A nova interface do Google

22 Comentários

Desde o passado dia 19 que uma pequena percentagem de utilizadores está já a experimentar a nova interface do motor de busca mais popular do planeta. Nas palavras de Marissa Mayer, vice-presidente responsável pelos produtos de pesquisa da empresa, o Google sofre actualmente de uma espécie de UI Jazz… onde nunca se sabe como será a seguir!

google_ui_rsz

Esta “remodelação” vem assim colmatar os problemas de consistência da interface actual. Ao contrário de um espectáculo de Jazz, onde a improvisação é chave para o sucesso, no Google, “uns resultados aparecem de uma forma, outros resultados aparecem de outra, e isso atrasa realmente o utilizador”, explica Marissa Mayer.

Google - Nova Interface

A nova interface vem dar maior ênfase a série de funções e novidades que têm vindo a ser introduzidas nas diversas vertentes deste motor de pesquisa, ao mesmo tempo que devolve ao Google a organização e simplicidade que sempre lhe foram conhecidas.

google_video_interface_rsz

Já houve, no entanto, quem se lembrasse de apontar as semelhanças com o Bing, da Microsoft. Se tudo correr como esperado, a nova interface será revelada ao público em geral a partir do próximo ano.

Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marcio
    Marcio

    Hummm não sabia, é sempre bom saber do que o google anda a fazer.

  2. Avatar de A friend
    A friend

    Pessoalmente custa-me um bocado habituar a esse azul.
    O Logotipo já tem muita cor, acho que era desnecessário.

    Quando à sidebar, quem se lembrou de comparar ao Bing, ou tem problemas de memoria ou procura pretexto de noticia, já que esse sidebar sempre existiu no Google, apenas estava oculto por definição.

    Podem verificar na pesquias de imagens por exemplo, clica em:
    + Mostrar Opções 😉

    O que não era é sim, muito rica em opções…e acaba por ser também uma repetição ao que já está no topo.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Essa barra, só apareceu depois do Bing.

  3. Avatar de Luís
    Luís

    O facto de haver concorrência a sério, muda tudo, e quem ganha somos nós!

  4. Avatar de Magno Campos

    Como é que se vai para o novo google???

    1. Avatar de Raicuparta
      Raicuparta

      Lendo o artigo 😉

      1. Avatar de Magno Campos

        vou ler pela 3ª vez a ver se me escapou algo…

      2. Avatar de Magno Campos

        Sim ja li que so no final do ano… mas tb diz k uma pekena percentagem ja experimentou…

        tb kero :'(

    2. Avatar de Ricardo Fernandes
      Ricardo Fernandes

      Também gostava de o ver!

  5. Avatar de Marcos Paulo
    Marcos Paulo

    Vendo a nova interface! Ainda prefiro a antiga. Por ser mais intuitiva!

    1. Avatar de Kekes
      Kekes

      Ya, mas apenas tirava a barra lateral e já está um google mais bonito, na minha opiniao.

  6. Avatar de Filipe YaBa Polido

    E opiniões sobre a Google Wave !?!?
    Na minha ideia saiu cedo demais (a versão de testes), e os convites são muito escassos.
    Estar lá “sozinho” perde a piada toda.
    Acham que o conceito vai “pegar” ??
    O pessoal ainda está muito “agarrado” ao mail tradicional, msns e afins 😐

    1. Avatar de Raicuparta
      Raicuparta

      Achas que “consegues” usar menos “vezes” as “aspas”? xD

      1. Avatar de Filipe YaBa Polido

        Achas que consegues ligar a uma professora de Português que te explique o porquê de eu usar aspas ao invés de vires para aqui, mandar “postas de pescada” ???
        Com a frase anterior, e com um QI mediano, já deves conseguir entender o uso delas.

      2. Avatar de Filipe YaBa Polido

        Pensando melhor…
        Deves ser daqueles que gostam da papinha toda feita.
        Cá vai:

        As aspas ou vírgulas dobradas são sinais de pontuação usados para realçar certa parte de um texto.

        As aspas são usadas para:
        * citações
        * destacar palavras pouco usadas (palavras estrangeiras, palavras com valor afectivo, palavras com sentido irónico etc.)
        * títulos de obras

        As aspas usam-se aos pares: geralmente como dois sinais gráficos no início da parte de texto destacado, e dois sinais gráficos no fim da parte do texto destacado. Quando é necessário destacar uma parte dentro de uma parte já destacada usa-se um sinal gráfico no início, e um sinal gráfico no fim.
        O aspecto gráfico das aspas pode variar conforme a área geográfica, e está relacionado com hábitos ortográficos e influências culturais. Assim, a mesma língua pode ter representações diferentes conforme cada país (português no Brasil / português em Portugal; inglês no Reino Unido / inglês nos Estado Unidos; alemão na Alemanha / alemão na Suíça; etc.).

        in: Wikipédia 😉

        1. Avatar de kekes
          kekes

          Viva as aspas, eu também gosto de usar e abusar delas fica bem, “assim se escreve “bom” português”

          Nao creio que saiu cedo eu creio que a adesao vai ser limitada devido ao facto do pessoal estar muito habituado aos IM do costume, acho que o Wave pelo menos durante uns tempos vai ser uma coisa apenas gira…

  7. Avatar de dajosova
    dajosova

    Eu já tenho essa alteração no meu iGoogle que é a minha Homepage no Firefox!

    Realmente está interessante a mudança que faz com que se aproxime mais um pouco do novo conceito Chrome OS. O Google entra de mansinho e quando derem por ela zás !!

  8. Avatar de Henrique Rocha
    Henrique Rocha

    O Google Chrome OS já foi lançado para a comunidade open source e na minha opinião, quando for lançado oficialmente no próximo ano, vai dizimar completamente o Microsoft Windows no mercado dos netbooks.

    É claro que para isso acontecer toda a gente tem que ter net móvel e como cá ainda é um abuso de preço, não me parece que se vá massificar em Portugal rapidamente.

  9. Avatar de UKN
    UKN

    Só preciso mesmo da caixa de busca … tudo o resto é-me irrelevante … aliás quando comecei a usar o google foi por não ter a confusão do Yahoo e Altavistas e mais uns quaisquer que se usavam nessa altura.

    Por outro lado há as caixas de procura nos browsers que facilmente saltam quaisquer remodelações menos práticas que façam …

    1. Avatar de A friend
      A friend

      x2

      Simplicidade acima de tudo, já que o objectivo é encontrar algo e não ser-mos incutidos para algo (com publicidade abusiva, noticias, pop-ups… etc..etc..)

      A unica coisa que prefiro no Bind em relacção ao Google é apenas o Visual Search ( http://www.bing.com/visualsearch ) está mesmo espetacular, mas é um conceito de pesquisa diferente, mas muito bem conseguido pela Microsoft.

      Ainda a dias queria saber o nome de uma actriz por exemplo, que não lembrava o nome dos filmes que entrou, e foi só ir lá e em poucos segundos encontrei.

  10. Avatar de Gustavo Santos
    Gustavo Santos

    Parece o Bing…

  11. Avatar de CarlosMC
    CarlosMC

    Já era tempo de restringirem o âmbito das buscas sem precisar de buscas avançadas e tal, mas isto não me parece grande coisa – experimentem o Exalead, aí as opções são contextuais: http://www.exalead.com/search/