Xiaomi quer prevenir problemas de baterias inchadas

27 Comentários

O perigo de uma bateria inchar dentro de um smartphone é real e com as tecnologias de carregamento rápido há quem alerte para que tal possa ocorrer com mais frequência. O carregamento excessivo, o sobreaquecimento e algum defeito de fabrico, serão os principais motivos para uma bateria inchar e a Xiaomi parece que quer detetar esse problema o quanto antes.

O que estará a preparar?


O problema da bateria inchada nos smartphones

Apesar de não ser um problema alarmante, a verdade é que é relativamente frequente acontecer. Uma bateria inchada, dependendo do estado em que se encontra, pode ser visível no smartphone, com o levantamento da tampa traseira ou do ecrã. Aí não há dúvidas. No entanto, sinais como sobreaquecimento do smartphone na zona da bateria ou uma drenagem rápida demais da sua capacidade poderão ser fatores indicativos de que algo está errado.

Assim que o utilizador detetar que a bateria do seu smartphone está inchada, a primeira coisa a fazer é proceder à sua substituição. Não deve voltar a carregar, deve evitar usar o telefone. A ordem é trocar.

Uma bateria inchada pode danificar o smartphone de forma irremediável e, em casos extremos, pode mesmo acabar por explodir.

Xiaomi estará a preparar uma solução

A Xiaomi viu publicada uma patente na China, submetida já em 2017, intitulada de “Método e dispositivo de aviso de expansão da bateria”.

Assim, tal como sugere este título, a Xiaomi poderá ter, eventualmente, implementada uma tecnologia nos seus smartphones capaz de alertar os utilizadores para problemas na bateria, numa fase muito precoce do problema. Portanto, poderão ser evitados os problemas mais graves associados ao inchaço de uma bateria.

Na descrição da patente, numa tradução direta da fonte chinesa, pode ler-se que este dispositivo e método incluiria um compartimento para bateria, uma tampa traseira da bateria, cerâmica piozoelétrica e ainda um circuito de deteção de corrente.

Estes dois últimos componentes ligados serviriam para detetar um sinal de corrente que indicaria o grau de expansão da bateria.

Será agora interessante perceber se em smartphones futuros, ou noutros gadgets alimentados por baterias de lítio, a Xiaomi será capaz de implementar tal tecnologia.

Bateria inchada? Saiba porquê e como proceder

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Conhecem carregadores onde podemos escolher entre normal e rápido?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Existem telemóveis que podes escolher, caso contrário, penso que será usar USB normal ou 2 carregadores diferentes…

    2. Avatar de TSSRK
      TSSRK

      O meu samsung tem a opção de fast charging nas definições, suponho que os mais recentes tambem continuem com essa opção

    3. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      mais facilmente compras um cabo que so tenha os contactos + e –

      Ou pegas num cabo usb, e metes um pouco de fita isoladora nos pinos do meio, ou cortas os cabos de dados.

      Essa cabo passa a apenas carregar ao limite dos 5v 2A (dependendo do carregador) e a parte do rapido, mais que 5V ou mais que 5V2Am nao funciona.

  2. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    … bateria removível era tão mais simples.

    1. Avatar de danny
      danny

      E não há melhor tecnologia do que essa!! Mas não! É tudo colado até mais não e depois para retirar é um problema. O problema das baterias incharem das próprias empresas, pois seguem tendencias estupidas e acharam ” Para que retirar baterias? Temos de proteger os clientes.” Depois é o que vemos.

      1. Avatar de José Fonseca Amadeu
        José Fonseca Amadeu

        Mas achas que as baterias removiveis não incham?
        Vão inchar na mesma, a unica diferença é que vais à loja compras outra bateria e trocas na hora, enquanto que aqui tens de esperar pela reparação.
        Para mim que ou arranjo em casa ou passo isso ao suporte da empresa para me arranjarem não me chateia.

        1. Avatar de Hugo Nabais
          Hugo Nabais

          Com baterias amoviveis nem é preciso sequer ir á loja!
          Sempre tive uma bateria extra, se por acaso tivesse algum problema com ela era trocar na hora e sem sair de casa.

        2. Avatar de TSSRK
          TSSRK

          Eu ja tive um Lumia 535 e havia um bug que acontecia de vez em quando (1 vez por mês se tanto) que o ecrã de bloqueio tipo slide up encravava e o telemóvel começava a aquecer. Estava na universidade e comecei a sentir o bolso quente, tiro o telemóvel e estava encravado no ecrã de bloqueio, se não desse para tirar a bateria não sei se o encerramento forçado pelo botão de energia funcionaria…sendo windows phone tenho as minhas duvidas.

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      baterias removíveis implica uma destas

      * para a mesma capacidade implica telefones maiores.
      * para a mesma capacidade e telefone pouco maior, menor qualidade da infraestrutura.
      * menor capacidade de bateria.

      1. Avatar de Mike
        Mike

        De onde tiraste essa ideia? O problema só está na tampa traseira, que na maioria dos telemóveis é colada em fez de ser de encaixe. A bateria seria a mesma…
        Há apenas um telemóvel relativamente recente que conheço com bateria removível: o Motorola E6s (sem ser a versão de 2020, nesta última é novamente com tampa colada)…

  3. Avatar de Zétaro
    Zétaro

    Podem começar por tirar aquela cola estupidamente difícil de remover! Muitas vezes as baterias depois de removidas, especialmente em uma troca de ecrã não são reaprovateis porque muitas vezes ficam deformadas. Mesmo assim existem muitas casa de reparação que não assumem o custo de repor a bateria se isso acontecer e decidem aproveitar a bateria mesmo deformada não dizendo nada aos clientes. Na nossa assumimos esse custo no caso de acontecer

    1. Avatar de TSSRK
      TSSRK

      Com pull-tabs isso não costuma acontecer…

  4. Avatar de Jorge
    Jorge

    Por estas e por outras é que eu meto sempre o telemóvel a carregar durante a noite (devagarinho) por usb do computador!

    1. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      “Por estas e por outras é que eu meto sempre o telemóvel a carregar durante a noite (devagarinho) por usb do computador!”

      devagarinho e ou dorme muito ou não carrega totalmente …….

      1. Avatar de Theboice
        Theboice

        Peço desculpa por “meter o bedelho” mas o Jorge estava a falar de uma bateria de telemóvel e não do carro…

        1. Avatar de TSSRK
          TSSRK

          Uma bateria de 4000mAh a carregar a 500mA, leva no mínimo 8h.

          1. Avatar de Mike
            Mike

            Se for uma porta USB 3.0 não será a 500mA… 😉

    2. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Porque achas que as baterias incham devido ao aquecimento do carregamento?
      Maior probabilidade de elas incharem são duas, expostas a altas temperaturas, guardadas com mais de 50% de carga, vai lá ver as baterias de equipamentos que tenhas nas gavetas há uns anos e diz-me como estão.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Quanto mais rápido for o carregamento, mais aquecem as baterias! O sobreaquecimento é um motivo para as baterias inchar!

  5. Avatar de gr33nbits
    gr33nbits

    Eu por acaso com o fast charge e o telemóvel carregado em 50 minutos é tão prático que nem penso e já não passo sem, mas vamos ver como as bateriras com anos de este uso se portam e se a Xiaomi está a pensar nisto é porque vão existir problemas com o fast charge e baterias a ganhar peso 😀

  6. Avatar de Vidal
    Vidal

    Ora bem, melhor seria a Xiaomi ter baterias que não inchacem e de preferência serem removíveis, com soluções dessas e telefones todos colados não estou a ver grande solução a não ser comprar outro novo.
    Porque quando a bateria chega a este ponto e ter de pagar para substituir, feitas as contas não compensa.

    1. Avatar de Mike
      Mike

      “…com soluções dessas e telefones todos colados não estou a ver grande solução a não ser comprar outro novo.” – Acabaste de mencionar o porquê de as fabricantes não quererem fazer telemóveis com bateria removíveis facilmente… é o consumismo e tendência de que todos os anos é preciso lançar vários modelos novos… Há equipamentos que podiam durar muito bem 4 anos sem necessidade de os trocar, caso a troca da bateria compensasse relativamente a um equipamento novo…

  7. Avatar de jorge
    jorge

    Eu ainda hoje estou a usar o iphone 4S, e funciona as mil maravilhas.

    1. Avatar de Mike
      Mike

      Sério? Como? Só se for apenas para chamadas… Eu tenho um que uso apenas numa coluna da JBL, porque com o 4S já nem aplicações como o Youtube funcionam nesse equipamento…