Telemóveis com GNU/Linux?

20 Comentários

O mercado das comunicações móveis está em mutação. Um telemóvel perdeu a singularidade e hoje ascende a PC. E como é já usual a luta pelo sistema operativo mais dominante passa pelo preço da implementação desse mesmo SO nos dispositivos.


Assim a Motorola inicia a comercialização nos EUA de dois novos telemóveis, equipados com o sistema operativo GNU/Linux e Java, falo do Rokr Z6 e do Razr2.

O Motorola Razr2 segundo informações só fará a sua aparição em meados de Junho e só alguns modelos deste telemóvel virão equipados com Linux. O coração desta máquina é composto por um processador a 500 MHz da categoria ARM11, USB 2.0, câmara de 2 megapixeis, browser integrado. A Motorola aperfeiçoou a tecnologia Chrystal-talk e adicionou-a a estes modelos, esta tecnologia permite ajustar volume de sim conforme o ruído que no momento de faça sentir em torno do utilizador, permitindo uma melhor qualidade de som.

O Rokr Z6, por sua vez não ignora a moda actual e aparece como um género de iPhone, sem o touchscreen é certo mas com linhas muito identificativas; “fechado é um leitor de mp3, aberto é um telemóvel”. A vertente multimédia ganha novos movimentos de requinte, sincronize em 3 segundo o pc de descarregue uma musica em formato MP3, para isso vem ainda com suporte para cartões SD/MMC até 2GB, câmara de 2 megapixeis e com uns “phones” bluetooth (disponíveis apenas na Europa).

Design moderno e apelativo, como parte da estratégia da empresa para voltar a pôr o factor “Wow” nos seus dispositivos móveis.

Autor: Aníbal Ferreira
Fonte: Linuxdevices

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Navyseal
    Navyseal

    Um dos sistemas operativos GNU/Linux que irá sair para o mercado já em Outubro é o Ubuntu que está a colaborar com a Intel. O projecto tem como nome oficial: Ubuntu Mobile and Embedded.

  2. Avatar de cyrus
    cyrus

    Pois, pois, eles bem que tentam mas Nokia é NOKIA

  3. Avatar de dc
    dc

    @Navyseal

    Exacto, também já ouvi falar dessa “colaboração” e espero que de frutos rapidamente.

    Symbian é excelente, super flexível, mas Linux é sempre Linux, e com milhares de comunidades espalhadas pelo Mundo, é muito mais fácil arranjar aplicações e suporte para telemóveis com Linux OS.

    PS: Engraçado era usarmos a Shell do Linux no telemovel, para o pessoal viciado em SMS devia de ser um Must-have 😛

    lol

  4. Avatar de Magnata
    Magnata

    Eu tinha um Nokia mas recentemente troquei para um Motorola o design dos motorola são de longe superiores aos nokias eu kurto mais mas isso e o meu gosto e como costumo dizer gostos não discuto .

    Em relação a noticia acho muito bem eles utilizarem uma versão do linux.

  5. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Ena ena, fui “promovido” a autor, quanta honra 😀 tenho que fazer mais “copy&past” a ver se passo a sócio 😀

  6. Avatar de Vítor M.

    Aníbal não faças isso, “copy/past” nunca. Escreve com a tua ideia, a informação está no mercado , está na net mas tu segundo a tua experiência e vivência podes encarar a informação num perspectiva diferente o que leva a um acréscimo de qualidade, estás a falar sob influência do mundo que te rodeia logo é genuíno o texto.

    Não copies nada de ninguém além de ser errado esses amigos andam sempre de olho em nós, depois fazem páginas a insultar o nosso trabalho cuidado!

  7. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    @ Vítor M.
    Por isso a indicação da fonte, para não chatearem, se bem que o que vem de baixo não te deve atingir :D.
    p.s. Obrigado pelas fotos 😀

  8. Avatar de Jorge Salvador
    Jorge Salvador

    Por muito bons que sejam não troco nenhum telemóvel do mundo pelo meu fantástico, fabuloso, irreverente e inimitável NOKIA N95 pois claro!!!!!!!!!!!!!

    1 abraço.

    Jorge Salvador.

  9. Avatar de Jorge Salvador
    Jorge Salvador

    Nokia N95, o melhor telemóvel do mundo, referenciado pelas publicações da especialidade!!!!

    Também só podia ser um Nokia o melhor do mundo!!!!!!!!!!!!!

  10. Avatar de Carlos

    Já agora Sony Ericsson e mais nada e não venham cá com o meu é melhor ou mais bonito que o teu Peace
    Bom Fim de Semana
    Bem Haja
    Carlos

  11. Avatar de Dj_suca

    NOKIA – O K???

    jesus, pessoas limitadas esta-se mesmo a ver que voçes só veem nokia a frente Sybian…. ohh meu deus… pior que pode existir… so limitações… la tentam imitar mas… tipo…

    Vergonhoso… a Bokia (Bug Nokia) esse ano só lançou estrelas (dos bloqueios…)

    Windows Mobile 4 Ever….

  12. Avatar de Jorge Salvador
    Jorge Salvador

    Eu não sou do tipo de responder a provocações, mas a esta tenho que responder, quando as pessoas não podem comprar determinado(dificuldade económica) artigo inventam logo qualquer coisa.
    Deixem-se tretas e não critiquem os outros.

    Desculpa Vítor, mas tinha que me defender.

    1 abraço.

    Jorge Salvador.

  13. Avatar de Jorge Salvador
    Jorge Salvador

    Limitadas são as pessoas que não podem comprar aquilo que gostam e está tudo dito!!!!!!!!!

    P.S. Não vou responder mais a pessoas que não têm argumentos!
    Não critiquem por criticar.

  14. Avatar de Jorge Salvador
    Jorge Salvador

    Eu sei que 809.90€ por um terminal custam a dar mas por favor não inventem argumentos nem ofendam ninguém tá?
    Por mim acabou aqui a provocação!
    Não estou para aguentar mais complexos de inferioridade.

    1 abraço Vítor!

    Jorge Salvador.

  15. Avatar de RaCcOn

    Boas!efectivamente ja nao e de agora que a Motorola usa o sistema operativo Linux nos seus equipamentos.eu tenho um PDA que usa Linux como sistema operativo nativo!Trata-se de um Motorola E680i , e posso dizer que é muito bom mesmo.pena e de nao se adquar muito ao tipo de uso que lhe darei eventualmente.
    o PDA em questao é este:
    http://www.interstar.ua/mobile/catalog/images/review/motorola_e680i/motorola_e680i_photos/motorola_e680i_bg1.jpg

  16. Avatar de Carlos

    @Jorge Salvador
    É certo que tens segundo a critica um telemovel muito bom de acordo com as revistas da especialidade, mas deves estar a esquecer a Qtek que já tem provas dadas por exemplo. É certo que ao comentares o “teu” Nokia 2x seguidas provocas-te reações e também é certo que ao comentares mais 3X a tentares defenderes invocando razões económicas estivéste mal quase toda a gente por aqui sabe o preço do muito publicitado N95 escusavas de o dizer os bons telemoveis por vezes não se vêm no preço, só para saberes a minha primeira “mala” em 1989 custou-me 600.000$00 sim seiscentos contos três mil euros há 18 anose era uma valente mer..a mesmo para os padrões da altura pois passados 2 meses estava completamente desactualizado, Vá mais um pouco de humildade e condescendencia não te fica mal .

    Bom Fim de Semana e
    Bem Haja
    Carlos

  17. Avatar de UKN
    UKN

    Já era hora. Há enorme potencial nisso.

  18. Avatar de Jorge Salvador
    Jorge Salvador

    @Carlos
    Eu aceito muito bem as criticas, só que ao utilizarem a palavra “LIMITADAS” para se referirem a pessoas isso já não é critica, isso chama-se insulto não achas?

    1 abraço Carlos.

    Jorge Salvador.

  19. Avatar de Popy
    Popy

    Dj_suca

    symbian? so limitaçoes?

    onde?como? porque? onde?

  20. Avatar de Carlos

    @Jorge Salvador
    Sim tens razão não tinha reparado nesse tristissimo comentario e desde já estou solidario contigo, mas pelo tipo de escrita muito pouco PT-PT vê-se perfeitamente quem é o limitado .
    Grande Abraço Jorge e
    Bem Haja
    Carlos