A Google reinventou-se e o Google Maps agora também já é uma rede social

20 Comentários

Ao longo dos anos, a Google tem tentado criar uma rede social que possa competir com o Facebook e com outras que populam a Internet. Infelizmente nunca foi capaz de a criar e dar aos utilizadores um local onde estes possam mostrar tudo o que querem.

Foram várias as tentativas, muitas vezes adaptando serviços que estavam já a funcionar. Uma nova proposta parece ter chegado, mais uma vez com uma adaptação. O Google Maps está a ser transformado e já permite ser usado como uma normal rede social.

Google Maps rede social Guias Locais utilizadores

A Google criou uma nova rede social

Ao longo dos anos a Google tem melhorado o seu serviço de mapas, sempre com novidades importantes e úteis. Deixou de ser um simples ponto de consulta para ser principalmente uma ferramenta essencial para quem viaja e precisa de ajuda na estrada.

Claro que parte da sua informação é já fornecida pelos utilizadores, que alimentam com locais, imagens e muito mais. Com os Guias Locais, o Google Maps consegue ficar melhor e mais completo, para que depois todos possam consultar e usar naturalmente.

Google Maps rede social Guias Locais utilizadores

Guias Locais podem agora se seguidos por todos os utilizadores

É com base nestes perfis que a Google quer agora tornar o seu serviço numa rede social. Estes passam a poder ser seguidos e toda sobretudo a informação que partilharem será difundida pelos utilizadores que os acompanham no Google Maps.

Por outro lado, qualquer utilizador pode agora partilhar também a sua informação no Google Maps, tal como os Guias Locais já faziam. Assim, esta nova rede social pode crescer e tornar-se mais útil e mais abrangente, tal como se esperaria.

Mais uma mudança no Google Maps

Esta novidade está entretanto a ser disponibilizada de forma global a todos os utilizadores do Google Maps. Em breve todos vão poder fazer uso desta rede social e ser acompanhados ou acompanhar os seus Guias Locais favoritos. Claro que quem não quiser pode simplesmente desativar esta funcionalidade.

A Google já tinha no ano passado começado a testar esta novidade, ao abrir aos Guias Locais as partilhas com todos os utilizadores. Agora, e de forma global, alarga esta novidade a todos os utilizadores, tornando este seu serviço como mais uma rede social que pode ser explorada.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    E nunca mais vou atualizar o Google Maps.

  2. Avatar de Ze
    Ze

    O que vale é que há alternativas que chegam.

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Está na moda, ser tudo “social”.
    Já agora podiam obrigar o pessoal a tirar uma selfie na origem e destino de viagem, senão a app bloqueava. Ainda mais ” social” ficava, e mais info seria recolhida ali pelos americanos.

    1. Avatar de Ci
      Ci

      Diria que o problema não é “estar na moda”. O ser-humano é um ser social.
      O problema está no facto de como as empresas se alimentam dessa caracteristica humana e de como “montam” as redes sociais.

      Penso que, com o tempo, esse problema será detectado pelos utilizadores e será considerado um contra, surgindo outro tipo de redes que garantem o controlo total de privacidade e dados e nas quais será legitimo depositar mais confiança.

  4. Avatar de Tadeu
    Tadeu

    Bem vindos à nova era dos mapas, o primeiro vislumbre de como a Google vai ganhar dinheiro directamente com os mapas.

  5. Avatar de Tuaregue
    Tuaregue

    começo seriamente a pensar em comprar um iphone. O waze ja foi comprado por eles (google), qq dia acabam com ele.
    Pelo menos que nos deem a hipotese de opt-out.

    1. Avatar de HRamos
      HRamos

      Ahahah, bebe mais um copo que isso passa-te.

    2. Avatar de Tuaregue
      Tuaregue

      sim Toni, cuidado com o vinho que em excesso queima os neuronios e pelos teus comentários, ja devem ser poucos.

      qd n pagas o so tornaste o produto de venda.

  6. Avatar de A. M.
    A. M.

    A Google já só se preocupa em arranjar forma de nos “vender” aos bocadinhos. E estão sempre à procura, onde podem ir buscar mais “uma parte” de nós, tudo camuflado nos serviços que nos “oferecem” mas onde nós somos o produto.

    1. Avatar de Silvestre
      Silvestre

      Esse comentário não tem lógica.
      Se não gosta porque é utilizador?
      Pensa que as empresas com tantos colaboradores, serviços, desenvolvimento, infraestruturas globais, custos de energia etc, ganham dinheiro para manter tudo, de que forma?
      Já existe forma de dar ou retirar permissões em relação ao tipo de dados que partilha. É que não é a Google, são todos. Uma empresa que disponibiliza serviços na Internet se não utiliza publicidade, cobra uma mensalidade.

      1. Avatar de A. M.
        A. M.

        olha este iluminado!!! Publicidade é uma coisa, venda de dados pessoais é outra!! As duas não têm de estar interligadas!! …e já agora só porque “não é a Google, são todos”, não quer dizer que por serem muitos passa a ser “normal”!!

        1. Avatar de Joca Sousa
          Joca Sousa

          Discordo.
          Hoje em dia a publicidade é totalmente gerada com base nos dados pessoais. Ou seja, primeiro vem a venda de dados pessoais e só depois de bem esmiufrados todos os dados é que se criam os ads destinados a cada um.
          Está tudo interligado!

  7. Avatar de André R.
    André R.

    Já que são donos do Waze, bastava adicionarem o street-view ou mapas de satélite ao Waze, e já ficavam com uma aplicação realmente fenomenal…

  8. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Realmente parece a coisa mais idiota que a google quer tentar fazer. Tomara que nao tenha sucesso. Muita gente que usa o google maps so para ajudar nas rotas, arrisca-se a clicar em algo que va parar a rede social ou seja la como esse tal google maps vai funcionar no futuro

  9. Avatar de Digo Eu
    Digo Eu

    Vão é estragar um produto excelente!. Se eu quisesse fazer parte de uma rede social, ativava Facebook, Twitter, Tik Tok, e outras tretas. Espero que o desativar dessa função seja real. Senão é o proprio Google Maps que será “desativado”

  10. Avatar de Maria
    Maria

    Não não todos.
    Entre “todos” vender dados pessoais e fazer disso o Core Business disfarçado de Serviços Google vai um oceano de distância

  11. Avatar de Pamilho
    Pamilho

    Começemos simplesmente pelo nome “WEB”(teia).tudo la fica ..e quem papa é a aranha…..

  12. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    A Google criou uma nova rede social e estragou de vez o Maps. Tão simples como isso.