Android Wear recebe actualização para ser mais autónomo

11 Comentários

Os dispositivos wearable têm estado a ocupar o seu espaço e a tornar-se um objecto de dia-a-dia, sempre com uma utilidade relativa, mas que muitos conseguem já ver.

A Google tem estado a dirigir os desenvolvimentos desta nova linha de produtos ao desenvolver e actualizar o Android Wear, que lhes serve de base aos dispositivos mais conhecidos.

Depois de várias actualizações que surgiram, chega agora mais uma, que vem dar aos smartwatches ainda mais liberdade e mais autonomia.

android_wear_1

Esta nova versão vem dotar os equipamentos que correm Android Wear de novas funcionalidades e de novas capacidades. O objectivo é claro e pretende dar a estes equipamentos a capacidade de conseguirem competir de forma mais directa com a proposta da Apple neste campo.

Com a chegada do Apple Watch e de uma verdadeira concorrência, fora do seu universo limitado, é hora dos equipamentos com Android Wear começarem a ter acesso a pequenas funcionalidades que os melhoram.

As principais novidades desta versão centram-na em pontos chave para o Android Wear e que vêm complementar o que estava já disponível.

Falamos em concreto da capacidade que agora existe dos smartwatches terem ligações wifi. Depois da possibilidade de utilização de GPS e de música em modo offline, esta novidade vem dar ainda maior autonomia ao Android Wear, que passa agora a poder comunicar com o smartphone à distância, bastando que haja uma rede wifi para que ele se ligue.

alwayson_500

Se um dos problemas dos smartwatches é a pouca duração da bateria, o Android Wear quer combater isso. Para tal conta agora com um modo que permite que as aplicações continuem a ser visíveis, mas que com o escurecer do ecrã seja possível poupar alguma energia.

Tal como acontece no ecrã das horas, também as aplicações passam a estar escurecidas, não se desligando o ecrã sempre que o utilizador deixa de activamente olhar para ele.

Mas porque a expressão de emoções é algo que também queremos fazer de forma rápida, o Android Wear passa a permitir que desenhemos emojis como resposta a mensagens.

Mais rápido está também o acesso às aplicações presentes nos smartwatches, que agora podem ser chamadas com um simples toque no ecrã.

quick2_emoji_reply_blogapps_people_actions_250x250

Por fim, e para simplificar a utilização do Android Wear, agora basta rodar o pulso para também as notificações serem rodadas e apresentada aos utilizadores. Este movimento era já usado para ligar o mostrador do smartwatch.

A nova versão deverá chegar aos smartwatches nas próximas semanas, sendo disponibilizada uma actualização por cada um dos fabricantes para os seus equipamentos.

O primeiro a receber a nova versão será o LG Urbane, que chegará aos consumidores com ela já instalada. Os restantes serão progressivamente actualizados.

São novidades interessantes e que vêm dar aos fabricantes a possibilidade de criares equipamentos mais complexos e mais completos, adaptando-se ao que os utilizadores pretendem.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blueparty
    Blueparty

    Todos serão dotados de wifi? Onde se escolhe a rede a ligar? Fazia sentido que fosse no próprio relógio.

    1. Avatar de Daniel de Melo
      Daniel de Melo

      Não são todos. São apenas o que dispõem de processador adequado e antena.

      Como exemplo, temos o LG G Watch R. Tem o processador, tem a antena mas neste momento com a versão de Android Wear disponível as redes sem fios não funcionam. Quando for disponibilizada a actualização, passará a funcionar. E sim, ligar-se-à através do relógio. Não faz sentido de outra forma.

      1. Avatar de Blueparty
        Blueparty

        O Moto 360 e o Gear Live têm antena?

        1. Avatar de Ricardo Pontes
          Ricardo Pontes

          O Moto 360 penso que sim. A ladyada desmontou o 360 e o chip do bluetooth é para wifi também, e partilham a antena.
          O gear Live não sei.

  2. Avatar de FG
    FG

    Deviam também receber uma atualização também para não serem tão feios, tão sem piada…

    1. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Nice try.. XD

    2. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      O moto 360 não é feio :s

      1. Avatar de FG
        FG

        Nas fotografias parece bonito, na realidade, não é… Depois aquele risca em baixo…

        1. Avatar de Krasy
          Krasy

          o pneu furado keres dizer 😛 eu cá adoro o meu lg R

      2. Avatar de Vítor M.

        O Moto 360 é dos mais bonitos mesmo. Contudo, está a precisar de uma “nova versão”!

  3. Avatar de Andre
    Andre

    O LG G Watch R, não vai ter Wifi:

    [http://phandroid.com/2015/04/21/lg-g-watch-missing-wifi/