Apresentação – GPS Garmin Edge 500 para bicicleta

36 Comentários

Como já tive a oportunidade de referir, além do mundo tecnológico, sou um amante do desporto, especialmente do BTT e ciclismo. Mas até na bicicleta, é importante que a tecnologia nos auxilie, dando-nos informações constantes sobre os percursos, sobre o nosso desempenho e também sobre o nosso estado físico (ex. ritmo cardíaco).

Na semana passada o Pplware recebeu por parte da Garmin o GPS Edge 500 e o GPS 800 que permitem monitorizar todos os parâmetros de um bttista/ciclista. Eu e o Vítor, os dois bttistas/ciclistas de serviço do Pplware, vamos colocá-los à prova e hoje começamos apresentamos as principais funcionalidades do GPS Garmin Edge 500.

gps_00



Apesar de já ter feito um primeiro teste ao equipamento, apenas irei apresentarei a análise do mesmo na próxima semana, uma vez que o equipamento me acompanhará a uma prova de BTT neste fim de semana. Como primeiras impressões posso desde já adiantar que, apesar de não ser o equipamento de topo da Garmin, este oferece um conjunto de informações muito interessantes ao bttista/ciclista.

O aerodinâmico Edge 500 permite monitorizar a velocidade, distância, temperatura, elevação, entre outros parâmetros. Além disso, o equipamento que recebemos inclui também um monitor de ritmo cardíaco premium e um sensor de velocidade/cadência GSC 10, ambos sem fios.

gps_01

 

O que traz o bundle EDGE 500?
  • Edge 500
  • Sensor de ritmo cardíaco e sensor de cadência/velocidade
  • Suportes para montagem em bicicleta
  • Carregador CA
  • Cabo USB
  • Manual do utilizador em CD
  • Manual de início rápido (em papel)

gps_02

Nota: o restante material referido anteriormente, vem dentro da caixa.

Especificações

Dimensões/Peso

  • Dimensões da unidade, LxAxP:1,9″x2,7″x0,85″(48×6,9×2,2 cm)
  • Tamanho do ecrã, LxA: 1,17″ x 1,44″ (3,0 x 3,7 cm)
  • Resolução do ecrã, LxA: 128 x 160 píxeis
  • Ecrã táctil:nao
  • Peso: 2 oz (56,7 g)
  • Bateria: bateria de iões de lítio recarregável
  • Vida útil da bateria: até 18 horas
  • À prova de água: sim (IPX7)
  • Com tecnologia GPS: sim
  • Receptor de alta sensibilidade: im

Memória e Mapas

  • Mapa de base: não
  • Capacidade de adicionar mapas: não
  • Aceita cartões de dados: não
  • Historial de volta: 1.000 voltas
  • Pontos de passagem/favoritos/locais: 0
  • Rotas: 0

Funcionalidades

  • Sensor de ritmo cardíaco: sim
  • Sensor de cadência/velocidade de bicicleta: sim
  • Podómetro: não
  • Sincronização automática: não
  • Compatível com Garmin Connect: sim
  • Compatível com software Garmin Training Center: sim
  • Virtual Partner: sim
  • Virtual racer: não
  • Percursos: sim
  • Auto Pause: sim
  • Auto Lap:sim
  • Auto Scroll:sim
  • Multidesporto: não
  • Exercícios avançados: sim
  • Exercícios simples: não
  • Alerta de ritmo: não
  • Alerta de tempo/distância: sim
  • Alerta com vibração: não
  • Intervalo no treino: não
  • Cálculo de calorias através do ritmo cardíaco: sim
  • Ecrã(s) personalizável(eis): sim
  • Altímetro barométrico: sim
  • Transferência de unidade para unidade: não
  • Compatível com indicador de potência: sim
  • Temperatura: sim
  • Relógio de desporto: não

Feita a apresentação do equipamento, fica prometida a análise do equipamento na próxima semana e também a apresentação e análise do GPS Garmin Edge 800 por parte do Vítor. Este fim de semana o Garmin Edge 500 será posto à prova em mais uma prova de BTT, que se realiza pelos trilhos fantásticos de Figueira de Castelo Rodrigo e onde podemos observar as bonitas amendoeiras em flor. Caso tenham alguma sugestão ou questão deixem em comentário.

Temos mais bttistas/cicliastas aqui pelo Pplware?

Partilhar:
Tags:

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Loriga
    Loriga

    Só um aparte…

    A imagem faz-me lembrar a minha terra, Loriga na Serra da Estrela (perto de Seia).
    Tem o mesmo tipo de socalcos.
    Quando ando de bicicleta vejo o mesmo tipo de paisagem.

    Parabens ao Peolpleware por artigos interessantes!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Bom dia @Loriga, não é na Serra da Estrela mas até poderia ter sido…vá-se la saber porquê 🙂
      Um abraço e boas pedaladas.

  2. Avatar de Nuno Pascoal
    Nuno Pascoal

    Eu tenho um Garmin E500, mas na versão azul!
    Tenho-o à cerca de dois meses e só posso dizer maravilhas! Mesmo a seguir um track anteriormente feito por alguém, apesar da limitação da ausencia de mapas.

    Queria só referir que, nas funcionalidades, referem que não é compatível com Garmin Connect. Isso não é verdade. Pelo menos com o FireFox é descarregado um add-on (Garmin Communicator) que permite fazer toda as sincronizações, como podem ver aqui a ultima actividade que descarreguei:
    http://connect.garmin.com/activity/151137907

    Fico a aguardar pela vossa análise, para ver se sou eu que sou pouco exigente ou se têm a mesma opinião!

    Continuação de bom trabalho!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Bom dia Nuno, confirmo a funcionalidade. Tinha-me faltado a indicação para Podómetro que infelizmente não tem.

      Quanto à analise…para a semana ja estará por cá. Um abraço e boas pedaladas 🙂

  3. Avatar de Roberto
    Roberto

    Ora aqui está mais uma análise que quero ver 😀

  4. Avatar de João Gonçalves
    João Gonçalves

    Presente 🙂 E o preço de um bicho destes?

    Venha de lá a análise, com fotos da prova 😛

  5. Avatar de Helder Coelho
    Helder Coelho

    Temos com toda a certeza mais “cicloviciados” a pedalarem Pplware adentro! 😀

    Uma das questões que se me ocorre é se o aparelho tem indicador do nível de bateria. Para além disso interessaria saber se ligado via USB, ele dá inicio ao carregamento da bateria.

    Obrigado!
    Boas pedaladas!!!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Buenas Helder,

      Este fim de semana já o vês ao vivo 🙂 Quanto ao indicador de bateria ele tem, quando ao carregamento ainda não experimentei.

      Abraço

      1. Avatar de Nuno Pascoal
        Nuno Pascoal

        Boas!

        Confirmo que carrega via USB ou pelo carregador de ficha eléctrica!

  6. Avatar de João Dias
    João Dias

    excelente matéria.. por acaso ando de olho num edge 500, pois o 800 fica um pouco fora de orçamento e o 200 só faz GPS.
    no entanto fica a dica, garmin gps e a rede social STRAVA, complementam-se e a competição fica também na rede. no entanto fica o convite para o http://www.estremozbike.com

    Que tal uma analise ao http://www.strava.com?

    1. Avatar de Nelson Santos
      Nelson Santos

      Vai terminar o single na Serra D’Ossa… 😉

      Abraço

      1. Avatar de João Dias
        João Dias

        Lol, os singles queres tu dizer, este ano o grande downhill vai terminar em grande…
        Voltando ao assunto do edge 500, pergunto ao pessoal qual a diferença para alem da cor do edge 500 team, red e o Blue?

  7. Avatar de Pedro Ribeiro
    Pedro Ribeiro

    Fico à espera da análise e também de umas imagens do percurso de BTT, pois como praticante que sou, quem sabe se não passo por lá um dia! 🙂

  8. Avatar de André Pereira
    André Pereira

    Parece ser bastante interessante, ao tempo que ando para comprar um bicho destes, gostaria de saber o preço deste aparelho.

  9. Avatar de PM
    PM

    Boas,

    Parabéns pela análise… Eu tenho um garmin forerunner 305, que o uso tanto para ciclismo como para atletismo, ja testei também o 405 e mais alguns. Por acaso nunca testei o edge, mas actualmente estou muito descontente com a garmin em termos de fiabilidade(como vários colegas meus). Já os tive de enviar várias vezes para a garantia, até que decidi virar-me para a timex. Neste momento tenho um ironman runtrainer, e digo-vos, não pode haver melhor. 🙂

    Para os amantes de linux, existe vários softwares compativeis com o garmin, tal como o pytrainer, turtlesport, etc… e sempre podem usar o gpsbabel para fazer download dos .gpx.:)

    Bom fim de semana

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Bom dia PM,

      Obrigado pelas dicas. A parte do software para Linux foi bem lembrado 🙂

      Abraço e boas pedaladas

      1. Avatar de PM
        PM

        🙂 Informação adiconal,

        Para quem gosta deste tipo de gadgets, deixo-vos um site de um triatleta que tem praticamente todos os aparelhos deste mundo e faz analises bastante detalhadas, que é claro que podem ser aqui no pplware escalpelizadas,

        http://www.dcrainmaker.com/

        Abraço

  10. Avatar de Nelson Santos
    Nelson Santos

    Tenho um Edge 800 e muito satisfeito. Fico a aguardar a review do 800.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      O Vitor irá tratar dessa “máquina” :). Depois vamos ver quem é o mais forte no pedal…através do gráficos eh eh eh

    2. Avatar de Vítor M.

      Bom, já tenho fotos, video do unboxing e vários pontos analisados.

      Vou compilar o material pata a apresentação do EDGE800 e depois lanço a análise já com mais detalhes e mais tempo de utilização.

      Até já 😉

  11. Avatar de João Rodrigues
    João Rodrigues

    Boas. Também sou praticante de BTT e consumidor frequente dos artigos do pplware.

    Este, em particular, é-me interessante porque há uns tempos estive para comprar um dos dois modelos que agora aqui se discutem. E não comprei nenhum… Porquê? (cheguei mesmo a ir à loja de cartão em punho… lol)

    1. Edge 500: Não comprei porque o vendedor foi peremptório: “Não dá para seguir tracks!” Dizia ele que está farto de ler nos fóruns que sim, mas que ele garante que não e que, como bttista, já tentou várias vezes sem sucesso.

    2. Edge 800: Era um bocado puxado para o orçamento. Mas até estava disposto a esticar a corda. Mas o feedback que tive é que era um desperdício de dinheiro: seria mais indicado para quem tivesse planos de treino “à seria” e não para um completo amador como eu… Para além de que os mapas parece que não ajudam nada quem anda pelo monte. (Não faço estrada…)

    E até hoje estou sem GPS para a minha companheira de duas rodas… Já deixei de explorar muitas zonas porque não tinha plena confiança de que não me iria perder… :s

    Vamos ver se estes artigos que estão prometidos me vão ajudar neste dilema.

    1. Avatar de Nelson Santos
      Nelson Santos

      Como disse anteriormente tenho um Edge 800.
      Faço estrada, faço btt, e não tenho planos de treinos.
      Já usei vários tracks gps e gostei de seguir o respectivo. Gosto muito da interface do garmin connect, ainda por cima foi actualizado recentemente e está muito melhor. Gosto especialmente do virtual partner…
      Os mapas que uso são da topolusitânia, são baseados nos da ciclonatur, e são actualizados constantemente…
      Mas concordo quando referes a questão do orçamento, é puxado, mas não me arrependo de nenhum cêntimo dado pelo mesmo.
      Vamos aguardar a review do Vitor M. para discutir-mos os nossos pontos de vista!

      Abraço e boas pedaladas

      1. Avatar de João Rodrigues
        João Rodrigues

        Aguardemos então… 🙂

        Mas confessa lá: os mapas são quase inúteis para quem faz monte, certo? Ou ter as curvas de nível ajuda alguma coisa quando estás a seguir um track?

        E costumas ter boa recepção em tracks com vegetação densa? (tipo no meio de uma floresta)

        1. Avatar de Nelson Santos
          Nelson Santos

          Quando não estou a seguir um track, não uso a página do mapa, levo aberta a página com os dados (velocidade, bpm, etc…). Quando sigo um track, levo o mapa aberto e limito-me a seguir o caminho com auxilio dos avisos sonoros quando saio do rumo. Não ligo as curvas de nível, embora as saiba analisar.
          Costumo andar na Arrábida e na Serra D’Ossa (Não é João Dias?) e nunca perdi o sinal, mas isso não significa que possivelmente em florestas com maior densidade, haja alguma perda de sinal gps.

          Os pontos fortes é a interface do garmin connect, o virtual partner e os mapas. Como ponto mais negativo, a banda cardíaca. É a minha opinião.

          Mas vamos aguardar pela review dele…este espaço é do 500 😉

  12. Avatar de El Lentinho
    El Lentinho

    Quem quiser seguir tracks com um telemóvel android: dá para seguir com os mapas da google, microsoft, etc…

    Claro que tem que arranjar um suporte que proteja o telemóvel (eu fiz um).

    Oruxmaps: https://market.android.com/details?id=com.orux.oruxmaps&feature=search_result#?t=W251bGwsMSwxLDEsImNvbS5vcnV4Lm9ydXhtYXBzIl0.

  13. Avatar de Nelson Santos
    Nelson Santos

    Fica esta review super completa para ajudar a discutir prós e contras do Edge 500:
    http://www.dcrainmaker.com/2010/08/garmin-edge-800-in-depth-first-look.html

  14. Avatar de m4x
    m4x

    Digam-me uma coisa, isso trabalha bem a usar numa corrida não? Provavelmente não terá problema nenhum, ou quê?

    É que queria mesmo comprar uma coisa dessas mas preferia mesmo que me desse para bicicleta e corrida.

    1. Avatar de Nelson Santos
      Nelson Santos

      Eu já usei na corrida, tens é que arranjar uma bolsa para prenderes ao braço por braço por exemplo…

      Mas existem aparelhos gps da garmin específicos para o Atletismo.

  15. Avatar de Johny
    Johny

    Já agora, quanto vale em euros um bichinho destes?

  16. Avatar de João Dias
    João Dias

    235€ na http://www.fayreshop.com, é o mais barato que encontrei…

  17. Avatar de D!
    D!

    Aquele quadro das especificidade tem problemas com o chrome..

  18. Avatar de Alexandre Amaral
    Alexandre Amaral

    Garmin faz realmente aparelhos espectaculares, este não é excepção. Só tenho pena realmente que não façam aparelhos mais “low costs” eu que adoro fazer geocaching tenho pena não poder ter um aparelho destes, o android ainda tem alguns programas que desenrascam…mas realmente não é a mesma coisa.

  19. […] a faltar a apresentação da análise do GPS EDGE 500 que me foi enviado pela GARMIN para análise. Mais uns dias e podem-me consultar essa informação […]

  20. Avatar de Leandra
    Leandra

    Alguém sabe me dizer se este GPS dá para uma trotinete a motor?
    Ou alguém conhece algum GPS para trotinetes?

    Fico a aguardar PPL

  21. Avatar de Nuno Martins
    Nuno Martins

    Boas pessoal..
    Alguem me sabe dizer se o Garmin 500 edge tem Bluetooth?!