Trotinete elétrica E4: Desloque-se mais facilmente pela cidade

48 Comentários

A forma como nos deslocamos em pequenas distâncias chega a ser ridícula. Quantas vezes não pegou no carro para fazer 500 metros? Viagens com estas distâncias poderiam facilmente ser feitas a pé… mas a preguiça e a própria praticidade do carro acabam por falar mais alto.

As trotinetes elétricas podem ser uma opção e já começam a invadir as cidades, já começam a haver regras e qualquer um pode ter a sua por um preço muito interessante.

Trotinete elétrica E4: Desloque-se mais facilmente pela cidade


Todos nós, no nosso dia-a-dia já pegámos no carro para fazer uma deslocação curta ou, simplesmente, ficámos em casa porque não nos apetecia ter que caminhar… Mas este tipo de deslocações pode ser feito de uma forma mais simples e cada vez mais acessível.

A E4 é uma trotinete elétrica, réplica da Xiaomi M365, dobrável e que se destaca desde logo pelo seu design. A construção é em liga de alumínio para resistir a qualquer estado do tempo.

As rodas são insufláveis com 8,5 polegadas e adaptam-se bem a diferentes tipos de piso. Em termos de dimensões, estamos perante um meio de transporte super compacto, 105,4 x 43,6 x 115 cm, mas que dobrado mede 105,4 x 43,6 x 48 cm. Pesa apenas 12 kg.

A trotinete E4 tem uma autonomia para cerca de 25 km e suporta até 130 kg, sendo capaz de atingir uma velocidade até 25 km/h.

Conta ainda com tecnologia E-ABS na roda dianteira, controlo de velocidade, BMS inteligente para gestão da bateria, travão duplo e ainda é possível ligá-la ao smartphone através de uma aplicação móvel. Esta aplicação dará ainda algumas informações relativas ao estado da bateria.

O preço desta trotinete elétrica E4 é de cerca de 260 € e está disponível em armazém europeu, com entrega prevista para antes do Natal.

Trotinete elétrica E4

Sugestão Pplware

  • Trotinete elétrica Xiaomi M365, a mais popupar do segmento
  • Comentários

    48

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      Melhor, igual ou pior que a da Xiaomi?

      1. Avatar de José Lerias
        José Lerias

        A da Xiaomi pode vir a obrigar a ver anúncios para andar. 🙂

      2. Avatar de umx
        umx

        Cuidado com a qualidade de construção, há uns 6 anos dei €350 por uma trotinete eléctrica chinesa, réplica de uma americana, e aquilo acabou por se revelar de muito má qualidade, demasiadas avarias, quadro a rachar….
        Para além disso acho inconcebível pensar e utilizar diariamente uma trotinete sem suspensão/amortecedores

        1. Avatar de KitKat
          KitKat

          É porque não tiveste uma Xiaomi M365 e além disso, a maior parte são todas chinesas.

        2. Avatar de david
          david

          Vou dar-te um conselho , nunca compres replica de nada, tudo o que for replica nao presta 😉

    2. Avatar de Pedro H.
      Pedro H.

      Qualquer dia as trotinetes passam a ser similares a motas…

      1. Avatar de Vítor M.

        Realmente. Em cidades com boas acessibilidades, havendo bom tempo, parece que se trocou a mota e o carro por estes meios de deslocação rápidos e económicos. Tens razão de facto no que dizes, ainda há coisa de uma semana, em Braga, ouvia uma conversa de 3 pessoas que passaram a ir para os seus trabalhos de bike elétrica e um deles tem uma trotinete deste género. O denominador comum da conversa era o que poupavam por mês em gasóleo, parque e tempo.

        1. Avatar de Pedro Ribeiro
          Pedro Ribeiro

          Rápido?! Não passa dos 25Km/h?

          1. Avatar de Vítor M.

            Certo, mas só o que não se para no trânsito, mais os atalhos que podes usar, seguramente pode ser uma excelente opção.

          2. Avatar de Ruben
            Ruben

            25 km/h numa trotinete é rápido… Experimenta e logo vês.

            1. Avatar de Pedro Ribeiro
              Pedro Ribeiro

              25Km/h não é “rápido” em circunstância nenhuma!

          3. Avatar de Blackbit
            Blackbit

            O meu carro fornece a velocidade media, e no meu caso anda entre os 29 e os 31 km/h , e a andar entre autoestrada, cidade e interurbano… Por isso esses 25kmh pAra mim parece-me bem e mais fo que aceitavel

            1. Avatar de RIP Apple
              RIP Apple

              Desculpa mas 25 km/h numa trotinete é rápido … E bastante …

              Eu na minha instalei um firmware mod , que a velocidade máxima passa para 32/33 km/h … E digo te que essa velocidade é demais para uma trotinete .

              25/26 km/h é mais que suficiente.

    3. Avatar de CS_Tbone
      CS_Tbone

      Alguém tem experiência deste tipo de trotinete em paralelo?
      Era importante partilhar esse tipo de experiência, pois também pode ser útil em zonas mais rurais para fazer os “transferes” entre a casa —» estação de transporte —»» trabalho. Há gente que tem que levar o carro até à estação e isso podia-se evitar também.

      1. Avatar de Mateus Pinto
        Mateus Pinto

        Como o umx disse, sem amortecedores só em asfalto/ cimento em bom estado.

        Apesar de rodas com ar, a 25 km h sem amortecedores, se tens um solavanco podes perder o controlo, ainda mais sendo rodas tão pequenas.

        1. Avatar de RIP Apple
          RIP Apple

          Dá para meter pneus de 10 polegadas 🙂

      2. Avatar de Fnk
        Fnk

        Em paralelo torna-se bastante desagradável, eu faço o trajecto casa-trabalho, cerca de 1500metros, e pelo meio tenho cerca de 10 metros de estrada com paralelos. esses 10 metros são bastante desagradáveis de fazer. Isto também porque a scooter que tenho, Segway KickScooter ES1, as roda são rígidas, o que não ajuda em pisos mais irregulares.

    4. Avatar de KitKat
      KitKat

      As regras já existem desde 2005, consultem o artigo º 82 do código da estrada. Agradeço que não apaguem o meu comentário desta vez, obrigado.

      1. Avatar de Pedr
        Pedr

        O que é que esse artigo tem de relacionado este artigo?

        1. Avatar de KitKat
          KitKat

          Está no artigo, basta ler um bocadinho “As trotinetes elétricas podem ser uma opção e já começam a invadir as cidades, já começam a haver regras <——–"

    5. Avatar de Milo0p
      Milo0p

      Viva!!

      A nível estático não vejo diferença para a Xiaomi.

      Será replica?

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Está no artigo … basta ler um bocadinho 😉

        “A E4 é uma trotinete elétrica, réplica da Xiaomi M365”

    6. Avatar de cucureal
      cucureal

      Boas.
      Um dos grandes problemas destes veículos são as baterias, alias o problema é comum a outros equipamentos e veículos elétricos.
      Tenho uma bicicleta em forma de scooter (Vortex RS) e já percorri mais de 20.000km essencialmente casa trabalho e vice versa. Em tempo por percurso é ligeiramente maior do que o carro (carro 6/7minutos, bicicleta 7/8 minutos).
      Mas as baterias não têm nunca a autonomia, o consumo, nem os ciclos de carga anunciados. O mesmo se passa com os carros independentemente dos combustível. Os valores são obtidos em condições que estão muito, muito do que é o dia a dia de utilização do veiculo.
      Já vou no 3 conjunto de baterias (incluindo o de origem), sendo que uso actualmente é uma bateria de lítio, que supostamente deveria ter cerca de 800 ciclos de carga o que corresponderia a mais de 10.000km. Esta bateria tem 5.122km e já acusa um desgaste elevado, se chegar aos 8.000km já vai ser pelas orelhas.
      Um veiculo elétrico, em primeiro que tudo é uma filosofia de transporte. O custo por km a prazo pode ser em alguns casos uma mais valia. A autonomia, tem que ser vem estudado o(s) percurso(s) de utilização, pois a capacidade é baixa e os tempos de carga longos comparados com outros tipo de veículos.
      Esta é a minha experiencia.

      1. Avatar de Mateus Pinto
        Mateus Pinto

        A questão da autonomia tem haver com as baterias serem de fraca qualidade, desgastam- se muito rapidamente. É como um SSD “chinês” vs SSD Samsung. Se avalias pelos chineses os SSD são relativamente lentos e duram povo, se avalias por Samsung dizes que são brutais. Uma bateria boa dura bem 600-800 ciclos reais até perder 20%.

        1. Avatar de RIP Apple
          RIP Apple

          Tenho a a minha Xiaomi m365 a ano e meio. É o meu meio de transporte diário .

          Conduzo com ela desde temperaturas de 38 graus até -7 graus … Até hoje , zero problemas.

          Faço por dia +- 10 km

          1. Avatar de Falcão Azul
            Falcão Azul

            Você deve ser é doido.Vá-se tratar !! Andar à chuva torrencial com uma m**** destas,e percorrer mais ou menos 10 Km ?? Ó homem,ganhe juízo !! É cada doido neste mundo,foge !!

            1. Avatar de Andre Ferreira Andrade
              Andre Ferreira Andrade

              Em que pais vives?????

              Tens nocao que em paises desenvolvidos , estes tipo de transportes sao usados diariamente …..

              Andar a chuva??? trabalho a chuva tb…. qual o problema??? existe roupa apropriada para isso….

              sim +- 10km ( 5 km para cada lado ) … de carro demoro 6 minutos… de trotinete demoro 10 minutos….. isto de manha… a noite com o transito, de carro demoro 30 minutos…. de trotinete demoro 10 minutos…. sabes quando gastei para fazer a viagem na trotinete ? zero

    7. Avatar de Jorge
      Jorge

      Como é que estas Trotinetes elétricas se portam em subidas? Ou só dão para ruas mais ou menos planas!

      1. Avatar de Andre Ferreira Andrade
        Andre Ferreira Andrade

        Depende do peso do utilizador, depende da subida, depende do nivel de carga, depende do piso e das condicoes do piso ( seco ou molhado ) e depende do firmware que tiveres a usar.

        Vou te dar um exemplo… peso 80 kg… ate a data subiu me quase todas as subidas ( so mesmo as picadas que ate de bicicleta, tenho que a levar a mao, é que nao subiu ) com tempo seco…. com tempo molhado, ja prende mais o pneu e perde um bocadinho de forca nas subidas….

        com firmware alterado, ela sobe bem melhor, contudo o desgaste do motor e das baterias e maior…

        Eu prefiro o firmware original, e quando vou numa subida em que ela quase nao passa dos 12 km/h, uso o pe para ajudar a subir e ela ja vai a uma velocidade bem melhor e consequentemente a gastar menos bateria devido a ajuda do impulso que dei com o pe.

        1. Avatar de André MARTINS
          André MARTINS

          Boas andré com os teus 80kg quanto te faz uma bateria completa, as marcas anunciam 20 a 30 km habitualmente mas não fazem referência a como chegam a esse resultado.

          1. Avatar de RIP Apple
            RIP Apple

            Eu só uma vez fiz esse teste … E a conclusão que cheguei é que a bateria , com 80kg… Faz uns 22km … No modo econômico, andará próxima dos 28/29 km… Contudo , é sempre muito relativo m depende das subidas, do tempo ( com chuva o pneu prende mais ) , etc

    8. Avatar de Falcão Azul
      Falcão Azul

      Isto é porreiro para quem vive perto do seu local de trabalho.Tem essa vantagem.Agora não é muito útil num país como Portugal que tem um clima muito mau durante o ano.Se virmos bem,de Outubro a Abril/Maio cai sempre chuva,é certinho. É mais de meio ano em que não se pode pegar de modo nenhum neste aparelho.Por isso…

      1. Avatar de Vitor Matias
        Vitor Matias

        Se achas que o clima português é mau (entre 75 a 90 dias de chuva por ano) fala com os holandeses que andam todo o ano de bicicleta com mais dias de chuva (130 por ano) e temperaturas mais baixas.

        1. Avatar de Falcão Azul
          Falcão Azul

          Entre 75 a 90 dias de chuva por ano ?? Você deve estar é doido !! Venha cá para o Norte e pense mais no dobro,assim uns 180 dias.Agora é que o senhor me partiu todo.Era bom,era,só 90 dias.Era o paraíso !! Já o disse e repito,são 180 dias por ano,uns bons 6 meses,mas à vontade !! Esta agora. 😀

          1. Avatar de Mateus Pinto
            Mateus Pinto

            Ó falcão, só se vives nas montanhas, eu no norte não tenho nem de perto essa quantidade de chuva. Pela tua mensagem vê -se bem que és do que não vive sem carro.
            Em muitíssimos países muito mais frios, agrestes que Portugal as pessoas fazem imensos km em bicicleta para ir trabalhar. Se estás com tantos problemas vestes-te bem, capacete e pegas numa bicicleta, patinete ou Mota eléctrica. Por muito que te desculpes, só vivendo no Pólo norte é que admito que seria complicado.

          2. Avatar de Vitor Matias
            Vitor Matias

            Dados PORDATA: https://www.pordata.pt/Portugal/N%C3%BAmero+de+dias+sem+chuva-1071-10203
            Dias sem chuva em 2017:
            Bragança: 279
            Porto: 245
            Lisboa: 290

            Independentemente disso, nos países onde a bicicleta está massificada para mobilidade urbana, chuva e frio são mais frequentes e não são um problema.

      2. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Você deve de ser é doido, vá-se tratar.
        Então o clima em Portugal é muito, mau?
        Se fala-se do desnível das ruas, ao o pavimento dos passeios, quase que era um argumento válido.

      3. Avatar de Diogo
        Diogo

        Não deve viver no mesmo país que eu certamente.

      4. Avatar de Diogo
        Diogo

        Não deve viver no mesmo país que eu certamente.

      5. Avatar de Andre Ferreira Andrade
        Andre Ferreira Andrade

        amigo…. eu vivo na suica e chuva , neve e temperaturas negativas, é coisa que nao falta…. ando o ano todo nela… chuva? nao acontece nada…. o unico problema , é mesmo o gelo e neve, em que tenho que andar mesmo mesmo devagar para nao cair…

        é excelente esta trotinete ( a da xiaomi tem as baterias da LG, esta replica, nao faco ideia )

        1. Avatar de Mateus Pinto
          Mateus Pinto

          André, em gelo/ neve só se vives na cidade, se tiveres que fazer vários km para trabalhar de uma aldeia para a cidade, só uma Mota eléctrica é solução. Ainda assim há muitas motas eléctricas entre 2000-3500€ e que são uma excelente solução para a cidade.

          1. Avatar de RIP Apple
            RIP Apple

            Depende dos KMS que sejam . Repara , a Xiaomi 365 custa +- 330 euros … Se tiveres um carregador no local de trabalho a trotinete faz te 20 km para cada lado na boa … Contudo , compreendo o que dizes em relação a nota elétrica , dado a velocidade ser maior e ter mais segurança.

            Para distância curtas ( max 6/7 km para cada lado ) estás trotinete sao brutais mesmo .

            Aconselho tbm estás trotinetes , como meio de explorar uma cidade . Tipo , levam na num carro, na mala, estacionam o carro num ponto da cidade e depois de trotinete exploram a cidade . É 5 estrelas para esse tipo de situação.

    9. Avatar de Manuel capela
      Manuel capela

      Boa tarde
      Já agora que marcas alegam da Xiaomi, existem , pois estou interessado numa

    10. Avatar de Luis
      Luis

      260 euros??? No site de vendas fala em 351,59€??? Decidam-se lá, ou é por ser Natal…..

      1. Avatar de CS_Tbone
        CS_Tbone

        Vê outra vez e escolhe o modelo branco.

    11. Avatar de Caio
      Caio

      É possível andar na chuva com este patinete? Obrigado.

    12. Avatar de Eduardo Santelmo
      Eduardo Santelmo

      Pneus para Trotinetes 9 polegadas, alguem sabe onde arranjar?