Android recolheu localização de utilizadores sem autorização

37 Comentários

A Google sempre teve problemas com a privacidade e com a recolha não autorizada de dados no Android. Por muito que a empresa tente resolver os seus problemas, existem sempre novas falhas que trazem este assunto para o centro das atenções.

Uma nova questão foi lançada e mostra que a Google recolhe a localização dos utilizadores Android, mesmo depois destes indicarem que não pretendem que a empresa registe esta informação.



O que foi revelado agora é grave e mostra que desde o início do ano a Google está a recolher informações sobre a localização dos smartphones Android, mesmo quando estes não têm qualquer cartão SIM inserido ou o GPS ligado. Para além disso, e contra a vontade dos utilizadores, estes dados são passados para a Google mesmo quando há uma indicação clara de que não devem ser registados.

Quem revelou esta informação foi o site Quartz, que investigou de forma exaustiva a forma como a Google recolhe informação. Do que foi descoberto, estas informações passaram a ser enviadas para a Google desde que foi feita uma atualização do serviço Firebase Cloud Messaging.

Este serviço passou a recolher a identificação das antenas de telemóvel próximas, enviando-as depois para a Google quando os equipamentos se ligassem a uma qualquer rede Wi-Fi. Com essa informação é depois simples descobrir a localização dos utilizadores, recorrendo à triangulação.

A Google, depois de contactada pela Quartz, admitiu o problema e revelou que a sua intenção era apenas melhorar os tempos de entrega de mensagens e que este é um efeito colateral desta alteração. Avisou ainda que os dados recebidos eram de imediato eliminados e que nunca foram usados para qualquer fim.

Para eliminar este problema de forma permanente, a Google vai até ao fim do corrente mês proceder a uma alteração nos seus sistemas e lançar uma atualização para que a informação que até agora era recolhida deixe de o ser.

Não é muito lógico como a identificação das antenas de telemóvel possa ajudar a Google a melhorar a velocidade das entregas de mensagens, mas a verdade é que mais uma vez a informação dos utilizadores esteve a ser recolhida, sem a autorização destes e para fins que não se sabem bem quais realmente seriam.


Ganhe um iPhone X

 

Passatempo Pplware/KuantoKusta: Ganhe um iPhone X (256 GB)

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de int3
    int3

    Google transito é também baseado no GPS.
    🙂

  2. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Olha a novidade é igual a qualquer movel com gps ou o windows 10 so não sabem se nao quiserem

    1. Avatar de pedro
      pedro

      Uma coisa é nao saberem se não quiserem… Outra é saberen porque querem. A google é uma parasita. A sua fonte de negocio é mesmo tratamento de informação recolhida para venda com desculpas de melhoria de serviços. A google futuramente vao ter de dizer de forma bem explicita para que é que quer determinada informação pessoal, sem rodeios e tretas de melhoria dos serviços do utilizador. Se eu nao usar GPS ou o google maps no Equip, a google nao tem nada de saber onde ando.

      1. Avatar de Cocand
        Cocand

        A Google é uma parasita e nós adoramos todos os serviços gratuitos deles em troca dessa informação… A mim não me aquece nem arrefece!

        1. Avatar de vinicius
          vinicius

          Em tempos que não se tem mais privacidade, prefiro usar os bons serviços dela com tudo que tem a oferecer

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Não se tem porque as pessoas preferem os serviços gratuitos. Quando és a causa, não te podes justificar como sendo inevitável.

  3. Avatar de Warp
    Warp

    Na Google nós só,os o produto, não o cliente.
    Por alguma razão o Google consegue prever a quantidade de pessoas num estabelecimento a qualquer hora (ex IKEA), o trânsito mesmo sem ter câmaras, por onde andas e com quem andas baseado nas coordenadas embebidas nas fotos e detecção de faces, do que gostas baseado na tuas buscas, etc.
    Roubar a nossa localização em tempo real é apens uma parte do que eles sabem sobre nós.
    Estão-se nas tintas para a nossa privacidade, e parar sermos sinceros a maioria de nós já se habituou.
    Quem quer um pouco mais de privacidade sugiro que saia do universo Android.

    1. Avatar de Warp
      Warp

      (somos) sorry a gafe… telemóvel

      1. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        Android…? 😀

    2. Avatar de Helder Vaz
      Helder Vaz

      Claro, os outros universos não usam as mesmas tecnologias!!!

      1. Avatar de IKAROS
        IKAROS

        Por acaso não. Só um exemplo:
        Na Apple, por ex, as fotos vão para a nuvem encriptadas por isso eles não têm acesso ao conteúdo, e a análise do conteúdo (cenario, faces) é feita no próprio telemóvel, e não é enviado para a Apple.
        Mesmas tecnologias, privacidade bem diferente!

        1. Avatar de Helder Vaz
          Helder Vaz

          Claro, encriptação…

          A Google não usa encriptação só a Apple é que encripta os dados que são enviados pelo equipamento!!!

          Aconselho te a pesquisar um pouco sobre encriptação o que é e como funciona!!!!

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Helder, informa-te melhor. A meu ver, estás a misturar as coisas e a falar da boca para fora, sem ajudar à conversa. O único que perde nisto és tu.

        2. Avatar de Helder Vaz
          Helder Vaz

          Para te dar uma ajudinha fica aqui um link onde a Apple admite ter acesso aos conteúdos se necessário for!!!

          https://www.apple.com/privacy/government-information-requests/

      2. Avatar de luis santos
        luis santos

        usam. com autorização do utilizador. no android, usam sempre, quer o utilizador queira ou não, como se demonstrou.

    3. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Tens razão. Infelizmente…
      Desde que me apercebi que eles conseguem traçar um mapa dos sítios onde estou/passo com uma muito boa exactidão das horas a que isso acontece!
      Ainda vou fazer reviver o meu velhinho Nokia! 🙂

    4. Avatar de pedro
      pedro

      Uma coisa é recolher dados quantitativos de telefones Android e fazer essas previsoes. Infelizmente tem a outra parte que liga associa o n. Telemóvel a uma conta pessoal. Portanto sabem que contas onde andam. E depois tem os conteúdos de email. O cruzamento de dados identifica a pessoa. E esses dados servem para dar publicidade personalizada e da por isso vendidos. Se eu para entregar um simples nome de um trabalhador da empresa a uma entidade externa que o vai formae tenho de lhe pedir autorização personalizada, esta parasita de dados nao tem de fazer reserva de direito nenhum quando a pratica conforma ilegalidades com a legislação europeia que irá pagar bem caro se não mudar. Quem quiser ser parasitado nao lhe aquecendo ou arrefecendo a situação, é a sua decisao.

    5. Avatar de Diogo Carvalho
      Diogo Carvalho

      Não interessa o OS qualquer empresa o faz com mais ou menos exatidão.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Não é verdade. Não tentes convencer uso outros disso.

  4. Avatar de Helder Vaz
    Helder Vaz

    Isto é muito preocupante, estes provedores tem que começar a ser controlados por uma instituição internacional que possa analizar e aprovar os serviços, é inadmissível termos equipamentos munidos de software espião, seja qual for o tipo de informação recolhida!!!
    Começamos a desconfiar dos equipamentos que usamos diariamente e isso provoca insegurança!!

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Tens de escolher melhor os equipamentos que usas. Cabe a ti e não aos reguladores.

  5. Avatar de GM
    GM

    Num mundo digital, a melhor segurança é mesmo ser o mais possível analógico. Sem WIFI’s, BT’s e dados móveis ligados. É fixe, estar sempre conectado, para permanentemente receber notificações, e tal. Eu ando sempre com todas as ondas de rádio desligada, inclusivé a localização do GPS do TM. Claro que mesmo assim, pelas antenas celulares GSM somos localizados, mas esse não posso desligar. Já os outros acima referidos, só estão ON quando mesmo necessário.

    1. Avatar de AiOGajo
      AiOGajo

      Deixa o android que isso passa

      1. Avatar de GM
        GM

        Não uso ANDROID, nem iOS. Uso o 3º.

    2. Avatar de Louro
      Louro

      Acho que nao percebeste que no caso eles estavam a fazer triangulacao para te localizar, logo teres o GPS ligado ou nao era irrelevante.

      Basta que tenhas sinal e voilá.

      1. Avatar de GM
        GM

        Claro que percebi. Basta ter sinal GSM para, com 3 antenas (triangulação) determinarem com alguma precisão a nossa localização.

  6. Avatar de Mario Carvalho
    Mario Carvalho

    Sempre utilizei iPhone mas no ultimo mês tenho andado com um Nexus 5X. É um grande device mas o que mais me espantou foi a rapidez do GPS a encontrar sinal. Em iOS demora cerca de 30s – 1 min, em Android é completamente instantâneo. Parece que este artigo é a resposta

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Epah tenho ambos os sistemas e ambos captam sinal de GPS quase de imediato… Nesse aspecto, nao creio que haja uma grande diferenca entre os dois.

  7. Avatar de Allez
    Allez

    Novidades?!
    É incrível que há uns anos quando o Sr. Stallman falava sobre estes assuntos era considerado lunático. Mas este ano já apareceram tantos casos que só confirma que o homem tinha razão…
    https://pplware.sitedev.pt/smartphones-tablets/ios/app-ios-acesso-camara-espiar/

  8. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Eu não vejo o problema se venderem informação de forma a que distribuam publicidade, mas sem identificar o utilizador, agora na realidade não sei se é assim que funciona

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Eles não vendem, até à data , a informação. Eles são pagos para fazer publicidade direccionada. Duas coisas distintas.

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Então nesse caso não há problema

  9. Avatar de Joao ptt
    Joao ptt

    Não é defeito, é uma funcionalidade totalmente desejada =)

  10. Avatar de Ainda agora
    Ainda agora

    As pessoas que aqui dizem que não querem saber de privacidade são as mesmas que ficam muito escandalizadas quando os governos fazem o mesmo que as Googles deste mundo…

  11. Avatar de ze
    ze

    até parece que a microsoft e a apple não fazem o mesmo… cambada de anjinhos!

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      A microsoft faz de forma diferente, talvez pior. A Apple não faz. Informa-te antes de comentar.

  12. Avatar de iurie solomon
    iurie solomon

    de que mensagens eles tao a falar?