Dica: Como ativar o velocímetro nas navegações do Google Maps

20 Comentários

Hoje e dia, viajar sem usar o Google Maps para navegar é algo que não faz sentido. Esta oferta tem tudo presente, com atualizações em tempo real sobre trânsito e sobre os locais por onde passamos.

A Google tem recheado este seu serviço de novidades, sempre conseguindo melhorar a oferta. A última foi adicionar um velocímetro à sua interface. Este está presente mas inativo. Saiba como ativá-lo.

google maps velocímetro velocidade

A presença de um velocímetro no Google Maps é uma novidade que tem apenas algumas semanas. A empresa tem vindo a trazer gradualmente esta melhoria a vários mercados e o nosso foi também já abrangido.

Mesmo presente, este velocímetro não está ativo originalmente. Os utilizadores precisam precisam de o ligar para que apareça sempre que se iniciar uma navegação.

As definições do Google Maps nesta app

O primeiro passo é abrir a app do Google Maps no Android. Esta deverá estar atualizada e a usar uma conta. Abram o menu e naveguem para o final. Aí dentro encontram a opção Definições.

Para continuar este processo, devem selecionar a opção Definições de navegação. É aí que vão encontrar a opção que se procura.

Ativar o velocímetro do Google Maps

Os passos seguintes para ter o velocímetro ativo no Maps são simples, tendo que selecionar a opção Opções de condução.

Será então mostrada a opção Velocímetro, que deverá ser ativada.

O resultado final do velocímetro no Google Maps

Como podem ver pelas 2 imagens abaixo, a presença do velocímetro no Maps acaba por ser importante. Esta vai permitir controlar e confirmar a velocidade a que nos deslocamos.

Uma vez que estamos na mesma interface, evitamos estar a mover o olhar para outro lado. Tudo está acessível de forma simples de ler.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Informatico Amador
    Informatico Amador

    Este Velocímetro avisa se ultrapassamos o limite de velocidade?

    1. Avatar de Filipe F.
      Filipe F.

      Em alguns países sim, diz o limite da estrada onde estás, e a velocidade a que vais, alertando se ultrapassas. Em Portugal não sei se já terá essa vertente mas noutros países com o velocimetro no Maps já acontece

  2. Avatar de Maria
    Maria

    A primeira frase é clickb.a.i.t não é?
    É que tamanha tontice, como se todos os seres humanos fossem uns inadaptados ou b. u. r. r. o. s mesmo…

  3. Avatar de Luis
    Luis

    E como colocar os alertas de radar?
    Eles aparecem no ecrã, mas um aviso sonoro antes dava muito jeito!

    1. Avatar de Vilela
      Vilela

      Quando está já “dentro da viagem” (exemplo, últimas imagens do post), tem 2 ou 3 butões no canto superior direito. O segundo a contar de cima é um símbolo duma coluna. Tem 3 opções de som: Sem som, avisos, e com som. Os Avisos e Com Som avisam que vem um radar, sendo que (se não me engano), os Avisos apenas se ouve um apito.

  4. Avatar de gemario
    gemario

    O Indicador de Km pode melhorar ficando o fundo verde fixo quando a velocidade é legal e passando a vermelho fixo quando se ultrapassa o valor legal.

  5. Avatar de Czarito
    Czarito

    A opção velocímetro somente está disponível para Android?

  6. Avatar de pauolj
    pauolj

    No borswer edge as letras dos titulos aparecem sobropostas umas as outras.
    Não sei se já repararam nisso.
    Version 77.0.189.3 (Official build) dev (64-bit)

  7. Avatar de Nefsolive
    Nefsolive

    O Google Maps está a inovar! Concordo.
    Mas não é nada que o waze já não tenha e que funciona bem.

  8. Avatar de João Cunha
    João Cunha

    “Hoje e dia, viajar sem usar o Google Maps para navegar é algo que não faz sentido. Esta oferta tem tudo presente, com atualizações em tempo real sobre trânsito e sobre os locais por onde passamos”

    Tem tudo isto à custa dos utilizadores Waze, que contribuem com todas as info’s, e não recebem nada ou quase nada dos utilizadores do Maps.

    1. Avatar de gemario
      gemario

      Eu Por exemplo não utilizo o waze instalei e retirei.
      se tudo pertence a Google usa-se o que gostamos mais mas arrisco a dizer que o waze um dia deste fica a deriva.

  9. Avatar de Victor Cardoso
    Victor Cardoso

    Não existe no sistema IOS

  10. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Agradecido.

    Vai dar jeito porque o ponteiro da velocidade do meu carro anda marreta e muitas vezes vou a velocidade zero… 😆 😆 😆

  11. Avatar de Rui
    Rui

    Boas, o que faz aquela opção “Obter HPC quando ligar ao Bluetooth do carro”?

  12. Avatar de R
    R

    A aplicação parece começar a ficar muito pesada, mas posso estar enganado.
    Além do Google maps uso o Sygic (até prefiro), mas o primeiro ganha nos pontos de interesse.

  13. Avatar de Eduardo Fernandes
    Eduardo Fernandes

    Pra mim é sempre o waze.
    Acho o Maps um bocado pesado.

  14. Avatar de Moreira
    Moreira

    Notícia errada…
    Eu não fiz nada e está actividado.

    Mas pronto…mais um click

    1. Avatar de Pedro Simões

      Provavelmente já tens a versão beta instalada e nem sabes disso. Deve ter sido de outra vez em que foste testar outra coisa qqr.

  15. Avatar de Jorge
    Jorge

    O único “imperfeição” que detectei é o facto de o velocímetro funcionar com uma rota definida. Se ligar o “Driving Mode”, como faço muitas vezes quando ando a explorar caminhos, a funcionalidade não…não funciona!
    À parte disso…a rapidez de atualização é bastante boa e dá-nos uma diferença de 3 a 4 km para a velocidade marcada no velocímetro do carro.
    Eventualmente irá suportar aviso de excesso de velocidade e radares. Mas esta última função vai depender dos utilizadores tal como a funcionalidade de tráfego