Adeus Picasa e Blogger… Olá Google Photos e Google Blogs!

47 Comentários

A notícia foi divulgada pelo blog Mashable e afirma que os serviços PicasaBlogger da Google serão renomeados respectivamente para Google PhotosGoogle Blogs. O objectivo será unificar o nome da marca, acompanhando a tendência do lançamento da sua nova aposta, o Google+.

Além da mudança de PicasaBlogger para Google PhotosGoogle Blogs, respectivamente, são esperadas outras mudanças de nome, mas parece que o nome Youtube permanecerá inalterável.

Não se trata de algo invulgar, é algo que a empresa costuma fazer após adquirir outros produtos, senão vejamos a mudança de JotSpot para Google SitesWritely para Google DocsGrandCentral para Google Voice, entre outros. As excepções ficaram-se pelo PicasaBloggerYoutube, mas desta vez apenas o Youtube escapa à renomeação, o que é compreensível tendo em conta toda a popularidade à volta do nome.

Esta transição durará cerca de 1 mês a 1 mês e meio, mais ou menos a altura em que será lançada publicamente a nova rede social Google+, prevista para 31 de Julho ou mesmo antes. Nesta altura serão também apagados todos os Google Profiles privados.

Se repararmos bem na evolução do Blogger e do Picasa, nota-se já alguma inércia e o Google+ poderá constituir a conjugação perfeita das funcionalidades sociais com os serviços de blogging e de fotos, altamente sociais.

O que espera da integração destes serviços com o Google+?

Partilhar:
Tags:

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LOL!
    LOL!

    “Nesta altura serão também apagados todos os Google Profiles”

    Correcção:

    “Nesta altura serão também apagados todos os Google Profiles que sejam públicos”

    Nota aqui: http://www.google.com/support/profiles/bin/answer.py?hlrm=en&answer=1192471

    Google sempre a promover a privacidade dos internautas. Not…

    1. Avatar de LOL!
      LOL!

      Só agora é que reparei na gralha. Na correcção queria dizer:

      “Nesta altura serão também apagados todos os Google Profiles que NÃO sejam públicos”

      1. Avatar de Ana Narciso

        Obrigada, tens razão, deixei escapar o adjectivo.

  2. Avatar de Joao absint0o
    Joao absint0o

    O google está a ficar mais forte que a apple e o facebook juntos, ainda não recebi convite para o google+ por isso não posso dizer se está melhor que o facebook, no entanto pelo que tenho visto por aqui nas reviews da malta está muito bom…falta a criação de eventos e integração de aplicações como no facebook e o facebook vai á vida. relativamente ao google music recebi convite hoje graças ao post explicativo aqui no pplware e está fantastico, minimalista, de simples utilização e pelo que estive a pesquisar, espaço para as musicas que nunca mais acaba…

  3. Avatar de Jorge Revés
    Jorge Revés

    @Offtopic:

    Boas,
    Já fizeram algum artigo comparativo e/ou review de routers norma n? Eu não encontrei nada, mas pode ter sido burrice minha 😛

    Continuação do bom trabalho

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Ainda nops. Vamos ver se nos enviam um router para análise que saiu agora recentemente. Parece-me uma boa bomba 🙂

  4. Avatar de Sammboga
    Sammboga

    Nada de normal. Apenas um renaming ou talvez uprade. Como nao uso nao faz diferenca.

  5. Avatar de LOL!
    LOL!

    Aceitaram um comentário e não aceitaram o outro? Estranho. Mas ok.. Muito bem… Pelos vistos não se pode dizer a verdade à cerca da real privacidade do Google no Pplware. :X

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Uiiii..o Pplware é o braço direito da Google, eles pagam-nos milhões 🙂

      1. Avatar de LOL!
        LOL!

        Se pagam milhões isso não sei. Apenas achei estranho não terem publicado o comentário.

        Podiam alterar o que têm escrito no artigo pois a Google vai apagar todos os perfis que não sejam públicos. Ou seja, se querem continuar têm de ser públicos.

        Mais uma da google a zelar pela privacidade dos utilizadores.

        http://www.google.com/support/profiles/bin/answer.py?hlrm=en&answer=1192471

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Mas o teu comentário está publicado. Estava era em lista de espera

          1. Avatar de LOL!
            LOL!

            Estranho. Aqui não aparece nada. Só aparece a emenda que fiz ao comentário inicial.

            Anyway… Acho muito mau da parte da Google. Mas também depois do que se passou com o Buzz e afins não me admira nada.

            Agora só falta a migração automática (e obrigatória) do Orkut para Google+. Nem sei como é que eles ainda não se lembraram disso. 😀

          2. Avatar de LOL!
            LOL!

            Pedro, já aparece o comentário lá em cima. Obrigado por publicarem.

            Peço desculpa por ter reclamado. Deve ter sido algum erro. 🙂

        2. Avatar de Redhawk
          Redhawk

          UAU! lol, toda a gente vai ver que o meu perfil tem o meu 1º e ultimo nome e diz que sou do sexo masculino. Que invasão de privacidade oh google! shame on you!

      2. Avatar de Say
        Say

        Não, quem paga milhões ao Pplware são a Apple a Microsoft.

        1. Avatar de Pedro Pinto
        2. Avatar de Tiago Dias
        3. Avatar de Hugo Cura

          Não gosto nada do vosso P! 8)

  6. Avatar de ricardo
    ricardo

    O nome youtube vai ficar, mas o layout também pode vir a mudar.

    Experimentem aqui: http://www.youtube.com/cosmicpanda

    1. Avatar de Marco Nunes
      Marco Nunes

      Eheh…ogrigado pela dica.
      Está simplesmente brutal 🙂

    2. Avatar de LOL!
      LOL!

      Está engraçado sim sr. Gosto. 🙂

    3. Avatar de Nuno Valente
      Nuno Valente

      Tentam inovar da melhor maneira possível, mas acho que está mau. Prefiro como está agora.

  7. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Não será uma rede social a união de todos estes serviços? Um rede social tem fotos, vídeos, blogs etc. Não faz muito sentido ter estes serviços em separado. Se o google juntasse tudo, talvez ai estivesse a forma de ultrapassar o facebook. Depois era só uma questão de pesquisa. Pesquisar as fotos, os vídeos, os blogs, etc.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Acho que faz sentir manter os serviços separados. Imagina que apenas quero ter o meu blog e não quero nenhum perfil de rede social.

      1. Avatar de Gerardo
        Gerardo

        Só blogas. Se quiseres ter um canal de video só metes videos. Pensa nisso. Acho que um futuro será uma uniformização destes serviços dispersos. Eu também não quero fazer do youtube um ponto de contacto e só porque pus lá um vídeo tenho pessoal que me adiciona, que quer ser meu amigo, que comenta, etc,etc. Eu ignoro esta parte “social” do youtube. Qual é a diferença ter de criar uma conta numa rede social só para meter vídeo e ter um canal? Depois a rede social só tem de ter busca por categorias. Confesso que se alguns bloggers famosos “postassem” no Facebook em vez de nos seus blogs pessoais se calhar até acompanhava uns quantos.

        1. Avatar de Filipedgb
          Filipedgb

          Percebo perfeitamente o teu ponto de vista. Tens razão no que dizes, do género, no fundo servem todos para o mesmo.

          Mas talvez por uma questão de gosto, não sei, acho que iria ser horrível uma tal fusão de serviços. Tudo num site? Seria demasiado confuso, demasia mixórdia…Não consigo imaginar que isso agradasse a muita gente… não sei porquê S:

          1. Avatar de Gerardo
            Gerardo

            É ai que entra a inovação. Descobrir um modo de o fazer de um modo agradável. Se fosse fácil…. Mas se alguém pode revolcionar é a google. Dou-te um exemplo. Tenho messenger, google talk, chat do facebook. Umas vezes falavam comigo num lado, noutras noutro era a confusao. Instalei o ebuddy no meu android, configurei todas as contas e agora estou sempre on-line em todo o lado num só sitio. Agora mesmo quando estou no PC não ligo o messenger. É este tipo de funcionalidade que prevejo. A integração de tudo (vídeos, fotos, posts, eventos, leilões, etc) num sitio centralizado.

  8. Avatar de José Leite
    José Leite

    O Facebook sempre terá o seu papel importante nas redes sociais.Agora é verdade que esta malta nova quer é coisas novas para experimentar.Apareceu o HI5,todos quiseram estar no HI5.Apareceu o Twitter,todos quiseram ter perfil no Twitter.Apareceu o Facebook,todos quiseram ter conta no Facebook.Aparece o Google+,toda a gente vai querer ter conta no Google+.É um exagero,o povo anda todo maluco.E para quem tem conta no LinkedIn,Flickr,MySpace,etc,etc???Por amor de Deus!!!QUE EXAGERO!!Poupem as pessoas,ora,ora…

    1. Avatar de manu
    2. Avatar de Ecchin

      Ainda não conheci muita gente que usasse twitter, sabes?
      O que eu vim a entender é que a maioria das pessoas gosta de coisinhas irritantes como fundos a piscar e applicações que nos fazem perder tempo. O twitter não tem nada disso, tal como o google+, o que o faz menos atraente a essas pessoas.

  9. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    E o que é que isso significa? Que o endereço do meu blog vai mudar? E as fotografias que estão no blog e alojadas no picassa?? Vão deixar de aparecer?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Mas ninguém falou nisso… Tal como foi dito na notícia, trata-se apenas de um rebranding, não se falou nada em apagar conteúdos…

      1. Avatar de Pedro A.
        Pedro A.

        Eu também não falei em apagar conteúdos. O que quis dizer é se o tal rebranding também se verificar na alterações de endereços pelo qual se acede aos blogs e às imagens do picassa, muitos blogs vão ficar com falta de imagens porque vão buscar a imagem no endereço antigo.

        1. Avatar de Ana Narciso

          Os URL são relativos, naturalmente a Google não afectará as referências aos mesmos, mesmo após o rebranding.

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    Só nunca mudariam o nome YouTube! Espero

  11. Avatar de Emannxx

    Má ideia será alterarem o nome do Youtube. Actualmente, o Youtube já não é mais um nome, é uma marca, um sinónimo para “site de vídeos”, se este for alterado, não sei como é que os milhões de utilizadores irão reagir…

    De resto, é perfeitamente aceitável que queiram alterar o nome dos produtos, embutindo-lhes um “Google”.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Mas ninguém falou em youtube.. Está dito na notícia que não se prevê qualquer alteração ao Youtube.

    2. Avatar de Ecchin

      Se estivessem a pensar fazer isso não teriam fechado o Google Videos.

  12. Avatar de Marco Albuquerque
    Marco Albuquerque

    Consegui entrar neste momento no Google Plus! Experimentem agora!

    1. Avatar de Joao absint0o
      Joao absint0o

      podes mandar-me um convite? não consegui entrar…

      absint0o[at]gmail.com

      obrigado!

  13. Avatar de Bruno B.
    Bruno B.

    Mandaram-te o convite? Quanto tempo esperaste?

  14. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Muito interessante!!

  15. Avatar de Charly

    Daqui podemos esperar muito mais popularidade dos nossos blogs, eu ontem criei um blog privado, e assim poderei esperar mais pessoas a visita-lo pois irão unificar todos os serviços.

  16. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Retirado do documentário:

    …Pior ainda, as companhias petrolíferas têm adquirido patentes das baterias NiMH a fim de evitar que sejam usadas nos computadores (laptops), pois grandes baterias deste tipo poderiam tornar os veículos elétricos factíveis. Mas a Chevron [3] mantém seu poder de veto sobre qualquer licenciamento ou uso da tecnologia das baterias NiMH. Ela continua se recusando a vender estas baterias para fins de pesquisa…

    Parece que não tem nada haver uma coisa com a outra. O telemóveis nem andam a gasolina. Gostam muito de gozar, mas se fossem um bocadinho mais cultos sabiam mais do mundo e da sua história.

  17. Avatar de pretinha

    oi. Tenho blog é só feito poemas criados por mim,queria saber como se meter ou inserir imagens.quem souber por favor que me explique. Obrigada
    Tenham um bom dia,estarei a espera.

  18. Avatar de Renan
    Renan

    Já passou da hora da Google investir no Picasa!