TOP Tecnológico de Maio: Computadores portáteis

78 Comentários
E as marcas favoritas dos portugueses.

Os computadores portáteis são, inevitavelmente, uma das compras necessárias para muitos de nós, seja para estudar, trabalhar, jogar, ou simplesmente para lazer.

Estas são as marcas e os modelos de portáteis que os portugueses mais procuraram durante o mês de Maio.

macbook


 

1. Asus

A Asus é sem dúvida alguma a marca de portáteis favorita dos portugueses. Já tínhamos chegado a essa conclusão com a recente sondagem que fizemos aos nossos leitores e, agora, os dados do comparador de preços do KuantoKusta, vêm afirmar esta conclusão.

Os 5 modelos de portáteis mais procuradas no KuantoKusta durante o mês de Maio foram da Asus, sendo que a marca teve, uma procura de 32,6%, no total da procura de computadores portáteis.

asus

De referir que o modelo mais procurado em Maio foi o Asus X555LJ-7C92W1B, um computador de 15,6 polegadas, com processador Intel Core i7-5500U, 8 GB de RAM e 1 TB de armazenamento interno, cujo preço médio é de 745 euros.

 

2. HP

A HP ocupa o segundo lugar das pesquisas das pesquisas em Portugal, com 13,1%, menos de metade da Asus. E qual será o HP que mais interesse desperta?

hp

Em Maio foi o HP 250 G4. Este é um portátil de uma gama inferior ao mais procurado da marca Asus, e o seu preço ronda os 400 euros. Este portátil de 15 polegadas tem 4GB de RAM e 500 GB de armazenamento.

 

3. Lenovo

A Lenovo está à conquista do mercado nacional e já ocupa o terceiro lugar das preferências dos portugueses, com 12,6%, segundo os dados do KuantoKusta, tendo mesmo ultrapassado a Toshiba, que segue a corrida em quarto lugar, com 10,2%.

lenovo

O Lenovo IdeaPad 100-15IBD, um portátil da mesma gama que o HP acima referido, foi o mais procurado da marca.


Actualmente, qual o computador portátil que gostaria de adquirir?

Comentários

78

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RA
    RA

    Tenho o Lenovo U430p
    Decidi ir para esse portátil, porque na altura (ha ano e meio atrás) queria um portatil de 14 polegadas, leve e que tivesse grafica dedicada (neste caso vem com a 730m e um i7) que me desse para o dia a dia mas tambem para jogar! isto quando tinha um clevo P370EM com uma AMD 7970m! Qeria mesmo algo mais “transportavel”!
    o preco tambem pesou na decisao. A outra opcao teria sedo o Asus 303Ln, que nao estava ainda disponível para vendas.

    De momento, ando de olho noutro (que com a sorte que tenho, acabou de ser anunciado e acho que ainda nao está á venda lolol)
    Gigabyte Aero 14 – i7, 970m, pequeno, leve e bem mais potente que o meu Lenovo.

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Já tive um Lenovo desses e para já Lenovo nem pensar: a construção exterior é muito razoável, mas no interior é poupança máxima: por norma RAM single channel, ecrãs e baterias de muito fraca qualidade e já para não falar da assistência online inexistente (são fóruns de clientes para clientes, técnicos da Lenovo nem vê-los …).

      Mas honestamente são poucas as marcas com algo melhor: so mesmo Apple, MSI, Dell, Asus não está má e afins. HP, Lenovo, Sony, Acer etc … no way.

  2. Avatar de Luís
    Luís

    Para mim vai ser o Zenbook 3. Pelo que li conquistou-me

  3. Avatar de NT
    NT

    Lenovo… Normalmente é só carregar no “botão mágico” e instalar linux, tem um bom suporte, pelo menos para a distro que costumo usar ainda não tive problemas de não detetar este ou aquele hardware fica logo tudo a funcionar OOTI (out of the install) Quanto a bloatware a lenovo mete mesmo MUITA coisa desnecessária e até ‘perigosa’ como temos visto.

    1. Avatar de RA
      RA

      nada como fazer um clean instal do SO 😉 e varrer com tudo o resto!

  4. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Na minha opinião nenhum deles, mas sim Dell. Isso sim, são máquinas a sério

    1. Avatar de vinicius
      vinicius

      concordo

      1. Avatar de Insider
        Insider

        Há dois anos ofereci o Dell 3360 à minha mulher e até agora está mais que satisfeita. É uma boa máquina no seguemento.

        1. Avatar de jorge santos
          jorge santos

          “segmento”.

          1. Avatar de Insider
            Insider

            …corrector automatico maluco…lol…claro que esta mal escrito…obrigado pelo reparo…

  5. Avatar de Sérgio Garcia
    Sérgio Garcia

    O 2º lugar da hp, so se consegue perceber pelo nome da marca noutros periféricos.. quase todos os portáteis hp de pessoas ao meu redor foram sempre fiascos.
    Os sites de tecnologia referem sempre a fraca construção e ventilação, os vendedores de lojas físicas também. No preço também não se vê grande diferença.. mas pronto, são escolhas..

    1. Avatar de dsad
      dsad

      Que HP’s falas? é que dou-te alguns que metem esses melhores no bolso facilmente…

      1. Avatar de Sérgio Garcia
        Sérgio Garcia

        são experiências.. eu das que tive e do que vi de familiares, formei uam má opinião aos portáteis hp. E não é uma questão só de opinião os materiais usados e ventilação sempre foram fracos.. e falo de gamas dos 500 € aos 1200€, nomeadamente as series pavilion.. mas não só, outras gamas nos eu interior tem ligações e apoios metálicos fracos.

        1. Avatar de dsad
          dsad

          pega no ElitePro, num X360, no envy 13, por ai adiante….

        2. Avatar de guilherme
          guilherme

          Tive um pavillion dv6 que durou 6 anos: Com ele fiz o ensino secundário e uma licenciatura, joguei e fiz alguns side projects de edição de video e modelação 3d e nunca tive problemas. Ha dois anos deixei-o para o meu pai e ainda funciona as mil maravilhas. Nessa altura comprei um envy 15, que ja me dura ha dois anos, fez um mestrado e mais uns projetos de modelação 3d, video e coisas para televisão. Está como se fosse novo.

          O problema nao é dos computadores. Duvido que a marca fosse fazer computadores de forma propositada para que eles falhassem. Como diria um professor meu, a culpa está sempre o teclado e as costas da cadeira.

    2. Avatar de miguel
      miguel

      Hp?
      Eles que se fiquem pelas impressoras… porque para fazerem portáteis de tão fraca qualidade, mais vale estatrm quietos, so estraga o nome da marca.
      Nem os topo de gama da HP sao alguma coisa em termos de qualidade.

      1. Avatar de miguel
        miguel

        Haha HP a por alguns no bolso? Só se for os acer, tive 3 HP, dos 1200/1300euros ate ao da eescolas. O que durou mais tempo foi o da eescolas.
        Passado 2/3 anos podes mandar o HP para o lixo, a nível de manutenção/ reparação é um lixo tens de desmontar o portátil todo para fazeres uma coisa simples como limpeza do cooler.

        Em suma: de todas as marcas de pc que tive asus, Toshiba, acer, HP..
        Hp e acer a nivel se qualidade é um lixo
        Asus é muito bom
        Toshiba aquilo parece uma maquina de guerra, andou 2 anos em Obra (construção civil, para abrir plantas e ver legislação) a comer pó todos os dias e só o encostei porque parti o monitor, e mesmo assim passou a ficar em casa como desktop

        1. Avatar de Insider
          Insider

          Se tivesses tido um da linha profissional não dizias isso. Mas também não são preços para o consumidor doméstico.

          1. Avatar de miguel
            miguel

            LOOOL linha profissional, é o mesmo que comparar um autómato a um micro-controlador .

            COMPARADO com o que existe no marcado HP é um lixo.

        2. Avatar de umx
          umx

          Tenho um HP dv6 1330ep a trabalhar sem problemas desde 2009, na altura levou um disco de 7200rpm, e ainda se aguenta mto bem, a única coisa que me faz pensar tocar é o vídeo 4k…

          1. Avatar de miguel
            miguel

            tivestes sorte com esse, o meu era uma versão anterior a esse acho eu, os botoes(sensores) deixaram todos de funcionar passado 2 anos e pouco, bateria isso sempre foi mau.
            o melhor foi mesmo o da eescolas aquilo em hardware nem era assim tão mau, mas o bom era a qualidade dos plasticos(era feio,mas durava)

          2. Avatar de ToMa
            ToMa

            Cheio de sorte, os HP dv6 foram um fiasco.

        3. Avatar de Fernando Selicra
          Fernando Selicra

          Certamente nunca tiveste o privilégio de mexer num HP EliteBook… E no que diz respeito a portáteis de 400/500€, é tudo igual em termos de qualidade!!! Quer seja Chasus, HP, Toshiba, Dell, Acer, Lenovo… Ainda assim o que vi com melhor qualidade de construção, foi um HP 250 G4, pois apesar de ser um portátil de 400€, é considerado linha profissional da HP!!!

  6. Avatar de toy
    toy

    APPLE! E QUEM NÃO GOSTAR SHHH PÁ CASOTA!

    1. Avatar de Serato
      Serato

      Apple é mesmo para idiotas…..

      1. Avatar de gajo de alfama
        gajo de alfama

        Achares que alguém é idiota por ter gostos diferentes dos teus só prova o aborto mal feito que és.

        1. Avatar de Jonas Tadeu
          Jonas Tadeu

          Acho que não é questão de gosto. Basta olhar para o comentário do “brinquedito”, acima, e percebe-se o que o Serato escreveu. Se é um idiota a falar assim da superioridade da Apple, bom, então SE CALHAR a apple (também) é para idiotas.

          Mas parvoíces alheias àparte, Apple é bom, e caro. Mas pode não ser adequado para todos, preço à parte.

          Para quem quer um sistema funcional, integrado, e o dinheiro para aplicações e hardware não for problema, é uma boa escolha.

          Para quem quer maior disponibilidade de software, facilidade de uso, o universo Windows continua a ser o maior. Não há como errar.

          Para quem gosta de ter controle no seu sistema, e por alguma razão nenhum dos acima interessa, Linux é a uma boa escolha. E cada vez mais maturo. É a minha preferência.

          Por cá ainda não se vê muito, mas para uso casual (que a esmagadora maioria das pessoas faz) num SO actualizado e pouco exigente do hardware, o Chrome OS dá cartas.

          Acho que não há respostas certas, cada qual deve usar o sistema mais indicado para as suas necessidades. O problema é quando se opina sem ter experimentado tudo, com as proverbiais “palas nos olhos”. No caso da Apple, como é associada a alguma “elite” devido aos preços, não faltam imbecis a diminuir os outros, a tentar usar a carteira como se marreta fosse. Mas para isso não há solução.

    2. Avatar de NT
      NT

      Queres que vá para a casota para te tirar a corrente?
      Apple já foram muito bons mas a cada ‘renovação’ de linha têm perdido MUITO, infelizmente.

    3. Avatar de Danny
      Danny

      Porque? Vais morder alguém?

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Asus passou cá um e não volta a entrar. Um portátil topo de gama em que avariam todos os componentes é surreal! Desde bateria, carregador e duas motherboards…etc… Em dois anos! Está a servir de ocupa prateleira. Novinho em folha.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E dobradiças partidas, é o prato do dia na Asus

    2. Avatar de Carlos Gabriel Lopes
      Carlos Gabriel Lopes

      Ainda tenho o meu N56VZ que num mês foi 2 vezes à garantia para substituir a motherboard pois cada vez que entrava na bios ele morria do nada… Desde lá nunca mais deu chatices…

      1. Avatar de PCJR
        PCJR

        Cada caso é um caso 🙂 Eu tenho um ASUS há 8 anos e nunca tive problemas sérios!

        Cumps

        1. Avatar de aWare
          aWare

          Asus de há 8 anos são outra coisa do que se vê hoje em dia. Eu já vi Asus de mais de 1000 euros e acabado a garantia dão logo o pifo, ou Asus com uma construção terrível em que os plásticos partem-se todos na abertura do PC, mesmo com um cuidado extremo. Dobradiças é como o David Guerreiro diz, é o prato do dia. Asus já teve qualidade, depois de começarem a imitar a Apple é sempre a descer.

          1. Avatar de PTXAA
            PTXAA

            Asus já foi Asus. Estou mais inclinado pra msi neste momento

  8. Avatar de Fernando Mendes
    Fernando Mendes

    O novo HP Chromebook 13 que está para sair, como também vai ter acesso a Play Store é sem dúvida a minha escolha

  9. Avatar de NN
    NN

    Asus, para o mercado residencial é perfeito na relação de especificações técnicas/qualidade e preço.
    Lenovo para mim continua a ser um tiro no pé. Já foi bom ….apenas, e anda a tentar mandar areia pós olhos dos clientes. com preços bons, e especifições tecnicas interessantes, mas a qualidade dos componentes daquilo é muito dúbia.
    No mercado profissional, Toshiba(alguns modelos) ainda continua a ser a mais acreditada… pela durabilidade e qualidade. Embora em termos de especificações tecnicas não são muito vanguardistas.
    A HP sempre que vejo um portatil com bom preço, está normalmente com 2 gerações atrasadas. Por exemplo, comprei Asus K55, por 500€ ( i5 3ªgen, 4Gb ram, gt630m, 320GB HDD) na altura, ao lado estava um HP de 1000€ com i5 2ªgen…..que roubalheira….

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Só para corrigir que a nível profissional a Dell sem dúvida.

  10. Avatar de gajo de alfama
    gajo de alfama

    Vê-se mesmo que o povo português está na m*****

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Normalmente o que é bom, é o que não aparece nos tops de escolhas de portugueses. Sejam em portáteis ou smartphones.

  11. Avatar de Melo
    Melo

    Boas!
    Com 1200€ qual o melhor portátil que posso comprar?
    Queria que fosse leve, fino, i7 e bastante fiável.

    Muito obrigado,
    Melo

    1. Avatar de NN
      NN

      Vê a gama N-Series da Asus… 1200€ com SSD, Ram, placa dedicada e i7 verdadeiros, e nao aquelas coisas com U’s.

    2. Avatar de Kobe
      Kobe

      Assim por alto,
      Portátil Asus ROG 15.6″ GL552VW-DM198T (90NB09I3-M02240) ou Portátil Asus 15.6″ (N552VX-FY071T)
      Alternativa: Surface 4 (I5)

      1. Avatar de Thefura
        Thefura

        vai para msi ou clevo. São possivelmente os melhores que consegues.

      2. Avatar de Joana
        Joana

        Clevo, muito melhor do que aqui foi referido.

        vê a inforphone ou outras semelhantes, podes escolher como queres o teu portatil.

        1. Avatar de Kobe
          Kobe

          Não conhecia, mas já guardei. Não vendem portáteis, vendem aviões lol

      3. Avatar de aWare
        aWare

        MSI é a escolha mais acertada, escolhes os que tiverem o ecrã de 15,6″ e ficas bem servido.
        Suporte nunca vi melhor em nenhuma marca, super atenciosos, super rápidos nas respostas às perguntas que colocares.
        Construção é mesmo boa e as Specs são fenomenais.
        Depois para além das specs tens espaço para colocar 2 SSD mSATA e se no caso de escolheres um com 8GB de RAM tens mais um slot para meteres outra de 8 ou 16 GB.
        Clevo é a fabricadora que produziu os Insys e pelo que eu li os que vendem agora ainda deixam um bocado a desejar.

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Surface 4…

    4. Avatar de gemario
      gemario

      Thinkpad

    5. Avatar de Nckportugal

      procura Dell sem dúvida máquinas de guerra e de preferência linha empresarial.

      1. Avatar de Peter
        Peter

        Ou alienware 🙂 um dell vitaminado. 😉

    6. Avatar de Joel
      Joel

      Hp Spectre x360, ou o novo HP spectre (o portatil mais fino de sempre com processadores core i).

  12. Avatar de APereira
    APereira

    Bem comprei ontem um HP Elite X2… excelente 🙂

  13. Avatar de pSouza
    pSouza

    Comprei um Chuwi Hi12 , híbrido, dual-system, ecrã do surface pro 3, 12″ , 4gb de ram… Estou muito satisfeito!!
    (apesar que estava com medo de ser chinocada e dar asneira)

  14. Avatar de Xoxota
    Xoxota

    Macbook pro dos novos

    1. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      Para quem tem muito €€€€€,aí falou bem.Mas olhe,há portáteis com melhores características que os da linha MacBook Pro da Apple e não custam tanto(só o MacBook Pro de 13 Polegadas custa para cima de 1250 euros,e é o mais barato !! São mais de 250 contos na moeda antiga !!).E olhe que é um leigo que lhe diz isto.Mas por comentários já por muitas vezes feitos por muitas pessoas ao longo dos tempos,apercebi-me que mais vale comprar um portátil com melhores “specs” e por menos guito,do que estar a esturrar um dinheirão para muitas vezes querer apenas mostrar tão só o “my precious MacBook Pro” nas mesas dos cafés,se me entende bem ao que me refiro.É o tal “status”. 🙂 🙂

      1. Avatar de Marco
        Marco

        tens razão no preço, as ultimas versões vieram com um acréscimo no preço. MAs n queira comprar a longevidade.

  15. Avatar de Luigi
    Luigi

    Boas,
    Apple. Sem dúvida alguma, por várias razões: qualidade, durabilidade dos seus portáteis, bateria, sistema operativo, entre muitas outras razões.
    Contudo, tenho de admitir, porque é um facto, a Apple está a ficar atrás da concorrência no que diz respeito, por exemplo, aos ecrãs touch, às versatilidade existentes em muitos ecrãs de portáteis que, penso, também deveria ter acompanhado, etc.
    Mas mesmo assim gosto demasiado do SO da Apple (que não me dá erros, entre em modo de suspensão sempre sem problemas, dá-me durabilidade da bateria para o dia inteiro, etc para ainda deixar de ponderar noutras máquinas.

    Espero que no próximo evento a Apple apresente mudanças (quer sejam já existentes no mercado, quer sejam inovações) que convençam, porque poderá perder muitos clientes.

    Se o fizerem, penso que o ranking da Apple poderá melhorar….

    Apontando para o ranking desta notícia, mal li o título, estava à espera de ver a Dell…..

    Luigi

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      A Apple não perde muitos clientes por causa do OS X, que mais nenhum fabricante de portáteis tem.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        mas está a perder os pro’s aqueles q eram fieis.

  16. Avatar de jorgeazevedo1
    jorgeazevedo1

    Sempre Toshiba e semre sem problemas. Em 2015 comprei mais um Sattelite e saiu logo a seguir o w10, atualizou e as drives foram tambem atualizadas pela marca. Ainda este ano já tive atualizações de Hardware.

  17. Avatar de onz
    onz

    os tugas têm que olhar também mais para a marca clevo….

  18. Avatar de Tiago Brito
    Tiago Brito

    Cheira-me que esta gente compra portáteis no centro comercial

    1. Avatar de Nckportugal

      O pessoal fala da Clevo mas porque não falam da Dell linha profissional
      Do melhor que existe muito raro aparecer algum para reparação mesmo muito raro além que para quem queira verdadeiramente trabalhar com os Portáteis são dos poucos por exemplo com portas COM e é raro com eles haver incompatibilidades com os periféricos que as usam.
      Portugal infelizmente não dispõe do configurador existente noutros países se tivesse seria simplesmente um mimo.
      A título de exemplo somente o mercado americano neles conseguimos configurar totalmente a máquina ao nosso gosto e desejos

      1. Avatar de onz
        onz

        a clevo da para configurares o portátil como queres

        1. Avatar de Luís
          Luís

          Quando o meu Lenovo G5080 for à vida dele, acho q já sei em q marca apostar…
          Só não tenho um Clevo agora porque na altura n tinha €€€ disponível,e também porque tinha q arranjar um portátil na Worten, que foi onde tinha comprado o anterior (um Ioshiba destes http://www.toshiba.pt/discontinued-products/satellite-l50-b-1jr/ que foi 4 vezes à garantia com problemas de HD, à 4ª vez ficou-se por lá, e já tinha tido toshiba antes q assim que acabou a garantia queimou a board) e como tinha que trazer algo dentro da mesma gama de preços, veio este…
          mas o próximo, se este for reformado por “velhice” será clevo

  19. Avatar de Claudio
    Claudio

    Tenho um compaq presario de 1995, a correr o windows 98se, isso sim é uma maquina e peras… Esta impecavel, ao menos tem um cooler amovivel. Intel pentium 222mhz, 16 mb de ram, vga s4 4mb. Hdd de 256mb.

  20. Avatar de sakura
    sakura

    lenovo …. se a MS não lancace o surface …..
    hp, Asus… etc hoje não tinha um pc no nivel do mac.

    a MS uza lenovo pq era o unico a bater os mac s e sim são bom,s

    hoje ja á pc,s melhoes que macs ainda bem que a MS ajitou o mercado.

  21. Avatar de Joel
    Joel

    Para mim a melhor marca é HP. Sempre tive e sempre me dei bem com estes pc’s. Tenho mais familiares com portáteis HP e todos estão contentes.

  22. Avatar de Gouveia
    Gouveia

    Para trabalhar 3d / gráfico – Dell XPS15 ou melhor ainda o Dell Precision 15 serie 5000. Pela portabilidade, ecrã 4K, gráfica 2gb que pode ser profissional, conectividade, performance do i7 ou Xenon ultima geração e design, pena o preço. Se souberem de outro melhor pf avisem

  23. Avatar de Jorge
    Jorge

    Acaba por ser um fartote de rir ler os comentários, apesar de no meio desta selva se aprender algo também, pois há pessoas que têm bom senso e partilham as suas opiniões sem laivos de clubites e acérrimos defensores disto ou daquilo como se não houvesse amanhã. Da minha experiencia, e utilizei já port áteis da gama empresarial e particular, já me passaram pelas mãos uns 15 portáteis que estimei, utilizei e acabei por vender pois queria estar sempre o mais atualizado possivel devido a compromissos profissionais. Durante vários anos utilizei HP’s. Utilizei 9 diferentes, em que apenas tive um problema com a drive de gravação. Nao saía da HP devido ao excelente apoio ao cliente que tinham e pick up and retirn. Depois, derivado à gama ter retirado A entrada firewire que eu utilizava muito, passei para a sony vaio. Continuo a utilizar um de 2006 com uma construcao excelente ( TX3XP) que esta como novo, nunca avariou e que para coisas basicas serve e sobra. Dos Hp que ainda uso, continuo com um elitebook 2840 que adoro e que continua. No entanto, apesar de ter tido toshiba, e asus, o que mais me impressionou tendo em conta preco/ qualidade foi um Packard Bell xs butterfly que continua a bombar, ja caiu, ja levou com uma peça em cima etc etc, e esta como novo. Curiosamente, e depois de ler aqui os is, o pior portatil que tive ate hoje que me deu chatices até quase desesperar foi um Asus zeenbook. Lá está….. Depende da sorte de cada um . Nao é por isso que vou sacrificar uma marca ou dizer bem ou mal desta ou daquela por dá cá aquela palha. Tive azar. No entanto, também é certo que não volto a comprar outro. Em equipa vencedora não se mexe e por isso estou plenamente satisfeito com o Hp que uso regularmente. Ahh…e adquiri agora um surface devido à exigencia de mobilidade. E estou plenamente satisfeito. Depende sempre do uso que lhe damos e dai o modelo escolhido seja dependente desse mesmo fim.

    1. Avatar de NN
      NN

      A Asus tem várias gamas, como todas a outras marcas. os Packard Bell são/eram bons portateis pelo preço… mas sem grande opções e variações. estavas limitado ao que existe e pronto. Os Asus, na gama Media é lider, sem duvida. Quando entras na gama de UltraBooks, o panorama é diferente. A Asus ainda é um bebé nessas andanças…. a nivel de ultra-books Toshiba Portegé e afins, sempre foram lideres. Existe muita gente mal informada, e realmente cada marca tem os seus pontos fortes e fracos nas várias gamas. Aqui a nivel de HP, em termos de qualidade dos componentes e estrutura, são bastante competentes. a nivel de especificações tecnicas(cpu,gpu,etc) HP desilude e muito. HP é apenas uma escolha de segurança. Tenho amigos com Asus de 7 a 8 anos, a jogarem LoL, CS-go..sem levar 1 único upgrade….
      Recomendo apenas a todos os que compram portateis Asus, para substituirem sempre o HDD, assim que possam, é o componente mais fraco do conjunto. ( nas gamas médias-baixas).

      1. Avatar de Diogo Sousa
        Diogo Sousa

        Não sendo clubista, a ASUS foi das primeiras a implementar o conceito de ultrabook, com a gama eeepc. Ainda hoje tenho um de 2009, com windows 10, ssd e 2 gb de ram, corre lindamente o básico do dia-a-dia, e tem bateria para 6-7 horas, muito bom para a gama. Em termos profissionais tenho um dell de 2013 e um vaio de 2011. Sou dj, e isso os dois sem qualquer problema é acredito que usarei por muitos anos. Bem estimados, qualquer portátil com um mínimo de qualidade aguenta muito tempo. Concordo que na maior parte das vezes os problemas tem origem entre o computador e a cadeira…

  24. Avatar de Rggomes
    Rggomes

    Tsunami sao os melhores. Tenho um desde 2005 e ainda rola sem problemas.

  25. Avatar de Ruivix
    Ruivix

    A menos que tenha visto mal mas esse Lenovo parece estar mais bem equipado que o HP.

    Claro que se eu pudesse um daqueles MSI para Gaming seria o ideal…

  26. Avatar de N.A.L.
    N.A.L.

    Todos têm opiniões difrentes, sobre qual a melhor marca e computador, por isso espero que me possam ajudar e que as opiniões sejam parcidas. Preciso de um portátil : silencioso, leve, rápido, exelente imagem, resistente, que não aqueça muito, bom som , não é para jogos, bateria que dure pelo menos 3 horas, bom armazenamento de dados e que não passe os 1000 euros. Obrigado aos que me possam ajudar