Como funciona o Google com pesquisas nunca antes feitas

26 Comentários

São milhões de sites, de resultados de pesquisa e milhões de pesquisas a cada segundo. São muitos números para o Google filtrar e dar ao seu utilizador os melhores resultados, aqueles que ele quer receber.

Por segundo, o motor de pesquisa recebe 2 milhões de pedidos em todo o mundo e 15% resultam de pesquisas novas, combinações de palavras nunca antes feitas. Como gere então o Google esses resultados?

google


As pesquisas estão a evoluir, os conteúdos na Internet são cada vez em maior número e a forma como o Google funciona, os seus algoritmos, tem também ela que acompanhar esta evolução. A Bloomberg vem agora divulgar de que forma está a Google a tratar desta questão; de que forma gere a Google as novas pesquisas feitas no seu motor de busca.

 

RankBrain é parte da resposta

O RankBrain ajuda o motor de pesquisa a compreender melhor as pesquisas ambíguas que os seus utilizadores fazem constantemente, para que os resultados devolvidos sejam os mais satisfatórios.

O seu funcionamento baseia-se na incorporação de linguagem matemática que faça mais sentido para o Google. Além do mais, filtra as pesquisas para pesquisas mais simples que se possam aproximar daquilo que o Google já “conhece”.

ok google

É assim, com este moldar das pesquisas, que o utilizador recebe resultados cada vez mais fiáveis e de encontro às suas preferências e necessidades. Esta nova ferramenta já se tornou no terceiro mais importante contributo para os resultados de pesquisa no motor de busca da Google.

Actualmente, já todos os utilizadores do Google têm ao seu dispor esta ajuda nas suas pesquisas, apesar do processo de desenvolvimento ter demorado cerca de um ano até ser implementado em toda a Internet.

Fonte: Bloomberg

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    Fantástico motor de busca, tenho de admitir. 🙂
    Embora o Bing esteja a crescer.

    1. Avatar de Johnny
      Johnny

      A crescer? Hahaha essa ta boa, dos que conheço ninguem usa o bing é que nem 1..
      A crescer esta o duckduckgo

      1. Avatar de JN
        JN

        Eu uso o Bing!
        Já tens um…

      2. Avatar de Ricardo Raimundo
        Ricardo Raimundo

        Usei DDG durante uns dois meses mas acabei por voltar ao Bing. Ainda está muito verde. Talvez daqui a um ano..

      3. Avatar de Realista
        Realista

        Eu uso Bing, já tens 2

        1. Avatar de ZarkBit
          ZarkBit

          e vão 3…

        2. Avatar de luis
          luis

          E também fazem fogo com pedras e caçam javalis com paus? lool

      4. Avatar de Jorge Barbosa
        Jorge Barbosa

        Eu uso o bing +3 🙂

      5. Avatar de NumSei
        NumSei

        Eu também uso o Bing. Já vão 3.

        1. Avatar de Ruben
          Ruben

          Já somos 5, mais um bing.

          É mais rápido, os resultados têm menos lixo, e mais diversidade.

      6. Avatar de Diogo Mateus
        Diogo Mateus

        A crescer estão aquelas pragas que a maior parte dos utilizadores têm como suplemento de pesquisa.

      7. Avatar de Nelson N
        Nelson N

        +4
        Podem cair-me todos em cima, mas eu afirmo, e daqui não saio: a internet seria muito mais segura se não existisse nenhum Google.
        podem começar a bater; tenho as costas largas!

      8. Avatar de Daniel
        Daniel

        Bing ainda é usado por alguns “perdidos”, no entanto o uso maior do bing é feito por serviços terceiros, como yahoo, siri, cortana.

    2. Avatar de cra2sh
      cra2sh

      Eu assim que possivel vou deixar de usar o Google para ir para o Bing… ja que a google parece que quer tudo neste momento….

      1. Avatar de Glink
        Glink

        Como se o bing fosse melhor, ou mais benevolente….

        -.-‘ **** ****!

        1. Avatar de cra2sh
          cra2sh

          Como eu escrevi “assim que possivel” porque o google é melhor….

    3. Avatar de Realista
      Realista

      Calma… eu não disse que trocava o Google, disse que o Bing estava melhor já que tenho usado os dois ultimamente.

    4. Avatar de Realista
      Realista

      Até os videos 360º já estavam disponível no momento do lançamento…

  2. Avatar de Ludo Mota
    Ludo Mota

    Comigo o Bing não acerta uma ..
    Nem nas buscas nos sites da Microsoft …
    Com tantos anos já devia estar melhor …

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Assim que o bing deixou de parasitar as pesquisas do google (a usar o google para as pesquisas, quando foi apanhado com uma search trap posta em prática pelo google para provar que a MS os estava a usar para as pesquisas do bing) o bing claramente piorou, mas nem é assim tão mau… mas de bom também não tem nada.

  3. Avatar de jose lopes
    jose lopes

    A minha mulher tem o nokia 1320 com wphone e pode fazer pesquisa pelo bing…mas também existe uma App oficial do google que faz pesquisa até por voz(tambem e a unica)

  4. Avatar de x
    x

    Continuo no google pq é o único(salvo erro) q dá para escolher a data da pesquisa.

  5. Avatar de Joao Vidal
    Joao Vidal

    O google é espetacular!

  6. Avatar de Prim
    Prim

    Este motor de busca é qualquer coisa de excepcional no que se refere a algoritmia…

  7. Avatar de yaclicka
    yaclicka

    MEMEX search engine “Muito Potente” motor de busca de Web

  8. Avatar de vaderstarlight
    vaderstarlight

    Bing bing we have a winner