seu nome para “Firefox Trabalho”.

      Clicar com o botão direito no atalho do Firefox_Casa e ir às propriedades.
      Na secção “destino”, deve ter algo como isto.
      “C:\Program Files (x86)\Firefox\firefox.exe”
      Para indicar qual é o perfil que aquele atalho deve iniciar, dá-se um espaço após as aspas e introduz-se o seguinte:

      Depois das aspas, dá-se um espaço e coloca-se o seguinte:
      -no-remote -P Casa

      Ou seja, no final tem-se o seguinte:
      “C:\Program Files (x86)\Firefox\firefox.exe” -no-remote -P Casa

      Para o outro atalho, o procedimento é exactamente o mesmo, só que em vez de Casa, é Trabalho:

      “C:\Program Files (x86)\Firefox\firefox.exe” -no-remote -P Trabalho

      Agora, com estes atalhos configurados, basta iniciar cada perfil a partir do atalho correspondente e fica tão fácil usar múltiplos perfis como no Chrome.

    3. Avatar de xpto
      xpto

      claro que sim.

      mas o FF tem a opção escondida. Pode-se usar a extensão ( https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/profileswitcher/?src=search ) para criar e gerir perfis

  9. Avatar de hugom4rtins
    hugom4rtins

    É possível pôr, tipo uma Pass em cada utilizador?

    É que tipo depois de adicionar vários perfis, não ha maneira de restringir o acesso, como é o caso num computador partilhado com mais pessoas.

  10. Avatar de Marcio
    Marcio

    Não sei se fiz corretamente, mas adicionei a conta google ao outlook, e não me aparecem os contatos no Messenger.
    Aparecem no hub pessoas, mas no Messenger. Preferia o contrario.

  11. Avatar de Blueparty
    Blueparty

    E no Windows, para poder alternar entre 2 contas outlook.com?

  12. Avatar de Joao Campos
    Joao Campos

    Boa dica, obrigado.

  13. Avatar de Fabio Cantu
    Fabio Cantu

    Fabuloso, era exatamente isso que eu andava a procurar