Afinal a segurança do Apple Watch não é assim tão elevada

78 Comentários

Os equipamentos da Apple regulam-se por padrões de segurança muito elevados e a empresa sempre se apresentou como uma das que mais leva estes pressupostos a sério.

Medidas recentes vieram meter travão a situações que eram comuns, como por exemplo o furto de iPhones e outros equipamentos, com uma solução bem simples, que associa esses equipamentos de forma quase permanente à conta iCloud do utilizador.

No Apple Watch, o mais recente gadget da empresa, esperava-se que estas medidas estivessem também implementadas, mas a verdade é que não é bem assim!

apple_watch_seguranca_1

A associação de dispositivos à conta iCloud dos seus utilizadores é uma das mais eficientes medidas da Apple para garantir que estes ficam inutilizados em caso de furto. Apenas o utilizador consegue “libertar” o dispositivo, mesmo que este tenha sido sujeito a um reset de fábrica.

Também no Apple Watch as medidas de segurança são elevadas, com o bloqueio do dispositivo sempre que este é retirado do pulso do utilizador, garantindo assim que este está sempre associado ao seu dono.

Seria esperado que também existissem no Apple Watch medidas que conseguissem evitar que este dispositivo possa ser associado a outros equipamentos, mesmo após o eliminar dos dados do utilizador e sendo feita uma reposição de fábrica.

A verdade é que estas medidas, que são agora básicas e exigidas no universo Apple, não estão presentes no Apple Watch e é extremamente simples realizar a reposição de fábrica e a associação a outro iPhone, perdendo para sempre a anterior “posse”.

Como pode ser visto no vídeo acima, basta haver acesso físico ao Apple Watch e rapidamente este é reposto e passa a ser posse de outro utilizador, o que vem contraria as mais recentes medidas da Apple.

É certo que o Watch OS ainda está só na sua primeira versão e que vão existir de certeza melhorias num futuro próximo, no entanto esta seria uma medida elementar que se esperaria que estivesse neste sistema operativo e no Apple Watch.

Para já ainda não existem soluções para esta situação, nem sequer uma posição oficial da Apple, mas o que os utilizadores podem fazer é obrigar à utilização de um pin de desbloqueio, o que no entanto só garante que o acesso aos dados do utilizador estão protegidos.

Comentários

78

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de FG
    FG

    Há algum sistema operativo de relógios que permita bloqueio como fala o artigo?

    Não, pois não?

    Bem me parecia…

    1. Avatar de Pedro Simões

      A Apple investiu tanto nessa funcionalidade, garantindo segurança e protecção… e depois não o mete no Watch? Parece um contra senso!

      E ninguém disse que isso estava noutro qualquer sistema operativo de relógio! Lá estamos nos a justificar as falha da Apple com o que os outros fazem.

      1. Avatar de FG
        FG

        Porque é que não falam desta falha também quando saiu a linha gear, o pebble, o android wear?

        Esta funcionalidade não funciona no Apple watch, porque o Apple watch, ao contrário do iPhone, não se liga directamente à internet, liga-se à app do iPhone, provavelmente não encontraram uma solução robusta a tempo, é mais complicado, não pode ser da mesma maneira que o iPhone é…

      2. Avatar de RP
        RP

        “A Apple investiu tanto nessa funcionalidade, garantindo segurança e protecção… e depois não o mete no Watch? ”

        Referência por favor.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Conhecimento público!
          Houve até dados dalgumas das maiores cidades americanas e Londres que apontaram para uma queda acentuada no roubo de iPhones após a introdução do Activation Lock

          1. Avatar de 

            iPhones, dizes bem. Quando houver um subida acentuada de roubo de apple watch eles logo toma uma medida 😉

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            Antes de haver uma subida dos roubos a Apple terá tido muitas oportunidades para pensar em medidas adicionais de protecção contra roubo.
            Não deixa é de ser estranho que haja tanta gente preocupada com isto quando qualquer relógio que custe uma fortuna tb pode ser roubado e “reutilizado”.
            O que seria realmente grave seria se não protegesse a informação importante que está guardada!

      3. Avatar de Carlos Alberto
        Carlos Alberto

        nem mais

      4. Avatar de Nunes
        Nunes

        Parece um contra-senso e deveria haver uma medida equivalente. Mas ao contrário do iPhone em que facilmente se insere manualmente todos os dados da conta do iCloud, o tamanho do ecrã Watch limita a escrita e opções, de modo que a Apple terá que encontrar um método diferente mas que não seja arcaico nem um grande empecilho à utilização.

      5. Avatar de David Ferreira
        David Ferreira

        A apple prometeu muita coisa na conferencia, e uns dias antes do lançamento retirou o que disse e muito mais xD….

        vai ser um floap daqueles…
        A redit e a endgaget já submeteram a sua opnião (que não é lá muito boa)
        Pessoas arreendidas de terem comprado o apple watch?! claro que não (ironia)

        1. Avatar de FG
          FG

          Continua a sonhar…

          Sim, é um “flop”, em um dia, esmagou a concorrência toda, por isso, sim, é um “floap”

        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          “A apple prometeu muita coisa na conferencia, e uns dias antes do lançamento retirou o que disse e muito mais”
          Não inventes!!

    2. Avatar de Francisco Cirne
      Francisco Cirne

      Não percebes que é preciso arranjar um Gate qualquer!!!!!!!

      Water gate não dá porque ele portasse melhor do que a Apple diz
      Bateria gate também não serve porque a bateria dura as 18h ou mais, logo está dentro do que a Apple diz.
      O tatto gate não pegou..

      há que tentar outro…. 🙂

      Saio na rifa o Activation look gate que é isto que está em causa! Conseguir formatar para ser usado noutro ihpone! Não é conseguir passar a pass para ter acesso aos dados ai sim seria grave!

      1. Avatar de FG
        FG

        Pois, nem mais…

        Já o tentaram dobrar com as mãos?

        Essa da bateria é que foi espetacular, eles já com água na boca para pegar por aí… Resultado, pessoas com 18 horas de bateria, e ainda carga para outro dia! Isto com utilização real: apps, chamadas, tracking de exercícios, e tracking de movimentos o dia todo (coisa que o android não tem, e se tivesse, não aguentava meio dia…)

        1. Avatar de Francisco Cirne
          Francisco Cirne

          Deve ser o próximo 🙂 🙂
          Já massacraram o ecran e tb não conseguiram já que o safira é “indestrutível” e o ecran de ionx portou-se bem!

        2. Avatar de Francisco Cirne
          Francisco Cirne

          Deve ser o próximo 🙂 🙂
          Já massacraram o ecran e tb não conseguiram já que o safira é “indestrutível” e o ecran de ion-x portou-se bem!
          Uma coisa é certa quando a apple tiver uma solução pratica para o Activation look vai disponibilizar a todos os AW, já os da concorrência vão ter de rezar ao menino jesus para receber essa atualização. 🙂 🙂

          1. Avatar de FG
            FG

            Os da concorrência, depois de tantas promessas, a fragmentação do android wear já existe, e nem vamos a um ano, são meia dúzia de modelos!!!

    3. Avatar de ZH
      ZH

      Caro FG, lembrei-me hoje de si por ver aqui o comentário… é um “off-topic”.

      Pela Suiça já andam alguns Apple Watch a circular nos pulsos das pessoas… Coitados dos suiços… Fizeram uma deslocação até à Alemanha e compraram um smart watch por menos do que provavelmente custaria aqui e ainda trouxeram bens alimentares e vestuário… Coitados dos suiços… de uma acentada conseguiram poupar, sem exagero, 1000 francos. Coitados 😀

      Peço desculpa… mas lembrei-me.

      Cumprimentos.

      1. Avatar de FG
        FG

        Não tem nada que pedir desculpa 😉

        Eu também mandei vir o meu do país de onde vêm os bebés… 🙂 mas não poupei nada, a menos que o Passos Coelho queira inventar um imposto novo…

    4. Avatar de Marco Chapita
      Marco Chapita

      se fosse ao contrario no android ja caia o carmo e a trindade,como é da apple,ainda defendem que tem que ser assim porque nao ha melhor,quem tem apple esta sempre a espera do melhor nao é para se conformar quando apresentam os factos ,se nao que argumentoss tem depois para critiar o android.como ja disse falhas todos tem só que se for a apple esta tudo bem para os apple fans se for os outros é porque sao rascos…

  2. Avatar de Fatima
    Fatima

    Isto não tem nada a ver.Isto é uma pedido de ajuda.Há mais de 4 anos que estou a ser hackeada através do navegador estando vários computadores cativos Não sei que fazer porque sou seguida e bloqueiam-me as páginas.Preciso ajuda.
    Fátima
    (profmoreira@sapo.pt)

  3. Avatar de Carlos Alberto
    Carlos Alberto

    O tempo que demora a arrancar depois do processo é bastante ou foi impressão minha?

  4. Avatar de Vitolas
    Vitolas

    E mais um iFail

    1. Avatar de David Ferreira
      David Ferreira

      +1

  5. Avatar de Marco Chapita
    Marco Chapita

    e por isso que eu nao percebo esta febre do Apple watch quando na noticia referem que tambem é o primeiro por isso é normal a empresa ir aprender com os erros,portanto se toda a gente sabe que normalmente todos os anos ha uma actualizacao do Apple watch com novas melhorias e funcoes, o porque de pedirem um balurdio quando quem usa esses relogios normalmente sabe k ano apos ano vai trocar para ter sempre o ultimo grito como nos telemoveis. Eles pedem um preço como se fosse um relogio que se mantivesse actual ano apos ano,e para o ano ja ninguem vai querer o modelo deste ano…

    1. Avatar de FG
      FG

      Vamos ver se é assim…

      Eu não estou interessado em trocar o meu… E muita gente troca de iPhone, porque financeiramente, compensa ir trocando, do que trocar depois de muitos anos… Isto é só ser inteligente…

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      tendo em conta que a Apple conseguiu introduzir o Activation Lock nos iPhones mais antigos com update do software , não parece de todo que as pessoas necessitem de trocar o Watch!

  6. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Claro, além do mais é barato.
    Ladrão que se preza rouba Rolex e afins.
    Ainda por cima não consegue obter dados do Apple Watch, que são o mais importante.

    Mas sem dúvida vai ser uma exigência dos Androidleg (perna Android) para os seus smartwatchs.

    1. Avatar de LP
      LP

      Os dados são mais importantes que o relógio?! Julgas-te o Obama?
      Não precisa de grande segurança porque ninguém o quer… um relógio que tem de ser carregado todos os dias? Não, obrigado!

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Ninguém quer é Android Wears… olha o Apple Watch saiu, já baixarem todos para metade, a ver se passam dos 700 mil..

        “Carregado todos os dias”? LOL…

        1. Avatar de LP
          LP

          Porque te ris? Achas que nem um dia dura se for muito usado, ou os teus dias têm 9 horas?

      2. Avatar de Nunes
        Nunes

        O Watch pode ter dados de pagamento, o que é bem mais importante do que o aparelho.
        Se fosse só um relógio realmente não faria sentido carregar todos os dias!

        1. Avatar de LP
          LP

          Há smartwatches com autonomia mais aceitável, que não se gabam de serem os melhores do mercado.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            E que não fazem muito do que o Watch faz.
            Quanto a gabar são muitas as análises que dizem que é o melhor no mercado!

          2. Avatar de LP
            LP

            Acredito que seja, por isso é que se tem de exigir mais que à concorrência.

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            Ora aí está uma profunda contradição e até mostra a desonestidade de quem diz que não tem lados!
            Ele é melhor pelos méritos que já tem agora no início, por isso dizer que se deve exigir ainda mais do que à concorrência porque já é o melhor, é simplesmente de tolos! Quer dizer, se não fosse melhor será que não exigias nada!?
            Se queres exigir alguma coisa será por achares que faz falta e é facilmente exequível – é a parte do facilmente exequível que levanta dúvidas, primeiro porque o tamanho impede fazer o mesmo que se faz no iPhone, segundo porque os exemplos da concorrência mostram que não é assim tão fácil.

          4. Avatar de LP
            LP

            Vamos ver se nos entendemos, o problema não está de facto em ser simplesmente o melhor do mercado, está mais no facto de se cobrar como tal. Quando vou comprar uma coisa, ou opto pelo barato com qualidade duvidosa, ou opto pelo caro, pela boa qualidade, opto pelo melhor do mercado. Quando tomo a primeira opção, não faz sentido nenhum fazer grandes exigências, o que vier a mais é bom, mas não obrigatório. Quando opto pelo melhor do mercado, que é (quase sempre) o mais caro, tal como aqui, aí sim, posso e devo exigir tudo, sobretudo o que é possível (se achas que não é, espera pelo próximo modelo), mesmo aquilo que os outros não têm (por isso também são mais baratos e se forem honestos não apregoam o que não são).

          5. Avatar de Nunes
            Nunes

            agora o problema já é o preço!!?
            Sim é mais caro que muitos [embora haja outros com preço idêntico] mas tu próprio já aceitaste que seja o melhor, por isso se já tem muitas qualidades para ser o melhor já tens uma justificação para o preço!
            Se queres chegar ao ponto de exigir ainda mais ao melhor tens que apresentar alguma coisa que consigas justificar que seja algo essencial de resolução exequível. Doutra forma, exigir não passa dum capricho teu. É aqui que se deve olhar em volta para poder avaliar a dimensão da questão e facilidade de resolução!
            Mas não deixa de ser interessante que continues a ignorar que um aparelho novo como este tb necessita de medidas que permita ao dono recuperar o aparelho em caso de esquecimento do PIN – imagino que se não tivesse estarias aqui a reclamar que a Apple vendia um aparelho que depois o dono não tinha como aceder por esquecimento!!
            É aliás essa a crítica que muita gente levantou quando a Apple implementou o Activation Lock… mas como em tudo é um jogo de compromissos, em que é preciso equilibrar os riscos com a funcionalidade! E num aparelho destes os riscos não são os mesmos que num telemóvel…

            ” mesmo aquilo que os outros não têm (por isso também são mais baratos e se forem honestos não apregoam o que não são).”
            sendo uma questão em grande medida de software, não é por isso que são mais baratos!!

          6. Avatar de LP
            LP

            Sim, porque o (desenvolvimento de) software é uam coisa fácil e barata…

          7. Avatar de Nunes
            Nunes

            “Sim, porque o (desenvolvimento de) software é uam coisa fácil e barata…”
            Quem vende não gasta quase nenhum dinheiro a desenvolver o software, dado que a Google “dá” o software!!! Só perde tempo a optimizar drivers e as especificações… E isto não entra nessa vertente!

          8. Avatar de LP
            LP

            Lógica da batata: Se a Google não deu essa funcionalidade e eles a quisessem implementar, quem é que a custeava? O preço não aumentava?

          9. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ LP
            Lógica da batata é nem sequer saber que os fabricantes não podem fazer modificações dessas no Android Wear! Por isso quer a concorrência tivesse ou não esta função, os produtos continuariam a ter o mesmo custo e preço!

  7. Avatar de LP
    LP

    Com tanto comentário a defender a coisa, a Apple não precisa de implementar segurança nenhuma, que os iFans parecem gostar assim.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      Se o teu problema é o roubo do objecto imagino que devas andar sempre em pânico com o roubo potencial do teu relógio ou até do smartphone!

      1. Avatar de LP
        LP

        Estás a sugerir que a segurança do iphone é escusada?

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          estou a sugerir que há pessoas aqui a criticar a ausência de algo que nem sequer têm nos seus aparelhos nem existe equivalente para relógios que custam uma fortuna! Isso das duas uma, ou revela pânico sobre os seus próprios bens ou uma profunda falta de credibilidade da sua posição!

          1. Avatar de LP
            LP

            A única coisa a revelar-se é a tua cegueira do costume…
            Porque o meu não tem, não posso criticar que outros não tenham também? Não se pode exigir ao líder de mercado, ao que custa uma fortuna algo que não existe nos outros e que podia existir?
            Relógios que custam uma fortuna? Só podes estar a brincar… há sequer comparação? Como tu próprio disseste, não é só um relógio.

          2. Avatar de Vítor M.

            Vocês os dois já acalmavam, sentavam á mesa e deixavam esta conversa que não leva a lado algum, certo?

            Já chateia… digo eu.

            Todos sabemos que cada um defende o seu lado com unhas e dentes, para que chegam a extremos?

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ LP
            Relógios que custam uma fortuna têm o mesmo incentivo e método para serem roubados, é disso que no fundo estás a reclamar! Um desincentivo ao roubo [que não impede o roubo] seria bem vindo, mas não será certamente por replicação do processo no iPhone, terá que ser criada uma alternativa que não será muito convidativa dado o tamanho do ecrã!
            A parte que torna o Watch diferente dum relógio está devidamente protegida – a informação!

            “Porque o meu não tem, não posso criticar que outros não tenham também?”
            Se queres criticar com tanta força então admite e estende abertamente essa crítica a todos, não só a um caso que nem sequer tentas perceber!
            Eis a razão da função:
            https://support.apple.com/en-us/HT204567

          4. Avatar de LP
            LP

            Não chegamos a extremos… pelo menos da minha parte a moderação não chega a intervir nas nossas discussões.
            Eu não tenho lado, critico livremente tudo e entendo criticas a tudo, por isso acho piada a discutir com quem “tem lado” e não desce da burra, mesmo com os factos chapados.

          5. Avatar de LP
            LP

            Primeiro, vamos esclarecer aqui uma coisa, inclusivamente para as futuras trocas de palavras: “quem cala consente”.
            Se me dizes que os outros também têm esse problema e eu calo, é porque concordo, aliás, seria absurdo que para concordar tivesse de repetir tudo aquilo que dizes.
            Do que estou, não a reclamar, mas a criticar é de sendo o melhor do mercado, não ter algo que podia/devia ter, independentemente da concorrência não ter também. Meter relogios ao barulho, para criar confusão que possa ocultar os factos é escusado.

          6. Avatar de Nunes
            Nunes

            @LP
            Criticar com tanta veemência chegando ao ponto de exigir/reivindicar, é uma reclamação!
            Ser o melhor do mercado não te dá qualquer argumento para exigir mais do que à concorrência por uma coisa que apesar de bem-vinda é um extra que não é assim tão fácil de obter e que a concorrência nem sequer consegue dar facilmente nos telemóveis.
            Pegar nos exemplos dos outros põe em perspectiva o teu exagero de chegar ao ponto de exigir por algo sem teres noção do que realmente está em jogo. Falar nos relógios revela até que ponto é que as pessoas se devem preocupar com o roubo de objectos usados no pulso!
            Quanto a não teres lados… eis algo não deves conseguir dizer com cara séria, a não ser que andes a enganar a ti próprio!

          7. Avatar de LP
            LP

            Nunes, quando vais interiorizar que a “anta veemência” é só na tua imaginação? Quando é que eu exigi e para quê se nunca vou ter nenhum?
            Ainda me vais dizer qual é então o meu lado…

          8. Avatar de Nunes
            Nunes

            quando exigiste!??
            ” Não se pode exigir ao líder de mercado, ao que custa uma fortuna algo que não existe nos outros e que podia existir?”
            “Acredito que seja, por isso é que se tem de exigir mais que à concorrência.”
            Não parece ser minha imaginação, mas já estou a imaginar que o teu exigir é diferente dos outros!

          9. Avatar de LP
            LP

            Lá vens tu com os bugalhos… EU, EU exigi??
            Ao vasculhar essas citações, não encontraste “posso CRITICAR”…”critico livremente tudo”…”mas a criticar” ???
            Não me disseste qual é o meu lado…

          10. Avatar de Nunes
            Nunes

            sim, sim… foi outro LP que escreveu! Ou então tens alguma forma de dislexia

          11. Avatar de LP
            LP

            Pois, sou eu que não compreendo português e que interpreto as coisas como me dá jeito…

          12. Avatar de Nunes
            Nunes

            falaste em exigir algo no Apple Watch várias vezes, não sei como é que agora consegues negar tal coisa!

  8. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Com tanto nhã-nhã, quantas queixas de roubos de Apple Watch há?

    Tenho perfeita consciência que qualquer bom carteirista me rouba o smartphone do bolso . Mas de roubo de relógios no pulso nunca ouvi falar.

    1. Avatar de Marc
      Marc

      Existem várias formas de ser roubado. Pode ser sempre à mão armada e entregar à força o relógio. De qualquer forma acho que o pessoal chora demasiado por estes “erros” e após um pequeno update a coisa fica resolvido. A Apple é boa nisso e dou lhe credibilidade por isso. Mas não a considero especialista em segurança face à Google.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        Essa só pode ser para rir até não poder mais!!!!
        Explica lá onde é que a Google é um melhor exemplo de segurança em dispositivos móveis!???
        Não tens uma protecção contra roubo no Android Wear, e mesmo no Android só agora é que surgiu algo semelhante ao Activation Lock do iPhone [passado 1 ano e meio], com a particularidade de obrigar a quase toda a gente a comprar um novo aparelho se quiser a funcionalidade, pois não é compatível com quase nenhum aparelho antigo!
        No fundo estás a reclamar da Apple por uma medida de segurança que provavelmente nem tens como ter nos teus aparelhos!

    2. Avatar de LP
      LP

      Em Portugal e em tantos outros sítios se calhar não houve nenhum roubo… Ainda nem está à venda… Este comentário parece um daqueles do Nuno.

  9. Avatar de Marc
    Marc

    Já agora, fica aqui um simples bypass para certos iFans que dizem que o sistema não tem falhas e dizem que é impossível ter: https://www.youtube.com/watch?v=cOcd7xx0vMs

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Qual a novidade em relação ao que está no post?

      Qual bypass, se não consegues eextrair nenhuma informação que esteja no Apple Watch?

      1. Avatar de Marc
        Marc

        Não estava a conseguir ver o vídeo da Sapo não sabia que era o mesmo.

        Bypass não tem nada a haver com extrair informação mas sim, em contornar um acesso restrito

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Um bypass é contornar uma defesa que protege acesso a informação! O que é feito aqui não permite aceder a informação, é apenas um reset que tb é possível em tantos outros aparelhos… Eu até imagino que não tenhas nenhum aparelho com a protecção que reclamas para o Watch!

          1. Avatar de LP
            LP

            Porque os outros não têm a Apple também não tem de ter? É realmente isso que faz dela a melhor do mercado.

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            Por os outros não terem e ser uma medida extra de segurança [dissuasora mas que não impede o roubo], torna a argumentação usada por muitos algo ridícula e desonesta! A segurança essencial está assegurada, ao contrário do que acontece no Android Wear que não tem uma forma funcional de manter o aparelho protegido e funcional ao mesmo tempo – ninguém vai andar com códigos de cada vez que quer ver o ecrã!

          3. Avatar de LP
            LP

            Mas porque insistes em trazer os outros à conversa para esconder as falhas deste?
            Se a ” segurança essencial está assegurada”, se está
            bem assim, então não vale a pena alterar nada, certo? Está perfeito assim, certo?

          4. Avatar de Nunes
            Nunes

            E porque é que insiste em tomar uma posição que só mostra ou desonestidade ou incoerência da tua parte!? É isso que ponho em evidência ao falar doutros!
            E para que saibas esta é a razão da existência desta função
            https://support.apple.com/en-us/HT204567

          5. Avatar de LP
            LP

            Deixa-te de tretas e responde ao que te perguntei: como está, é perfeito? A Apple não precisa de o melhorar?

          6. Avatar de Nunes
            Nunes

            Nada neste mundo é perfeito, tudo poder ser melhorado nalguma medida.
            Treta é achar que por não ser perfeito se pode exigir tudo e mais alguma coisa, não tendo consciência dos limites e compromissos! Treta é achar que por se poder melhorar o produto que todas as melhorias possíveis e imaginárias devem existir logo à partida como que por artes mágicas, ignorando que melhorar num sítio pode piorar noutro!
            Treta é exigir algo e depois dizer que não está a exigir!

          7. Avatar de LP
            LP

            Portanto, pode ser melhorado, se bem conheço a Apple, vai ser melhorado e os limites e compromissos intransponiveis para ti vão desaparecer e sem piorar nenhum outro sítio… estás a ver a treta não estás?
            É como confundir uma critica com uma exigência… até porque este é o sítio certo para fazer exigências e não criticas… aliás, sugiro ao Pplware que altere de “Comentário / Publicar comentário” para “Exigências / Faça as suas exigências”, com conexão directa aos centros de apoio ao cliente das respectivas marcas…

          8. Avatar de Nunes
            Nunes

            E eu por acaso disse que era intransponível, o que não é possível é fazer igual ao processo do iPhone. E não é certamente uma coisa prioritária, já que ao contrário do que queres tanto acreditar [sem piorar nenhum outro sítio] ao fazer isso não permite à própria pessoa fazer um reset à password – é um compromisso mais do que óbvio, só um cego é que não vê!
            Quanto à crítica/exigência… és simplesmente hilariante… já repetidamente disseste que se exige. Creio que posso colocar aqui 4 citações tuas em que o dizes por tua livre e espontânea vontade, mas pronto a tua exigência nessas frases é diferente das outras

          9. Avatar de LP
            LP

            Bem, tu decide-te, que não sabes a quantas andas! Afinal é possivél criar uma mecanismo de prevenção de roubo ou não? Eu não disse que tinha de ser igual ao do iPhone…
            O que “se exige/ pode exigir”, não é o que EU exijo. Como tens problemas de compreensão: “Quando se diz que um verbo está no infinitivo impessoal, isso significa que ele apresenta sentido genérico ou indefinido, NÃO RELACIONADO A NENHUMA PESSOA”.

          10. Avatar de Nunes
            Nunes

            LOL
            é preciso ter paciência!
            Fui sempre bastante claro [e repetidamente] sobre as dificuldades de se implementar algo como o Activation Lock no aparelho, que teriam que inventar algo alternativo, se é que tal seria viável. É essa dificuldade que permite avaliar se é expectável/viável/realista tal coisa! Tal como já apontei por diversas vezes o efeito negativo para o utilizador, sendo que a Apple achou ser mais importante dar uma forma para a pessoa recuperar o aparelho caso se esquecesse do PIN!
            Mas pelos vistos para ti só porque o Activation Lock existe deve haver alguém com uma varinha de condão que cria novos sistemas por baixo do vão de escada todos os dias, e magicamente sem qualquer efeito negativo!
            Quanto ao exigir, não inventes! És tu que levantas a questão, escreves e apresentas o raciocínio, por isso és tu que tomas a posição e a defendes. Não estás a falar em nome de outros, estás a falar em teu nome, sobre o que achas que a Apple tinha obrigação de ter feito, sobre teres direito a exigir!
            “o mais caro, tal como aqui, aí sim, posso e devo exigir tudo”

        2. Avatar de Francisco Cirne
          Francisco Cirne

          Resumindo para os ihater/ google fans é possível fazer o que se faz com qq android wear ou o pabble,etc que é apagar o que está no smartwatch e associar-lo a outro!

          não se consegue contornar o acesso ao apple Watch para obter informação do utilizador. 🙂

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      O que é que repetir o video mostra!???