Afinal o mercado dos smartwatches cresceu e está de boa saúde

46 Comentários

Muitos questionam a verdadeira utilidade de um smartwatch e muitos preveem que muito em breve estes vão deixar de estar no mercado, apenas porque não são necessários.

A verdade é que o mercado tem respondido de forma muito positiva e, ao contrário do que se esperava, as vendas de smartwatches têm crescido e as ofertas são cada vez mais numerosas e com maiores trunfos.

smartwatches

As marcas ainda procuram encontrar a formula certa para dar ao mercado os dispositivos que os utilizadores pretendem, mas as apostas mais recentes têm mostrado que esta está perto de ser encontrada.

A Apple e muitas outras marcas têm uma posição dominante e vendem cada vez mais, contrariando a ideia de que o fim estaria próximo. A prova disso está nos mais recentes números da IDC, que mostram claramente que este é um mercado em crescimento.

De acordo com esses dados, o mercado nos últimos meses cresceu 10,3% no acumulado ano-a-ano e que, curiosamente, o mercado dos dispositivos mais básicos, (que não correm aplicações de terceiros) decresceu 0,9%.

Top 5 Empresas de dispositivos wearable, Envios, Quota de mercado e crescimento Ano-a-Ano, 2º Trim 2017 (envios em milhões)
Empresa 2º Trim 2017 Envios 2º Trim 2017 Quota de Mercado 2º Trim 2016 Envios 2º Trim 2016 Quota de mercado Mudança no crescimento Ano-a-Ano
1. Xiaomi 3,5 13,4% 3,1 13,0% 13,7%
2. Apple 3,4 13,0% 2,3 9,6% 49,7%
3. Fitbit 3,4 12,9% 5,7 24,1% -40,9%
4. Garmin 1,4 5,4% 1,5 6,4% -6,6%
5. Fossil 1,0 4,0% 0,3 1,4% 217,9%
Outros 13,5 51,3% 10,8 45,5% 24,3%
Total 26,3 100,0% 23,8 100,0% 10,3%
Fonte: IDC Worldwide Quarterly Wearable Device Tracker, 31 de Agosto, 2017

O grande foco do crescimento está mesmo nos smartwatches, com um aumento de 60,9%, com a Apple e o seu Apple Watch a liderar esse crescimento. Este dispositivo conseguiu um crescimento impressionante de 49,7%.

Os concorrentes estão também a crescer e as ofertas vão em breve aumentar, com várias propostas a chegar ao mercado. A apresentação dos novos Samsung Gear são a prova de que as marcas estão atentas e que oferecem novos equipamentos.

A própria Google tem trabalhado junto de outras marcas associadas a designers e a casas de moda e por isso as propostas com Android Wear devem crescer novamente.

Fonte

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de #unknown
    #unknown

    só falta chamar a atenção de que é a Xiaomi que tem maior quota de mercado

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Os números da xiaomi não são smartwatches

      1. Avatar de galo
        galo

        *não incluem “só” smartwatches mas também..

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Continuam a não ser números de smartwatches!

          1. Avatar de galo
            galo

            Volto a dizer: Não são números “só” de smartwatches. Mas sendo números de “wearables” também têm em conta samrtwatches.

          2. Avatar de Bruno
            Bruno

            @ galo, mas o que é que isso interessa quando o número continua a não dizer nada sobre o mercado de smartwatches e a quota nesse mercado da Xiaomi? É nisso que o artigo fala e no que o comentário pegou.

          3. Avatar de galo
            galo

            Percebo o que queres dizer, mas repara que o próprio artigo apresenta uma tabela, não só de smartaches, mas de “wearables”. E aí a xiaomi é lider.
            Ao responderes ao comentário do @#unknown (que está correto, de acordo com a tabela do artigo) cometeste uma incorreção. Porque de facto os números da xiaomi também incluem smartwatches…e daí o meu acrescento ao teu comentário…

          4. Avatar de Bruno
            Bruno

            @ galo, o tema central do artigo é o crescimento dos smartwatches não os wearables em geral e nunca aquele número permitirá afirmar que é a Xiaomi que tem a maior quota de mercado dos smartwatches – não te permite saber quais foram as vendas contabilizadas de smartwatches.
            Não cometi qualquer incorrecção! O número conter o outro não o transforma em número de smartwatches, são números diferentes, logo, “os números da Xiaomi não são smartwatches”, é uma frase totalmente correcta. É bastante evidente o significado dessa afirmação para quem fala em maior quota de mercado.

          5. Avatar de galo
            galo

            @Bruno, não vale a pena continuar com isto…
            Se tu dizes que é “evidente o significado” da tua afirmação, eu também não tive qualquer dúvida quando li a afirmação do @#unknown (repara que se o pplware coloca uma tabela com wearables, também poderia salientado que nesse sector a xiaomi tem maior quota de mercado).
            Tu sentiste a necessidade de “corrigir” a afirmação dele, e porque não posso eu fazer o acrescento à tua?
            a tua como está escrita também pode levar a erros porque aqueles números também contêm smartwatches. E quem lê, e não sabe nada do assunto pode pensar que xiaomi é só “pulseiras”, ok?

          6. Avatar de Bruno
            Bruno

            @ galo, existir a tabela não muda o facto de o artigo estar focado nos smartwatches – basta ler o título e ver como demora tanto tempo a discutir coisas que nem aparecem na tabela.
            O que eu escrevi servia como nota para fazer entender que os números da Xiaomi apresentados não diziam muito para o foco do artigo, os smartwatches, e consequentemente para a quota nesse mercado.
            Tu é que realmente sentiste necessidade de dizer algo que nada esclarece quanto ao artigo. Continuam a não ser números de smartwatches da Xiaomi.

          7. Avatar de galo
            galo

            @Bruno está dificil contigo…ainda não percebeste que o meu 1º comentário foi apenas um complemento ao que disseste?

            Na minha opinião tu também não esclareceste nada, porque na própria tabela já está escrito “Top 5 Empresas de dispositivos wearable”. Quem leu sabe o que aqueles números representam. ponto final.

            O teu comentário teria sentido se o @#unknown tivesse escrito que Xiaomi tinha maior quota de mercado de “smartwatches”. Mas não foi isso que ele escreveu pois não?

            Depois, sei que o pplware quis destacar mais os smartwatches e apple (não critico isso) mas de facto no próprio texto são apresentados números, que os mais distraidos poderão pensar que são de “smartwatches”, mas que são de “wearables”… por exemplo, na fonte original poderás ler : “The worldwide wearables market was once again graced with positive growth as shipments grew 10.3% year over year”.

            Para finalizar, creio que os utilizadores deste blog não são “ovelhas” que têm que se centrar e comentar apenas o que está no titulo. Desde que bom senso exista, e não fuja demasiado ao contexto, cada um poderá escrever o que quiser.

          8. Avatar de Bruno
            Bruno

            @ galo, o comentário faz notar, ao #unknown, a razão de não ser falada da Xiaomi no artigo, já que estão centrados nos smartwatches.
            Ele fala de quota de mercado num artigo sobre smartwatches, sem outra especificação, faz todo o sentido chamar à atenção que os números da Xiaomi não são smartwatches. O que não faz sentido é andares às voltas a tentar justificar o que disseste, fazendo crer que só por um número incluir outro isso dá relevância para a questão de smartwatches.

            “Quem leu sabe o que aqueles números representam. ponto final.” … “os mais distraidos poderão pensar”. Parece que afinal nem para ti será um ponto final…

            Se te pões a comentar os comentários dos outros, não podes ler na diagonal e ignorar a sequência de comentários. Falhou-te a “leitura” do contexto, e pior do que isso começaste a classificar o que disse como incorrecto!

          9. Avatar de galo
            galo

            @Bruno E lá estás tu a bater nos “smartwatches”…não consegues ver mais além disso?

            O #unknown tem todo o direito de fazer a afirmação que fez. É a opinião dele e correta. Ele revela não ser “ovelha”. Eu também acho que, face aos dados apresentados, não se perderia nada em fazer menção à liderança dos xiaomi nos “wearables”.

            “Parece que afinal nem para ti será um ponto final…” hahahaha, afinal não sou eu que leio na diagonal ou que anda às voltas. Percebe que na tabela está claramente escrito o que os números representam 😉 logo o teu comentário nada acrescentou.

            Já no “crescimento 10,3%” isso não está claro no artigo.
            Citando: “De acordo com esses dados, o mercado nos últimos meses cresceu 10,3% no acumulado ano-a-ano e que, curiosamente, o mercado dos dispositivos mais básicos, (que não correm aplicações de terceiros) decresceu 0,9%.”
            A palavra “wearable” apenas aparece depois e unicamente na legenda da tabela. Confessa lá, até tu pensaste que eram números de smartwatches apenas, se apenas vês “smartwatches” 😉

            Para finalizar, que sequencia é que me falhou :D? tipo o teu comentário e o anterior do #unknown?

            ps: vou ficar por aqui, pois provavelmente de tudo o que escrevo só lês “smartwatch, smartwatch, …” e então é perda de tempo..

    2. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      Normal,para quem quer algo mais simples e estupidamente barato compra uma Miband 2,simples e eficaz,como é por norma em qualquer produto da marca.

      1. Avatar de pois.....
        pois…..

        ^isto basicamente.

      2. Avatar de Helder
        Helder

        Eficaz? Que é que aquilo faz? Não serve para nada!

        1. Avatar de Rui
          Rui

          para alem de servir de relógio, marca os passos, ciclo de sono, ritmo cardíaco durante desporto e notificações…

        2. Avatar de Wooden
          Wooden

          Como o Rui disse, tem uma série de funcionalidades bem interessantes, especialmente para o preço que custa. E dura 20 dias a bateria.

          Ok, não é o mesmo que um Apple Watch, mas… custa 30€!

        3. Avatar de Joel Reis
          Joel Reis

          Quem não sabe é como quem não vê.

        4. Avatar de Joel Reis
          Joel Reis

          You know nothing, Hélder.

        5. Avatar de Moto g5 plus.
          Moto g5 plus.

          depende para a utilidade que se dá. No meu caso já não passo sem a mi band, trabalho num ambiente com algum ruído, que muitas vezes não conseguia ouvir nem sentir o telefone a vibrar, desde que comecei a usar ai band nunca mais perdi uma chamada.

          1. Avatar de Helder
            Helder

            Eu atendo (não só ver) chamadas e dito SMS (em Português de Portugal) no meu Apple Watch.

          2. Avatar de Moto G5 Plus
            Moto G5 Plus

            E carregas todos os dias! e quando te esqueces de carregar andas com um tijolo no pulso. a minha dura mais de 30 dias de uso!

          3. Avatar de Joel Reis
            Joel Reis

            Para além de pareces o Michael Knight a falar com o Kitt pelo relógio, quantas horas te dura a bateria assim? Meio dia?

  2. Avatar de Alex
    Alex

    Os smartwatches como estão não fazem muito sentido. Não é este crescimento que me vão fazer mudar de opinião. Haverá um mercado para eles, mas acredito que vai estabilizar em poucos milhões anuais.
    A ver vamos…

    1. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      E se a MS sempre lancar a linha de produtos que se preve, o mercado dos tablets, smartphones e 2 in 1, devera sofrer quedas significativas, isso podera nao acontecer com os smartwatches, mas podera dar ate um impulso a este nicho de mercado.

    2. Avatar de Vítor M.

      Poderá ser mas estes anos dizem exatamente o contrário. Dizem que é um mercado que a Apple tem fomentado, que está a crescer e que está a trazer para o nosso dia a dia novas experiências e novos meios de recolha de informação que podem ser trabalhadas do ponto de vista médico. É aqui que a Apple vai apostar no futuro próximo, ter o Apple Watch como o prospector de dados vitais.

  3. Avatar de Kabindas
    Kabindas

    Tenho um Amazfit (Xiaomi) á cerca de 2 meses e o relógio é fantástico. Superou s minhas expectativas até em estanquicidade, passei duas semanas no algarve a nadar, snorkling e um pouco de apneia (max +/- 5 metros) e o relógio nunca saio do pulso. A disponibilização de software para criar watchfaces também foi bombástica. Para além das que vem o equipamento existem centenas online e até podes criar o teu próprio watchface (custo 0 Eur). Podia estar aqui um dia a falar dele, mas acabo por dizer que este equipamento está sempre on (não liga quando se levanta o pulso) e tem uma autonomia de 1 semana.

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Existem vários modelos Amazfit online, podes me dizer qual o teu? Tem GPS integrado?

      1. Avatar de Kabindas
        Kabindas

        É este modelo
        https://www.gearbest.com/smart-watches/pp_605468.html
        … está mais barato … ainda

  4. Avatar de Luís Rato
    Luís Rato

    O meu lumia 550 conta os passos que dou e faz tudo o que fazem estes smartwatches com bateria de 3 dias e melhor câmera que qualquer iphone ou android. Gastar dinheiro para que?

    1. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Concordo, o meu Lumia 950 faz isso, e ainda por cima tem uma das melhores cameras do mercado, pelo menos ainda nao vi outro que tirasse fotos de baixa luz e nocturnas com uma qualidade aproximada deste, nem Samsungs, nem Pixels, nem iPhones, nem One Plus, nem Xiaomi conseguem ate hoje igualar a camera do 950 nestas condicoes, e ficam ate bem longe disso. Fiz imensas comparacoes com topos de gama de amigos, de todas estas marcas e o unico que ainda consegue oferecer uma qualidade aceitavel e o S8.

      1. Avatar de Victor F.
        Victor F.

        Lumia 950 é uma coisa, Lumia 550 é outra!

        Dizer que um 550 tem um camera melhor que iphone ou android só mesmo especificando os modelos!

    2. Avatar de Rui
      Rui

      epa tambem não vamos aqui ser ridiculos, a camara do 550 não é má mas ao pé até do meu antigo 735 coitada e nem a vou comprar com o 7 plus que tenho agora, quanto ao contar passos cheguei a usar muito no 735 que ate tinha um sensor especializado para tal e não é a mesma coisa que a Mi Band 2 que tenho…

      1. Avatar de Luís Rato
        Luís Rato

        O sensorcore dos tlms e dos smartwatches e igual. A tecnologia e igual e até e mais certeiro no bolso que no pulso logo o lumia e melhor que o mi band ou outro smartwatch

        1. Avatar de Rui
          Rui

          não são iguais não, nem todos os telemóveis tem todos os sensores, e diferente exigências nos sensores cria diferentes resultados e para não falar no software…

    3. Avatar de Wooden
      Wooden

      Se andares com o smartphone agarrado ao braço o tempo todo é capaz de resultar, caso contrario vai faltar informação. Além de que há mais coisas que um smartwatch faz e um smarphone não faz… o teu lumia faz analise do sono e monitoriza do ritmo cardiaco? Não me parece…

    4. Avatar de Filipe Teixeira
      Filipe Teixeira

      Estes tipos do windows phone são mesmo engraçados…

    5. Avatar de Vitor Correia
      Vitor Correia

      Se não sabes para que serve um smartwatch (a maior parte deles desportivos) mais vale não falares do que não sabes. É ninguém quer saber da tua câmara para nada, os smartwatches não se destinam a tirar fotos.

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    Quando se referem a smartwatches estão a incluir smartbands tambem, certo? Só conheco fitbit com pulseiras

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Fitbit também têm uns smartwatch, mas vendem quase so pulseiras.

      Xiaomi é que é só pulseiras baratas!

    2. Avatar de Victor F.
      Victor F.

      Do pouco que sei e pelos exemplos dados no artigo, penso que NÃO estão a incluir as smartbands.
      Se bem que no gráficos diz lá “Top 5 wearables” que inclui smartbands (MiBand, fitbit, Adidas FitSmart) e smartwatches (Apple Watch, Samsung Gear, Xiaomi AmazFit, Adidas SmartRun) mas o artigo parece-me ter como foco apenas os smarwatches

  6. Avatar de Filipe Teixeira
    Filipe Teixeira

    Portanto dezenas de artigos depois a dizerem que os smartwatches não vendiam, agora é o contrário…

  7. Avatar de Welldone
    Welldone

    Típico shitware . Tanto smartwatch com muito melhor aspecto mas a capa tem de ser sempre da crapple

  8. Avatar de Sérgio J
    Sérgio J

    Se metem fitbands aqui, deviam também meter relógios a pilhas, mecânicos ou pulseiras. É tudo de colocar no braço. Metem no mesmo bolo coisas incomparáveis.

  9. Avatar de BuG
    BuG

    Nada como o meu pebble steel! 😉