A tendência dos Notch… será falta de criatividade?

58 Comentários

Depois do Essential Phone e do iPhone X surgirem com um recorte no ecrã, na zona onde normalmente é colocado o altifalante para chamadas, a câmara frontal e alguns sensores, muitas outras marcas começaram a copiar a tendência e este MWC 2018 foi prova viva disso, com inúmeras marcas a apresentarem o seu smartphone com “notch”.

Útil e elegante para alguns, completamente desnecessário para outros, são muitas as opiniões contra e a favor desta característica, que até já obrigou a Google a criar um Android adaptado a ele… mas será que na tentativa de aumentar os ecrãs e reduzir as margens está a existir falta de criatividade?

notch asus zenfone 5


Quando o Essential Phone surgiu com uma câmara a recortar o ecrã, já existiam alguns rumores que indicavam que a Apple estaria a criar algo semelhante para os seus iPhones. Mas mais que colocar uma câmara, a Apple criou um sistema completo de sensores verdadeiramente necessários à nova forma de segurança dos smartphones. Bonito ou não, tem uma utilidade.

Ora, se o smartphone da Apple teve sucesso com esta característica, porque é que outras marcas não terão?

Com base neste pressuposto, foram muitas as marcas, desde a Wiko à Leagoo, com particular destaque para a Asus, com o Zenfone 5, que lançaram as suas apostas e mais estarão para chegar, como é o caso do tão aguardado Huawei P20.

 

Mas porquê um recorte no ecrã? Será falta de criatividade?

No meio de tanta informação tecnológica, no MWC 2018 deparámo-nos com um smartphone com “cara” de Mickey Mouse: o Bluboo S2.

Este smartphone, com uma moldura relativamente fina em 3 das suas laterais, incluindo a de cima, não inclui câmara frontal, nem acima do ecrã, nem abaixo, nem tão pouco integrada no ecrã com um recorte. Quem quiser tirar selfies com este smartphone terá que recorrer à qualidade da câmara traseira.

A câmara do Bluboo S2 é giratória e permite ao utilizador captar tanto para trás quanto para a frente. O sensor é um Sony de 21 MP com abertura f/1.8. Esta solução permitiu à Bluboo, por um lado, oferecer um smartphone com ecrã maior sem sacrificar o tamanho do equipamento, e, por outro, oferecer melhor qualidade fotográfica no momento de captar uma selfie.

Para aceder a esta câmara, o utilizador apenas terá que, com um dedo, levantar a câmara, que pode ser personalizada com alguns acessórios divertidos que vêm dentro da caixa.

Este modelo ainda não foi lançado oficialmente pela Bluboo, mas deverá estar para breve. Fique atento.


Considera que esta solução da Bluboo é melhor que o notch?

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TeArs
    TeArs

    Esse Asus Zenfone 5z vai dar que falar 😛 exelentes spects e realmente muito bonito.

    1. Avatar de José Matos
      José Matos

      Se esse ZenFone sair pelos preços que estão a ser “falados”, penduro já o meu OP3!

      1. Avatar de ze
        ze

        Acho o Xiaomi mix 2 mais bonito!
        (Design philippe starck)

    2. Avatar de iSheepNot
      iSheepNot

      Melhor seria se fosse Android One. Isso é que seria!
      Já chega de fragmentação no Android. Quem quiser ser diferente, que instale um launcher com funcionalidades sem comprometer os updates e tudo o resto.

      1. Avatar de Ismael Guimarães
        Ismael Guimarães

        De facto, concordo com essa ideia. Eu uso a Smart Launcher e o resto não importa. Já usei outra, a Aviate mas depois que usei a Smart, nunca mais troquei.

  2. Avatar de João Morais
    João Morais

    Não tenho dúvidas que o Zenfone 5 Z vai ser um exito … Com hardware de Galaxy S9 e com o preço que consta que vai ser comercializado … Eu estou a pensar na aquesição de um , espero que não demore muito a sair no nosso mercado .

    1. Avatar de Hugo Nobre
      Hugo Nobre

      O zenfonr 5 Z não pode usar processadores exynos.São exclusivos da Samsung.

      1. Avatar de ze
        ze

        Snapdragon 845 (América)

  3. Avatar de Sérgio Silva
    Sérgio Silva

    Qual é a piada de ter um telemóvel em que o ecrã ocupa quase toda a superfície do mesmo mas há uma percentagemzinha com um retângulo em preto que não serve a nada ao dito ecrã ?? ( Ao que dizem que tem por nome Notch??????)

    1. Avatar de Ismael Guimarães
      Ismael Guimarães

      A piada é muita. Se não entendes de design, temos pena.

  4. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Smartphones Asus?? Não se metam nisso. Se querem gastar dinheiro em vão, força.

    1. Avatar de censo
      censo

      Alguma razão especial?

      1. Avatar de Ricardo Gaio
        Ricardo Gaio

        Updates. Quase zero.

        1. Avatar de Nagash
          Nagash

          Todas as pessoas que conheço que tiveram um Asus tiveram problemas

          1. Avatar de censo
            censo

            Informação pouco relevante. Afinal quantas pessoas conheces tu que tiveram um Asus ??

        2. Avatar de sd
          sd

          são assim tão maus a nível de update? de 0 a 10, em que 10 é um Google pixel e 0 é um LG, que número da-vas a ASUS?

          1. Avatar de iSheepNot
            iSheepNot

            -1! Tive um flagship deles, PadFone Infinity 2, e nunca teve updates OTA. Foi preciso ir ao sites deles fazer o download das images para fazer update manualmente. Ora, eu sei que isso é possível e fiz. Mas a esmagadora maioria dos utilizadores, 95%, para não dizer mais, não sabe estas coisas podem ser feitas.

          2. Avatar de Pedro Cascão
            Pedro Cascão

            Acho a ASUS muito melhor que a Samsung a nível de updates. Comprei o Zenfone 3 5.2 com Android 6, passou para o 7 e já tenho o 8 com o update de fevereiro. Não é excelente mas também não é mau

          3. Avatar de censo
            censo

            Tenho um Zen Fone 3, está com o Android 8 e patch de segurança de janeiro.

        3. Avatar de censo
          censo

          Qual a diferença entre um “quase zero”, poucas, ou zero ??

  5. Avatar de Gouveia
    Gouveia

    Espero que essa moda acabe rápido, além de feio não tem vantagens, além disso nunca vou adquirir um telemóvel com uma coisa tão feia na testa

    1. Avatar de Nope.avi
      Nope.avi

      Se a apple faz, ent infelizmente está aqui para ficar

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Achas que eles puseram aquilo só para te irritar? O “notch” não foi colocado para ter vantagens, foi mantido por ser necessário.

  6. Avatar de V. T.
    V. T.

    Útil e elegante para alguns? Isso não são gostos, são desgostos!

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Elegante é debatível. Agora útil não há como dar a volta, é a única maneira de ter a dita tecnologia.

  7. Avatar de Daniel
    Daniel

    Chamem-lhe o que quiserem, notch, emplastro, zé manel, essa àrea de ecrã como está feita é tudo menos útil. Mais valia terem deixado essa freixa sem qualquer tipo de ecrã e ser bezel pois tem em termos de utilidade é identico e em termos de estética fica melhor não ter esse “emplastro” no meio do ecrã.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Ya. E juntamente com isso anulas a câmera frontal e o reconhecimento facial. Boa jogada.

  8. Avatar de bad80
    bad80

    Deixem lá que de ecrãs curvos (só para dizer que têm ecrãs curvos, porque não serve para absolutamente nada) ninguém diz nada. Ora ver um video num ecrã que acaba em curva em ambos os lados é uma ideia “muito interessante.

  9. Avatar de João
    João

    Há uma grande diferença entre o notch do iPhone X, e o resto dos notches.

    O iPhone X tem ecrã que se espalha a todos os cantos iguais, esses telemóveis Android com LCD, não, têm também um “queixo”, o notch só está lá para imitar o iPhone X.

    O iPhone X tem o ecrã dobrado para ficar com aquele aspecto, coisa que só a Apple sabe fazer! E só ela pode fazer, porque é OLED e não LCD.

    https://imgur.com/M4dwWZH

    O notch no iPhone X está lá, e é para bem, os iHaters podem dizer o que quiser, mas a verdade é que não é um entrave no ecrã, são dois ecrãs extra de cada lado que estão ao lado daquela parte que tem de ter os componentes.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Não sabia o iPhone X era o único smartphone com “ecrã dobrado” e o o único smartphone com OLED.

      Isso significa que todos os ecrãs 2.5D e até mesmo o Edge utilizam técnicas avançadas de ilusão óptica para dar a sensação que são “dobrados”.

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Vê a imagem, e depois comentas.

    2. Avatar de YO
      YO

      “O iPhone X tem o ecrã dobrado para ficar com aquele aspecto, coisa que só a Apple sabe fazer! E só ela pode fazer, porque é OLED e não LCD.”

      Não sei se sabes mas o ecrã é fabricado pela SAMSUNG LOL.

      A Apple não fabrica ecrans

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Como se isso retirasse a engenharia das empresas que desenvolvem e mandam construir noutras. Parece-me que não sabes como funciona a relação entre cadeia de fornecedores.

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Isso de dizer que é um entrave, realmente é conversa de haters.
      Nada melhor que ver vídeos ou fotos com este recorte: https://tinyurl.com/y7pj3lme

      Digo mais a próxima actualização da Apple TV devia trazer a funcionalidade de se poder introduzir um notch nos filmes.
      Assim todos os filmes poderiam ser visualizados com um recorte e fica coerente com o novo iPhone.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Depois de ter lido um artigo onde o autor nitidamente teve orgasmos múltiplos enquanto escrevia a review encontrei a explicação para o notch.

          Aparentemente o notch está desenhado para servir de suporte ao dedo polegar enquanto se segura no iPhone, assim sendo nao se nota o notch enquanto se visualiza um filme. E o pessoal aqui a falar mal do notch

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            ahah faz todo o sentido 😀

    4. Avatar de Rui
      Rui

      João, ha uma diferença entre ser Apple Fan porque se conhece o produto e ser Apple “gosto da marca porque é fancy” e não perceber um “charuto” daquilo que se passa no ecossistema Apple. Dou preferência ao iOS a Adroid, e esteticamente sempre considerei os iPhones muito bonitos e sei perfeitamente o motivo da notch, mas acho o X horrível por causa daquela monoselha… Aquilo podia bem ser direito que não deixava de funcionar e ter as características que tem… Posto isto, sabes o que é “vergonha alheia”? É o que um gajo como eu sente quando vê textos como o teu a tentar defender a Apple sem acertar num único argumento! Talvez esteja na altura de explorares um pouco a Apple e o que ela faz, porque faz e como faz antes de vires dizer disparates!

    5. Avatar de Gouveia
      Gouveia

      Tantas postas e não acertas uma, como é possível?

  10. Avatar de Jorge Silva
    Jorge Silva

    Parece que não sou o único a não gostar nem um bocadinho das monocelhas ou notch ou o que lhe quiserem chamar. Para além de achar feio e incomodativo acho desnecessário que os ecrãs tenham de ser evitar as beiras porque não é por 3 ou 4mm de bezel que o smartphone vai ser feio. Não sendo um fã de Samsung, acho o S8/S9 o smartphone mais bonito e tenho pena que o novo OnePlus também terá monocelha. Que raio de parvoíce. É isso e os ecrãs cada vez maiores que já não dão para ser usados com uma só mão nem dão jeito quando vamos de férias e queremos levar o smartphone no bolso dos calções porque levamos uma talocha super incomodativa. Por muito bom que seja o rácio tamanho/ecrã, acho um abuso que seja normal um smartphone tenha 6 polegadas de ecrã. Ainda me lembro de ter comprado o meu Galaxy S4 que na altura tinha um grande ecrã e toda a gente me dizia que era um calhau e tal, mas a virou moda e agora são demasiado grandes. Para acabar com o meu desabafo, também não acho piada aos ecrãs curvos dos lados (tipo S8/S9) porque não são práticos, apesar de serem esteticamente muito bonitos. Enfim, se eu pudesse escolher um smartphone perfeito teria Android puro, a estética do S8/S9 mas em 16/9 e com 5.5 polegadas, sem a parte curva nos lados e a bateria do Oneplus e a câmara do S9+.

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      Eu trocaria o cuscoid puro por windows 10 e mantinha o resto referido e seria o meu must have

    2. Avatar de Ze das Couves
      Ze das Couves

      Acho que o telemóvel ideal para ti era o Nokia 3310 😀

  11. Avatar de Privacidade
    Privacidade

    Era capaz de apostar que quem diz mal dos cutouts/notches porque é incomodativo, a) só os viu em fotos ou b) nunca usou um mais que 5 minutos na loja e já ia com o mindset de “isto é uma porcaria”

    1. Avatar de Jorge Silva
      Jorge Silva

      A minha namorada tem um X, já o usei uma porrada de vezes e não consigo gostar do notch. Chateia-me. Mesmo o do Essential Phone chateia e é pequeno. Não entendo esta moda mas, ao contrário da maior parte das pessoas, acho que é mesmo porque as alternativas não são muitas. Eu cá prefiro ter uma pequena bezel e não ter notch… São gostos!

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Tal e qual. Eu não gostava do design (e não gosto) mas quando mexi num tornou-se completamente irrelevante. Isto é como ver roupa na internet e depois ir experimentar. E cada um com o seu gosto.

  12. Avatar de JOVEM
    JOVEM

    Os jornalistas e os tech blogues as vezes pensão que é fazer o desenho e mandar produzir em série, depois pedem valores “baixos”, as grandes empresas é que têm capacidade de desenvolver um produto e lançar para o mercado uma “novidade” e pedir um valor exorbitante pelo mesmo, como a Apple e a Samsung o resto para ser competitivo tem que trave com o material que fica mais barato naquele momento como disse o homem da Asus, que neste momento era esse formato que estava com custos mais baixos

    1. Avatar de Vítor M.

      Não percebi nada onde querias chegar. Se puderes reformula o comentário sff.

      1. Avatar de Joel Reis
        Joel Reis

        Não está fácil, de facto 😀

  13. Avatar de Enys
    Enys

    Fiquei sem saber o que é o notch deixa-me ir ao gg

  14. Avatar de Ze das Couves
    Ze das Couves

    Não é falta de criatividade, foi a maneira que tiveram de conseguir mais uma vez separar o trigo do joio, antes havia o botão de home, agora sem o botão de home tiveram que arranjar uma característica que não existe em mais lado nenhum para por o design do iPhoneX como único.
    Se foi um infeliz design para muitos é capaz, mas também não é fácil agradar a gregos e troianos.

  15. Avatar de jorge Cardoso
    jorge Cardoso

    Claro penso que no futuro nao deverá ficar assim…

  16. Avatar de Joel Reis
    Joel Reis

    A monocelha foi uma forma da Apple se diferenciar dos demais com bezels pequenos, para compensar o atraso, em compensação perdeu a estética (quebrou a habitual simetria) e não é prático para fotos e vídeos. Os que agora vão surgindo, vão atrás da Apple, como sempre.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Aquilo não é uma monocelha. Para isso teria de cobrir o ecrã dum lado ao outro.

      1. Avatar de Joel Reis
        Joel Reis

        Uma monocelha não vai de um lado ao outro da testa/cara.

  17. Avatar de sd
    sd

    essa camara da Bluboo não acho que seja nada de especial, nem algo que se vá ver no futuro. 1º porque parece ser um pouco frágil, deixas cair o smartphone quando estás a tirar uma selfie e adeus camara. 2º porque inviabiliza logo o desbloqueio facial.

  18. Avatar de Joaquim Oliveira
    Joaquim Oliveira

    Acho que deviam no titulo ter colocado apenas depois do Essential Phone ter criado o NOTCH e não acrescentar o Iphone X, pois apenas foi uma cópia de algo que já existia, falta de criatividade da APPLE também tal como os outros que se seguiram que fizeram o mesmo que a APPLE, copiar a concorrência.