Vídeo-Análise Completa: Acer Iconia Tab W500

35 Comentários

O teclado opcional

O teclado físico é uma boa ideia para para quem depende muito da escrita de textos e não se importa de viajar com mais um teclado adicional.

As teclas têm um toque decente, formato “chiclete” um tamanho generoso. Ponto positivo para a inclusão de 2 portas USB e uma porta de rede LAN neste teclado.

O esquema das teclas “trocado”

Também é pena que o esquema de teclas seja diferente daquele a que os portugueses estão habituados. Isto introduz uma situação muito desconfortável: quando no Windows 7 configuro o esquema de teclado para “PT”, as teclas para os acentos, cedilhas e outros sinais de pontuação perdem-se pela confusão do esquema físico do teclado.

O encaixe “suave”

O tablet é encaixável na parte de cima do teclado de forma muito fácil e suave, mas na minha opinião, talvez demasiado fácil. Sinto falta de um encaixe mais seguro e que fixe de facto as duas partes.

Depois de encaixado, o tablet tende a pender para trás dada a diferença de pesos, 970g para o tablet e 610g para o teclado (ao contrário do que afirmo no vídeo do unboxing o teclado não pesa apenas 300g, mas sim 610g).

Como não existe qualquer gancho que prenda o tablet, basta um toque com mais força no ecrã e este cai para trás.

É ainda possível juntar estas 2 partes, tablet e teclado e ficar com uma espécie de netbook fechado. De facto, será exagero chamar-lhe netbook, pois os seus 1,5Kg combinados revelam-se peso a mais para alguém que quer, acima de tudo, portabilidade.

O suposto “rato”

É de lamentar a inclusão de um trackpad em forma de botão, que é bastante difícil de utilizar! Seria muito mais fácil mover o rato utilizando um mini-touchpad ou mesmo uma trackball. Com esta espécie de botão consegue-se mover o rato em praticamente 8 direcções, na vertical, horizontal e diagonal.

Atenção: Ao contrário do que referi no vídeo do unboxing, o teclado tem 2 botões que me passaram despercebidos e que simulam os 2 botões de um rato.

Face ao Asus EeePad Transformer, analisado pelo Tiago Dias aqui no PPLWARE, o teclado do Acer Iconia Tab W500 deixa muito a desejar. O teclado do Asus EeePad Transformer possui um touchpad e adiciona ainda 6 horas de autonomia à autonomia do tablet.

Acessórios incluídos

É incluído na embalagem um transformador de corrente com a ficha destacável, permitindo o encaixe das fichas próprias de cada zona do mundo.

Partilhar:
Tags:

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Pinto

    Simplesmente fantástico!!!! Muitos parabéns Ana

  2. Avatar de Tiago Dias

    Excelente Ana! Excelente análise! 🙂

  3. Avatar de Duarte Brito
    Duarte Brito

    O índice aqui não funciona!!!

    No Results Found
    The page you requested could not be found. Try refining your search, or use the navigation above to locate the post.

    1. Avatar de Vítor M.

      Testa novamente sff. Acho que está já a funcionar.

  4. Avatar de Julio Almeida
    Julio Almeida

    Não consigo ver nenhum da página 7, e algumas páginas não têm conteúdo.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Já deve estar ok. Esqueci-me de colocar os vídeos públicos 🙂

      1. Avatar de murder_rabbit
        murder_rabbit

        hehehe “videos púbicos” humm…….. estranho

        1. Avatar de Ana Narciso

          É impressionante, não acerto uma hoje!
          Já corrigi, ninguém viu 🙂

  5. Avatar de hm
    hm

    Bom artigo!
    Parece é que já estou a adivinhar o proximo, “Como instalar windows 8 num Acer Iconia” 😉

    Cumps

    1. Avatar de Tiago Dias

      A verdade é que estes são os computadores/tablets que começaremos a ver daqui para a frente, com algumas melhorias, claro.

      O W8 vai dar um boost enorme neste tipo de equipamentos, os tablets com uma dock a fazer de teclado.. Serão computadores 2 em 1, com o metro style para quando se quer um tablet, e ambiente “old school” para quando é preciso trabalho mais exigente.

      Mal o W8 esteja disponível eles vão aparecer nas lojas, e aí sim o Windows terá a sua oportunidade no mercado tablet (aquele Samsung para os developers parecia muito interessante!).

  6. Avatar de Miguel Ribeiro

    E eu não consigo ver os vídeos 🙁
    “O vídeo não se encontra disponível”.

    De resto, boa análise. Obrigado.

    1. Avatar de Ana Narciso

      As permissões para os vídeos não estavam correctamente configuradas. Agora já deve dar, peço desculpa.

      Obrigada.

  7. Avatar de Graça
    Graça

    Mais um artigo revestido do profissionalismo editorial e jornalístico a que a Ana Narciso e o PPLWare já nos habituaram

  8. Avatar de Emannxx

    Ana, parabéns, excelente análise 🙂

    Só faltou mesmo uma página “Windows 8 D.P. no Acer Iconia Tab W500” – isso seria demais ahah 😛

    O Windows 7, apesar de ter todas estas melhorias em relação ao touch, não está mesmo nada adaptado a estes dispositivos e penso que não é uma alternativa “decente” em relação ao Android, que dá uma “abada” na questão de usabilidade e, de certa forma, rapidez.

  9. Avatar de Luis T.
    Luis T.

    “A RAM é naturalmente inferior dado que estamos a comparar 1GB RAM do tablet com 2GB no EeePC.” não está ao contrario? Pelo menos na 1ª pagina tem que o ACER tem 2Gb de ram. Esse valor dado pode ter a ver com o sistema operativo instalado ou estarei enganado?

    Obrigado pela grande review!!! fiquei esclarecido 🙂

    1. Avatar de Ana Narciso

      Tens toda a razão. Estamos a comparar 2GB de RAM dos 2 lados. Como vi a pontuação inferior e tinha estado a analisar o Iconia Tab A500 que tem 1GB RAM, confundi-me.Já corrigi.

      Quanto à tua suposição, acho que estás certo. Isto supondo que a versão DDR é a mesma.

      Obrigada.

  10. Avatar de The STK
    The STK

    Ecran capacitativo não conhecia hehe Agora a sério, excelente review, parabéns 🙂

    1. Avatar de Ana Narciso

      Foi no vídeo não foi? Tenho uma mania de dizer assim… nem reparei.

      1. Avatar de The STK
        The STK

        Foi logo no inicio, pormenores 😉

  11. Avatar de Serva
    Serva

    @Ana ,

    Bom dia , excelente artigo detalhado e cheio de profissionalismo , os meus parabéns @Ana por este serviço que prestaste a esta comunidade

    Aceita os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    É um tablet que se transforma em laptop ou um laptop que se transforma em tablet…? hmmm 😛

  13. Avatar de zp
    zp

    Tablets com android é para teenagers! Espero o W8, aí sim teremos tablets para homens! hehe

  14. Avatar de 3runinho

    vi o primeiro video, quero dar os parabéns

    mas perdi a vontade de ver os seguintes por causa da publicidade insistente que não dá para fechar (como é possível no youtube)

    Cumps

  15. Avatar de Alexx
    Alexx

    Desculpem-me a pergunta, mas não seria mais adequado compararmos o Iconia com o EeePad Transformer ? Apesar de SOs diferentes e, também por isso mesmo, são tablets com teclados à la netbook e concorrem para o mesmo grupo alvo de utilizadores?
    Gostei do ensaio.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Estamos a falar de que tipo de comparação? Se for a nível de performance, é complicado, porque como disseste e bem, são SOs diferentes, logo o software de benchmark vai ser diferente.

      Se for a nível de aspecto geral, infelizmente não tenho o EeePad comigo para o poder comparar, mas daquilo que puder ler acerca dele, considero-o superior. Basta olhar para o teclado que estende a autonomia.

  16. Avatar de Brito
    Brito

    Só pelo facto de não se segurar em posição quando acoplado ao teclado e a questão do teclado virtual tornam este tablet quase uma anedota. Para mim fica completamente posto de parte.

    Na minha opinião o Windows, pelo menos nas formas actuais, não é um sistema indicado para tablets. Eles querem-se leves e expeditos, coisa que o Windows não consegue…

    1. Avatar de Alberto
      Alberto

      Que radical! Tem alguns problemas de estabiliade, de facto, mas segura-se bem na esmagadora maioria das situações e é uma gde vantagem ter um teclado próprio, para processamento de texto, ao contrário de muitos outros. A “leveza” de outros tablets, como diz, fica descompensada pelo facto de não poder correr programas windows com a mesma facilidade com que o faz no W500, o que é mua grande desvantagem. Com a chegada do windows 8 ficará um tablet ainda melhor. De facto, o peso, o tamanho do disco, a autonomia e o gde caixilho à volta do écran são os pontos mais fracos.

  17. Avatar de Vítor M.

    Boa avaliação e apresentação do produto, tinha uma ideia diferente dele. 🙂

  18. Avatar de Jorge Xavier
    Jorge Xavier

    A análise é muito boa, parabéns. Contudo, penso que pessoas diferentes (como em tudo) podem tirar conclusões diferentes.
    Uma delas é esta: tanto quanto sei, se eu QUISER um tablet e PRECISAR MESMO do Windows 7, esta é a única alternativa.
    Ora, nesse caso, este é um produto que não tem comparação com qualquer outro… Just my 2 cents. 🙂

    1. Avatar de Ana Narciso

      Sem dúvida e frisei bem isso no artigo. Mas tem comparação, considerando a utilização que é comum entre todos os tablets: entretenimento, navegação na web, redes sociais e algum trabalho.

  19. Avatar de ganha premios de borla

    Muito boa análise, gostei imenso 😉 Espero ver tablets com W8 hehehe será um grande avanço.

  20. Avatar de jimmy jacaré

    só nao percebi o que queres dizer com “Reprodução via HD a 1080p, mesmo pelo Youtube.”
    1080 é sempre 1080, quer seja youtube ou não. !!!
    até posso perceber que um MKV 1080 com som dts , ie, possa ser mais pesado que o youtube, mas apenas pelo facto do som tb pesar na apresentação do video.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Claro que é independente do Youtube. Usei o Youtube como um exemplo pois foi a forma mais fácil de aceder a conteúdo Full HD, só por isso. E também porque é Flash, tipicamente mais lento.

      Exemplo concreto:
      O EeePC, o qual fui sempre comparaNdo com este tablet, nem a 720p consegue reproduzir, no Youtube. Reproduz, mas “engasga-se”. Por isso achei interessante mostrar que este tablet vem bem equipado em termos gráficos e o CPU também ajuda, conseguindo reproduzir filmes a 1080p, ainda por cima em Flash.

      Fui clara?

  21. Avatar de GADIEL THOLL
    GADIEL THOLL

    ae pessoal.
    tenho um iconia tab, e esta com problemas no ponteiro do mouse. ele fica trancando na lateral da tela onde tem a barra de menus ali no canto pra mostrar area de trabalho. não sei o q fazer. me ajudem por favor

  22. Avatar de Lucas
    Lucas

    Já descobriu como se faz o uso da internet atravês de um chip 3G?por que eu ainda não. por favor responda me.