Chrome para Android é agora “Material Design”

83 Comentários

O Google Chrome tem disponível uma nova actualização para Android que é uma verdadeira reforma da versão anterior.

Além da correcção de bugs e da melhoria de desempenho, esta versão 37 está mais estável e com uma nova imagem seguindo a nova interface do Material Design.

chrome_material_design_1

O Material Design será a nova cara não só do Android, mas também do Chrome OS e Web, uma nova imagem que se enquadra naquilo que será a “teoria unificadora de um espaço racionalizado e de um sistema de movimento”, como foi referido aquando da sua apresentação, na Keynote Google I/O 2014.

Ainda sem data de lançamento para o novo Android L, a Google começa aos poucos a “maquilhar” os seus serviços com o seu futuro design. A última versão actualizada do Google+ já parece apresentar algumas das características do Material Design, e agora, de forma oficial, foi a vez do Chrome, que recebeu esta semana uma nova actualização.






anterior próxima

Esta actualização, além da nova interface também sofreu algumas melhorias a nível de desempenho, correcção de erros e no processo de início de sessão. A nova interface não recebeu uma mudança drástica, está mais simples e com novas animações de transição entre separadores mais agradáveis.

Actualize o Chrome do seu Android para esta nova versão e deixe-nos a sua opinião!

Comentários

83

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nelson
    Nelson

    O Safari 8 come esse “material design” vivo…

    Tanto em beleza, como em funcionalidade…

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      E tu não te calas? Em todos os posts de Android vejo lá o teu nome a dizer que o iPhone é melhor. Não arranjas nada melhor para fazer?

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Ele sente a necessidade de falar mal, eu já nem ligo.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Eu falei mal?

          Só disse que o design (estética e UX) do Safari 8 é melhor.

          1. Avatar de Gonçalo Domingues
            Gonçalo Domingues

            Pois,

            mas eu gosto mais do chroome.

          2. Avatar de M
            M

            Bom bom é o Chrome no Macbook Pro ahahah

          3. Avatar de Aybara
            Aybara

            Wow, incrivel. O Safari do IOS8 inovou tanto que já tem Private Browsing e já pode pedir a versao Desktop de um site.

            Fantastico! A melhor feature de 2010! oh, wait..

    2. Avatar de larterpt
      larterpt

      Na minha opinião é mais ao contrário, mas cada um sabe de si respeito a tua opinião 😉

    3. Avatar de nvg
      nvg

      sim sim… é bem mais o contrario, mas tu tens palas…

    4. Avatar de Jorge
      Jorge

      LOL ao contrário? Para já só estou a falar do “amigo” Nelson, que só sabe meter nojo e dizer que o iPhone é melhor em tudo. É muito difícil de entender que são escolhas, que tudo é relativo? Ambos têm vantagens e desvantagens.

      Mas a notícia é sobre o Chrome para Android e lá vem ele dizer que o Safari é que é lindo e tal… Se não gosta de Android, que se cale e vá falar do iPhone lindo nos posts sobre os mesmos.

      Abraço.

    5. Avatar de MM
      MM

      Sim, a apple é a criadora de tudo, até do método como entrar em contas alheias com um simples telefonema para a Assistência Técnica da Apple.

    6. Avatar de Nelson
      Nelson

      Eu tenho pálas?

      Vocês todos, por acaso já experimentaram o Safari 8 no iPhone, iPad e Desktop?

      Pois, de certeza que não!

      Primeiro, está mais rápido, mas isso é normal, mais limpo e simplista que o Chrome, mas isso até podia ser relativo, mas não é, porque quanto menos distrações, sem retirar funcionalidade, melhor…

      Mas adiantes…

      No iOS, consegue-se fazer praticamente tudo, especialmente no iPad sem tirar as mãos do centro do ecrã, o melhor conforto. No Android, vocês são obrigados a carregar em botões para fazer certas coisas…

      Para além do normal (scroll), se tirar as mãos do centro, vocês podem:

      – abrir todas as tabs (com o gesto de pinch)
      – fechar tabs (deslizando para o lado)
      – abrir tabs (carregando no +)
      – além de ver as páginas abertas e abrir no vosso dispositivo atual, fechar separadores nos outros dispositivos

      Tem uma interface consistente, e que retira a complexidade, em qualquer ecrã.

      Não digo que o Chrome não tenha coisas que o Safari não tenha, mas em design (aspecto e funcionalidade), o Safari é melhor.

      1. Avatar de martins
        martins

        Mas oh rapaz!!! aqui ninguém tá a falar do Safari!!! Isto é noticia do Cromo actualizado pá!

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          A notícia está lá em cima.

          Os comentários, estão cá em baixo.

      2. Avatar de MIKE
        MIKE

        também és um gajo que só elogia tudo o que é da maça porque só tens ódio no android que isso toda a gente sabe.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Eu?

          Eu tenho um Android, comprei-o com o meu dinheiro.

          Tu é que és um gajo que não pode ouvir falar mal do Android, aliás, isto é uma App, nem é “Android”, arranja uma namorada!

          1. Avatar de MIKE
            MIKE

            então porque no teu comentário acima falas de ios? “No iOS, consegue-se fazer praticamente tudo, especialmente no iPad sem tirar as mãos do centro do ecrã, o melhor conforto. No Android, vocês são obrigados a carregar em botões para fazer certas coisas…” e ainda dizes isto é uma app nem é android? esta caladinho que ficas melhor

          2. Avatar de Vítor M.

            Mike, não o mandes calar, cala-o tu com boa argumentação, isso sim é de valor 😉 achas que consegues?

          3. Avatar de MIKE
            MIKE

            apenas gosto de mandar calar uma vez, não gosto depois andar sempre a discutir estas merdinhas com miúdos que la terem um produto da maça acharem-se reis de tudo

          4. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            @Vítor M.
            E que tal deixares de incentivar estas guerrinhas estúpidas, não achas que era mais inteligente?

          5. Avatar de Vítor M.

            Incentivar guerrinhas? Bem pelo contrario (raios, fala-se em paz e alguns entendem guerra!!!) eu sempre incentivo a troca de ideias e não outra qualquer intenção. Tu vês guerra, eu vejo troca de ideias. Será que quem não está contigo entendes que está contra ti? Pensa nisso, olha que não 😉

            Já agora, que te parece o Chrome para Android ser agora “Material Design”?

          6. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Tu não incentivas a troca de ideias, tu incentivas o conflito. Recomendo a estudares as diferenças entre eles.

            Não, eu não tenho uma visão curta, ao contrário de certas pessoas, que só porque alguém tem uma opinião diferente da minha está obrigatoriamente errado. Eu sei que és um defensor ferrenho da Apple e como fiz um comentário contra ti assumes automaticamente que eu prefiro o Chrome sobre o Safari. Na realidade eu prefiro o Safari. No Android eu nem sequer uso o Chrome. Para a próxima quando vieres com comentários deste género para mim: “Será que quem não está contigo entendes que está contra ti? Pensa nisso, olha que não”, pensa tu antes um bocadinho antes de me julgares.

        2. Avatar de Rafael
          Rafael

          Eu chamar-lhe-ia de “complexo de inferioridade”

      3. Avatar de Edroid
        Edroid

        Cheira-me que por exemplo o site do youtube não funca no safari do ios

      4. Avatar de Antonio
        Antonio

        – abrir todas as tabs (com o gesto de pinch)
        Chorme é so deslizar o dedo no topo para baixo e tens tudo
        – fechar tabs (deslizando para o lado)
        Igual a cima mas em vez de soltar o dedo é baixo e lado (tanto faz para um lado como para outro)

        – abrir tabs (carregando no +)
        Igual ao primeiro e tens la o botão +

        – além de ver as páginas abertas e abrir no vosso dispositivo atual, fechar separadores nos outros dispositivos.
        Ao tempo que o Chorme ja tem isso.

        Agora a acrescento:
        Navegar entre tab sem ter que os ver todos:
        No topo deslizar o dedo para a direita ou para a esquerda.

        Agora diz-me la o que é que isto tem de diferente do Safari? Faz a mesma coisa. So que tudo concentrado num sitio. O teu e no centro do ecra este é no topo.

        😛

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Não percebes, não tens de tirar os dedos do centro do ecrã!

          Não precisas de mexer o pulso! Não tens de ir acima, ou abaixo! Está tudo à distância de um dedo!

          Também consegues fazer forward/back, com gestos, no chrome, tens de carregar nos botões…

          O Chrome tem opção para fechares as tabs no teu desktop, p.ex.? Que eu saiba, não, mas posso estar desatualizado…

          “Navegar entre tab sem ter que os ver todos:”

          Claro que podes, tens em cima as tab’s… carregas lá.. isso é básico, mas porque é que não os queres ver todos numa grelha bonita? Sem atrasos? Sem viagens?

          “Faz a mesma coisa. So que tudo concentrado num sitio. O teu e no centro do ecra este é no topo.”

          Lá está, tens de saltar entre o topo (browser) e o conteúdo (centro), no Safari, está mais bem integrado…

          1. Avatar de larterpt
            larterpt

            LOL eu adoro essas tuas lógicas… Já usei tanto o Safari, como o Chrome e digo-te que não notei nada disso que tu disseste, só podes ter umas mão muito pequenas para andares a “mexeres” pulsos e afins. Mas se te sentes feliz parabéns para ti, e uma dia que deixares essas birras de lado podes sempre usar chrome no ios, sim ao menos a google ainda pensa em vocês 😉

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Porque tu não usaste o Safari 8.

            Quando é que aprendes a LER antes de escrever?

      5. Avatar de T. Castro
        T. Castro

        Esquece Nelson, há malta, tipo o MIKE ou o martins que é tipo menino quando vai para a escola. A mãe diz que não pode levar o carrinho fica logo de beicinho. O mesmo se passa com as opiniões, não é aquilo que eles imaginam, BAM, birrinha. Não vi um ataque directo neste teu comentário, vi fundamentos, ainda que com no primeiro um ligeiro amargo no “come vivo”. No entanto não houve comentário negativo, um “comer vivo” não é dizer que o “comido” é mau, apenas o “comilão” é “melhor”.

        Eu gosto bastante do novo design “Android L”, não acho que seja “comido vivo”, mas que o Safari é elegante faz bem mais tempo, isso sim, garantidamente. Desde que mudei para o Android que senti falta do Safari, inicialmente. Mas não há “Note 3” da apple, e ambos os OS’s são tão potentes e dinâmicos que, no final, a escolha cai no Hardware. E gosto de não ter que usar o iTunes para passar fotos, gosto do Drag-and-Drop do Android, até porque passo ficheiros, como por exemplo a minha tese, que anda sempre comigo para lhe ir dando um mimo de quando em vez, basta ligar a um pc e voila!!

        1. Avatar de MIKE
          MIKE

          da apenas a tua opinião e não apontes os dedos aos outros.

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          Mas não usaste o Safari 8 que sairá mais tarde ou mais cedo…

          É completamente outro mundo, especialmente no iPad.

          Já agora, dá para fazer drag&drop de fotos no iOS…

          E de ficheiros, dá para fazer por iTunes, ou por wifi, não é preciso mais que um browser, isto se não quiseres usar dropbox/icloud, etc…

      6. Avatar de Andre Ferreira Andrade
        Andre Ferreira Andrade

        Por muito que me custe, tenho que admitir que o Nelson tem toda a razão!!

        O look do safari é bastante melhor que o chrome Android…..

        O Nelson so ve a Apple a frente, é certo, mas ele tem razão no que diz…. e acho que a Google tem que andar mais da perna para conseguir chegar perto do ios…. a nível de design, ainda fica um bocado a traz…. este material design, na sua apresentação parecia ser algo vindo de outro planeta…. mas na pratica, parece ser mais do mesmo…

    7. Avatar de Pedro Pinto
      Pedro Pinto

      Podemos sempre falar das falhas de segurança do icloud!

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Sim, porque nunca ninguém utilizou passwords fracas no Gmail, não é?

        Conta-me lá as falhas de segurança do iCloud.

    8. Avatar de Pedro
      Pedro

      “Chrome para Android”
      “Chrome para Android”
      “Chrome para Android”
      “Chrome para Android”
      “Chrome para Android”
      “Chrome para Android”
      “Chrome para Android”
      “Chrome para Android”
      “Chrome para Android”
      “Chrome para Android”
      “Chrome para Android”
      “Chrome para Android”

  2. Avatar de Miguel

    desinstalei
    que crasha mais do que funciona

    1. Avatar de fornost
      fornost

      concordo miguel… pelo menos no Ios6 é difícil usar…muito instável (ainda assim o tenho instalado)

      Estou gostando do puffin…comecei a usar com reticências mas agora virou o padrão 😉

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Mas qual IOS6. Chrome para Android…

  3. Avatar de DC
    DC

    A princípio estranhei mas acabei por gostar. Parece-me também mais rápido que a versão anterior.

    1. Avatar de dbrenha
      dbrenha

      Também notei mais rapidez, felizmente não foi só o aspecto que mudaram.

  4. Avatar de David Silva
    David Silva

    Depois de estar no Chrome Beta sempre preferi a nova abordagem ,mais rapida e mais elegante.

  5. Avatar de larterpt
    larterpt

    Gostei do resultado, só falta mesmo o android L cá fora 🙂

  6. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Noto que está muito mais fluido.

  7. Avatar de the Dell guy
    the Dell guy

    quem é este Nelson? eu acompanho o pplware à muito tempo e a partir do momento que vejo comentários do Nelson ,é sempre atacar qualquer coisa fora do mundo Apple, e a maior parte das vezes sem sentido. eu próprio às vezes deixo de ler os comentários porque se tornam uma “guerra” acerca de nada.
    não quero ofender ninguém, mas começa a denegrir bastante o pplware a nível de opiniões, porque simplesmente esta pessoa opina em tudo e todos.

    foi apenas um desabafo, em relação ao Chrome agora está bastante mais bonito e parece que mais rápido também.

    1. Avatar de Vítor M.

      Porque o lês? Ignora. 🙂

      1. Avatar de Gonçalo Domingues
        Gonçalo Domingues

        Hey.

        Ei de me lembrar destes comentarios, e no proximo em que bloquiares pessoas por argumentarem e fundamentarem em post’s da apple a favor de google made corp veremos.

        E já me aconteceu 😉

        1. Avatar de Vítor M.

          As pessoas só ficam retidas se não respeitarem regras, fora isso, como tu comentas, todos comentam. 🙂

          O resto do teu comentário não percebi, mas ok! 😉

          Já agora, o que te parece a nova interface do Material Design?

          1. Avatar de Gonçalo Domingues
            Gonçalo Domingues

            Olá Vitor,

            Eu não fiquei retido o botão responder desaparece

        2. Avatar de parra1100
          parra1100

          Sim acontece várias vezes, principalmente quando se fala com o Vitor M. 🙂

    2. Avatar de Rui Faria
      Rui Faria

      Ignora, infelizmente ainda há bastantes pessoas que o levam a sério.

      Tb acho que não se deve estar censurar as pessoas pela sua necessidade de auto-afirmação.

      Não se deve levar os fanboys a sério. Há quem já considere isto uma doença!

      1. Avatar de André
        André

        O que o Nelson diz é a opinião dele e tem direito a isso. É aliás o que se espera que façamos na área de comentários.
        Já eu chego a procurar os comentários dele. Por isso acho que acrescenta em vez de “denegrir”. Ao contrário de muitos comentários, goste-se ou não, sabe escreve e justificar o que pensa.

        1. Avatar de Vítor M.

          Obvio, se as pessoas não forem mal educadas, grosseiras e participarem com informação, troca de ideias e opiniões sustentadas podem estar sempre a comentar, o espaço, este, é do leitor, mediante as regras, as pessoas têm o direito a usar este espaço.

          Não gostam do que eles escreve? He pah bom remédio, ignorem, gostam, então comentem, troquem ideias, contraponham, discordem,…. sejam criativos e discutam sempre com a vossa opinião suportada em factos, casos e eventos. 🙂

          Mas lá está, há muitas pessoas, como podemos ver constantemente, que seguem o Nelson, que já estão à espera da sua opinião… enfim… há uma panóplia de pessoas, felizmente. 😀

    3. Avatar de Nelson
      Nelson

      Porque é que lês o PPLware?

      Volta e meia e põe artigos extremamente facciosos para deixarem os fãs do Android extremamente regalados porque a Internet diz que o Galaxy Gio é melhor que o iPhone!

      Ou volta e meia e criam artigos que não têm mais nada a não ser criar guerrinhas nos comentários… ou para satisfazer o égo dos escritores.

      1. Avatar de Vítor M.

        Onde diz que o Galaxy Gio é melhor que o iPhone?

        É que cada um pensa o que quiser, atenção que a interpretação livre é de cada um. Nós não somos “adeptos” de nenhum sistema em particular, mas “adoramos” todos na generalidade, até porque 10 anos de artigos já escrevemos tudo ou quase tudo sobre o sistemas operativos. Umas vezes boas novidades, outras vezes verdades que não são da “cor” de alguns… problema desses alguns, porque vêem a tecnologia como um CLUBE de futebol!

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          O “galaxy gio” é uma maneira de falar.

          Mas nunca vos vi a dizer mal de um aparelho barato.

          1. Avatar de Vítor M.

            Nunca ouvirás, nós não dizemos mal, nós apontamos sim, mais valias e pontos desfavoráveis, nunca dizemos mal. É normal que não nos tenhas lido a dizer.

        2. Avatar de Eyedea
          Eyedea

          Direito á sua opinião todos temos, mas o nelson chega a ser irritante, parece os moços pequenos nos balnearios da escola a medir o tamanho do zequinha, gosto bastante do mundo android/google tal como tambem gosto de muitas coisas desenvolvidas pela Apple apesar de não gostar do IOS, agora ter de vir aqui todos os dias encher chouriços não é bem a minha cena, todos temos direito a uma opinião e para mim a do nelson vale o mesmo que uma batata 🙂

          1. Avatar de Vítor M.

            Podes ter a tua razão, mas repara que tem muitas pessoas que gostam de ler os seus comentários, há pessoas mesmo que gostam da forma como ele justifica, dos factos que coloca numa respostas, da informação complementar que ele coloca para ter factos. É como tudo, há sempre uns que gostam e outros que não, a sorte é podermos ler ou não, passar em frente. 🙂

          2. Avatar de Eyedea
            Eyedea

            Certo Vitor, algumas das suas respostas despertam algum interesse com os dados que recolhe mas acho que para construir a sua opinião não precisa destruir a dos outros, e na maior parte das vezes é o que faz, é a minha opinião que muito provavelmente vale o mesmo que uma batata para o nelson também 😀

          3. Avatar de Vítor M.

            Também é verdade. Mas também o Nelson precisa de ajustar determinados comentários.

          4. Avatar de Aybara
            Aybara

            Vitor, voces aqui no pplware deviam ter uma opçao de ignorar certos users.

            Muitas vezes a discussao descamba para algo que interessa pouco ou nada ao vosso site.

    4. Avatar de Edroid
      Edroid

      Eu até gosto dos comentários dele, às vezes venho aqui só por causa disso

    5. Avatar de T. Castro
      T. Castro

      O problema é que ele efectivamente no inicio era um bocado “intragável”, não havia justificações, havia ataques, ironia, e uma tendência cega e única para a Apple e o ecosistema deles.

      Hoje já vejo comentários em que admite que a feature A,B ou C são efectivamente mais vantajosas, melhor conseguidas, etc. No entanto continua a gostar mais do iOS, temos que admitir, é justo. Eu gosto mais do Android, tenho que admitir, é justo. Ambos temos opiniões diferentes porque temos necessidades e perspectivas diferentes, e não melhores ou piores. Isto sim deve ser a base de um comentário, factos, ideias, perspectivas, gosto PESSOAL e não o ataque! Quando se ataca é porque não há argumentos e usa-se o mais fácil, a ofensa. Simples, rápido e não requer o uso do cérebro.

  8. Avatar de MIKE
    MIKE

    e o pplware a bloquear os meus posts sem palavrões nenhuns.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não é verdade, eu estou a ver os teus comentários… mentir é feio!

      1. Avatar de MIKE
        MIKE

        não foi aqui, foi noutro tópico. pena não ter tirado a print se não ias ficar com essa frase de mentir é feio.

        1. Avatar de Vítor M.

          Reforço: em em atenção as regras 😉

    2. Avatar de Edroid
      Edroid

      Eu primeiro tb pensava que me bloqueavam mas depois cheguei à conclusão que era a app para android que não funcava com comentários

      1. Avatar de ze.ccjs
        ze.ccjs

        Funciona (com anomalia). Submete duas vezes seguidas que consegues (submetida através da app).

    3. Avatar de Liph
      Liph

      +1 vou deixar de ler os comentarios. Alem da parcialidade…

  9. Avatar de Manuel
    Manuel

    O que é estranho para mim, é que nos últimos tempos quando manifesto a minha opinião em relação à Samsung, que não é a melhor… Os meus comentários são bloqueados. Será que o Pplware já foi comprado como a maioria das lojas e operadoras em Portugal, para impingir essa marca às pessoas?
    A não ser verdade, pelo menos estranho é…

    1. Avatar de Vítor M.

      A tua opinião em relação à Samsung??? Pois se calhar temos aqui “acções” coreanas… olha que agora que falas….

      Aliás, és capaz de ter razão, nós raramente falamos na Samsung, HTC, LG, Motorola, Sony, Wiko, bq, oneplus one, entre outros… és capaz de ter razão… pensando bem!!!

      🙂 tem lá juízo 😉 não digas disparates. 😛

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Ok. Continuação de bom trabalho, se voltar a acontecer falamos. Não sei se tem a ver, mas a verdade é que em notícias tuas não acontece.

  10. Avatar de Edroid
    Edroid

    Instalei esta nova versão e está fenomenástica! Mais rápida e limpinha a google está a evoluir

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Noto é um bug no hotmail. Fica todo partido, tambem te acontece isso?

      1. Avatar de Edroid
        Edroid

        Eu uso a app do email para aceder ao Hotmail

    2. Avatar de Marco
      Marco

      Não e assim tão mais rápida quanto parece, os efeitos e que dão uma ideia de fluidez, vai te habituando o android L vai ser isso, Vai ser mais rápido sim, mas as animações vão ajudar a dar uma ideia de fluidez, tal como acontece com o IOS e windows phone

      1. Avatar de Edroid
        Edroid

        Pois por isso o WP parece fluido porque faz aqueles efeitos todos antes de abrir a app

  11. Avatar de Nuno Alves
    Nuno Alves

    Façam uma analise ao CM Browser….

    O chrome é bom mas o CM Browser é mais rapido 🙂

    Cumps.

  12. Avatar de francoluis
    francoluis

    desinstalei e voltei a colocar a versão anterior. a visualização de videos em páginas estava com soluços.

  13. Avatar de Vinícius Paiva
    Vinícius Paiva

    Para quem tiver interesse, segue, de forma complementar, post com informações conceituais introdutórias de material design – http://goo.gl/D3YTQk