Barra de ferramentas do Google é spyware?!?

97 Comentários

Um professor de Harvard bastante crítico da Google acusou a barra de ferramentas da empresa de estar a monitorizar o comportamento online dos utilizadores. A empresa já actualizou a aplicação.

A acusação foi feita por Ben Edelmen, um professor de Harvard conhecido por ser um dos grandes críticos da Google, que defendeu no seu blogue pessoal que a barra de ferramentas da empresa permite monitorizar a navegação dos utilizadores, informação essa que é enviada para a Google, mesmo que esta funcionalidade esteja desactivada.

No mesmo blogue Ben Edelmen disponibilizou um vídeo para provar o que diz.

O docente de Harvard argumenta que «para que essa opção funcione com aquele nome promete, a Google Toolbar tem de cessar transmissões de imediato».

Segundo avança o portal The Register, citando um comunicado oficial da Google, a empresa conhece a falha da aplicação e indica que afecta as versões 6.3.911.1819 a 6.4.1311.42 para Internet Explorer da barra de ferramentas.

A empresa revelou ainda que já disponibilizou para download uma actualização para o problema, mas pretende actualizar automaticamente as barras de ferramenta de todos os utilizadores.

De acordo com Ben Edelmen, a informação que é enviada para os servidores da Google inclui os nomes dos domínios visitados pelo cibernautas, directórios associados, nomes de ficheiros, termos de pesquisa e parâmetros de URL. Sol

Partilhar:
Tags:

Comentários

97

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Melo
    João Melo

    Mas isto é óbvio para todos.
    O negócio da google é esse mesmo, vender informações dos sitios que as pessoas navegam, saber a sua localização e claro se o chrome for para a frente ter acesso a todos os documentos e á nossa vida.
    Big Brother.

    1. Avatar de bruno
      bruno

      Também acho…
      … e já ando a detestar a google e os seus softwares e tudo o que venha daí já a algum tempo, eles até não têm serviços maus, mas isto é mais-que-m****.

      1. Avatar de Miguel

        LOL? A Google ATE nem tem uns seviços maus? A serio, tanto eu como todos os visitantes do pplware ficamos estúpidos a olhar para o monitor…

        “eu ja ando a detestar…” essa também foi interessante.

        1. Avatar de Armando Santos
          Armando Santos

          Então mas o user em questão foi mal educado?, ofendeu alguém? não tem direito a sua opinião? Enfim.

          1. Avatar de Miguel

            Eu disse que foi mal educado? lol

          2. Avatar de bruno
            bruno

            No stress, pior é p’ra ele que vem com 5 pedras na mão em vez de comentar a notícia . És um fixe, Miguel.

    2. Avatar de João Campos
      João Campos

      Welcome to the 21st century! Big Brother é uma realidade mas não é de agora, e há algum exagero na cabeça de alguns…

      É inevitável, este mundo é cada vez mais uma “aldeia global”…

      Simples actos como ligar o computador, abrir o browser, o pplware e postar um comentário, estás a informar a muita “gente”: “estou aqui, estou online”, e estás sujeito a muita coisa, dependendo do que fazes ou deixas de fazer na internet.

      Se querem estar “protegidos”, aconselho-vos a desligarem-se completamente, o computador, o telemóvel, fechem-se em casa… Não vão gostar 🙂

    3. Avatar de D. Leal

      Muita TV em cima…

      Espero que não passe de ficção

  2. Avatar de O Silva
    O Silva

    Consequências de estar conectado ao mundo…Quem me garante que a SIBS não faz a mesma coisa, ou a VISA, ou a PT ou a…. uma empresa qualquer!

    1. Avatar de Diego Castro
      Diego Castro

      If If If….. facto é que a barra de ferramenta falava para casa mesmo quando desligada…

  3. Avatar de bruno
    bruno

    não uso a dita barra,não sei como funciona e não tenho nada contra a google.

    mas…”..mesmo que esta funcionalidade esteja desactivada.”
    isto deixa-me preocupado.

    1. Avatar de sj
      sj

      Concordo.
      Penso que um add-in ter esta capacidade não deve ser consequência de um erro ou falha, pq estes geralmente prejudicam a empresa ou o utilizador.

      Provavelmente estes resultados são só para adaptar toda a publicidade que nos aparecem, mas de qualquer forma o utilizador tem o “dever” de decidir se quer ou não fornecer os seus dados…

    2. Avatar de Coiso
      Coiso

      Mas quê tens medo de ser raptado pela google? ainda n percebi

      1. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        Este pessoal deve ter pesadelos com a Google, e cada vez que se fala em recolha de dados eles entram em transe, cheios de olheiras, todos despenteados, cigarros atrás de cigarros, chávenas inteiras de café, sempre a tremer com os olhos esbugalhados e ouvem esta musica como pano de fundo:

        http://www.youtube.com/watch?v=JDZBgHBHQT8

        1. Avatar de Coiso
          Coiso

          Ahah mesmo 😉

      2. Avatar de FredRF

        Acho que a tua questão resume todo este hype à volta “da informação que a Google recolhe..uuuhhh”

        Get over it…!

        No entanto, considero preocupante que mesmo que desactivada continue a enviar informação, isso aí já acho mais chato…

  4. Avatar de shift101

    Um título melhor para este artigo seria: Google é spyware!

    Seja através das pesquisas efectuadas no seu motor de busca, seja no chrome ou android, todos os dados de navegação dos utilizadores são guardados.

    http://www.wnd.com/index.php?fa=PAGE.view&pageId=123391

    http://www.wnd.com/index.php?fa=PAGE.view&pageId=98469

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      E que dados? Número do cartão de crédito? NIB? BI?

      Há que ter cuidado com certo tipo de afirmações! Obviamente que se usarmos servidores Google para envio e recepção de e-Mails, este ficam LÁ no servidor, à “mão de semear” de funcionários menos escrupulosos! Claro que a nossa conta Gmail é “transparente” para a Google. Assim como a no Hotmail o é para a Microsoft, as da Sapo, Oni, Clix, etc… o são para os respectivos ISPs.

      Agora “dados de navegação” são “o que se procurou, quando e quantas vezes”. Nem interessa muito o “quem” e “de onde”, mas sim “quantos” e “quantas vezes”.

  5. Avatar de Miguel

    Nunca gostei dessas barras.

  6. Avatar de A.S.

    não acho que seja de propósito que o “desactivar” aquela funcionalidade ponha a opção activa na mesma…
    Muito paleio para nada… pelo o que sei a google já rectifico isso e qualquer software tem erros! porque haveria de uma simples barra não ter? -.-

    1. Avatar de bruno
      bruno

      é legitimo pressupor que não existiu “propósito”.

      mas é chato isto acontecer numa empresa que opera nesta área de negócio…

      eh pah,logo numa empresa que vive destas coisas!? 🙂

      1. Avatar de A.S.

        não se pode controlar tudo…
        a google vive da informação que tem dos users e para isso tem de ter coisinhas escondidas…

        e para os mais desconfiados usem o chrome e o ff no modo navegação privada/sem registo…

        o suposto spyware é inovencivo, para que nos preocupar-nos? a google já nos fez alguma coisa má? se não fez não vejo o propósito de andarem as maradas a google…

        é a google sai da china, é a google usa casa de banho, google tem spyware, google tem dinheiro para calar o professor se quiser, a google é google… tanta queixa para QUE!?

        é tipo aquele gajo: “deixem a britanny em paz!” 😛 deixem a google trabalhar que esta a faze-lo muito bem…

        1. Avatar de bruno
          bruno

          eu aprecio os serviços da google e tenho noção do quid pro quo. sou inclusive, utilizador sem qualquer pretensão a gandhi digital.

          obviamente que falo apenas por mim e não por todos os outros… mas eu prezo a reserva sobre os meus actos..seja na internet ou no mundo físico.

          fosse o artigo sobre a pt,sibs,ou qualquer outra entidade que tem acesso a informação pessoal sensível, eu teria precisamente a mesma posição.

  7. Avatar de kekes
    kekes

    Engraçado que isto nao é exepçao, a google e conhecida por ter sempre feito isso… Como disseram acima o Big Brother virtual está ai e vindo de quem menos pensamos. So digo se fosse problema da MS ou da Apple, já era escanda-lo é da google trata-se com paninhos mansos… A google a beira destas duas companhias tem feito mais rasteiras aos utilizadores que elas juntas… nao e que nao use productos google, mas que eles se andam a portal mal e a querer “dominar o mundo” em todos sentidos, isso quer, está a sair um bocadinho da casca… E ainda o que nao sabemos…

    1. Avatar de Paulo39
      Paulo39

      escanda-lo?

      escândalo nem sequer é um verbo.

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Meu amigo desculpa é que escrevi isto após uma directa para um exame final de uma disciplina que “adoro” ( uii) após estar 48 horas enfiado no quarto, tal erro es escândaloso mas foi devido a não estar nas minhas totais facultades mentais, como tal peço perdão.

        😉 Abraços

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          😉

          Eu vou só chateando para passarmos (e não “passar-mos” como muito se vê por aqui) a ver menos erros por aqui.

          Abraços

          1. Avatar de Kekes
            Kekes

            Fazes muito bem, a mim faz-lo sempre que possivel, no entanto esse “escandalo” foi mesmo lapso meu.

            [[]]

          2. Avatar de Paulo39
            Paulo39

            Fá-lo em vez de faz-lo.
            😛

            Mas tu estás a estudar em Espanha, não é? Às vezes isso também ajuda a trocar algumas coisas de vez em quando.

  8. Avatar de lipex

    é por isso e por outras que n se deve instalar essas barras q para além de atrasar o browser ainda tem a vertente de andar com spyware.. bem.. isto que sirva de lição para quem confia nos projectos da google cegamente..

  9. Avatar de Ryan
    Ryan

    Esta noticia vai de encontro ao que penso do Google. O motor de busca e exelente mas os tiques de monopolista que sempre toda a gente acusa a Microsoft vem provar que tem sido exagerados e sem sentido. Qualquer grupo que tem lideraca de mercado tenta impor a sua lei e infelizmente chegou o momento do Google.

  10. Avatar de DoContra
    DoContra

    Ora bolas! Assim ninguém se entende.

    Toda a gente quer ter a informação imediata, na “ponta dos dedos”. Como pensam que isso se consegue? É exactamente recolhendo as preferências da maioria!

    Isso é “sindrome do Big Brother”? Talvez… mas é um preço a pagar. Pessoalmente não me interessa ter resultados que são do interesse de 0,01% dos utentes quando o que procuro é algo do interesse de 99,99% dos utilizadores.

    E como é que o Google (e os outros também, podem ter a certeza…) sabe quais são as nossas preferências? Pois é… isso mesmo… recolhendo e tratando dados estatísticos.

    O que NÃO acredito é que à Google interesse saber que “o Sr. Silva, de Alguidares de Baixo, com o IP xxx.xxx.xx.x, procurou a informação X sobre o assunto Y”. Creio que à Google interessa mais que “n” Senhores procuraram a informação X sobre o assunto Y e, portanto, será esse o resultado do “sinto-me com sorte”.

    Ou vocês acham que a Google, a PT, a Yahoo, etc… estão com a pachorra de guardar dados individuais de cada pesquisa? Para isso já há entidades que cheguem sem que nenhum de nós sequer desconfie…

    1. Avatar de UAP

      Ora nem mais, concordo inteiramente com o que disseste, quem tem medo pode sempre mandar desligar a net xD

    2. Avatar de A.S.

      finalmente alguém da minha laia 😛

    3. Avatar de bruno
      bruno

      generalizando, concordo com o que escreveu(em termos de expectativas).

      mas não há regras? e princípios?

      aparentemente, e o artigo sugere, o utilizador poderia restringir o fornecimento de informação pessoal. bastaria para tal configurar a barra.

      após restringir a disponibilização de informação pessoal o utilizador constata que o fluxo de informação continua encaminhado para a google.

      eu até acredito que não seja propositado…mas é estranho isto acontecer numa empresa que precisa deste tipo de informação como pão para a boca.

    4. Avatar de João Campos
      João Campos

      Tão, mas tão bem dito!

    5. Avatar de kekes
      kekes

      Mas ai entra a autorizaçao para fornecer tais informaçoes, toda gente deve ter a opçao de escolha… a google nesta situaçao nao deu…

    6. Avatar de Coiso
      Coiso

      Era o texto que andava a tentar preparar há algum tempo para escrever aqui…mas tu fizeste.me esse favor 😉

      100% de acordo

  11. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Seja Google ou não.
    Acho esse tipo de barras, desculpem o termo mas.. NOJENTAS! 😛

    Quanto ao Spyware, claro que existe por parte da Google.
    Eles processam as nossas pesquisas para avaliar os nossos gostos e dar-nos com a publicidade certa, é assim que eles estudam os potênciais consumidores de um produto para depois ganhar dinheiro com publicidade.

    Qual é o problema disso? Vocês pagam os serviços ou são obrigados a usar o Google? Se não fosse assim como é que a Google iria obter lucros?

    Se eles fizessem as coisas às escondidas, isso sim era de temer, agora se eles são muito bem claros em como se usa um serviço Google, não sei porque é que se faz tanto alarido nisso.

    Quem vos quer roubar informação vital, não vos diz… e se todos têm medo da privacidade, não usem internet. Internet e Privacidade são coisas incompativeis. Os ISPs sabem tudo o que fazemos!

    Usem VPN ou não, o nosso IP é a nossa denuncia e tudo passa por ele, e isso não conseguem esconder dos ISP’s.

    1. Avatar de A.S.

      assim é que se fala… e vai 3 contra os que acham este post “parvo” 😛

    2. Avatar de DoContra
      DoContra

      Ora aí está! É esse mesmo o cerne da questão. E um IP é o quê? Um número de BI? Quem vai andar a catar IPs para saber a quem pertencem? E para quê, oferecer um cabaz de Natal no fim do ano? Por amor de Deus, não sejam tão paranóicos!!!

      Uma coisa é saber que IPs acederam a determinada procura de informação, outra é a execução de códigos maliciosos que ponham em perigo a informação nas nossas máquinas. E isso são coisas totalmente diferentes! É mais ou menos como as chamadas telefónicas: dá para ver que número está a chamar para onde, mas não dá para ver o que está “dentro” do telefone. Digo eu, não sei…

    3. Avatar de yuy
      yuy

      Usa https://www.steganos.com/en/products/secure-surfing/internet-anonym-vpn/overview/ se for assim tão necessário que o ISP não faça ideia do que andas a fazer.
      Custa dinheiro, mas se fizeres muita questão.

      1. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        Tal como disse. VPN só ficas anonimo para os sites que visitas, para o ISP nao ficas, porque para receberes a infromação no teu computador, por mais que passe na VPN, ela chega sempre ao teu computador pelo ISP. 😉

        VPN é apenas um entremediario entre o emissor e receptor.

        1. Avatar de Armando Santos
          Armando Santos

          Permita-me não concordar , a VPN não deixa (a não ser em casos muito muito especificos) saber o conteudo do trafego encriptado que se encontra no tunel ponto-a-ponto.

          1. Avatar de a Friend®
            a Friend®

            Sim, estou de acordo 😉

            Há varias variaveis, isso sei. O que quero dizer é que o problema não está no VPN em si, mas sim nos seus pontos de partida e chegada (dessa tal ponte) e é aí que normalmente se pode “romper” a privacidade… ou seja, o que quero dizer é que Privacidade na Internet nunca consegue ser a 100%.

    4. Avatar de kekes
      kekes

      Tens razao Afriend no entanto isto nao passa pelo facto de recolher informaçoes ou nao, pois saber que elas sao reolhidas elas sao, mas sim passa pelo facto de ser expressamente definido pelo utilizador que nao quer forncer tais dados, e eles seres enviados de igual modo… Acho que isso e violaçao de confiança do povo,fora isso sim tens muita razao nao nos podemos queixar mt quando é uma “esmola”, mas tambem se a esmola for muito grande nos pobres temos o direito de desconfiar, se é que em faço entender.

      1. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        Mas disseste agora uma coisa importante 😉

        “mas sim passa pelo facto de ser expressamente definido pelo utilizador que nao quer forncer tais dados, e eles seres enviados de igual modo…”

        Se quando instalas algo não aceitares os “Termos de serviço..” ele nem te deixa instalar o programa, ou seja, ninguém pode usar um serviço sem que aceite as regras, e as regras do Google são bem claras. Alias quem diz Google, diz Microsoft, diz Apple…diz tudo.

        Qualquer programa que usamos (Legal e Fidedigno), antes de instalar aparece sempre os termos de contrato do serviço prestado. Quem não aceita, não passa da instalação, isso é certinho 😉

        1. Avatar de Kekes
          Kekes

          Exatamente mas essa opçao de aceitar ou não, está bem explicita nos produtos Google, até quando vais instalar o Chrome e tal, assim como em productos MS se queres que recolham informações sobre os teus usos e comportamentos, da Apple não sei pois não trabalho diariamente com os seus productos mas creio que será algo semelhante… Violar isso sim é o que está em causa nesta situação, a Google da opção de escolha agora se é respeitada ou não isso já é diferente.
          É claro quando vamos usar qualquer coisa aquele texto enorme realmente serve para alguma coisa LOLOL, muita gente ainda não se tinha apercebido disso 😀

  12. Avatar de dbrenha
    dbrenha

    “afecta as versões 6.3.911.1819 a 6.4.1311.42 para Internet Explorer”

    é só um erro num programa. parece que nunca viram isso.
    se fosse de propósito não afectaria só a versão do Internet Explorer…

  13. Avatar de DockMe
    DockMe

    Cheira-me que o chrome também faz isso na barra da URL.

  14. Avatar de MAC-nista
    MAC-nista

    Mas, então também só instala essas porcarias das barras de ferramentas e de busca quem quer, não??? Bem sei que muitas vezes vem “agarrado” a um software mais ou menos legal, mas é só não as instalar!!

  15. Avatar de NT
    NT

    Bem se chegaram aqui…

    Esqueçam a privacidade online…

    http://video.google.com/videoplay?docid=3079242748023143842&ei=k79hS93iM56M2ALZn422CA&q=privacy+is+dead+get+over+it

    http://video.google.com/videoplay?docid=2219573359400519690&ei=k79hS93iM56M2ALZn422CA&q=privacy+is+dead+get+over+it

    ficam dois links para entenderem o porquê de não existir privacidade…
    Só tenho uma coisa a dizer o que não se faz é que não se descobre.
    :p

  16. Avatar de Marcos Santos
    Marcos Santos

    Raramente instalo Barras de ferramentas, sou muito desconfiado nesses aspectos 😀

    1. Avatar de A.S.

      qualquer um pode ter acesso a tais informações pessoais… nao é por instalares ou deixares de instalares uma porcaria de uma toolbar que vais deixar de teres virus, malware, spyware e outras cenas no PC… neste momento podes ter um zombie no pc e nao sabes… nao é por uma toolbar de uma empresa tao conseituda como a google que vais ter provacidade… se eu vosse a ti desinstalava a net do pc para nao desconfiares…

    2. Avatar de MAC-nista
      MAC-nista

      Nem mais, és cá dos meus… LOLOLOL

  17. Avatar de mcosta
    mcosta

    Ao que parece por muito boa que uma aplicacao seja entra sempre em comflito com IE…:D

  18. Avatar de cartoon
    cartoon

    Li aqui vários comentários de pessoas que “etc-e-tal-se-não-estás-contente-desliga-a-net” ou “quem-não-deve-não-teme” … As coisas não são bem assim! Todos nós temos direito à nossa privacidade e isso é um direito que nos assiste. Ninguém a pode violar sem autorização de instância própria superior. Com certeza que ninguém gostaria de ver a sua correspondência aberta pelo carteiro, independentemente do seu conteúdo. Certo? Estamos a caminhar, em todos os aspectos para um controlo total da pessoal individual, com consequências futuras que talvez ainda não façamos ideia… (e não tem nada a ver com a mania da teoria da conspiração) 😉

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Acontece é que: Mundo Digital e mundo fisico… conceitos totalmene diferentes.

      No mundo digital tudo deixa rasco e é clonado vezes sem conta. Eu se enviar um ficheiro mp3, continuo com ele no meu computador, e o receptor recebe uma cópia e não aquele que enviei 😉 Tas a perceber a ideia certo?

      1. Avatar de cartoon
        cartoon

        Percebi a ideia, mas aqui não se está a falar de clonagem 😉

        1. Avatar de a Friend®
          a Friend®

          Sem crer estamos…

          Cada coisa que enviamos, ou recebemos… pode facilmente ser clonado durante o seu percurso pelos servidores.

          Por isso é que se diz que quando uma foto vai parar a internet, nunca mais sai de lá.. 😉

          (Exemplo de pessoas que poem fotos nuas, etc… )

          1. Avatar de cartoon
            cartoon

            Não confundas. Uma coisa é eu, por vontade própria, colocar fotos minhas ou dados meus no hi5 por exemplo, e estou a expor-me por minha conta e risco, outra coisa é alguém espiar os meus dados ou guardá-los com um determinado objectivo. Eu sei que não posso navegar na net de forma anónima, mas há limites que operadoras ou seja lá quem for têm que respeitar. O Facebook, por exemplo, com que direito guarda os dados todos mesmo depois da conta ser apagada?

          2. Avatar de a Friend®
            a Friend®

            @cartoon

            A ver se lá chegamos… 😀

            O que estou a dizer é que tás a pedir o impossivel.

            Na net não há privacidade, logo o cuidado está no utilizador independentemente do serviço que uses ou não… o mundo virtual é mais complexo que o real, embora não pareça.

          3. Avatar de Paulo
            Paulo

            Crer? Ou quererás dizer “Querer”?

            Crer é sinónimo de acreditar.

      2. Avatar de Pau
        Pau

        Posso parecer picuinhas, mas é “Estás” e não Tas

        1. Avatar de a Friend®
          a Friend®

          Sim mas isso já é mesmo “picuice” 😀

          Estás é o correcto, eu sei.. mas todos nós (ou quase todos) abreviamos o Estás por “Tas”

          “Então tás bom..?!” … já faz parte do calão abreviado 😉

          Ps.
          A partir do momento que “bué” faz parte do dicionário, o tás ao pé disso é um menino. 😀

          1. Avatar de Paulo39
            Paulo39

            Bem, isso dá pano para mangas..
            Mas acho que a diferença essencial que faz com que bué esteja no dicionário é porque é efectivamente uma palavra correcta dum dialecto de Angola e que foi entrando na Língua Portuguesa. É como se fosse um estrangeirismo como, por exemplo, ….(tive uma branca a não me lembro de exemplos..LOL. Mas há montes deles que vêm do Inglês).
            “Tas” já é uma palavra que sofreu uma mudança da palavra original. Exemplos parecidos existem aos montes no Brasil, porque lá eles começam a escrever como falam, passando as palavras mal escritas a fazer parte da Língua. Portanto, talvez o “Tas” passe a ser reconhecido como palavra devido à generalização do seu uso.

    2. Avatar de Marcelo Ribeiro
      Marcelo Ribeiro

      “Privacidade é a habilidade de uma pessoa em controlar a exposição e a disponibilidade de informações acerca de si”

      Se me perguntarem se a Google está a invadir a minha privacidade, eu digo que não! Está a recolher informações de como eu uso a Internet. E depois?

      Privacidade não é “ninguém pode saber o que fazemos”, mas sim “ninguém pode saber quem somos”. E não é pelos endereços que visitamos que essa privacidade está a ser invadida.

      Acho que as pessoas têm uma ideia errada do que é a privacidade.

      1. Avatar de cartoon
        cartoon

        @Marcelo Ribeiro

        Então fizeste um Copy/Past da Wikipédia? 😀
        Então já agora, volta lá e continua a ler o resto 😉

        “habilidade de uma pessoa em controlar a exposição e a disponibilidade de informações acerca de si”

        Aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Privacidade

        1. Avatar de Marcelo Ribeiro
          Marcelo Ribeiro

          Sim, fiz copy paste da wikipedia… quando foi para por a fonte é que já foi tarde 😀

          Informação acerca de si! E informação acerca de si eu entendo como sendo nome, morada, numero de identificação bancária… informação que o identifica! Não é se vai ao site da casa branca, ao da Microsoft ou a um site porno, ou se vai ver os concertos do Tony Carreira no Youtube.

          É o meu ponto de vista… As informações retiradas pelo google são irrelevantes para a privacidade (pelo menos para a minha).

          1. Avatar de cartoon
            cartoon

            E recolher informações sobre alguém não é atentar à sua liberdade? Pensa bem sobre isso 😉

          2. Avatar de a Friend®
            a Friend®

            @cartoon

            seguindo aqui um pouco a vossa conversa e raciocinio.

            Na internet, como sabemos, não há privacidade.

            O importante é que as empresas e serviços dos quais usamos, a proteja de terceiros.

            A Google, Hotmail, Facebook, Twitter, etc… protegem essa informação.

            Se nós usamos esses serviços, como é que é possivel eles não reterem informação?.. Tudo o que fazemos no serviço OBVIAMENTE é monotorizado. Importante ´que esses serviços protejam isso a outros.

            Se eu for a um café, a senhora a quem eu pedi as coisas sabe o que eu bebi, se acabei, e se lá vou varias vezes.. e quando lá vou se for preciso diz assim: é o mesmo de sempre? .. chamas a isso invasão de privacidade?…

          3. Avatar de cartoon
            cartoon

            @ a Friend

            Mas essa senhora do café vai usar essa informação para lucrar alguma coisa? É evidente que não.
            No caso do Google, recolhe informações para saber quais são os teus hábitos de navegação e orientar-te para coisas do teu interesse (?!?). Imagina que partilhas um pc com uma outra pessoa..!!
            É um bocado como eu agora andar a vigiar o que bebes, o que fumas, as tuas orientações sexuais, os teus hábitos nocturnos (etc) e depois ir tocar-te à campainha e dizer-te “Olhe, esta erva é de muito boa qualidade, não quer comprar?” 😉

          4. Avatar de cartoon
            cartoon

            Aliás, se tudo isto é uma coisa tão normal, não percebo o objectivo do post que foi publicado nem o alarido todo à volta disso..

          5. Avatar de a Friend®
            a Friend®

            Então mas ai está..

            Nós não pagamos nada à Google, ela tem que lucrar com alguma coisa certo? Ou ia-mos todos usar os serviços e eles trabalhar para aquecer?

            Eles, com a nossa autorização, usam os nossos gostos para arranjar potenciais patrocinadores que nos tente vender produtos com mais eficacia com publicidade escolhida a dedo. É uma coisa super simples mesmo.

          6. Avatar de Paulo
            Paulo

            @a Friend

            íamos e não ia-mos.

            PS: Isto não é nada pessoal, ok? Não leves a mal as correcções. 😉

          7. Avatar de a Friend®
            a Friend®

            @paulo

            Claro que não levo a mal..eheh….. eu dou esse erro vezes sem conta mesmo! Pior que tudo é que sei como se escreve e com a escrita rápida o meu dedo já parece automático, insere o “-” onde não deve…

            Mas Obrigado pelo reparo 😉

  19. Avatar de Koiso
    Koiso

    Nem é preciso usarem essas barras p/ o google ter acesso aos vossos dados e pesquisas, basta utilizarem o browser do goole CHROME k este encarrega-se de fazer tudo isso sozinho, nao é sindroma nenhum nem teorias de conspiração …basta verem os processos k ficam abertos no gestor de tarefas do google e darem uma olhadela ao registry do Windows para ver os restos k la deixa.

    Ha muito que desisti de usar esses softwares manhosos do google….infelizmente ainda uso Gmail ;Z

    1. Avatar de João Campos
      João Campos

      É um sindroma, é uma paranoia, o Google está tão interessado no que tu fazes como eu estou (rigorosamente nada). Como já disse, fecha-te em casa, desliga tudo, melhor, esconde-te num bunker! Ou numa caverna, como o outro de barbas. 🙂

  20. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Bem, se vamos por aí tambem a ferramenta da Microsoft WGA é spyware na verdadeira acepção da palavra.

    será que nenhum anti-spyware ainda o detectou? Porque será? será do Guaraná?

  21. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Bem, resumindo…

    Com tantas teorias da conspiração, tou mesmo a imaginar que muitos de vós que tem cameras nos computadores põe fitacola a tapar o oculo com medo de serem espiados, não vá a Google estar a fazer emissões em directo com o seu “pseudo-big brother” 😀

    Já me faz lembrar o filme Antitrust (2001)que o vilão faz lembrar alguém muito conhecido.

    1. Avatar de Kekes
      Kekes

      HAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

      Fizeste-me recordar uma situaçao caricata de um colega meu que tinha um papet na frente da WebCam do portatil e eu fogo para que é isto e ia tirar e ele NAOOO SENAO PODEM ESPIAR-ME USANDO A WEBCAM, e eu fiquei feito estupido perante tal situaçao 😀 O que me fizes-te lembrar ehehehehehe

      1. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        😆 mas é verdade! Eu conheço pessoal que faz isso!

        Por causa dos traumas dos antigos programas que usavamos para hackear na brincadeira como o “BackOrifice” dos CultOfTheDeathCow e o “Sub7en”

        Que conseguias ligar a webcam dos amigos, remotamente… ou seja o trauma já vem daí! 😀

        1. Avatar de Kekes
          Kekes

          Sim, eu compreendo o medo do pessoal, e também teria, mas as cams dos portateis, por exemplo, têm uma luzinha quando estão activas, creio que isso serve para alguma coisa 😀

          Muita gente mesmo assim não confia… “Eles andam ai :D” e o que eles pensam 😛

          1. Avatar de a Friend®
            a Friend®

            Pois mas essas luzinhas não aparece em todos. No meu MacbookPro aparece, mas no meu Acer Aspire One, ZERO! NADA…! E uma grande quota de portateis também não aparece.. e mesmo que as tenha não sei até que ponto é confiavel…

            Pelo sim, pelo não.. quando tiverem com as namoradas nos quartos já sabem… fechem mas é o portatil…just in case! 😀

  22. Avatar de Pedro
    Pedro

    Quem diz que a Microsoft quer controlar tudo… aqui está um bom exemplo, quem é que quer controlar a cena toda…

    1. Avatar de João Campos
      João Campos

      Isso, aproveitar estas situações para fazer a Microsoft passar por santa. 🙂

  23. Avatar de Gilmar
    Gilmar

    A meu ver, a cada dia a Vida humana está mesmo se tornando um Big Bhoter ao vivo e a cores. Privacidade daqui um tempo será coisa para poucos e para os que estão e estarão no “poder”. A cada dia, mais e mais invasões desse tipo irão acontecer, e de modo cada vez mais “oculto” para os menos atentos. – Agora, concordo com os que dizem que, se podemos e sabemos como evitar a utilização de ferramentas que nos exponham na Rede Mundial, devemos imediamente usá-las.
    Cada vez mais estaremos sujeitos às bisbilhotagens e exposições de todos os tipos, principalmente para os objetivos consumistas.
    Aqui no Pplware, ao menos as pessoas discutem e buscam compreender “a coisa”, demonstrando que estão “conectados” sim, mas usando o discernimento.

  24. Avatar de DFC
    DFC

    para mim e o meu pesquisador preferido 😀 nao ha melhor

  25. Avatar de Bil Gates
    Bil Gates

    Grande descoberta. Desde a Hp que monitoriza quantas vezes imprimes e usas o scanner, passando pela Dell que sabe quantos PC estão ligados via net, tudo hoje em dia é monitorizável. Só um naif é que pensa o contrário ou que consegue contornar tais monitorizações.

  26. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    A Google inclusive foi a própria a dizer o que fazia e o porquê do mesmo…
    Não é nada de mais, tudo isto já foi dito mais que uma vez…
    Assim opino…

  27. Avatar de 3nvy
    3nvy

    UHHHH, A GOOGLE VAI DOMINAR O MUNDO! \m/ 0.0 \m/

    😛

    Agora falando acerio, eu conheço uma mão cheia de motores de busca, outra mão cheia de browsers, outra de serviços de mail, por ai fora.

    Muito bem, as suspeitas sobre a google são muitas e inclusive a google admitiu esta falha, por isso a meu ver e na minha opinião o que se passa é:

    “Olá, nós somos a Google e vamos monotorizar td o k fazem nos nossos serviços, mas n obrigamos ninguem a usa-los!”

    O facto é que mesmo assim “todos” os usam! a google não anda a apontar pistolas a ninguem para usar os seus serviços.

    Será que a culpa é mm da google? …

    Não gostam da google, não usem a google, e assim ela ja não vos espia, lol.

  28. Avatar de PTDennis
    PTDennis

    Experimentem colocar a palavra ‘como’ na pesquisa do Google. A 1ª sugestão de conclusão é ‘como fazer um bro***’!!!! Google no seu melhor….

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Google no seu melhor ou utilizadores no seu melhor?..

      A maquina só sugere o que mais se pesquisa…

      😀

  29. Avatar de Fábio Vieira
    Fábio Vieira

    Ora bem, recapitulando (pelo menos aquilo que vem à minha memória):

    Microsoft: Hidden updates…
    Facebook: Master password…
    Google: Monitorizar informação…

    Em suma: No negócio a ética não prevalece. Se não for a Google, Facebook ou Microsoft serão outros nomes. Os jogadores mudam mas o jogo é o mesmo.

  30. Avatar de Sombra
    Sombra

    Se fosse a Microsoft… uiui já estavam aqui todos a “espumarem-se da boca”, mas como foi a Google… como dizia alguém aqui num post acima é só “paninhos mansos”.

    bla bla bla…