TOP Tecnológico de Outubro: Discos Rígidos Externos

43 Comentários

Com todos os conteúdos que hoje em dia são criados, ter uma solução de armazenamento eficaz é essencial. A Cloud é hoje a solução mais aclamada, contudo, os discos rígidos externos não ficaram esquecidos, muito pelo contrário. Estão mais rápidos, com maior capacidade de armazenamento e os preços são mais convidativos.

Hoje damos-lhe a conhecer aqueles que os portugueses mais procuraram online no mês de Outubro e que podem bem ser a solução que procurava para si.

disco_externo


Basicamente, existem 2 marcas que se estacam nesta procura por discos rígidos externos, a Toshiba e a Western Digital. Estas duas marcas oferecem boas e variadas soluções, além de que são marcas da confiança dos portugueses. Existe uma terceira marca que surge no top 10 dos discos rígidos mais procurados no KuantoKusta durante o mês de Outubro, a Intenso.

Conheça então, por marca, quais os modelos e capacidades de armazenamento mais procurados em Portugal.

Toshiba

O Toshiba Canvio Basics de 1 TB foi o modelo com maior procura em Outubro, este modelo encontra-se disponível a partir de 54,90€. Mas além deste modelo de 1 TB, os de 500GB, 2TB e 3TB, merecem também um lugar de destaque no top dos 10 mais procurados, com os de 2 TB e 500 GB a ocupar as 4ª e 5ª posições, respectivamente.

toshiba

 

Western Digital

A Western Digital é outra das marcas de destaque com 5 produtos no top 10 de Outubro. As soluções mais procuradas são a Western Digital Elements e a Western Digital Elements Desktop, com a Western Digital Elements de 2 TB a ocupar a segunda posição das preferências dos portugueses e o de 1 TB e ocupar a terceira posição. Este modelo de 2 TB está disponível a partir de 93€ e o de 1 TB a partir de 59,95€.

wd_elements_2tb

As soluções Elements Desktop têm maior capacidade, entre os 3 e os 5 TB e são também bastante procuradas pelos portugueses. Os preços para o disco rígido externo de 5 TB, por exemplo, começa nos 167,90€.

 

Intenso

Uma das outras marcas que surge no top 10 de discos rígidos externos mais procurados do mês de Outubro, é a marca intenso, com o seu modelo de 4TB com um preço que se inicia nos 119,90€.


Qual o último disco externo que adquiriu?

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Comprei o meu WD5TB à quase um ano pro 150€. agora esta mais caro

    1. Avatar de JM
      JM

      há há há há há. Incrível a quantidade de gente que comete esse erro, como se não bastasse o último acordo ortográfico de necessidade duvidosa ainda acrescentam mais À sopa.

        1. Avatar de Francisco C.
          Francisco C.

          Jorge, “á”? Ou é” há” ou “à”.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        “Agora” com A maiúsculo, “está” também leva acento e falta o ponto final.

  2. Avatar de Ze
    Ze

    Não percebo que uso se possam dar a estes discos.

    1. Avatar de Ru.dua
      Ru.dua

      @Ze
      E eu não percebi a tua afirmação.

    2. Avatar de a
      a

      Onde achas que se guarda a “pornada” para o caso da net deixar de existir um dia?

      1. Avatar de pintor
        pintor

        Num NAS ou servidor próprio dahhh!

    3. Avatar de Pedro Barros
      Pedro Barros

      LOL, deixa-me adivinhar: Achas que já ninguem usa discos externos, porque agora as pessoas guardam todos os seus ficheiros pessoais na cloud, e estes passam a estar obsoletos, e que nos devemos todos “ajustar aos tempos”….

      Adivinhei…?

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Não, só não percebo quem usa discos para guardar seja o que for, faz-me lembrar aquelas pessoas que usavam cds e dvds para guardar as coisas e passados alguns anos deixavam de conseguir ler, com um disco, ainda por cima mecânico… Percebo duplicação de dados em NAS, percebo duplicação de dados para cloud, até posso conceber duplicação de dados para discos externos com software de sincronismo, nada o que seja duplicação de dados ocupa esses GB todos, nem percebo como alguém consegue sequer ter tanta informação nos dias que correm. Eu tenho cerca de 10 GB em documentos em 2 clouds sincronizadas, cerca de 30 GB de musica no iTunes Match, cerca de 100 GB de arquivo de email guardados religiosamente num NAS e sincronizado com o meu Outlook, e é tudo, e é muito.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          meu caro, diz-me onde é que eu posso guardar os 4 tera de dados que eu tenho!!!! E nem sequer faço vídeos em 4K e as fotos, cada uma ocupa uns 30 mega (jpeg + Raw)……….
          Um NAS com RAID 6 custa quanto?

          1. Avatar de Jorge
            Jorge

            Olha lá,
            Tenho 3 NAS QNAP, um para conteúdo sensível (documentos, e-mails, fotos, Backup alternativo de DB SQL and whatever important) em Raid 6 com cópia espelho para outro QNAP remoto e outro para download e armazenamento de filmes, séries e essa coisada toda… e para stream dos mesmos… em Raid 0… se for à vida no problem… conteúdo nada importante….

          2. Avatar de Rui
            Rui

            E quanto custa cada NAS em raid 6 (pelo menos 3 discos red)? 🙂

          3. Avatar de censo
            censo

            Larga o jpeg. Tens o Raw, sempre poupas um algum espaço.

          4. Avatar de Jorge
            Jorge

            Rui,
            Em relação aos NAS tenho 2 TS453PRO, e 1 TS212.
            Em relação aos disco tenho os WD RED PRO NAS HARD DRIVE no TS453PRO e no TS212 tenho os WD black… Agora pesquisa no google e vês os preços…

        2. Avatar de Pedro Barros
          Pedro Barros

          Ok, ainda bem para ti 🙂
          Eu por exemplo tenho prai uns 7 discos e estão todos cheios. Não guardo nada pessoal sensivel em clouds virtuais, e tudo o que acho relevante guardar está sempre comigo fisicamente, acessivel a qualquer altura, sem net!
          Agora para quem vive dentro da net, e ligado em todo o lado e a qualquer hora, com ligação de dados de akta velocidade e trafego ilimitado compreendo que pense assim.
          Eu cá gosto de copias ou backups fisicos, e não apenas virtuais. Os virtuais s~´ dão jeito como bacups dos fisicos (para algumas coisas apenas)

          1. Avatar de Ze
            Ze

            Mas de que te serve isso se a qualquer altura pode dar o berro? Isso é ser-se burro. Faz-me lembrar o arquitecto que tinha o projecto XPTO no disco externo, o disco caiu e lá foram 2 anos de trabalho para o lixo. Ganhem juízo.

          2. Avatar de Jorge
            Jorge

            Ze, por acaso já ouviste falar em redundância de backups.
            Para além disso, é tudo muito bonito ter os nossos ficheiros guardados na cloud…. Depois queixam-se…. dos leaks….
            Santa Ignorância….

          3. Avatar de Pedro Barros
            Pedro Barros

            Por essa ordem de ideias qualquer suporte fisico ou virtual é falivel, com maior ou menor peobabilidade todos podem falhar e perderes toda a informação que lá está. Se for-mos pensar assim não guardamos nem arquivamos nada em lado nenhum!

            Para informação muito importante ou até vital, há uma coisa que se chama “redundancia”, ou seja multiplos backups do mesmo em varios locais diferentes.
            Eu chego a ter no minimo 5 backups de informação muito importante, e se for preciso ate gravo em DVD ou Bluray.
            Como já disse, cada um é que sabe o que precisa ou não, o que é relevante manter ou não, e não cabe a ninguem julgar as necessidades dos outros!

          4. Avatar de Henrique
            Henrique

            Primeiro depende das clouds, até agora todos os problemas em clouds seguras foram com passwords fracas quando capturam os salts ou com social engineering. A mim nenhum dos dois nunca me irá afectar.
            Depois, mesmo que a cloud seja comprometida, o que achas que me levam? Por mim podem levar tudo, desde que eu mantenha o acesso aos meus dados não me preocupa quem mais os possa ter, o que é realmente crítico e importante tenho em arquivo de papel.

        3. Avatar de Pedro Barros
          Pedro Barros

          Ok, ainda bem para ti 🙂
          Eu por exemplo tenho prai uns 7 discos e estão todos cheios. Não guardo nada pessoal sensivel em clouds virtuais, e tudo o que acho relevante guardar está sempre comigo fisicamente, acessivel a qualquer altura, sem net!
          Agora para quem vive dentro da net, e ligado em todo o lado e a qualquer hora, com ligação de dados de akta velocidade e trafego ilimitado compreendo que pense assim.
          Eu cá gosto de copias ou backups fisicos, e não apenas virtuais. Os virtuais só dão jeito como bacups dos fisicos (para algumas coisas apenas).

          Ah e já agora, nunca tive o problema dos suportes de backup ficarem desactualizados e sem prossibilidade de aceder aos mesmos. Gosto de andar sempre um passo atras ma tecnologia e não a par. O meu pc mais recente é de 2010, e serve muito bem para o que preciso. Desculpem lá os geeks da tecnologia que tem que ter o ultimo pc ou smartphone no proprio dia em que é lançado para o mercado…

        4. Avatar de censo
          censo

          Não tens terabytes de fotos.

          1. Avatar de Pedro Barros
            Pedro Barros

            Cada um tem terabytes dequilo que bem entender. So porque alumas pessoas optam ou tem necessidade por guardar pouca informação e numa cloud, não significa que outras não tenham necessidade ou optem por guardar largas quantidades de informação e em suportes fisicos e não em clouds (que podem ser hackadas e pirateadas)

          2. Avatar de Ze
            Ze

            Lógico que não tenho, para que serve isso, TB de fotos e videos? Quem vai ter tempo para consumir isso? Fotos e videos só nas férias e em pouquissima quantidade, prefiro usufruir do tempo a aproveitar os momentos.

    4. Avatar de Modem
      Modem

      Tal como eu não percebo onde é que arranjam tanta gente parva

      1. Avatar de Pedro Barros
        Pedro Barros

        Gente parva pk amigo? Pk não pensam como tu, ou não tem os mesmos habitos e necessidades de utilização como tu?

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Pedro Barros,
          +1

    5. Avatar de GPinto
      GPinto

      Deves querer dize: “N#ao percebo que uso se POSSA dar a estes discos”.
      No entanto acho que o pessoal os compra para enfeitar o pinheiro de Natal, faz um efeito giro com os leds a piscar. So pode ser, nao vejo qualquer outra utilidade para eles. Tal como os portateis, o pessoal so os compra para aquecer as coxas no Inverno.

      1. Avatar de Pedro Barros
        Pedro Barros

        LOL, claro k sim, é bem melhor k as luzes de natal. Se experimentarem a sair do vosso mundinho tecnologicamente perfeito e moderno e alargarem od horizontes irão descobrir um mundo inteiro de pessoas com actividades e interesses, e profissões para os quais discos fisicos de alta capacidade e portateis ou desktops de alta capacidade tb são exaustivamente usados… Para alem de “aquecer as coxas no Inverno” claro…

      2. Avatar de Jorge
        Jorge

        Bela resposta 🙂

    6. Avatar de Rui
      Rui

      Ora deixa cá ver o que vou fazer às minhas fotos e vídeos desde 2000 e troca o passo…… já sei, vou apagar tudo e tiro mais fotos 🙂

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Querem ter tudo e guardar tudo para não usufruir de nada.

        1. Avatar de Mylittlelife
          Mylittlelife

          Cada um com os seus gostos, necessidades e interesses. Eu tenho >120 GB fotos e vídeos. Em material de trabalho uns 500 GB. Depois backup dos meus DVD, Blu-ray, CD, etc vão uns 2 TB

    7. Avatar de David
      David

      uma única palavra, Fotos…

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Outra palavra.. Tempo.

        1. Avatar de Joel Ribeiro
          Joel Ribeiro

          Vais dizer que na tua família não tens ninguém com fotos reveladas?
          Se calhar até tu…

  3. Avatar de Zé Montanelas
    Zé Montanelas

    Há cerca de 1 ano e meio cheguei a ver esse WD elements de 1Tb a 55€ na FNAC

    Os preços não descem, no geral até sobem, é ridiculo

  4. Avatar de Paulo
    Paulo

    Seagate Personal Cloud

  5. Avatar de Zé

    Só compro Seagate. WD avariam num instante

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Eu tenho 2 de 2.5″ e 2 de 3.5″, todos de marcas diferentes, estão ligados umas 5h/dia já há uns anos e zero stress. Até hoje só tive 1 HDD antigo que pifou.