Ainda nem a MIUI 10 chegou para todos e já a Xiaomi fala da MIUI 11

28 Comentários

A Xiaomi acabou o mês de maio a dar a conhecer ao mundo o seu novo smartphone de topo, Mi 8 e a sua nova interface a MIUI 10, que já começou a ser disponibilizada em forma de versão beta a vários utilizadores, mas que tarda em chegar de forma massiva aos smartphones da marca. É certo que a MIUI 11 só deverá chegar no próximo ano, mas já se começa a falar sobre ela e é provável que já esteja a ser preparada pela equipa de programadores.


MIUI 11 – Uma interface focada no utilizador

A equipa de programadores da MIUI 10 da Xiaomi escreveu um artigo onde são tecidas algumas considerações relativas ao desenvolvimento dessa versão da interface de utilizador e foi neste texto que, pela primeira vez, surgiu uma referência à versão 11.

Com a versão 10 quase a chegar ao público de forma massiva, é natural que já exista uma visão para aquilo que se quer apresentar no futuro.

As necessidades do utilizador serão o alvo da nova versão do sistema com funcionalidades ainda mais responsivas mas que, em relação à MIUI 10, poucas novidades deverá trazer a nível visual.

Hoje a MIUI 10 está a adaptadar-se aos ecrã grandes de proporção 18:9, mas a MIUI 11 não pode estar só adaptada, ela tem que estar desenvolvida de forma perfeita a estes ecrãs grandes, onde será o controlo por gestos a mandar.

A optimização dos recursos e consumo de bateria serão certamente, pontos que vão estar bem vincados na futura versão, assim como o próprio controlo do tempo da utilização dos equipamentos.


O que traz de novo a MIUI 10?

A MIUI 10 está a ser preparada para chegar a uma grande quantidade de modelos da marca e, além de alterações estéticas traz algumas novidades que tentam ir de encontro às necessidades dos utilizadores.

Menu de aplicações recentes redesenhado

O novo menu de aplicações recentes faz uso do novos ecrãs 18:9 parar tirar um maior aproveitamento da disposição das janelas de cada aplicação.

miui 10 menu apps recentes

Foram também adicionados modos de navegação por gestos para facilitar a interação, como é o caso do swipe para eliminar aplicações ou o toque prolongado para a exibição de mais opções.

Sons de notificações inspirados na natureza

À semelhança do que acontece na Touchwiz da Samsung, a Xiaomi decidiu também inspirar-se na natureza para desenvolver toques de notificações.

miui 10 notificações

Agora poderá, por exemplo, usar o som de uma gota a cair para o avisar de uma nova notificação.

Drizzle – Relaxe ou adormeça com sons da naturaza

Mantendo a ligação com a natureza, a Xiaomi introduziu na MIUI 10 o Drizzle, uma funcionalidade que permite definir um temporizador para reprodução de um som associado ao meio natural.

miui 10 drizzle

Este é modo interessante para quem gosta deste tipo de sons para adormecer ou entrar num estado mais relaxado.

Botões de controlo de volume e brilho renovados

Numa clara inspiração no iOS, a Xiaomi reformulou a apresentação do controlo de volume e brilho de forma a funcionarem como sliders.

miui 10 controlo volume e brilho

Para personalizar estes elementos basta um deslize em qualquer área do ecrã, não estando limitado apenas à área específica dos botões.

Sistema otimizado para melhor desempenho

Numa altura em que as várias marcas estão a apostar em sistemas de melhoria de desempenho, como é o caso do machine learning da Huawei, a Xiaomi procura também introduzir algumas funções de fundo para acelerar o desempenho dos seus smartphones.

miui 10 otimizações desempenho

A marca chinesa anunciou então a inclusão do “lock-free path” e do “Co-dependet prioritizing”, funcionalidades para acelerar o desempenho do sistema que, segundo a marca, oferecem uma melhoria de 10% em desempenho.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    Por ai se ve o desrespeito que a marca tem pelos clientes….quem compra xiaomi fica logo sem updates. O Xiaomi mi 8 saiu ha meses e ainda nem recebeu o MIUI10. Apple em updates é no mesmo dia, para todos sem excepcao. Deviam aprender e seguir o exemplo.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Falar em desespero desesperadamente AHAH
      Joao faz um favor à comunidade e não comentes. Saímos todos a ganhar.
      É que o que dizes nem para gozar serve quanto mais para discutir. Total perda de tempo.
      Vá, repensa as tuas prioridades e dedica-te a algo que não seja totalmente inutil.

    2. Avatar de coiso
      coiso

      “meses” já devemos estar em novembro ou assim, porque o telemovel saiu em junho.
      Eu nao percebo é pq vcs comparam telemoveis de 400 ou 500 whatever (nao sei o preço do 8) com telemoveis de à volta dos 1000 euros.
      Eu sinceramente não percebo a tua opinião, tenho um mi 6 e ainda prai à 3 dias recebi update para o MIUI 10, e de modo algum me sinto desrespeitado, e mesmo que não tivesse recebido, pá o telemovel funciona 5*.
      Eu acho que os clientes não tem motivos para sentir desrespeitados, é preferivel que demore mais algum tempo a sair as actualizações do que sair cheio de bugs como saiu o IOS 11

      1. Avatar de helder
        helder

        Totalmente de acordo, tenho um MI 4, a atualizar sempre que sai uma nova versao MI. Telemovel espetacular com um preço incrivel face a outros similares . Não troco de marca dna próxima compra.

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Fica logo sem updates? Total desconhecimento da Xiaomi. Até eu que tenho um Mi5 há 1 ano vinha com o Android 6, recebi depois o 7 e entretanto irá ser lançado no Verão o update para o 8 na Miui 10. Antes de dizeres disparates convém saber primeiro

      1. Avatar de Ze
        Ze

        +1 “Miguel”

    4. Avatar de barra
      barra

      Ralmente, quando não se sabe o que se diz, ou então fala-se sem ler o post dá nisto, comentários sem qualquer tipo de utilidade ou veracidade com o que está publicado.
      Por favor, lê e depois comenta.

    5. Avatar de SergioM
      SergioM

      Conheço várias pessoas com Xiaomi, aconselhei Xiaomi a alguns amigos, e posso dizer que todos eles estão contentes com os telemóveis que têm. É dos poucos OEMs que lançam atualizações constantes. E antes que queiras acrescentar algo depreciativol, já tive Android, já tive Windows Phone/Mobile e agora tenho um Iphone.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        agora tens iphone porque é o melhor, xiaomi é bom para os outros

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          tenho iphone mas não tenh problemas em recomendar um xiaomi aos outros

    6. Avatar de Fábio
      Fábio

      Falar sem saber é fácil. Dar-se ao trabalho de ler e perceber é que custa.
      Posso-te dizer que tenho um Xiaomi há dois anos e até ao momento recebeu todos os updates.
      Estou com a última versão que saiu e foi Via OTA.

    7. Avatar de Correia
      Correia

      fala quem nunca teve 1 xiaomi

      1. Avatar de Joao
        Joao

        quem tem dinheiro para iphone n precisa de lixo chines

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Como se ter dinheiro para um iPhone fosse uma coisa assim tão difícil ou importante.

          Olha para mim sou importante porque tenho um iPhone.
          O CV deve ter uma única linha:
          Possuo um iPhone.

          Ao ser parado uma operação stop diz o agente de autoridade: Documentos ssf
          – Isso não tenho, mas posso-lhe apresentar o meu iPhone
          – Desculpe não sabia que tinha um iPhone pode seguir viagem.

        2. Avatar de Correia
          Correia

          com o dinheiro de 1 topo da xiaomi compro 2 iphones

          1. Avatar de Joao
            Joao

            mas ficas com metade do suporte e o triplo dos bugs. Passado 2 anos vale mais o iphone em 2a mao que os 2 xiaomis juntos.

          2. Avatar de Correia
            Correia

            “quem tem dinheiro para iphone n precisa de lixo chines”
            não valida a afirmação.
            Afinal quem tem dinheiro tb prefere lixo chines

    8. Avatar de Ze
      Ze

      “João” os teus comentários sem sentido já começam a cheirar mal!! Não sabes do que falas. Devias respeitar para ser respeitado!

    9. Avatar de Joao
      Joao

      Meio retardado, só pode… a Xiaomi não respeita cliente?? Não faz update?! Usando drogas né filho..

  2. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Só um comentário à parte….parece que no Miui 10 não se consegue instalar a Google Camera…mesmo com a câmera api 2 activada.
    Espero que quando libertarem a versão global este problema esteja sanado…caso contrário fico-me pela Miui 9 pelo facto da câmera ser o que mais valorizo .

  3. Avatar de Bruno Jacob
    Bruno Jacob

    No meu MI5 já tenho a Miui10 não tenho bugs, nem com a câmara que funciona perfeitamente. Mas as notificações ficaram confusas não consigo gostar das notificações.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Xiaomi tem sempre essas defeitos…notificacoes e bugs, alem do malware. Comprasses um iphone

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Malware? Sabes lá o que dizes. E gosto da lógica do dinheiro quando deves ser mais um a ganhar 500 paus por mês e a comprar iPhones às prestações. Eu conseguia comprar dois iPhones por mês e pagar as contas, comprei um OnePlus 6. Mete o iPhone X(ite) a um canto bem pequenino.

  4. Avatar de Black Dog Forge
    Black Dog Forge

    por acaso tenho o redmi 4 note e tem a miui 9.5. Quando o comprei tinha a versão 7.
    Para mim o melhor ‘launcher’ ou skin como queiram é a miui. De longe o mais simples e mais funcional e fluido que utilizei até hoje mas nunca tive telefones de 500€…

  5. Avatar de henrique
    henrique

    Continuam a tentar copiar ao maximo a interface iOS…… Não entendo qual é a necessidade, nao ha outras possibilidades para fazer algo diferente?

    Via o Android stock……Realmente para que mexer no que ja funciona bem e muito melhor que a MIUI e outras roms chinesas??

  6. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Por acaso sabe que telemóveis com mais de seis e sete anos da xiaomi ainda hoje recebem updates? Diga-me o mesmo em relação á Apple ou a qualquer outra marca?

    1. Avatar de ze
      ze

      Não vale a pena… O “joão” enquanto a publicação está activa, começa a minar isto tudo. Tem um gosto especial pelo Miphone! ; ) Já faltou mais, para um dia ter um!

  7. Avatar de Peter
    Peter

    Esse tal”João” é parvo todos os dias!
    Passa fome para ter o seu iPhone 5s no máximo.