Aplicação Android portuguesa rouba dinheiro

103 Comentários

Por André Pires para o Pplware
Aplicação retira 4 euros aos utilizadores

Durante os últimos tempos, muito sem tem falado no descontrolo, por parte da Google, relativamente à Google Play – loja de aplicações online para Android . As politicas de publicação de aplicações, por parte dos  programadores, são pouco rígidas e, de uma forma geral, quase tudo é aceite e passa a estar disponível aos utilizadores que acabam por confiar no serviço prestado.

Nas ultimas semanas, têm existido várias queixas de utilizadores que referem existir uma aplicação portuguesa para Android que retira descaradamente dinheiro aos utilizadores.

fraude

Chama-se IQ Test, é uma aplicação supostamente desenvolvida por um programador português e, à primeira vista, trata-e de um pequeno quiz onde o utilizador poderá testar o QI.

Descrição da aplicação

É um génio?
Descubra o seu QI, com esta aplicação gratuita.
Responda às questões lógicas e obtenha o seu resultado de QI com dicas sobre como o melhorar.
Partilhe os resultados com os seus amigos e descubra qual de vocês é o mais inteligente.

No entanto, a aplicação que diz ser um teste ao QI, oferece essa funcionalidade mas trata-se também de um esquema de fraude “transparente”. Depois de instalarem, e fazerem o “tal” teste de QI, o utilizador é obrigado a aderir a um serviço de mensagens de valor acrescentado. Quando o teste termina, o utilizador recebe 3 SMS’s de valor acrescentado.

Nem os comentários dos utilizadores fazem a Google avaliar estas situações….e o programador chama-se “Best App Of The Year“…caricato!

comentario

A aplicação já foi descarregada milhares de vezes, o que pode traduzir-se numa fraude de milhares de euros…considerando que a cada utilizador é retirado 4 euros.

Já alguem caiu neste esquema fraudulento?

Comentários

103

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joel
    Joel

    É obrigado? Pelo que entendi, só cai quem quer certo?
    Ou retira dinheiro do saldo sem que o utilizador tenha hipótese de dizer “não”?

    1. Avatar de pixar
      pixar

      pelo que percebi depois de instalar a aplicação e aceitar que esta tenha acesso aos SMS e MMS, deixa e ter controlo da app. Mas como disse num comentário a seguir, claro que é estranho pedir acesso a SMS.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        A maior parte das pessoas não lê nem quer saber dos acessos…

  2. Avatar de pixar
    pixar

    Pelo que já li, a aplicação, na altura da instalação, pede acesso à edição de mensagens e a serviços que implicam pagamento.
    Aqui há 2 erros a destacar: o da Google pela sua falta de controlo aplicações que disponibiliza no Play e do utilizador que não acha estranho que uma aplicação lhe peça acesso a sms quando apenas quer jogar um jogo semelhante ao Quem quer ser milionário.
    Pera já sei: é a ajuda do telefone!

    1. Avatar de Pedro Oliveira

      De acordo. (QI do utilizador <<< 0)

    2. Avatar de Nuno Nunes
      Nuno Nunes

      Parece na play entra tudo até virus

  3. Avatar de db
    db

    Offtopic: Alguem sabe se em Portugal é possivel usufruir da baixa de preços dos nexus 4? A versão de 16 gb está a 199dolares e na playstore alema a 220 euros se nao estou em erro.

    1. Avatar de Frederico Silva
      Frederico Silva

      Claro que sim!

      Mandas vir dos outros países com Play Store, lol. Ou então arranjas um site que venda o telemóvel a um bom preço.

      1. Avatar de db
        db

        A playstore nao envia para portugal..

      1. Avatar de db
        db

        Na handtec está ao preço antigo..

      2. Avatar de Marcelo Fonseca
        Marcelo Fonseca

        Este site é de confiança ? tem bom preços.
        Já alguém fez la compras http://www.handtec.co.uk/

        1. Avatar de okapi
          okapi

          É de confiança.

        2. Avatar de TR
          TR

          sim, é de confiança.
          mas ñ te esqueças que tens de somar o VAT ao preços (tipo IVA).

  4. Avatar de sbam
    sbam

    vão ao mercado negro 😛

    encontram la tudo de pagar sem pagar!!

    pagar por aplicações???? ainda por cima no google play!!

    sujeito a vir com Virus!!

    !?!?

    1. Avatar de luiSousa
      luiSousa

      LOL
      na play store têm vírus, mas crakadas no mercado negro estão limpinhas…

      LOL

      1. Avatar de Ruaben
        Ruaben

        pelo menos quando é uma crackada nós sabemos os que estamos a fazer e os riscos.
        no android market nós confiamos no serviço e muitas das vezes sakamos cenas sem mesmo ver as autorizações que damos.

        1. Avatar de Ruaben
          Ruaben

          *google play

          eu por enquanto fico pelo meu symbian, lol

  5. Avatar de Gonçalo Damas
    Gonçalo Damas

    Ainda bem que ainda tenho um Nokia velhinho.

    1. Avatar de João Cardoso

      Ainda bem que tenho um Nokia novinho 🙂

  6. Avatar de migas
    migas

    O pessoal está a gozar mas infelizmente esquecem-se que isto é uma burla com o compadrio das operadoras que deveriam de bloquear este tipo de acesso de raiz e a google play desceu imenso na minha consideração.

    Um familiar menos experiente instalou essa aplicação e foi burlado. Estranhou o facto de ter “enviado” duas sms a concordar. Foi ver o saldo e já lhe tinham sacado o dinheiro. Contactou a TMN e lá bloquearam após vários contactos.

    1. Avatar de Susana
      Susana

      Uma aplicação chamada mobapps manda msg assim do nada a dizer que o cliente renovou a subscrição e que PoR semana,retirando nessa SMS logo 4€. Ilicitamente sem qualquer subscrição comprovada.

  7. Avatar de Fxt
    Fxt

    O calcanhar de aquiles da goole play é mesmo estas situações que não estão a conseguir controlar!!

  8. Avatar de hmx
    hmx

    windows phone power

  9. Avatar de Nelson
    Nelson

    E até tem uma bela pontuação, com a maioria a dar 5 estrelas…

    Google plei… já se sabe… na minha opinião, o que se faz de melhor é instalar a App Store da Amazon e instalar só coisas daí…

    1. Avatar de lmx
      lmx

      ou então instalar a portuguesa da CAixa Magica 😉 …

      http://www.aptoide.com/

      cmps

  10. Avatar de okapi
    okapi

    Pelos vistos o QI de milhares de utilizadores de Smartphones Android é muito baixo.

    1. Avatar de Satai Kappa
      Satai Kappa

      Boa… hahahahaha

  11. Avatar de dbrenha
    dbrenha

    Espera aí, todos os comentarios que li diz que pede autorização para fazer o pagamento no fim do teste de qi. Roubar não vi nenhum, só que não faz o que promete de graça.
    Num dos comentários:

    “Agora so falta enviar OK para o 62948 para ter a oportunidade de GANHAR! Servico de Subscricao Cellon. Cancelar? Envie Sair p/ 62948. 2,1Eur/sms-4,2Eur/sem”

    Pode ser uma aplicação de má qualidade (terrivel até) mas daí a dizer que rouba…

  12. Avatar de Hugo Cura

    This app has access to these permissions:
    Your messages
    send SMS messages
    edit your text messages (SMS or MMS)
    read your text messages (SMS or MMS)

    Parece-me óbvio. Estas permissões são explicitamente aceites… Não custa nada dar uma vista de olhos nas permissões antes de instalar.
    É até possível que 4€ sejam a primeira subscrição, outras poderão vir atrás.

    1. Avatar de Bruno Soares
      Bruno Soares

      Uma pergunta direta: Se a tua mãe tivesse um Android, achas que ela ia ter capacidade de analisar isso? Por exemplo a minha sei que não…

      Digo isto porque é fácil para pessoal minimamente ambietado com novas tecnologias estar atento a estes aspetos, mas nem todos os utilizadores de Android caem neste grupo. Arrisco até a dizer que a maioria não cai.

      Portanto na minha opinião a culpa destes esquemas cai TODA sobre as operadores que já há bastantes anos que são cumplices destes esquemas de mensagens de valor acrescentado, sem nunca terem sido tomadas medidas a sério para combater estes esquemas.

      Algo extremamente simples de se fazer era que os nossos numeros viessem por defeito bloqueados a este tipo de serviços. Quem fizesse mesmo questão de desbloquear bastava pedir telefonicamente ou numa loja ao respetivo operador.

      1. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        Não são só as operadores, mas o próprio governo tem culpa. Até aqui as mensagens de valor acrescentado estavam bloqueadas até alguém explicitamente pedir para as desbloquear, mas com o novo decreto de lei agora passa-se o inverso.

      2. Avatar de pmf
        pmf

        Desculpa discordar, mas se a tua mãe (com o devido respeito a uma pessoa que nem sequer conheço) não tem conhecimentos para trabalhar com um smartphone, deverias ter aconselhado a senhora a comprar um telemóvel normal.
        Aqui o culpado és mesmo tu, que tendo conhecimentos para estes reais problemas, nada fizeste.
        Temos um pais cheio de vitimas!!!

      3. Avatar de joao cunha
        joao cunha

        Parece estranho um cara que inventou um aplicativo que esta robando 4Euros a cada pessoa que instala !!! pois se fosse eu , iria na bofia fazer uma queixa e dai iria na PJ ate encontrar ese gatuno, e fazer ele paga os 4 Euros a todas as vitimas, afinal de conta 4 Euros nao e nada mas imajina quantos 4 euros e que ja robou !!! a conta pode ser grande.

    2. Avatar de pedro f
      pedro f

      “Agora so falta enviar OK para o 62948 para ter a oportunidade de GANHAR! Servico de Subscricao Cellon. Cancelar? Envie Sair p/ 62948. 2,1Eur/sms-4,2Eur/sem”

      são 4€ por semana…é como a cena dos toques, imagens etc…

  13. Avatar de henrique2
    henrique2

    Uma App para aferir o QI do proprietário do Smartphone?
    É preciso responder?

  14. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    que eu saiba as operadoras bloquearam as messagens de valor acrescentado, portanto se isso ainda funciona, é uma questão de se queixarem a deco =), as operadoras sao obrigadas a restituir

    1. Avatar de pedro f
      pedro f

      é melhor terem cuidado com os SMS que enviarem a partir do próximo dia 17 de Agosto. A partir dessa data os possuidores de telemóveis passarão a ter acesso aberto a estes serviços (números começados por 68), e terão que tomar a iniciativa de pedir o barramento caso pretendam continuar “a salvo”.

      Clarificação:o que se passa é que os utilizadores passaram a ter acesso aos serviços começados por 68, mas os serviços começados por 69 continuarão a estar bloqueados. (Ainda assim, penso que seria mais lógico permanecerem todos bloqueados excepto indicação em contrario pelos clientes – como referido originalmente neste artigo.)

      “Até à entrada em vigor da presente lei, os prestadores de suporte dos serviços de valor acrescentado têm que promover um aviso, por escrito, a todos os seus assinantes, informando sobre a alteração do regime de acesso aos serviços de valor acrescentado e sobre a necessidade de, querendo, solicitar o barramento dos serviços cujo acesso passa a ser facultado por defeito.”

      Pesquisado na net…

      1. Avatar de pedro f
        pedro f

        Os prefixos atribuídos pela ANACOM (61, 62, 68, 69) são serviços de valor acrescentado (SVA) cuja utilização implica um custo acrescido para o utilizador, logo NÃO são gratuitos se entendes isso por “inofensivos”.

        Cada prefixo identifica um tipo de serviço como explica um folheto que a ANACOM tinha publicado no passado:

        http://www.anacom.pt/streaming/folheto_informativoSVA.pdf?contentId=1016293&field=ATTACHED_FILE

        Esta lei vem obrigar as operadoras a desbloquear por omissão/defeito/padrão/whatever todos os SVAs EXCEPTO o prefixo 69 correspondente a serviços de conteúdo erótico
        ou sexual.

        Dai que algumas operadoras estão a indicar aos clientes que caso pretendam manter o barramento aos serviços de gama 68, deverem entrar em contacto.
        Outras operadoras simplesmente dizem que vão permitir o acesso aos SVAs com prefixo 68.
        E finalmente algumas outras operadoras dizem que deixara de ter acesso a serviços de valor acrescentado SMS/MMS prefixo 69.

        Na pratica todas elas vem a dizer a mesma coisa:
        Prefixos 61,62, 68: é desbloqueado por omissão.
        Prefixo 69: é barrado por omissão.

        Se não concorda e quer mudar a definição por omissão que a lei obriga, tem de contactar a sua operadora.

        Espero ter ajudado a esclarecer um pouco o assunto.

  15. Avatar de Fanbôi
    Fanbôi

    Já fui a uma entrevista de emprego, em que me pediram para fazer um teste desses de QI do gênero “És burro ou és o einstein?” em que depois tinham de enviar um sms para receber o resultado. Claro que disse logo que aquilo era treta, mas eles insistiram que era real, e que faziam aquilo com todos os entrevistados, e que até era um teste de QI oficial europeu… Tinha lá no canto um carimbo a dizer “Teste de QI europeu”…

    1. Avatar de lmx
      lmx

      hehehe..

      eles andam ai 😀

      lol

      Eu ja tive amigos que em determinada faze de entrevistas lhes puseram pinturas abstractas…quadros a frente e lhes perguntaram como é que eles interpretavam aquelas imagens…algumas tinham um aspecto…meio esquisito, embora eles interpretassem coisas sexuais nas imagens , diziam que lhes pareciam frutas, etc… lol …grutas 😀

      Como vês este tipo de testes só serve para uma coisa…para empregar psicologos…

      Porque ninguém vai dizer aquilo que realmente lhe parecem determinadas coisas…

      cmps

    2. Avatar de pixar
      pixar

      E andam alguns diretores dos recursos humanos a serem bem pagos para fazer testes de QI por telemóvel que nãopassam de grandes tretas, como aliás a maioria dos testes dos psicólogos. Já vi testes vocacionais das escolas para que os miudos façam a opção do secundário que eram pra rir. Qualquer puto atento percebia para onde o teste o estava a levar.
      O teste, para ter qualquer interesse, não pode dar a entender ao testado o caminho que está a seguir. Caso contrário, o testado faz as escolhas que force o resultado desejado.

    3. Avatar de Nelson
      Nelson

      Qualquer coisa que tenha a ver com “Q.I.” é estúpida…

      OK, era “ciência” aceite nos USA nos anos 50, mas é preciso ser analfabeto para acreditar no Q.I.

      A prova? A mesma pessoa pode ter resultados díspares dependendo do teste que faz…

      Enfim…

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        tenta fazer em anos diferentes e vê se te dão assim valores tão dispares

      2. Avatar de pixar
        pixar

        Nem mais!
        Afinal o que é essa coisa do QI! Quantas vezes contactamos com pessoas que têm um baixo QI e, no entanto, são capazes de fazer coisas que nós nem sonhamos.
        Há uns anos atrás (15 talvez) conheci um tipo que era tido como estando no limiar da deficiência. No entanto, ele fazia cálculos matemáticos, como multiplicações, em alguns segundos. Estou a falar por exemplo, 34532 x 4567. Eu sem um papel ou calculadora, nem tento. Ele estudava matemática recordando o que a professora tinha escrito no quadro e explicado, sem papel ou livros. Tentem fazer isto…

  16. Avatar de Joao Araujo
    Joao Araujo

    O que é que isto tem de novo ?
    Afinal ele está a testar o seu QI … ouviu bem ? o seu QI!
    Se o seu QI for tão baixo ao ponto de cair numa destas, então é justo que pague. Não é qualquer tipo de roubo :-)… como diz o outro … “estudasses”

  17. Avatar de Gualter
    Gualter

    Normal, sem admiração…
    O tipico…

  18. Avatar de JMCS
    JMCS

    Já estará de acordo com a nova legislação? Envia um SMS para permitir serviços de valor acrescentado? O TUGA é o pior ladrão que existe à face da terra!

    1. Avatar de lmx
      lmx

      o tuga é um dos piores no que toca aos ladroezecos de meia tigela…

      No que toca as verdadeiros ladrões o tuge não lhes chega aos calcanhares…

      cmps

  19. Avatar de Nuno Vieira
    Nuno Vieira

    Embora a Google tenha culpa pelo sucedido, grande parte da culpa recai sobre o utilizador que ou não sabe ler ou não quer saber se é borlado. É algo que é bastante comum nestes dias, é instalar, instalar, instalar. Mas não é preciso preocupar-se a que serviços estes acedem. Todos querem liberdade, mas a responsabilidade que essa liberdade acarreta não interessa. Será que existe alguém que pensa que um simples programa de teste de QI precisa de acesso aos nossos SMS, MMS e chamadas e que necessita de enviar SMSs? Pois se a resposta for não então deveriam ter lido com mais atenção as permissões.

    1. Avatar de Marco Pinheiro

      A google tem culpa pelo sucedido? desculpa lá mas isso é um exagero. A google tem que testar TODAS as apps e achar estranho todas as que enviam mensagens? havia de ser bonito, a google não fazia mais nada da vida. Ainda para mais, para a google perceber que isto era um esquema precisavam de verificar o número para onde a app respondia (que pode variar… app pode simplesmente esperar uma certa mensagem de algum numero e responder-lhe com o que lhe interessa!).
      Queixam-se da google quando a “coitada” não tem culpa. A partir do momento que aceitam as permissões, a culpa passa a ser do utilizador e ponto. Agora, se o android podia permitir bloquear certas permissões nativamente? Isso podia, sem dúvida.
      (desculpa ser no teu comentário que disse isto, porque tu nem metes a culpa por completo na google, metes apenas aquela que tambem acho lógica, apenas alguma… mas noutros sites com a mesma notícia é só fanboys a fazerem vénias à appstore da apple, quando provavelmente até na “bateria de testes” da apple isto ia passar)

      1. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        Eu acho que a Google têm alguma culpa. Não estamos a falar de um software que foi descarregado de uma página de web, mas sim de um software que foi descarregado da loja de aplicações oficial do Android. Era a mesma coisa que dizer que nenhuma loja fisica têm responsabilidade por aquilo que vendem e pelos serviços que prestam.

        Eu sei que é uma tarefa quase impossível verificar todas as aplicações na Play Store, mas isso não siginica que a Google não têm responsabilidade pelo que lá é colocado.

      2. Avatar de pixar
        pixar

        Se tem culpa? Claro que tem culpa!
        Esta história das apps é um negócio de milhões. Até mesmo as gratuitas rendem qualquer coisa, de forma indirecta, à Google. Por isso, é obrigação da Google testar todas as aplicações que coloca à disposição. É preciso um batalhão de pessoas para o fazer? Pois, os negócios nem sempre são fáceis. Nem tudo pode ser lucro.

    2. Avatar de Woot!
      Woot!

      E achas que toda a gente sabe o que são permissões?? Conheço várias pessoas que instalam e carregam ok em tudo até poderem experimentar. Fora essas ainda há aquelas que lêem e não entendem nada do que está lá escrito e carregam ok na mesma.

      Estas mesmas pessoas são aquelas que quando instalam qualquer programa no pc instalam sempre mais 2 ou 3 sem saberem e ainda ganham uma toolbar… Já cheguei a desisntalar 12 toolbars de um pc de um colega… Imagina a restante quantidade de lixo que por lá havia…

      Sem estudo nenhum, arriscaria a dizer que mais de 60% dos users de smartphones nunca ligou patavina para as permissões.

      1. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        Não é preciso ser nenhum entendido sobre a matéria para se perceber o que está escrito nas permissões. O problema é que a maior parte das pessoas nem se quer lê uma única plavavra, clica logo em instalar. Logo são culpados por negligência.

        Eu penso que 60% é um numero muito conservador, se calhar na realidade é bem maior.

        1. Avatar de Sergio J
          Sergio J

          alguma vez leste as letras pequeninas do teu seguro, ou de algum contrato que assinas?

          les os EULA de todos os sofwares que instalas?

          Claro que é mais que 60%. Bem mais

          E muitos dos que aqui dizem que lem, mas na realidade só o fazem às vezes. Claro que há aqueles que sabem que o Play é só tralha e se prevaveem

          1. Avatar de justanotherone
            justanotherone

            Se a google testar todas as apps, são menos as apps sem jeito que aperecem, menos tralha que aparece, e menos probabilidade de apareceram apps deste genero.

            Há quem condene a Apple por demorar meses a permitir as apps no appstore, mas va, a selecção sempre é um nadinha mais rigorosa (o que não signifique que não apareça estas coisas).

            A Google devia ser mais rigorosa também: sejamos convenientes, há demasiada tralha na playstore…

          2. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Eu por acaso costumo ler os contratos que assino. Mas não costumo ler os EULA.

            Eu compreendo onde queres chegar. Mas os contratos e os EULAs costuma ser extensos e vêm geralmente escrito numa linguagem que muitas vezes está para além das capacidades de muitas pessoas perceberem.

            O sistema de permissões serve para vermos a que uma aplicação vai aceder sem termos que ler o equivalente a um pequeno romance (EULA), escrito numa linguagem nada acessível, e em muitos casos em inglês.

          3. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            Nuno, eu percebo-te perfeitamente. Mas para as pessoas aquilo é o equivalente às letras pequeninas

  20. Avatar de Rui Ribeiro
    Rui Ribeiro

    E que tal fazer queixa à policia? O operador tem de saber de onde vem os SMSes. Se bem que hoje em dia, já por causa destas coisas, eles operam o negócio na holanda, por exemplo, e os SMSes vêm de fora muitas vezes.

  21. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Eu acho que vale a pena gastar algum tempo com os SMS de valor acrescentado.
    Esta é a ficha de adesão à TMN – ainda não actualizada com a alteração de 17 de Agosto
    http://www.tmn.pt/TMN%20Institucional/Servicos/Adesao_servicos_tmn/pdf/impresso_adesao_servicos_tmn.pdf

    No ponto 7 diz “Nos termos da lei, em caso de não preenchimento será barrado o acesso aos serviços de valor acrescentado baseados no envio de mensagens. O acesso aos serviços deve ser expressamente solicitado, assinalando no quadrado respetivo” – ou seja, até 17 de Agosto, os SMS de valor acrescentado estavam predefinidos como barrados e nós tínhamos que indicar expressamente que não queríamos barrar os números com os prefixos (6x):

    61 – Donativos 62. – Continuados 68 – Donativos (outra vez, quando devia ser Comerciais) e 69 – Eróticos

    Atenção à nota que diz que quando não ficam barrados os SMS de VA nacionais também não ficam os internacionais.

    O 68, a que diz respeito a fraude do post, é habitualmente usada tipo “Participe na nossa promoção, envie um SMS para o número 98x yyy zzz, custo €10”. A TMN chamar-lhe donativos está a dormir.

    A partir de 17 de Agosto os prefixos 61 e 68 deixaram de estar barrados. Para se barrar é preciso contactar o operador. A Vodafone andou a enviar SMS a perguntar se se queria barrar. O 69 sei que continua barrado, o 62 não tenho a certeza.

    Penso que o melhor é contactar o operador para barrar os SMS de VA. Se o 68 estivesse barrado, nem com app fraudulenta, nem doutra maneira qualquer o operador cobrava pelo SMS de VA.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      …. 68x yyy zzz

    2. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Lendo alguns comentários o nº da fraude do post será o 62 (Continuados) e não 68 (Comercias).

      O 62 é por exemplo, quer-se receber, continuadamente, SMS com as cotações da bolsa. Adere-se ao serviço, pago, e vai-se recebendo os SMS de valor acrescentado, cobrados através do operador. Não sei se depois de 17 de Agosto o 62 está predefenido como barrado (como está o 69) ou como não barrado (como o 68).

  22. Avatar de Pedro Oliveira

    O autor da aplicação aqui foi a pessoa mais original. Cada um quando instala tem de ler as permissões, ao ler as permissões e aceitar não pode fazer nada contra a play. Claro que estou de acordo que a play faça uma “vista de olhos” nas aplicações quando as aceita.

  23. Avatar de So_true
    So_true

    Aposto que se fizesse uma app chamada “SacaDinheiro”, que consistia apenas num botão onde cada vez que o utilizador carregasse lhe sacava dinheiro (depois de devidamente informado disso), não iam faltar utilizadores e ganhava umas coroas valentes…

  24. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Vocês lá andam muito contentes com as permissões que, supostamente, tornam o Android mais seguro. O que é facto é que, ou por distração ou por não saber gerir permissões, aí temos uma app a enviar SMS de valor acrescentado sem se dar por isso e lá vão €4.

    No iOS não há nada disso – só há uma app que pode enviar SMS/MMS: o iMessage. As outras app podem preparar texto/fotos que é automaticamente inserido na caixa de texto do iMessage, que é claramente reconhecido e é preciso premir o “Enviar” . Não há SMS/MMS à socapa.

    1. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Tal como eu disse atras, ter-se liberdade implica um acréscimo de responsabilidade. No Android em caso de não gostares da aplicação de fábrica de SMSs tens a liberdade de utilizar uma aplicação criada por terceiros, é por isso que existe a permissão de enviar ler e editar SMSs. Infelizmente as pessoas querem ter a liberdade de fazerem o que querem com o telemóvel, mas não querem ter a responsabilidade de verificar o que estão a instalar. Só vêem uma coisa á frente, que é o botão instalar. Nem os comentários lêem. O sistema de permissões do Android é bem claro, está escrito numa linguagem que qualquer pessoa consegue perceber. Em baixo seque exatamente as permissões deste programa e como são apresentadas pela play store.

      Permissões da aplicação

      IQ Test requer acesso a:

      AS SUAS MENSAGENS
      Editar as mensagens de texto (SMS ou MMS), ler as mensagens de texto(SMS ou MMS)

      CHAMADAS TELEFÓNICAS
      Ler o estado e a identidade do telemóvel

      SERVIÇOS QUE IMPLICAM PAGAMENTO
      Enviar mensagens SMS

      COMUNICAÇÂO DE REDE
      Acesso total à rede
      Ver ligações de rede

      AS SUAS CONTAS
      Procurar contas no dispositivo

      Em caso de termos alguma dúvida sobre uma permissão temos a hipótese de clicar nela para termos uma descrição mais aprofundada. No caso do envio de SMSs é esta:

      Permite que a aplicação envie mensagens de SMS. Isto pode resultar em custos inesperados. As aplicações maliciosas podem fazer com que incorra em custos, enviando mensagens sem a sua confirmação

      Mais claro que isto só se o telemóvel desse um par de tabefes ás pessoas que instalam estes programas.

      Se as pessoas não têem a inteligência para perceber isto então sim, é melhor comprarem um iPhone por este ter um sistema extramamente fechado.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
        Benchmark do iPhone 5

        Em resumo, o que dizes é: quem não souber gerir as permissões está mais seguro com o iOS, o que deve abranger a maior parte dos utilizadores de smartphones.

        O que me arrepia um bocado é a distinção entre – inteligente, sabe gerir as permissões; não é inteligente, não sabe. A coisa dá para o torto, culpa dele, porque não é inteligente.

        Se inteligência fosse isso estávamos todos mal. Não tens antepassados inteligentes que não sabiam ler e escrever ?

        Mas de facto, percorre-se os comentários e é uma constante: “Mas que inteligentes e livres e geeks que nós somos porque sabemos gerir as permissões, e que burros são os do iOS que não têm permissões para gerir” (por acaso até têm, mais do que a conta, porque o iOS complexizou-se e para gerir as novas funcionalidades é preciso tirar um curso).

        A mim parecem-me mais geekezinhos (jaquinzinhos armados em carapaus).

        1. Avatar de Marco Pinheiro

          E não é verdade? O clássico utilizador seja do que for só sabe o qeq o botão “next” faz, alguem com cabeça sabe ler o qeq é importante.
          Quer queiram quer não, o iOS é um OS para burros… e esse é um caso para confirmares isso. Uma app bem intencionada e um utilizador com cabeça não pode instalar uma app que envie e receba mensagens diferente da app da apple, isso é normal? é o mesmo que perguntares a um pássaro se acha normal estar preso numa gaiola. Pensa nisso 😉

        2. Avatar de Nuno Vieira
          Nuno Vieira

          Eu fiz menção á inteligência de propósito para ser insultuoso. Porque o caso de as pessoas não gerirem as permissões, não é algo que tenha a ver com a inteligência ou com a capacidade de as gerir, mas sim com a falta de preocupação e a atitude que as pessoas têm em relação á segurança (isto é até terem sido burlados). Até a minha mãe consegue gerir as permissões no telemóvel dela, e ela sabe tanto de tecnologia como eu sei de costura.

          O meu anterior comentário não foi nenhum tipo de ataque aos utilizadores de iPhone. Se eu feri a suscetibilidade de algum utilizador de iPhone, as minhas sinceras desculpas.

          1. Avatar de So_true
            So_true

            Cada um só enfia a carapuça que lhe serve e ás vezes quando temos a cabeça pequena mas nos queremos armar em cabeçudos, que até sabemos o que é um benchamrk (ou não), acabamos por enfiar umas quantas.

          2. Avatar de Benchmark do iPhone 5
            Benchmark do iPhone 5

            Ó So+/-true

            Coça onde dói que isso passa.

          3. Avatar de So_true
            So_true

            Coçar onde dói? Como diz o outro, “estamos sempre a aprender”…

  25. Avatar de w4r3zguy
    w4r3zguy

    uma app para medir o QI… só faz o que lhe compete, prova que as pessoas são burras… e ainda se queixam? o.o

  26. Avatar de AndreFSantos
    AndreFSantos

    Um verdadeiro teste de QI!

    Vou já aprender a programar algo identico.

  27. Avatar de António Coutinho
    António Coutinho

    Quem caiu nesta “esparrela” tem a confirmação do seu baixíssimo QI. Aprendam a deixarem de ser “Tótós” e talvez cresçam mentamente!

  28. Avatar de Pedro Pinho
    Pedro Pinho

    Não é por este mesmo motivo que deveria ser feito um teste as aplicações colocadas no market em vez de deixarem entrar tudo o que é novo e que os utilizadores la tentam meter? Enquanto não houver controlo nas aplicações que são disponibilizadas isto vai sempre acontecer.

    Cump

  29. Avatar de Miguel
    Miguel

    Por muito que se fale é nestes “pequenos” pormenores que o iOS é diferente e, na minha opinião, mais seguro.

    Desenvolvi à pouco tempo uma APP para iOS que tinha de comunicar via SMS (gprs) com um equipamento instalado num veículo. Acontece que a Apple coloca restrições em quase tudo que tenha a ver com SMS, só podes enviar uma SMS usando a app nativa do SO e além disso o utilizador tem sempre de ser ele a carregar no “enviar”.

    Para receber é idem aspas. Só abres SMS na app nativa. Claro que com uma framework privada isso é ultrapassável mas também a app não é aprovada.

    Cumprimentos

  30. Avatar de Vini
    Vini

    Testar QI???…Fazer um concurso público, fazer uma faculdade….Isso sim é teste de QI 😀

    1. Avatar de ThatFace
      ThatFace

      true story.
      Q.I. ganha-se com estudos, não com aplicações android.

  31. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Esta aplicação que rouba dinheiro à descarada é patrocinada pela Assembleia da Republica.

    1. Avatar de okapi
      okapi

      Não vejo onde a Assembleia da Republica tem haver com a aplicação mas em fim agora é moda atribuir culpas por tudo e por nada à AR ou PR. Eu diria que quem patrocina a aplicação são os palermas que caem nela, porque se não houvesse otários, ela nem era lembrada.

  32. Avatar de Alberto

    Uma vergonha meus amigos, é o que vos digo! De tal maneira que fartei-me do “Android” como “Smartphone”. Agora só no “Tablet”!

    E fui mais longe, ressuscitei o velhote “Nokia E65” (o tipo tá a precisar de uma nova bateria), e ando com ele como telefone normal e SMS com teclado a sério/palpável!!

    O “smartphone” anda ali comigo com o wireless ligado para a net, mails, skype etc e com o bluetooth ligado qd ando de carro, para pôr ali umas músicas a tocar!Mas o cartão de telemóvel, adeus!
    Acabou-se a papa doce, chiça penico!
    Ou então… ainda peço a alguém que me demonstre que estas e outras “coboiadas” não acontecem com o iphone!
    Isto cansa! ainda por cima dá a sensação que os fabricantes estão simplesmente nas tintas para o pessoal.

    1. Avatar de Collins
      Collins

      Por acaso, o acabar com o cartão é a melhor solução. Não há phone, nem sms, nem msm. E viva o antigo LG Pop.

  33. Avatar de Cesar Oliveira

    Confesso que não dá para entender o motivo desta publicação no pplware.

    Será isto alguma perseguição particular ao autor da app ?

    1. Avatar de Marco Pinheiro

      Informação? Acho que o pplware não é só um site de coisas boas, faz todo o sentido que isto aqui esteja, principalmente porque está ligado à tecnologia.

    2. Avatar de PR
      PR

      Alertar a malta sobre fraudes não é motivo suficiente?

  34. Avatar de João Cardoso

    Eh pá pronto… primeiro se alguém precisa de testar o seu QI é porque tem dúvidas do seu. E se dúvidas existissem eis que aceita uma app que envie sms por si. Muito bom.

    Mudem para um Nokia Lumia e deixam de ter esses problemas 🙂 É que no Windows Phone as apps não conseguem enviar SMS sem que o utilizador confirme que quer enviar a SMS no momento que está a enviar. Esse tipo de Burlas nunca teria grande hipótese de acontece 🙂

  35. Avatar de Claudio Oliveira
    Claudio Oliveira

    Desde o dia 25 de Agosto de 2013 que as chamadas de valor acrescentado estão barradas por defeito.
    Presumo que os sms também.
    Ver aqui:
    http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=858826

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Não, nos SMS de valor acrescentado o que aconteceu foi isto:

      – antes da Lei 42/2013, em vigor a partir de 17 de agosto deste ano, todos os SMS de valor acrescentado estavam barrados.

      – Com a lei, os de prefixo 69-Eróticos (e os 62-Continuados, mas não tenho a certeza) – continuaram barrados. Só passam a não estar barrados a pedido expresso do utilizador ao operador

      – Os 61-Donativos e os 68-Comerciais (e não sei se os 62) – não estão barrados e só são barrados a pedido do utilizador ao operador.

      A lei:
      http://dre.pt/pdf1sdip/2013/07/12600/0388403885.pdf

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
        Benchmark do iPhone 5

        Só um pormenor, os SMS de valor acrescentado têm particularidades que não têm as chamadas de valor acrescentado.

        Obviamente os SMS/MMS de valor acrescentado podem originar chulice, como a participação em concursos e afins. Mas como em tudo, não se fecha o totoloto porque a generalidade das pessoas perde dinheiro.

        E podem ser “perfeitamente” legítimos como meio de pagamento: “Mande cinco SMS para o número 68x yyy zzz e receberá em sua casa esta magnífica esferográfica BIC com o seu nome gravado. Custo de cada SMS €10” 😉

        Cá por mim a alteração foi contrapartida de um negócio com as operadoras. Diz o Governo: “Vocês têm que nos comprar as licenças do 4G por x porque estamos a precisar do dinheiro”. Dizem as operadoras: “Eh pá, isso é muito caro. Ainda se ao menos nos deixassem explorar o filão dos SMS de valor acrescentado …”

  36. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    Que manda também a Play Store ser a casa da mãe Joana?

    Os devs fazem o que querem e bem entendem nessa loja de aplicativos “muito diferente da App Store”.

  37. Avatar de jgt
    jgt

    Acham tudo normal.
    Depois admiram-se de BPNs, BPPs, SWAPs….

  38. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Acho que “foi-se” do Google Play.
    Por baixo da imagem do post há um link em “Chama-se IQ Test, é uma aplicação … “.
    O link devolve agora “Not Found”.

  39. Avatar de miguel
    miguel

    iOS forever, bitches!

  40. Avatar de Sl1g
    Sl1g

    Concordo, uma grande fraude.

    O utilizador pensa que vai resolver um questionário para saber o seu QI mas o verdadeiro teste está na instalação da aplicação. xDD

  41. Avatar de Tia aos saltos
    Tia aos saltos

    Esta app tem tanto d fraude como Portugal inteiro.se a app informa e pergunta ao utilizador se quer aderir o user ‘e que tem k ler a info toda ate ao fim.
    As pessoas continuam a fazer seguinte seguinte seguinte e nao leem a informaçao ke e apresentada no ecra..depois queixam.se.

  42. Avatar de joao cunha
    joao cunha

    He pessoal ta tendo gente que tem internet de borla sem pagar nada, atraves de um aplicativo, ele te da internet 3g ilimitada, da para usar facebook whatsap e navegar pela internet, so nao podes fazer chamadas e receber sms nem enviar quando o aplicativo esta ativo. Em Lisboa estao vendendo esse apk a 50 euros aproveitam pessoal ja no porto e coimbra o preço esta de 80 euros.

  43. Avatar de Rohan
    Rohan

    Desde o dia 25 de Agosto de 2013 que as chamadas de valor acrescentado estão barradas por defeito.
    Presumo que os sms também.
    Desde o dia 25 de Agosto de 2013 que as chamadas de valor acrescentado estão barradas por defeito.
    Presumo que os sms também.