Carro autónomo da Google só teve 272 falhas num ano…

42 Comentários

O Futuro é hoje e a Google prova-o a cada dia que passa. Exemplo disso são os números que falam por si.

O veículo da Google percorreu 682.000 km de forma autónoma entre Setembro de 2014 e Novembro 2015, e neste período foram somente detectadas 272 falhas técnicas. Estará quase pronto para circular sem condutor?

pplware_carro_autonomo_google00


Provavelmente ainda não será este ano mas não faltará muito mais. Várias informações dão-nos conta que várias empresas estão a desenvolver carros autónomos e essas mesmas empresas já requereram a autorização legal para estes poderem ser testados nas vias públicas da Califórnia.

Um dos requisitos para que esta autorização seja validada é haver um rígido relatório de ocorrências, reportado às autoridades. Foi desta forma que chegou a domínio público a informação que o carro autónomo da Google desligou (ou o condutor) o piloto automático em 341 ocasiões durante os 682.000 km percorridos entre Setembro de 2014 e Novembro 2015.

Desses 341 casos, 272 foram devido a uma qualquer falha técnica: problemas de comunicação, leituras estranhas de um qualquer sensor ou determinados problemas críticos do sistema, como dos travões ou direcção. Estas situações, quando ocorrem, disparam um alerta para que o condutor assuma o controlo da viatura. Segundo a Google, o tempo médio de reacção do teste leva a que esses avisos sejam de 0,8 segundos.

 

Houve perigo de colisão?

Falou-se algumas vezes que os veículos da Google estiveram envolvidos em acidentes. Mas o mais relevante dos dados recolhidos é que, em 13 ocasiões, o condutor teve de assumir o volante e acredita-se que foi o desempenho humano que evitou uma colisão inevitável se o veículo continuasse em modo autónomo.

CarrosGoogle_2

 

Mas esteve perto de provocar 13 acidentes?

Não, de maneira nenhuma. Segundo as informações da Google fornecidas ao The Guardian, estes 13 casos foram situações que o condutor evitou quer por antecipação da condução do próprio veículo quer da condução de terceiros, mas sempre em antecipação.

 

Só foram detectadas 272 falhas

Apesar de o piloto automático ter sido desligado 341 vezes, só foram detectadas 272 falhas. Nas 69 vezes, como refere a Google, a iniciativa partiu dos próprios motoristas, que tomaram esta decisão por acreditarem que a viatura não estava preparada para uma determinada situação. Foram, na verdade, 69, não milhares, mas a Google só é obrigada a relatar situações em que se justifica que o motorista passe a assumir o controlo, e não aquelas em que o carro poderia ter conseguido ultrapassar a dificuldade por conta própria.

 

Leia ainda: Carros da Google tiveram apenas três acidentes desde Setembro

 

E as falhas dos outros fabricantes?

Como foi referido, esta regra aplica-se a todos os que querem usar as vias públicas para testar os seus veículos autónomos na Califórnia. A Tesla, por exemplo, diz não ter quaisquer problemas a apresentar, a Nissan refere que nos seus mais de 2.000 km de testes teve de desligar o piloto automático em 405 ocasiões.

tesla-autopilot-2

Já a Mercedes apresenta um relatório mais completo. A empresa alemã esclarece que os seus veículos autónomos estiveram temporariamente desligados por 1051 ocasiões durante 2700 km e que destas, em 502 ocasiões, o problema esteve relacionado com falhas técnicas, enquanto as restantes 529 foram por decisão do condutor. As do condutor estiveram relacionadas com situações em que este se sentia “desconfortável” e nessa altura assumiu o controlo.

A Volkswagen relatou que teve de desligar o sistema autónomo do veículo por 1002 vezes mas que apenas 85 delas se deveram a problemas técnicos.

 

A Google tem muitos mais quilómetros de estrada

Um dado que deve ser tido em conta é que a Google tem muitos mais quilómetros que todos os restantes, tendo uma das marcas feito, na melhor das hipóteses, 32.000 km contra os 682.000 km apresentados pela Google. O saldo é nitidamente favorável à Google.

Note-se também que estes valores são os que são realizados em vias públicas e não dentro dos circuitos fechados, onde só nas vias públicas é que os fabricantes são obrigados a reportar tudo o que se passou.

The Guardian


Estará assim a Google mais perto de lançar o primeiro carro autónomo?

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Eu não acredito no conceito de gerigonça por parte da Google. Quando ela aprenderá de onde vem o sucesso da Tesla. Parece que não aprendeu com o Google Glass. Aquelas gerigonças marrecas serão usadas por quem?

    1. Avatar de Boss
      Boss

      Aquilo é só um conceito, provavelmente a tecnologia será para ser vendida a fabricantes de automóveis.

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        obviamente que aquilo é um prototipo, não é um produto final. Mas as ideias da Google é para uma geringonça sim. Não é para um carro tal como estamos habituados.

        1. Avatar de Felipe Teixeira
          Felipe Teixeira

          Por ti eles perdiam mais tempo a desenhar o carro, do que a conceber o sistema. Depois as falhas aumentavam.

        2. Avatar de JBM
          JBM

          A Google disse há uns tempos que não tinha interesse em desenvolver carros. E há poucos dias reforçou essa ideia ao afirmar o seu interesse em ter vários construtores automóveis como parceiros para a próxima fase de desenvolvimento do seu sistema de carro autónomo.

    2. Avatar de jujca conhecido
      jujca conhecido

      Claramente não conheçes qual o negócio e a área de ação da Alphabet

  2. Avatar de tavares
    tavares

    Carros autônomos precisaram de intervenção humana milhares de vezes no ano passado…
    http://gizmodo.uol.com.br/carros-autonomos-intervencao-humana/

  3. Avatar de Hugo
    Hugo

    Tesla? Até a direito têm dificuldade em andar sozinhos:
    http://www.autoblog.com/2015/10/22/teslas-autopilot-video/

  4. Avatar de Maria
    Maria

    Só 272 falhas, ri porque podiam ser 272 mortes!

    1. Avatar de Vítor M.

      Não acredites nisso. Sabes a que velocidade circulam os carros na via pública? Sabes em que situação os veículos desligam o modo autónomo? Sabes o grau de especificidade para ser considerado falha?

      Não acredites que a Google deixa o seu crédito por mãos alheias.

      1. Avatar de RyanRed
        RyanRed

        mesmo assim no meu carro ou eu, ou alguém que conduza bem e dentro dos meus próximos temos alguns. Maquinas, apenas para ajudar com alguma coisa mas nunca para me levar a lado nenhum (para isso chegam os aviões)

        1. Avatar de Não Interessa
          Não Interessa

          E quem te disse que conduzes bem? É que hoje de manhã ia tendo um acidente, por culpa da outra pessoa que se calhar pensa exactamente igual a ti…

        2. Avatar de Felipe Teixeira
          Felipe Teixeira

          Por isso é que está mais seguro nos aviões, que do quando o sr. piloto conduz.

    2. Avatar de Boss
      Boss

      Tu és capaz de cometer esse numero de falhas num só mês… é um número impressionante que demonstra a potencial da tecnologia.

  5. Avatar de David Ramos
    David Ramos

    Impressionante. E atenção que não se trata de falhas graves

  6. Avatar de Paulo
    Paulo

    682.000 km?
    Ora bem isso a dividir pelos 14 Meses que são (Set 2014 a Nov de 2015)
    682.000 / 14 = 48714,29 (Km / Mês)
    48714,29 / 30 = 1623,81 (Km / Dia)
    1623,81 / 24 = 67,66 Km/h

    Ora um carro fazer mais de meio milhão de Km é pouco aceitável mas ainda é bem possível,(ainda por cima seguidos, num ano e dois meses? …). Sem descansos? Sim porque qualquer hora que passe já tem de andar na próxima a 120Km/h e agora diga-me foi sempre em auto estrada e vias rápidas ? Porque 67Km já acima da lei (pelo menos cá).

    1. Avatar de nfu
      nfu

      Então mas tu achas que a Google só tem um carro?

      Deste-te ao trabalho de fazer essas contas todas e pensar tanto e não te passou pela cabeça que a Google deva ter mais de 1 carro?!

      looool

    2. Avatar de Fernando
      Fernando

      A Google tem 23 Lexus autónomos a circular.

      Os 682.000 km não se referem a um só veículo…

    3. Avatar de Antonio
      Antonio

      É mais provável que esses km’s sejam percorridos por múltiplos carros e não apenas por um. Segundo um artigo publico aqui no pplware a google têm por volta de 23 carros autónomos nas ruas.

    4. Avatar de Nuno
      Nuno

      A Google tem mais que um carro a fazer testes…

    5. Avatar de AlexX
      AlexX

      Obviamente que é uma frota e não um único carro né? As outras marcas é que na volta só têm um ou dois protótipos a circular. Um carro eléctrico pode fazer muitos mais km que um convencional sem manutenções a nível de motorização mas com pneus, travões, eventualmente rolamentos e afins ainda não há milagres…

    6. Avatar de Rick
      Rick

      Creio que quando dizem “carro” não quer necessariamente dizer um veiculo apenas. Eles devem ter uma pequena frota de veículos autónomos a circular por lá.

    7. Avatar de JJ
      JJ

      A Google tem mais do que um carro em testes!

    8. Avatar de Jota
      Jota

      Não terão utilizado vários carros em simultaneo?

    9. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Andas mal informado, a Google tem uma frota consideravel de carros autonomos nas estradas diariamente. Informa-te antes de comentares.

    10. Avatar de ppfoasld.1
      ppfoasld.1

      /facepalm

      1. Avatar de Felipe Teixeira
        Felipe Teixeira

        +1

  7. Avatar de adriano
    adriano

    É mais seguro que alguns condutores 🙂

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Diria, mais seguro que a grande maioria dos condutores.
      Segundo me recordo, no inicio dos testes do carro autónomo a Google considerou aumentar a velocidade dos carros para estar mais adequado à velocidade dos condutores reais, ou seja, perto ou acima dos limites de velocidade… não sei como isso ficou. Mas sei que o excesso de velocidade e de álcool, falta de descanso e condução perigosa são as principais causas de morte nas estradas, todas evitáveis com um carro autónomo.

      1. Avatar de José
        José

        @Filipe

        Um táxi ou transportes públicos também evitam acidentes.

  8. Avatar de RuiP
    RuiP

    Num mundo utopico todos os carros usariam sistemas destes, ligados entre si e o risco de falhar seria praticamente nulo, dado que a maior parte das falhas e ocurrencias devem-se a falhas de carros terceiros.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      +1
      Até o fluxo de transito seria controlado minimizando engarrafamentos.
      Bom, mais isso também era o Big Brother e poderia conter outros riscos.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Odeio pessoas lentas no transito…

    2. Avatar de Francisco Franco
      Francisco Franco

      RIP companhias de seguros.

      Não há interesse.

  9. Avatar de RF
    RF

    Há quantidade de otários/assassinos que vejo todos os dias nas estradas.. que venham de lá os carros autónomos!! Pena é que, quem realmente gosta e sabe conduzir, perda este pequeno prazer..

    1. Avatar de J T
      J T

      Nao me parece que seja esse o cenário, para quem gosta de conduzir vai ter sempre essa opção. Antecipo até que seja obrigatório um sistema kill switch que desligue a IA do carro. Eu por exemplo, gostava de usar a condução autônoma dentro das cidades e manual em auto estradas ou quando a velocidade assim o justificasse, i.e. velocidade alta – modo manual, velocidade baixa – modo autônomo.

      1. Avatar de Felipe Teixeira
        Felipe Teixeira

        Sim era o ideal, dentro das cidades os carros faziam o trabalho chato, fora, quem gostasse podia disfrutar do prazer da condução.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Se andasses mais depressa se calhar não davas por esses tipos…

  10. Avatar de rui
    rui

    272 falhas em 365 dias chega a ser muito mau em algo que pode por vidas em risco, se uma pessoa pensar um bocadinho. Nos comentários fala-se no sucesso da Tesla. Que sucesso? Tiveram bem mais falhas em menos tempo. Não conseguem andar a direito sequer. Metem-se nas faixas erradas. Aceleram quando algum veículo passa perto não mantendo a faixa em que circulavam, sujeitos a bater nele. Aceleram em sítios em que a velocidade máxima é baixa e está registada no sistema como sendo baixa. Há montes e montes de vídeos no youtube e outros sites a mostrar esses problemas. Mas a tesla já parece a apple. Só toda a gente os gaba por causa do nome.

  11. Avatar de David
    David

    Ainda temos um longo caminho a percorrer. Talvez para 2030.

  12. Avatar de João
    João

    Android Auto v.0.1 😛