Google vai começar a remover as contas dos utilizadores que não as usam

28 Comentários

A Google parece estar a mudar a sua posição face aos utilizadores e ao espaço que estes ocupam nos seus serviços. Numa posição recente passou a contabilizar todo o espaço ocupado para a quota total, deixando os utilizadores com problemas.

Esta não parece ter sido uma posição única e agora a Google veio apresentar mais uma medida que irá aplicar. Eliminará as contas dos utilizadores se estes não a usarem ou excederem a quota de forma recorrente.

Google contas utilizadores espaço dados

As novas regras da Google

Esta é uma medida que poderá influenciar os utilizadores dos seus serviços a médio prazo. Num recente anúncio a Google anunciou que irá passar a monitorizar as contas dos utilizadores, para aplicar restrições nas que não forem usadas ou excederem os limites.

A partir do dia 1 de junho de 2021, todas as contas que estiverem inativas vão passar a ficar sob observação. Caso este estado se mantenha por 2 anos, a conta será eliminada de forma total e sem qualquer notificação para o utilizador.

Google contas utilizadores espaço dados

Contas dos utilizadores ficam ameaçadas

Assim, e para todos os que não acedam às suas contas por 24 meses, o cenário não será certamente positivo. No mesmo dia 1 de junho de 2023, a Google irá eliminar a conta e todos os dados nela presente. Este é um processo que não pode ser revertido.

Da mesma forma, todas as contas que ultrapassarem a quota de 15 GB por 2 anos consecutivos, vão ver os seus dados eliminados. Desta forma a gestão dos dados passará a ter de ser feita de forma muito mais criteriosa por parte dos utilizadores.

Google contas utilizadores espaço dados

Dados e espaço ocupado pode ser eliminado

Este espaço ocupado não está limitado a apenas 1 serviço, mas acumula todos os que a Google tem disponíveis. Gmail, Drive, Photos e todos os que estiverem associados vão ser contabilizados posteriormente para este cálculo da gigante das pesquisas.

Claro que este cenário não se vai aplicar a quem tem uma conta Google One. A gigante das pesquisas vai dar prioridade a esses utilizadores e, desde que mantenham um bom ranking segundo as regras, nenhum dado será eliminado.

Google muda as regras! Armazenamento ilimitado gratuito no Google Fotos chega ao fim

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Indignado
    Indignado

    Não é bem sem aviso, vai ser enviado uma notificação deduzo que para o email do utilizador pouco antes da remoção automática.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Mas se o mesmo não acede, também não serve de nada, não vai ler. O que eu achava é que os endereços deveriam ser reciclados. Não faz sentido haverem e-mails reservados para contas que já não são acedidas há anos e hoje em dia um qualquer mortal não consegue ter um e-mail lúcido e é obrigado a inventar coisas idiotas, porque são os únicos que estão livres.

  2. Avatar de Google_hater
    Google_hater

    Que alternativas existem para além do google drive/photos,depois de 01 Junho de 2021?

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Devem-te alguma coisa?

    2. Avatar de Ja foste
      Ja foste

      O que não falta é alternativas à google….

    3. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      Comentários de treta. Não ajudam nada nem ninguém.. enfim.

      @Google_hater

      Tens o Mega que dá 50gb grátis

      Planos pagos da própria google, 200GB por 2€ mês que é ótimo.

      Eu tenho onedrive 1tb com office 365, pagas anualmente 70€

      Em último caso, se não precisares de ter accesso às fotografias online, compras um disco externo, um NAS ou um raspberry e crias um nuvem tua.

      Há soluções, não tão boas claro mas existem. Espero ter ajudado. Abrç

      1. Avatar de Google_hater
        Google_hater

        @AqueleAmigo ao contrário do Fernando e o Ja foste que vieram “encher chouriço”, foste o melhor até agora, muito obrigado pela informação.

        Grato!

  3. Avatar de Vitor
    Vitor

    A minha conta já está dentro dos “critérios” para ser eliminada…agradeço que façam isso já hoje! Até 2023 ainda falta muito…

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Sabes que podes fazer isso tu não sabes? Se não queres apagas, simples.. Pegando na expressão dos nossos amigos Brasileiros, deixa de fazer “mi mi mi”.

      1. Avatar de Artur Peralta
        Artur Peralta

        Não sei se este é o caso do Vitor, mas no meu caso já “apaguei” a minha conta do google à mais de 6 anos e mesmo assim não está completamente apagada. Recebo ainda mensagens de tentativa de entrada no email secundário que tinha configurado lá…

        Por isso não sei se é “mi mi mi”, é só querer que apaguem e mais nada… Eu já estou à espera à muito tempo e estou como o Vitor. Nunca mais chega 2023!!

      2. Avatar de Vitor
        Vitor

        Fusion…ou andas a viver no “mundo da ilusão” ou não tens noção do que escreves ! Qualquer pessoa com um MÍNIMO de conhecimentos do mundo tecnológico sabe que ao “exigires” a uma qualquer multinacional (Google,FacebooK,etc) que apague uma qualquer conta tua…eles enviam o teu pedido para o “caixote do lixo” e os teus dados continuam a ser sua propriedade (deles) e a conta apenas deixa de ser acessível a ti próprio! Por isso não faço “mi mi mi”…mas também não sou otário como pareces ser! tenta apagar uma qualquer conta no face ou na Google…passado uns meses entras de novo com as mesmas credenciais sem qualquer problema! No fundo apenas fazes comentários género…”mi mi mi” para não estares calado!

  4. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    A questão é, um email de uma conta eliminada vai estar disponível novamente? porque a premissa era que assim que criado nunca mais poderia ser utilizador por ninguém

    1. Avatar de Raposao
      Raposao

      Não, por questões de segurança.

      A Microsoft permitia isso até para aliases, mas mudou isso e agora cada nome não pode mais ser reutilizado por outra pessoa, só pela mesma (no caso de aliases).

  5. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Até faz um certo sentido… mas as pessoas não serem avisadas é que é um pouco mau… mas percebe-se a posição da google…

  6. Avatar de Miguel Porto
    Miguel Porto

    Eles que cortem nos dados analíticos que guardam sobre o que fazemos que já ficam com muito espaço disponível.

    1. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      +1

      Mas a medida é boa! Em último caso tens os dados apagados caso não uses a conta. Havia de ser assim para todos os serviços online.

    2. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Se a pessoa não usa a conta esses dados analíticos também não são fiáveis, por isso eles vão fazer esta “limpeza”, para:
      libertar espaço nos servidores
      tornar os dados analíticos mais fiáveis
      mais malta a assinar a drive

      Matam 3 coelhos com uma cajadada, o típico toma lá uma droguinha grátis para viciar e depois da malta toda viciada deixa de ser grátis

  7. Avatar de gigbola
    gigbola

    Fonix, tenho de fazer uma revisão

  8. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Gostava de ver mesmo era eles eliminarem as supostas contas que temos só porque derivam da conta principal.
    ex. ´quem for dono do mail nome.morada@gmail.com, também é do nome_morada@gmail.com ou mesmo da nomemorada@gmail.com

    1. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      O gmail ignora os pontos, ou seja, nome.morada@ é igual a nomemorada@

  9. Avatar de Helder
    Helder

    Entretanto noticias da google ter sido hackeada e milhares de dados e passwords roubadas nada pela pplware…

    1. Avatar de xtremis
      xtremis

      Fonte? Não me lembro da google ter tido alguma falha de segurança recente…

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Acho que vamos ficar sem fonte :)))

        1. Avatar de xtremis
          xtremis

          Se calhar o Helder foi apanhado por “eles”, para a informação não sair cá pra fora (palito ao canto da boca) xD

    2. Avatar de Vítor M.

      Hmmm não vi isso, podes deixar aqui uma fonte sff?

  10. Avatar de Algo
    Algo

    Isto é basicamente um Purge por parte deles, do qual eu não me oponho.

    Eu só me pergunto como alguém há se ser notificado se este não acessa a conta ouvmuito provavelmente não tem um e-mail ou contato associado/atualizado.

    Julgo que isto também vai afetar o número de subscritos dos canais mais populares do YouTube.

  11. Avatar de Pedro Paiva
    Pedro Paiva

    Poxa, mas e os canais do YouTube que têm uma conta gmail, não usam, mas o conteúdo deles ainda é bom de assistir?