A tecnologia que precisa para mais um regresso às aulas

30 Comentários

Esta é a altura do ano em que mais famílias gastam dinheiro com o material para o regresso às aulas. Os livros são sempre a despesa obrigatória, ainda que se possa contornar com algumas soluções como a troca ou compra de livros usados, mas depois existe todo o restante material que, cada vez mais, tem que incluir a tecnologia.

Para que faça as melhores compras aos melhores preços, deixamos-lhe algumas sugestões de tecnologia para este regresso às aulas.

regresso às aulas -1


Para elaborar esta lista, recorremos ao comparador de preços online, KuantoKusta. Além de tecnologia, neste comparador, poderá encontrar tudo o que necessita para o regresso às aulas, desde os cadernos às mochilas, passando pelos lápis até aos estojos… podendo ter informação sobre as lojas que vendem os produtos, bem como escolher a que pratica melhor preço.

Lista de Tecnologia para o Regresso às aulas:

1. Calculadora

As calculadores gráficas e científicas são obrigatórias em diferentes anos de escolaridade. Por norma, são equipamentos caros, que tendem a passar entre colegas de uns anos para os outros.

matematica

Mas sabia que na compra de uma calculadora gráfica pode poupar quase 100€? É verdade, existem lojas que praticam preços muito acima de outras, daí a importância da comparação.

As sugestões que deixamos vão para a calculadora gráfica Texas Instruments Nspire CX e para a calculadora científica Casio FX-85ES.

2. Computador portátil

A partir na escola primária começam a ser solicitados trabalhos aos alunos, que estes, cada vez mais, elaboram através do computador. Daí em diante, o computador não pára mais de ser utilizado!

Assim sendo, é importante investir-se numa boa máquina, que garanta uns bons anos de utilização. As sugestões que deixamos têm preços que vão desde os 229,00€ até aos 1.189,72€, podendo adaptar-se assim a diferentes carteiras e exigências.

  • Lenovo IdeaPad 100S-11IBY 11.6″ – preço médio 241,36€
  • Asus A540SA-C3BHDSB1 15.6″ – preço médio 338,73€
  • Dell Latitude E5470 14″ – preço médio 1.137,69€

 

3. Impressora

Para imprimir os trabalhos, digitalizar documentos ou tirar fotocópias de apontamentos, uma impressora é essencial a qualquer estudante.

hp_impressora_print_2

O ideal seria um equipamento multifunções como por exemplo uma Brother MFC-J5320DW que é mais avançada em termos de tecnologias integradas e funcionalidades. Contudo, poderá ser um pouco cara, existindo opções bem mais em conta que servirão perfeitamente para as necessidades da maioria dos estudantes, como a HP DeskJet 3630 All-in-One – K4T99B que custa em média 63,81€, ou Epson Workforce WF-2510WF com preço médio de 74,61€.

 

4. Tablet

As aulas estão cada vez mais interactivas, muitas das matérias já são disponibilizadas em formato digital pelos professores e existem até imensas aulas de explicação de matéria no YouTube. Pela portabilidade e facilidade de utilização, os tablets são perfeitos para a consulta deste tipo de conteúdos e, como muitos já permitem a acoplação de um teclado, tornam-se ainda mais produtivos.

estudante

  • HP Pro Tablet 408 G1 8″ (Windows 10) – Preço médio 470,03€
  • Asus ZenPad Z300C-1A076A 10″ – preço médio 214,57€
  • Samsung Galaxy Tab E 9.6 – preço médio 194,40€
Que outras sugestões tecnológicas tem para este regresso às aulas?

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André Oliveira
    André Oliveira

    Andava mesmo á procura de um portátil pequeno para a faculdade. Que corra bem o office e uns programas simples durante uns aninhos. No máx de 300euros e fácil de transportar.
    Alguma sugestão?

    1. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      Asus t100 é muito bom.

      1. Avatar de Antonio Afonso
        Antonio Afonso

        Mas não está a ficar descontinuado já?

        1. Avatar de dew
          dew

          Os Asus t100 têm já algumas gerações, a mudança no nome são as duas letras a seguir ao t100, penso que o mais recente é o ”ha” (ou seja, t100ha)

    2. Avatar de PMS
      PMS

      Eu tenho um Chuwi Hi12 (sim, é chinocada), que me custou 270€… Um tablet

      Mas custou 270€ porque mandei vir da amazon.es , com dois anos de garantia da própria amazon (ou seja, melhor é impossível). Depois por mais 30€ comprei um teclado, e por mais 15€ mandei vir uma caneta 😀

      Ficou tudo por 315€ aproximadamente, mas estou muito satisfeito. O ecrã é o mesmo do surface pro 3 (resolução 2k) e a bateria dá-me para cerca de 8horas. Até agora, estou muito muito satisfeito na relação qualidade / preço

    3. Avatar de PMS
      PMS

      Eu tenho um Chuwi Hi12 (sim, é chinocada), que me custou 270euros… Um tablet

      Mas custou 270euros porque mandei vir da amazon espanhola , com dois anos de garantia da própria amazon (ou seja, melhor é impossível). Depois por mais 30euros comprei um teclado, e por mais 15euros mandei vir uma caneta

      Ficou tudo por 315euros aproximadamente, mas estou muito satisfeito. O ecrã é o mesmo do surface pro 3 (resolução 2k) e a bateria dá-me para cerca de 8horas. Até agora, estou muito muito satisfeito na relação qualidade / preço

    4. Avatar de Pintor
      Pintor

      Para correr o office qualquer coisa serve. Se quiseres usar o Excel profissionalmente já não é bem assim

    5. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      Define programas simples…. Se queres uma coisa apenas para isso, ate um Surface te chega. Existem sempre aqueles que estao a acabar stock a preços convidativos. Quem diz surface fala noutras coisas do mesmo genero.

  2. Avatar de joao
    joao

    Bom artigo. Apenas a acrescentaria nos tablets windows opções “chinesas” na casa dos 150€ ou, para universitários, um Surface Pro 4

    1. Avatar de Maria Inês Coelho

      Obrigada pela dica, iremos apresentar mais algumas sugestões em breve 😉

  3. Avatar de xico fininho
    xico fininho

    Bom post, no entanto exageraram na calculadora gráfica. Qualquer Texas Ti 82 ou 83 cumpre a função e são muito mais baratas e são as mais usadas.

    1. Avatar de Aguamenti
      Aguamenti

      Essas já são antigas e têm limitações. Para isso, uma 84 Plus. Pelo menos tem USB e o software TI-Connect é muito bom.

    2. Avatar de me and me
      me and me

      xiiiii

      as memorias que vieram ao ler texas ti83….

  4. Avatar de Carvalho Carreira
    Carvalho Carreira

    O futuro parece promissor. Espero que esta juventude aproveite tudo o que lhes está a ser dado!

    1. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      Ao dizer isso dessa maneira pergunto-me: voce (a sua geração) aproveitou o que lhes foi dado?

      1. Avatar de Álvaro Costa
        Álvaro Costa

        Eu aproveitei e continuo a aproveitar. E tu, que dizes de tua justiça?

  5. Avatar de me and me
    me and me

    va, nao esquecer papel, caneta e os livros.

    ps: na minha opiniao, fugir das impressoras hp AIO. sao uma desgraça. autenticas maquinas descartáveis passados 2 anos

    1. Avatar de PMS
      PMS

      na minha opinião, fugir das impressoras HP no geral… consumíveis bastante caros… 🙁

      por outro lado, Epson Workforce tem tinteiros baratíssimos no geral! 😀 . Em mais que uma loja encontramos tinteiros de marca branca inferiores a 2€ / uni

      1. Avatar de Carvalho Carreira
        Carvalho Carreira

        Como antigo ténico de impressoras, afirmo nunca usem tinteiros de marca branca!!!

      2. Avatar de sómaisum
        sómaisum

        Qualquer impressora inkjet de gama baixa – > media quase alta, não vale o dinheiro 🙂
        Ou se investe em algum bom, e se der, laser, ou é sempre desperdiçar… mais vale comprar uma de 30euros cada vez que se acaba o tinteiro… sai mais barato 😀

      3. Avatar de me and me
        me and me

        tambem temos essa parte… eu nem fui por ai. fui mais pq as impressoras AIO deles sao mesmo uma grande…. para nao falar do software que a meu ver tb é miseravel

        para brother tb consegues esses valores

        1. Avatar de Aguamenti
          Aguamenti

          Tenho uma AIO OfficeJet da HP e, apesar de ter as minhas queixas, não considero material assim tão mau (pela minha experiência).

          Na impressão do verso, o texto a preto sai sempre desalinhado, por mais que mande alinhar as cabeças de impressão.

          Os tinteiros originais são, de facto, de preço proibitivo, mas sendo uma OfficeJet, os tamanhos XL duram centenas de páginas (o preto consegue-me fazer 1300, se eu usar mais o modo rascunho).

          Mas o software… nada a apontar! E até temos o HPLIP para Linux que, apesar de não ser oficial, é indicado pela própria HP – são, de facto, drivers fenomenais para Linux.

          1. Avatar de me and me
            me and me

            os drivers fazem a parte deles. mas o software da hp para a impressora é que podia ser melhor. ja melhorou mt, mas ainda fica atras do da brother por exemplo. mas isto é a minha opiniao.

            em linux nunca tentei usar uma AIO… por isso não posso comentar.

            a qualidade de construção e funcionalidade são boas. mas dá ideia que depois a “resistência” ao longo do uso ficam a desejar. mas pronto é o meu ponto de vista para este produtos de consumo.

            no empresarial a coisa ja muda de figura claro… e os valores tb

        2. Avatar de Paulo
          Paulo

          Brother?
          Tenho uma Brother multifunções e… jurei para nunca mais!

          É muita completa em termos de funcionalidades e conectividade de rede e internet e fax. Mas falha na qualidade de impressão (cores pouco fiéis ao original – Epson era bem melhor!) e um problema crónico de encravamento do papel e santa implicância com a funcionalidade frente e verso. Às vezes sai só a frente. O papel encrava por tudo e por nada.

          Guardo boas memórias das HP, mas o preço dos tinteiros é mesmo proibitivo.

          Eu só queria uma impressora que realmente funcionasse sem dar dores de cabeça!

          1. Avatar de me and me
            me and me

            tens razao, qualidade de impressao a hp é melhor.. sem duvida.

            o duplex se encravava podias ter defeito na maquina.. da que eu uso/usei 5*.

            da epson tenho é pena dos cabeçotes terem ficado entupidos rapidamente. ficou 1 mes sem imprimir e pimbas. a brother que tenho agora isso nao acontece.. imprime sempre bem.

            volto a dizer, sao gostos pessoais devido as experiencias que tive no passado.. so isso

  6. Avatar de Diogo Mateus
    Diogo Mateus

    Material tecnológico para começar a treinar os copianços com a nova tecnologia, telemóveis ahahahah etc

  7. Avatar de Daniel Fialho
    Daniel Fialho

    Preciso de um portátil leve com bastante autonomia para andar com ele pela faculdade. Estudo Engenharia Electrotécnica e Computadores, ideias?

    1. Avatar de Daniel Fialho
      Daniel Fialho

      Nao queria exceder os 800, mas ate 1000/1100 so mesmo se nao houver outra opcao

  8. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Segunda-feira,dia 12 de Setembro já começam as aulas escolares para toda a gente,graças a Deus !! Já só faltam 18 dias !!

  9. Avatar de Paulo Fortuna
    Paulo Fortuna

    Boas, a pouco tempo vi aqui uma aplicação escolar, para controle de trabalhos de casa e assim, mas agora não encontro, alguém me pode ajudar? foi uma review !