Android N terá multi-tarefa e poderá correr aplicações lado a lado

64 Comentários

Quando a Google lançou o Pixel C mostrou que também sabe criar tablets preparados para a produtividade. Agora que chegou ao mercado, ficou claro algo que há muito se falava. O Android não está preparado para estes equipamentos.

Mas a Google está já a trabalhar para resolver essas limitações e a próxima versão do Android deverá resolver todos esses problemas.

pixel_c_0

A opinião de quem já testou o Pixel C é unânime num ponto. Este é provavelmente um dos melhores tablets que existem para trabalhar e o hardware que a Google colocou nesta máquina consegue estar à altura.

O seu único problema está no sistema operativo escolhido, o Android. A falta de algumas funções básicas deita por terra este tablet e o que pretendia alcançar.

Este não será um problema que ficará muito tempo sem resposta pois a Google está já a atacar dois pontos essenciais, a multi-tarefa e ter multi-janelas ou, como é o caso, colocar aplicações lado a lado.

Esta informação surgiu num AMA no Reddit, onde uma equipa da Google respondeu a questões sobre o novo Pixel C.

We’re working hard on a range of enhancements for Android in this form factor.

There are many things, like multi-window, that we’ve been spending a lot of time on — hopefully we can share more about this soon.

We’re working on lots of things right now for N that, of course, we wish we had, you know, yesterday.

But we’d spoil the surprise of N if we shared all of them. Split screen is in the works!”

Para além de reconhecerem as lacunas do Android para este tipo de dispositivos, mostraram que estão empenhados em criar todas as funcionalidades necessárias para o sucesso do Pixel C, devendo estas chegar com o Android N, a nova versão.

pixel_c_1

A utilização de janelas lado a lado não é uma novidade no campo dos tablets. Já existem desde o Windows 8 e a Apple introduziu-o quando lançou o iOS 9 e o iPad Pro.

A Google é que tem deixado de fora esta funcionalidade, mesmo sendo substituída por alguns fabricantes que o implementaram no Android.

Com o Pixel C a Google finalmente entendeu a sua necessidade e por isso vai apressar-se a colocá-lo na próxima versão do Android, mais ajustada aos tablets e às suas necessidades.

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bossa Nova
    Bossa Nova

    O meu note 10.1 já com uma certa idade tem janelas lado a lado, e corre Android.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      “A Google é que tem deixado de fora esta funcionalidade, mesmo sendo substituída por alguns fabricantes que o implementaram no Android.” penúltima frase,
      A SAmsung implmentou isso .

      1. Avatar de Mylittlelife
        Mylittlelife

        E a LG em alguns modelos.

        Eu tenho um Samsung com essas funções e funciona muito bem sem soluços, e já são mais dumas 30 Apps que suportam.

    2. Avatar de Vítor M.

      A Samsung foi das primeiras a integrar isso sim e com boa qualidade, lembro-me do Galaxy Note que era fluído com as janelas lado a lado.

      1. Avatar de Andr8
        Andr8

        Era fluído?

        Apps não suportam isso, que é que interessa ser fluído? Isso é o mínimo…

        1. Avatar de Bossa Nova
          Bossa Nova

          Querias jogar dois jogos lado a lado? Não suporta, claro, seria estúpido!
          Mas as que importam suportam, acrobat reader, youtube, snote, chrome, gmail, etc… Até tens o facebook, que os ifans tanto gostam, que mais queres?

          1. Avatar de Andr8
            Andr8

            Não suportam do ponto de vista, que a Interface não foi pensada para se adaptar a isso!

          2. Avatar de Bossa Nova
            Bossa Nova

            Não sinto problemas com o interface, nem sei que possíveis problemas estás a sugerir.

        2. Avatar de Diogo Santos
          Diogo Santos

          Sim é fluido, ainda uso o Note 1

          1. Avatar de Pedro rodrigues
            Pedro rodrigues

            Nem o note 4 e fluido, o 1 entao…tretas so lag

        3. Avatar de Mylittlelife
          Mylittlelife

          Bom, a maioria das Apps da Google, players, browser, rss, WhatsApp, Evernote, calculadoras, office, email e muitas outras suportam. Queixas-te? Eu não 🙂

          Como SO de Tablet para trabalho ninguém me tira o Windows (comprei um surface pro 3 novo com teclado do pro 4 por 800 Euros em promoção fora do país).

          1. Avatar de Andr8
            Andr8

            A maioria das Apps da Google, nem versão Tablet têm!

            Sabem lá do que falam!

          2. Avatar de Rei
            Rei

            surface, lumias n tem apps, por isso iphone e ipad vendem como a ms nunca vendera

  2. Avatar de Marco
    Marco

    mas mas o android não era multi tarefa e n sei mais o quê?
    afinal são androids alterados…..

    1. Avatar de Joao Magalhães
      Joao Magalhães

      Então não é rapaz, basta carregar um botão e abre todas as tuas tarefas.

      1. Avatar de Andr8
        Andr8

        LOL… isso é que é multi-janelas?

    2. Avatar de JBM
      JBM

      isso não é suposto ser mencionado, tal como não é suposto mencionar que mesmo nos alterados essa modificação cria alguns problemas com muitas aplicações por não terem sido desenhadas a pensar nisso. Nem mencionar as outras críticas feitas nas análises ao Pixel C e a outros tablets Android, como a reduzida oferta de aplicações com interfaces tiram todo o melhor proveito do tamanho de ecrã dos tablets, longe de ser a melhor solução produtiva.

    3. Avatar de Pedro rodrigues
      Pedro rodrigues

      No reino dos tablets nada bate um ipad air ou pro, os androids ja passaram de moda

      1. Avatar de Andr8
        Andr8

        Android é um brinquedo de 50€ para dar aos bebés para comer a papa.

        1. Avatar de diogorocha
          diogorocha

          E um ipad é um brinquedo de 500…

          1. Avatar de Rei
            Rei

            brinquedo? Ao menos tem qualidade, ja o android ui

      2. Avatar de Bossa Nova
        Bossa Nova

        Sempre “batatas com arroz” é que já passou de moda, tens de arranjar outras…

      3. Avatar de Dedo Maroto
        Dedo Maroto

        E não há nada como andar na moda. Custe o que custar.

    4. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      O artigo confunde multi-task com multi-window.
      O Android nasceu multi-task, apenas lhe faltava a parte multi-window (algo que vários fabricantes e ROMs de terceiros disponibilizavam).

      1. Avatar de Vítor M.

        Estás errado não confunde nada. Actualmente, o multitask coloca umas apps em pausa para mostrar outras… tens de ler mais não estás com informação correcta em teu poder:

        Multitasking aside, app support has also been lacking when it comes to Android tablets in general, with many developers using automatic layouts to blow up their phone UIs to a larger screen. “We’re spending a lot of time working with developers to get better and more awesome tablet apps,” says Murphy. “But it is definitely a chicken-egg problem, and we think a key driver is awesome hardware, like the Pixel C.” With the device’s mixed reception, however, it’s clear that Google itself hasn’t quite done enough to support it on the software side — the company will be expected to make major tablet improvements with Android N.

        Não é nada como estás a dizer. O multi janela, como referimos no texto, janelas lado a lado, somente agora como o “novo” multi-task ou multi tarefas é que é possível, mas só agora, como referem os responsáveis da Google.

        Como referes, exige-se a ti, mais estudo para contrariares os argumentos.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Em que é que esse teu quote em Inglês, rebate o que ele disse acerca do multitasking? Aliás, esse teu quote começa até por dizer “multitasking aside” (multitasking à parte ou à parte do multitasking, caso não tenhas percebido) e depois fala da falta de suporte das apps para Tablet, pois muitos devs limitam-se a esticar as apps para um ecrã maior.

          UI à parte, o multitasking do Android hoje em dia é mais do que isso que dizes (colocar umas apps em pausa para mostrar outras). Com o Android 5 a Google introduziu as “actividades concorrentes”.
          “With Android 5.0 Lollipop, Google has come up with a solution—not only for email, but for any mobile app where you might juggle multiple tasks. It’s called “concurrent activities,” and it’s sort of a mobile spin on how desktop software allows for multiple windows of the same program.”

          1. Avatar de Vítor M.

            Exactamente, eles evitam porque não funciona, como o sistema não está optimizado para ecrãs grandes, eles apenas esticam as apps, o que não faz um sistema agradável. Diz tudo esse quote. Não é preciso ir a Roma para ver o Papa. Actualmente, embora seja mais que “colocar em pausa”, é essencialmente isso na generalidade (tarefas menores, tal como eles explicam), isso na generalidade é assim que funciona, por isso os engenheiros da Google, na nova versão, tal como eles afirmam, querem um Android N com novo multi-tarefas.

            Está de fácil percepção, e repara, porque razão até hoje, aquilo que vimos por exemplo a partir do Galaxy Note 4, não vimos em todos? Porque o Android é limitado. O multitask é limitado. Segundo o que lemos no artigo, no Android N teremos novidades.

          2. Avatar de JBM
            JBM

            nesse texto citado ao referirem multitasking estão a falar sobre poder usar pelo menos duas aplicações lado a lado

        2. Avatar de Bossa Nova
          Bossa Nova

          Como é que então corro em duas janelas o youtube, sem pausas, enquanto navego num browser?

        3. Avatar de Mylittlelife
          Mylittlelife

          Vítor M., não o estou a entender: se eu no Android posso executar várias Apps ao mesmo tempo sem meter em pausa, e também ter janelas lado-a-lado sem nenhuma delas estar em pausa (isto desde o Android 4.3 em smartphones LG e Samsung), qual o conceito de multitasking e multijanela que falta?

          Eu numa box Android posso ter uma App a descarregar coisas do NAS em background, outra a fazer vpn, outra a servir samba, outra a copiar ficheiros e ao mesmo tempo o Kodi con um filme, e nenhuma delas pára. Qual o problema?

          1. Avatar de Pedro Simões

            Isso são implementações de terceiros e que não estão disponíveis para todos, logo não tem comparação. Se estiver no Android, de forma nativa e acessível a todos então pode ser considerado uma funcionalidade do Android. E é disso que aqui se fala.

          2. Avatar de Bossa Nova
            Bossa Nova

            Então esses terceiros não são Android… Não se esqueçam disso na altura de contar os terminais que já têm a última versão do Android.

    5. Avatar de Bossa Nova
      Bossa Nova

      Quando é para contar os aparelhos atualizado com a última versão do Android qualquer zingarelho que corra Android conta, na altura de falar de funcionalidades só os devices da Google, com android puro é que contam, haja coerência!

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Essa coerência tens de pedir as marcas e a Google.

      2. Avatar de JBM
        JBM

        estás a falar de algo que para funcionar a 100% requer suporte nativo do sistema e adopção pelas aplicações das APIs correspondentes. Querer que soluções proprietárias seguidas só por algumas aplicações, só nalguns aparelhos e diferentes entre marcas, seja visto como suporte alargado do sistema é que seria incoerente. Seguindo essa linha de raciocínio então o iOS também já tinha suporte por jailbreak.

  3. Avatar de Pedro rodrigues
    Pedro rodrigues

    Entao o ios limitado ja tem isso ha 1 ano e o android ao vai ter em 2017 para 10 pessoas que tiverem update? Por isso e que nao troco o “limitado” ios por nenhum outro ( ah e tal e caro mas isso n e problema para mim)

    1. Avatar de Delta
      Delta

      Ainda bem que não é problema para ti, mas para quem quiser ter um SO para produtividade e com multi janela tem o Windows… E já há uns anitos que está nos tablets.

      1. Avatar de JBM
        JBM

        Oferta de aplicações Windows para o formato tablet ainda deixa muito a desejar quando comparado com o que se consegue no iOS

        1. Avatar de Felipe Teixeira
          Felipe Teixeira

          Já sabemos que deixa tudo a desejar quando não te agrada, tenta nao repetir a mesma porcaria sempre que vens aqui.

          1. Avatar de JBM
            JBM

            estás a querer dizer que existe no Windows + aplicações adaptadas ao formato tablet do que no iOS? Contar aplicações que necessitam de rato não me parece que entre na definição de adaptado

          2. Avatar de JBM
            JBM

            Então estás a defender que existem mais aplicações adaptadas ao formato tablet para windows do que iOS? Aplicações com necessidade de rato não parece que encaixem na definição de adaptado

          3. Avatar de JBM
            JBM

            Então estás a defender que há um maior número de aplicações adaptadas ao formato tablet para windows do que iOS? Aplicações com necessidade de rato não parece que encaixem na definição de adaptado

        2. Avatar de Mylittlelife
          Mylittlelife

          JBM, se eu posso ter num tablet de 12″ um verdadeiro SO como o Windows, vou gastar dinheiro num brinquedo com iOS? Nop

          1. Avatar de JBM
            JBM

            tu gastas o dinheiro como bem entenderes, mas não venhas dizer que tens melhores aplicações para usar como tablet

          2. Avatar de Rei
            Rei

            gastar 1500euros num tablet com ventoinhas e 6h de ventoinha sem apps..goodluck

        3. Avatar de Balmer
          Balmer

          Só podes estar a brincar. Queres comprar as aplicações disponíveis para Windows com um SO de dispositivo móvel?

          “Ah e tal, mas não está adaptado para ambiente sem rato e-”

          Já sabemos que tu só tentas puxar pelos miolos quando é para tentar defender a Apple, e geralmente falhas.
          Diz-me lá o que fazes tu no iOS que seja complexo como o que fazes no PC em aplicações, e como fazes essas operações. Fala-me lá da produtividade no iPad e afins, nas folhas de calculo e tal. Clicks, swipes e long-presses (ou hard presses)?

          Já pensaste que talvez, só talvez, o Windows já há muito tempo estivesse preparado para trabalhar num ambiente onde não tens um rato e usas em vez disso um ecrã tactil?

          Não é preciso haver aplicações adaptadas porque consegues trabalhar nelas de forma tão pratica como no computador ou num iPad; se tiveres um dispositivo que trabalhe com canetas multi-funções ainda melhor.

          1. Avatar de JBM
            JBM

            Lá vem a história do TabletPC. Parece incrível como continuam a confundir o paradigma falhado do interface do TabletPC com o interface funcional táctil criado com o iPad. Necessitar de caneta para conseguir usar o interface básico é algo que já foi bem demonstrado não ser funcional/produtivo para um tablet.
            Produtividade não é só estar sentado com o ecrã e um rato à frente, produtividade é também poder facilmente trabalhar noutras condições, e é aí que o interface das aplicações tem que se adaptar para algo diferente dum desktop. É nessas condições que se encontram neste momento melhores aplicações para o iPad.

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            A caneta num tablet não é funcional?? Por isso é que o iPad Pro tem, basicamente está a seguir as pisadas do Surface Pro…

          3. Avatar de JBM
            JBM

            saber prestar atenção é uma ferramenta importante na vida!
            Necessitar de caneta para … usar o interface básico … não ser funcional/produtivo.
            E isto quando falam que não é preciso aplicações adaptadas, que se usa uma caneta, repetindo um dos problemas crónicos com os TabletPC e os interfaces dos smartphones anteriores ao iPhone.
            O Pencil no iPad não é necessário para usar o interface básico. É um instrumento extra para trabalhos muito específicos.

      2. Avatar de Andr8
        Andr8

        Pois tem o Windows, mas Android não tem!

        Já tem multi-janela na Apple desde 1983!

        1. Avatar de Balmer
          Balmer

          E ainda assim, o Android viu primeiro uma versão funcional do multi-window antes do iPhone. A Apple até inova, mas só quando o fogo lhe chega ao rabo.

        2. Avatar de alibaba
          alibaba

          copiado da xerox!

    2. Avatar de Bossa Nova
      Bossa Nova

      Então e o meu note que já tem isso há 3 anos, não será Android? Será iOS e eu não sabia?

  4. Avatar de Andr8
    Andr8

    O Android tem de comer muita sopa…

    Muitos dizem “ai o meu XYZ tem”… pois, mas depois põe as janelas, e as Apps não se adaptam, fica-se a ver os botões, e nada de conteúdo!

    Enquanto isso, a Apple mexeu-se, e adoptou um sistema escalável, que se adapta a qualquer tamanho, desde o iPhone 4S ao iPad Pro, e tudo no meio, como o multiwindow do iPad.

    1. Avatar de Bossa Nova
      Bossa Nova

      Enquanto isso só dizes aldrabices!

  5. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Para mim, o ipad continua a ser o melhor tablet pelo simples facto de as aplicações serem desenhadas especificamente para ele.
    Os tablets com android são bons, mas temos sempre aquela sensação de que o SO está completamente feito para Smartphone simplesmente é escalado para uma resolução maior :/
    Acho que a google deveria separar a playstore em 2 plataformas obrigando assim os dev a desenvolverem apps especificas para tablets para se conseguir tomar realmente partido de um ecrã de 10″ 😉

    1. Avatar de Benchmark do Surface Book
      Benchmark do Surface Book

      Não é necessário isso. Basta vê a Apple.

    2. Avatar de Bossa Nova
      Bossa Nova

      Os iPads são muito bons, mas cada vez vendem menos…

      1. Avatar de Andr8
        Andr8

        Tal como os outros tablets.

        E dentro do mercado dos tablets, os iPads cada vez voltam a representar mais % de vendas.

        Mesmo com os tablets de $30 do Android…

      2. Avatar de Rei
        Rei

        Vendem menos porque deixam as pessoas satisfeitos ao serem atualizados, o teu note passado 6 meses nem updates tem e o lag que se conhece leva as pessoas a comprar outro.

      3. Avatar de Bossa Nova
        Bossa Nova

        O meu note tem 3 anos e está atualizado, o lag que os ifans tanto falam nunca apareceu, continuo à espera dele, se só o trocar quando aparecer, estou tramado.

    3. Avatar de Balmer
      Balmer

      Não há razão para separar a playstore. Se um dev quiser que uma dada app tenha uma versão para smartphone e tablet pode ter, embora ainda se veja muitas aplicações com versões distintas na store o que em algumas situações como com o meu Padfone era ligeiramente chato, já que para tirar o maior proveito do modo tablet precisava de uma app, e para modo smartphone precisava de outra; outras aplicações no entanto detectavam perfeitamente se eu estava a usar o telemóvel ou a tablet e abriam a versão adequada.

      É mais uma questão de preguiça dos devs aqui e a isso não há muita volta a dar.

      1. Avatar de JBM
        JBM

        Não tem nada a ver com preguiça dos devs mas com a situação da plataforma Android em tablets. Fragmentação no sistema operativo, variedade de tamanho e resolução de ecrã, diferente hardware, e políticas da Google para tablets para interface e loja. Desenvolver para tablets tem muitos mais custos e é muito mais exigente do que para smartphones, e é necessário retorno económico para compensar esses custos, não é como vender aplicações para smartphone a 1 euro ou esperar que a publicidade pague todas as contas.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          Já para n falar na pirataria