Firefox 54 – O browser que consome menos memória RAM

71 Comentários

Para quem usa o Firefox ou já teve intenções de mudar para o browser da Mozilla, então chegou o grande momento! Segundo informações, o Firefox 54 é atualmente o browser (dentro dos mais populares) que consome menos memória no Windows 10, no MacOS e Linux.

Assim sendo, para quem a performance é um fator importante, talvez seja o momento de adoptar este super browser.


O Firefox da Mozilla é inquestionavelmente um dos melhores browsers da atualidade. Apesar de não ser o mais usado à escala mundial, este browser tem evoluído significativamente tanto ao nível de performance como ao nível de funcionalidades.

Firefox 54 – O browser que consome menos memória RAM

Para quem usa o Windows 10, macOS ou o Ubuntu  então há uma excelente notícia. Segundo um benchmark, o Firefox 54 é o browser que menos memória RAM consome. Como podemos ver pelo gráfico seguinte, a diferença para os concorrentes diretos Edge e Chrome é bastante significativa, principalmente no Windows 10.

Mas como tal é possível?

Uma das novidades do Firefox 54 é o suporte nativo para “multi-processos” em todos os sistemas operativos. Esta nova estratégia (também designada de “Electrolysis” ou e10s), tal como o nome sugere, consiste em dividir os separadores em processos (separados) de forma a fazer uma melhor gestão dos recursos.

By separating the tabs into separate processes, we make better use of the hardware on your computer, so Firefox can deliver you more of the web you love, with less waiting

O Firefox 54 está neste momento disponível para Windows, Linux e macOS. Para obterem a nova versão do Firefox basta que acedam aqui à página do projecto. Depois contem-nos se notaram diferenças!

Comentários

71

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge p.
    Jorge p.

    Após anos passou finalmente a ser multi processo como o Chrome.

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      E já usa sandboxing então?

      1. Avatar de jorge santos
        jorge santos

        Respondendo a mim próprio… parece mesmo que esta é a primeira versão que já usa sandboxing.
        Senda esta a única razão que me fazia usar o Chrome, já posso regressar ao meu favorito Firefox 🙂 .

        1. Avatar de jorge santos
          jorge santos

          Na realidade ainda não tem processos independentes infinitos como o Chrome. Tem um máximo de 4 mas no meu caso só estava a usar 1, ou sejam nada mudou na prática.

          Para conseguir manualmente mudar o número de processos já existe forma de o fazer:

          https://www.bleepingcomputer.com/news/software/firefox-54-released-with-improved-multi-process-support/

        2. Avatar de Igor
          Igor

          Décadas se passaram e agora estão percebem que o único sistema operacional válido se chama Unix……rsrs

  2. Avatar de MK
    MK

    Quando tiver VPN integrado, talvez pense em testar-lo.

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Essa é para rir caro MK, mas tu pensas que teres VPN faz-te ti mais seguro? A maioria das VPN Grátis guardam logs isto é, hora, data, site acessados! Caso algum governo ou ordem judicial peça a uma VPN Gratuita os logs, eles vão dar, mesmo que aclamem que não guardam logs.

      Ninguem te vai proteger de graça, muito menos com custos enormes a nível de servidores e localizações seguras! Há sempre algo em troca.

      No gratuito tu és o produto, se é que me entendes! És maneável.

      1. Avatar de MK
        MK

        Amigo Spoky, sejamos objetivos. Não há serviços VPN seguros. Se pretendes afirmar que as VPN pagas é que te deixam seguro, creio que andas enganado. Nenhuma entidade prestadora de serviços VPN te vai proteger perante um governo, ordem judicial ou mesmo NSA. Ainda assim para mim o objetivo de usar uma vpn é deixar-me mais protegido em rede livres, contornar censorship e por questões geográficas.

        Estejamos cientes que atualmente ninguém está 100% seguro.

      2. Avatar de MK
        MK

        E neste sentido ter um browser com vpn integrado, free, e relativamente rápido é sem duvida uma mais valia. Saliento que se trata apenas da minha opiniãio.

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      “testá-lo”

  3. Avatar de Joao Reis
    Joao Reis

    Que consome menos ram, que torna-se mais rápido (no meu caso), que é mais seguro, etc…

  4. Avatar de Bruno Lopes
    Bruno Lopes

    Se realmente é o que console menos tam nao faço ideia, mas ja o uso a anos e até hoje estou satisfeito.

  5. Avatar de AM
    AM

    Pois, já me tinha parecido, que o firefox, circulava mais depressa, e a máquina andava mais leve.
    Sim, porque uso computadores há 30 anos, mais anos do que de idade desses espertos da informática que andam por aí á solta…

    1. Avatar de Não Interessa
      Não Interessa

      Que bom para ti

    2. Avatar de joao
      joao

      sim, como se usares computadores a 30 anos, fas-te ser melhor que uma pessoa que usa a 3 anos.

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Usas computadores há 30 anos? Epah mas isso é incrivel. Aliás deves ser um ser unico, porque usar computadores há 30 anos não é para toda gente.

    4. Avatar de Joao
      Joao

      Se a idade lhe desse inteligência…

    5. Avatar de Rui
      Rui

      Usas PCs a 30 anos prontos ja es o melhor. Ninguem quer saber se usas pc a 30 anos?

      1. Avatar de jorge santos
        jorge santos

        Essa interrogação está estranha…

        1. Avatar de rui santos
          rui santos

          enganei

    6. Avatar de Joaquim Pedro
      Joaquim Pedro

      Ofendeste os “espertos da informática”… olha o resultado! 🙂

    7. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Eu não deixo o meu Firefox circular na via pública. Na na ni na não…

    8. Avatar de Isso agora
      Isso agora

      Que espetáculo! Máximo.

  6. Avatar de Jorge P. Ferreira
    Jorge P. Ferreira

    Uso o Opera nos tablets (win 8.1 e 10) por causa da melhor gestão com a bateria, com o Opera tenho cerca de 5 horas de uso intensivo. O FF já consegue gerir melhor essa questão ou ainda se mantém como antes? E quanto ao flash? Ainda crasha o browser todo? Há uns tempos que deixei de o usar mas se melhorou esta questão, posso voltar a tentar.

  7. Avatar de juca
    juca

    mesmo assim ainda consome muito, quase 1gb com 5 ou 6 sites abertos!

    1. Avatar de khidreal
      khidreal

      1gb nos dias que correm nao é nada lol… Um gajo ve um pc com 8gb e ja é tipo “meh”… O normal hoje em dia sao 12 ou 16…

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Tas a falar em portáteis só pode, em desktop é bem raro ver 12GB.

      2. Avatar de Filipe
        Filipe

        Deves estar com algum problema tenho 47 separadores abertos e só está a consumir 565 MB

    2. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      9 tabs abertas, cerca de 80/90 tabs em standby, consumo: 643Mb.

    3. Avatar de Balmer
      Balmer

      Talvez queiras ver o que se passa com a tua maquina… o valor que estás a dizer não é normal. Se isso fosse a norma, mas quem é que raio usava Firefox.

    4. Avatar de sid46
      sid46

      Sem duvida deves ter algum problema. Eu tenho de 15 tabs activas de 45 abertas. E mal passa dos 800mb. E duas delas são jogos em flash.

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Não se estarão a esquecer de nada? É que nem só de tabs “vive” a memória do browser, acho eu!! E então as extensões ou os chamados ” addons”!! Isso não “come” também ram?!! Só depois de analisar tudo se pode comparar!!

  8. Avatar de AncientGameplays
    AncientGameplays

    O opera continua a ser a eleição aqui deste lado 😀

  9. Avatar de Louro
    Louro

    “By separating the tabs into separate processes, we make better use of the hardware on your computer, so Firefox can deliver you more of the web you love, with less waiting”

    Significa isto que se uma tab crashar as outras nao crasham (como no chrome) ou continua a ser preciso reabrir o firefox?

  10. Avatar de Maria
    Maria

    Atualmente de forma mais regular uso o Opera ( é leve e rápido e a VPN integrada é um plus muito conveniente). Uso o Chrome apenas quando estritamente necessário pela integração dos diversos serviços da Google e pelo corretor ortográfico inbuild mas a quantidades de RAM que consome está rapidamente a tornar-se um weak spot. O que não uso mesmo é o Edge para mim no Windows 10 “arrasta-se” demais, não há paciência. Já usei o Firefox, talvez tente esta nova versão mas estou como o MK a VPN integrada é um must.

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Realmente ainda caiem na asneira de pensar que uma VPN Gratuita sem pagamentos, sem custos é benefica! Mas será que não ninguem pensa que uma VPN acarreta custos? Servidores a nível geograficos!

      Como será e com que dinheiro pagam? Ainda não sentaste-te e paraste uma vez para pensar acerca disto? É que eu farto de me rir “Ah e tal, uso VPN do Opera! Heheheh estou seguro!” tas tas! Ai se estas lol! Diria que és o produto!

      1. Avatar de nppafonso
        nppafonso

        Tenho a sensação que ainda não percebeu que a finalidade das VPN´s não é apenas privacidade…

      2. Avatar de JF
        JF

        Você confunde tudo.

    2. Avatar de Balmer
      Balmer

      “VPN integrada é um must”

      Mas andas assim tanto tempo com o portatil ligado em redes estranhas?

  11. Avatar de SergioM
    SergioM

    Tenho o FF instalado quase por descargo de consciência, porque desde que tenho o Win10 que não uso outro que não seja o Edge, mais fluído, mais rápido a arrancar que a versão 54 do FF. Ainda não comparei o uso de memória, mas não faço tensões de deixar o Edge 🙂

    1. Avatar de Alta tensão
      Alta tensão

      Tenções, rapaz!

      1. Avatar de SergioM
        SergioM

        Tens toda a razão, obrigado 😉

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    Usei o FF durante vários anos (pelo menos há 8/9 anos) e era um grande fã dele. Mas há sensivelmente 3 meses experimentei o Opera e, sinceramente, adorei. Mais leve e muito mais rápido.
    Ainda tenho o FF instalado e por isso vou fazer esta actualização para ver se mudo de opinião.

  13. Avatar de Silva
    Silva

    Uso há vários anos Firefox em Windows e Linux, após experimentar outros de tempos a tempos, nenhum me convenceu tanto como aquele.
    Do que me parece, o Edge ainda tem muito terreno para galgar se quer enfrentar outros. Quanto ao Chrome, é um pouco questão de “moda”… Está na moda usar Chrome.

  14. Avatar de Edmor
    Edmor

    No Ubuntu eu mudei para o Chromium. O FF começou a se arrastar de uns tempos para cá. Num PC com Windows 10 eu ainda uso, mas não está fluindo tão bem quanto costumava. Eu do FF mas está fora dos trilhos. Espero que volte a rodar bem em máquinas mais fracas.

  15. Avatar de Osvander
    Osvander

    Eu uso o Opera e não abro mão dele. Uso no windows onde trabalho rapidíssimo. E uso no meu pclinusos em casa ai ele é mais lento do que o firefox.

  16. Avatar de Macgyver
    Macgyver

    Excelente browser mas só tem um contra no facebook a webcam não funciona no Ubuntu. Depois da versão 52 webcam no more!!!

  17. Avatar de Daniel
    Daniel

    8 tabs abertas, uma com youtube a funcionar, 3 pesquisas do google, 1 com facebook, 1 com messenger, e 2 com pplware.
    O Safari consome menos 230MB que o Firefox

  18. Avatar de Z
    Z

    Fantástico este novo Firefox. Recomendo vivamente. Obrigado Pedro Pinto.

  19. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Boa tarde

    Deste lado, uso o Vivaldi…até agora nunca me deixou ficar mal, mas vou experimentar esta versão do Firefox.

    Abraço

  20. Avatar de TrickS
    TrickS

    O FF em Android consome muita bateria, deviam tentar melhorar esse aspecto.

  21. Avatar de Henrique
    Henrique

    mais que o Midori? 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Esse não é dos “muito populares” 🙂

  22. Avatar de Professional
    Professional

    Make Firefox great again!
    Abaixo com esse Google cromo espiador.
    Mai’nada! tenho dito de minha justiça.

  23. Avatar de MarioM
    MarioM

    O Firefox cada vez está pior arrasta-se não abre paginas bloqueia esta uma merd… é palavra certa e em cada actualização está pior pelos vistos estavam cansados que o pessoal usa-se o firefox eu já comecei a substitui-lo pelo opera

    1. Avatar de Alex
      Alex

      +1….. só que a experimentar o Chrome!! … Pelas mesmas razões!!

  24. Avatar de mjmft
    mjmft

    Veio na hora certa. Já pensava em abandoná-lo e experimentar outra vez o Chrome que está rapidinho, E como não sou perito em informática só me interessa o Browser que me dê boa resposta. Ultimamente O FF crachava por tudo e por mais alguma coisa. Veremos esta versão.

  25. Avatar de MarioM
    MarioM

    Fui experimentar o Vivaldi que não conhecia, muito bom. mais rápido do que o Opera.

  26. Avatar de AJMS
    AJMS

    Para mim um browser sem uma mão cheia de addons não serve, por isso o Firefox continuará a ser o meu eleito.

  27. Avatar de tiago
    tiago

    Uso Firefox desde sempre.
    A unica coisa que falta e um plugin para o chromecast para fazer stream directo para a TV do meu browser atraves do firefox.

  28. Avatar de Joao ptt
    Joao ptt

    Na memória como já referiram continua pesado!
    Falam sempre na optimização da memória mas está cada vez pior!
    Aquilo continua a não estar desenhado para libertar memória virtual alocada… por tanto fecha-se as divisórias mas não liberta a memória! Bem que vejo os processos novos do firefox (que não parecem estar relacionados com as divisórias abertas), mas nem assim aquilo ocupa menos memória virtual e logo o problema mantêm-se.

    Enquanto o Firefox não conseguir resolver o problema da memória virtual que não é libertada mesmo depois de se encerrarem todos as divisórias com conteúdos, aquilo para mim não tem de facto nenhuma evolução realmente positiva.

  29. Avatar de rui
    rui

    Continua com problemas com o flash e em sites tipo hitbox ou twitch. Para quê melhorarem o consumo de ram se nem sequer conseguem melhorar a estabilidade?

    1. Avatar de RicksNicks
      RicksNicks

      Firefox ESR?

  30. Avatar de Rui Santos
    Rui Santos

    Pois meu caro amigo Pedro… :
    46% da CPU,74% RAM,804.8MB em utilização. Gostaria mesmo de poder carregar um prt sc. Pois pois…

    1. Avatar de Bruh
      Bruh

      Se enches o firefox de extensões inúteis e mal feitas, não te queixes do browser.
      Mas uma coisa é certa em termos de uso de processador o firefox deixa muito a desejar. Eu comprei um portátil este ano e já não noto tanto a diferença. Mas antes deste portátil novo, tinha um portátil já com 9 anos, da altura do e-escolas, e nesse notava bem a diferença do uso de processador quando via uma stream no twitch. No firefox andava sempre a bater nos 90/100% e a stream travava toda(isto, mesmo sem extensóes instaladas), enquanto no chrome andava nos 70/80% e a stream funcionava bem.

  31. Avatar de Bruh
    Bruh

    Nah. Passei pelo inferno que foi o firefox 4. Depois, tinha o meu firefox todo personalizado à minha maneira (só uma barra no topo, nada de mariquices de barra de favoritos e barra de separadores, o firefox permitia-me pôr tudo numa só barra) e lembraram-se de lançar o australis como se tivessem a dizer “comes e calas”. Acho que dei até demasiado tempo para o firefox entrar na linha. A minha paciência esgotou e, embora tenha tido o firefox como o meu browser favorito durante muitos anos, para mim chegou o fim da linha. Agora uso o chrome, e estou satisfeito.

  32. Avatar de JF
    JF

    No Linux continua uma bela bosta, lento, muito lento… O navegador Opera é sem dúvida o melhor da actualidade, rápido, leve, e com VPN integrada e gratuita; porém o Vivaldi também dá cartas e apresenta-se como uma alternativa viável.