Comissão Europeia prepara nova multa à Google por práticas no Android

25 Comentários

A posição dominante da Google em diversas áreas tem suscitado a intervenção de entidades reguladoras com o objetivo de abrir espaço para que outras empresas possam atuar de uma forma mais justa no mercado.

É na Europa que a gigante das pesquisas tem encontrado mais problemas e um novo parece estar a caminho. A Comissão Europeia está a preparar-se para aplicar uma nova multa, desta vez por práticas feitas no Android.

Google Comissão Europeia Android multa

Poucos pensam no que o Android oferece quando recebem um novo smartphone. Muitos dos principais serviços estão já pré-instalados, dando pouco espaço aos utilizadores para alterarem estas ofertas.

É precisamente neste ponto que a Comissão Europeia parece agora estar a focar-se na sua campanha de reduzir a relevância da Google neste campo e diminuindo a sua posição dominante no mercado.

Em concreto a Comissão Europeia alega que a Google está a usar a posição dominante Android para forçar as marcas a seguirem as suas regras. Ainda não se sabe o valor que Comissão Europeia terá definido para esta multa, mas espera-se que seja superior aos 2,4 mil milhões de dólares aplicados no ano passado numa situação idêntica, mas associada ao motor de pesquisa.

Google Comissão Europeia Android multa

O foco está na utilização do widget de pesquisa e do próprio Chrome, o que leva a que os utilizadores do Android não procurem alternativas a estas propostas.

A Comissão Europeia alega que o Google força os fabricantes a pré-instalarem a pesquisa e o Chrome nos seus dispositivos móveis, agrupando com a Play Store para descarregar outras aplicações Android, e às vezes até paga para pré-instalarem o Google de forma exclusiva.

A Comissão Europeia quer ainda que a Google abra a porta aos fabricantes para estes usarem ROMs baseadas no Android, algo que a Google insiste em não querer por razões de segurança. Esta pode ser mais uma batalha que a Google está a iniciar e que poderá demorar vários anos até estar terminada.

|Fonte

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LG
    LG

    Piada… Google força o uso de Chrome e Play Store… mas a Google não força os fabricantes de implementar Android certo?

    1. Avatar de pedro
      pedro

      Eu disponibilizo todo o chocolate grátis a uma criança…
      Ela ficou diabética…
      A culpa é dela porque comeu…

      1. Avatar de João terra
        João terra

        Mas mesmo assim existe forma para desinstalar apps da Google que são nativas

        1. Avatar de Belmiro
          Belmiro

          Há mas nao é verdade que desinstalas: o Android desinstala a versao mais atualizada (se houve algum update) mas o APK/instalacao/espaco usado pela original que veio com a ROM mantém-se.

          A maioria das ROM, se retirasses (realmente) as apps extra da google e da marca (que em 99% incluem sempre algumas) e deixasses apenas a Google Play Store e Google (Assistent), conseguias libertar uns 30-40% de espaco.

          À PARTE PARA PPLWARE: porque é que eu mesmo desligando o “notifique-me de comentários…” no Firefox (desktop) e Chrome (Android), todas as vezes que escrevo volta-me a aparecer selecionado??? (e nao estou em incógnito nem apago cookies)

          1. Avatar de João terra
            João terra

            Sempre podes fazer root ao aparelho e instalar a app link2sd e consegues apagar a tralha desnecessária da google

          2. Avatar de Vítor M.

            Não deveria, pode ser um bug. Vamos verificar nessas plataformas.

        2. Avatar de TSSRK
          TSSRK

          sem root nao desinstalas.

      2. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        Pedro, fazemos antes assim:

        Tu disponibilizas todo o chocolate grátis a um adulto…
        Ele ficou diabético…
        A culpa não é dele porque comeu?

        Assim como as marcas de carros não são obrigadas a abrir o seu software e curioso nem a Apple. Ou seja, a google e Microsoft levam com as multas, a Apple no entanto pode fazer o que quiser.

        1. Avatar de pedro
          pedro

          A apple vende o seu pacote: Equipamento, acesso+SO.
          Nada tenho contra os nexus, será o mesmo caso.
          Mas se eu compro um Samsung ou xiaomi, porque tenho de levar com a loja da google e outros serviços google cujo objetivo é parasitar as informações que tenho? Porque nao posso comprar um bom telemóvel android com loja aptoide, e retirar as tralhas da google?
          A google condiciona os users que compram equipamentos nao google, como a MS fazia antes com o internet explorer.

        2. Avatar de pedro
          pedro

          Fazemos assim então.
          O adulto nao tem mais nada para comer e beber, mas tu, tendo várias opções, apenas lhe dás chocolate e refrigerantes açucarados. Ele morre diabético, mas a culpa é dele.

          A autarquia faz um acesso à porta da tua casa, cheio de buracos e calhaus. Cais e partes a bacia. A culpa é tua porque usaste esse acesso que é o único que a autarquia te deu, quando te podia ter dado um passeio. Isto se quiseres sair de casa.

  2. Avatar de Rafa
    Rafa

    Uii, então e o IOS não trás já o safari?

    1. Avatar de pedro
      pedro

      Sim traz… para uso em equipamentos Apple.

      1. Avatar de Filipe F
        Filipe F

        Ou seja força a usar se aquele browser apesar de haver opcao de escolha. A Google tambem tem o Nexus. Porque é que o caso é diferente?

        1. Avatar de pedro
          pedro

          Então a cuscoid que deixe o android apenas para os nexus e feche o ecossistema como a apple.
          Quem quiser android compra um nexus, quem nao quisesse comprava de otro fabricante… Mas isso a parasita da cuscoid nao quer, era o fim do seu negocio de recolha de dados, afinal a sua essencia.

  3. Avatar de Joao Vasconcelos
    Joao Vasconcelos

    “A Comissão Europeia quer ainda que a Google abra a porta aos fabricantes para estes usarem ROMs baseadas no Android”
    Claro! O que a malta gosta é comprar um telemovel novo e vir cheio de bloatwere.. -.-
    Esta Comissão Europeia comeca a deixar muito a desejar…

  4. Avatar de Nelson Costa
    Nelson Costa

    Se a UE fosse resolver problemas sérios é que faziam bem.

    1. Avatar de Antonio Salaraz
      Antonio Salaraz

      Nem mais, mas quando quem decide atuar neste campo percebe 0
      Deveria era dar encima de marcas como samsung que tentam impor aplicações sem jeito nenhum.

      Agora vamos imaginar, o android vinha sem playstore, sem navegador, como faziam os utilizadores para ter acesso a net para instalar novas apps?

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        Como faria?! De uma maneira muito simples e fácil…bastava “obrigar” a Google a fazer o que “eles” exigiram que a Microsoft fizesse com o Windows e o I.E. Quando fizesses o primeiro acesso a um novo smartphone o Android teria de te perguntar qual o browser que preferias e apresentar a forma de o mesmo ser instalado sem mais perguntas!

      2. Avatar de pedro
        pedro

        A samsung nao impoe as suas aplicações nos telemóveis huawei, LG,… Parece-me…

  5. Avatar de Mentecaptor
    Mentecaptor

    Jamais compreenderei este tipo de sanções. Enquanto são pequenas podem fazer o que quiserem, se oferecerem um produto tão bom que conquiste o mercado começa o castigo. O mercado auto-regula-se, as pessoas não são estúpidas (na sua maioria). Não é por vir já no telemóvel que obrigatoriamente vão usar, há tanta coisa pré-instalada que não uso porque prefiro a concorrência e não há nenhuma dificuldade em recorrer à mesma.
    Por outro lado o SO é desenvolvido pela Google, é propriedade dela, por isso o que faz ou deixa de fazer cabe-lhe a ela, se os fabricantes não concordam não usem, desenvolvam o seu próprio SO e deixem o mercado decidir qual das opções vingará.

    1. Avatar de pedro
      pedro

      Pode conquistar o mercado de ias maneiras, o produto é bom e distingue-se da concorrência.
      Ou o produto é mau ou menos bom, e só existe por abuso de posição dominante e com subterfugios para não aparecer concorrência…

  6. Avatar de Filipe F
    Filipe F

    Quando a europa é liderada por um fascista dá nisto.
    Qual vai ser o proximo passo? Multar a MS porque o windows tem tambem uma loja de aplicações nativa instalada tal como o Android? Multar as marcas de carros que usem um serviço de navegacao gps de uma marca especifica em vez de perguntarem ao utilizador se quer escolher?

    Sim. O melhor é instalar o Android e deppis preencher um formulario onde o cliente escolhe qual a app de emails que quer, qual o browser, qual o explorador de ficheiros, qual o serviço de cloud, qual a app de camera, etc etc. Ridiculo. Se eu compro um tel com SO Android o que espero é que venha com aplicacoes e funcionalidades basicas instaladas e prontas a usar tal como descritas no manual. Senao vendam telemoveis sem SO e depois o cliente instala o que quer de onde quer.
    Curioso que ate no caso Ubuntu nao se pergunta qual o browser e vem o firefox mas no windows ja tem de se perguntar. Um europa ridicula que se preocupa com o que o utilizador nao quer. Se o utilizador nao gostasse do bloatware da google comprava iPhone ou quando apareceram os telemoveis com windows ou firefox os compravam esses. Se domina e vende muito é porque o povo assim quer

  7. Avatar de Alex
    Alex

    Lembro-me quando isto aconteceu com a microsoft e imposição do IE no XP. Bons tempos.

  8. Avatar de Frederico
    Frederico

    Imagina o que não deve ser feito com a Microsoft. Por acaso dá para remover o edge, browser este que nem mesmo a Microsoft utilizou na apresentação do Azure? Ou será que alguém consegue comprar um portátil qualquer sem o Windows instalado? Isso não configura uma venda casada?