Smartphones Nokia vão voltar… mas sem pressas

63 Comentários

Desde que a Nokia se separou da Microsoft muitos foram os fãs da marca que exigiram que ela voltasse ao mundo dos smarphones, por conta própria. Contudo, as questões contratuais entre ambas não permitiam que tal acontecesse antes e, só agora, em 2016, é que a Nokia poderá voltar a produzir os seus próprios modelos.

Mas a marca parece não ter pressa em voltar a este mercado, ainda que garanta que tal vai acontecer.

lumia_930_7_2


Foi durante a conferência da Nokia no Mobile World Congress 2016 que Rajeev Suri, CEO da empresa, afirmou que vê a entrada no mercado dos smartphones como uma boa oportunidade, mas que, actualmente, ainda se encontra apenas à procura de parceiros capazes de produzir os equipamentos, algo que pode ainda acontecer durante o presente ano.

Não há um prazo definido. A entrada no mercado não necessita de ser uma corrida. Estamos a explorar essa entrada com o parceiro, ou parceiros, certos, dependendo do caso.

Uma aposta em produtos premium

O CEO reconhece que a marca Nokia tem ainda um grande peso no mercado dos dispositivos móveis, algo que conquistou desde o lançamento dos seus primeiros telemóveis, e isso pode ser uma vantagem acrescida que lhe garanta uma posição confortável no segmento de topo.

Rajeev Suri

A Nokia, a entrar no mercado dentro de alguns meses (ou até daqui a mais de um ano), poderá concorrer directamente com marcas como a Apple, com os seus iPhone, ou Samsung, com a sua linha Galaxy S.

Mas a marca não está só à procura de um modelo de produção comum. A Nokia pretende licenciar a sua marca, sendo que o parceiro terá que lhe “pagar uma licença de propriedade intelectual e royalties pelo uso do nome”. Além do mais, a marca pretende que os critérios de qualidade sejam determinados por ela.

Há muitas exigência em jogo e só depois de tudo delineado é que a Nokia tem intenção de se relançar num mercado onde é tão aguardada.

TechCrunch


Gostaria de voltar a ter a Nokia no mercado dos smartphones?

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Raimundo
    Ricardo Raimundo

    Fico a aguardar com ansiedade. A Nokia sempre será a grande dos telemóveis.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      É um device que apenas vai vender no site da Hp para um publico muito especifico. Merece um artigo pelo hardware e funcionalidades, depois é para cair no esquecimento.

    2. Avatar de Artur
      Artur

      Off-topic Porque não falaram do HP Elite x3 que foi lançado ontem?
      http://m.windowscentral.com/hp-elite-x3-specs?_ga=1.196513704.506004764.1455836194

  2. Avatar de Marcos
    Marcos

    Como que diz “Vamos fazer telemóveis na China e depois coloca-se o símbolo da Nokia”.

    Estes vivem da glória do passado, E digo isso por ainda ter um verdadeiro Nokia feito à antiga.

    1. Avatar de ppfoasld.1
      ppfoasld.1

      os das outras marcas são feitos em França não é ? 😀

      1. Avatar de Balearic Soul
        Balearic Soul

        Resposta de rei! 😀

    2. Avatar de Balearic Soul
      Balearic Soul

      O iPhone é feito onde? LOL

      1. Avatar de João
        João

        Uma coisa é ser chinês outra é ser produzido na China

      2. Avatar de Andr8
        Andr8

        Quem é que falou em iPhone?

    3. Avatar de Luis
      Luis

      A grande maioria das noticias que o pplware publica têm um atraso de 24 horas ou mais em relação aos sites da concorrência. Então se compararmos com os sites Brasileiros acho que o atraso é ainda maior. Se o pessoal do pplware for realmente insento, e eu penso que é, hão de realmente noticiar o lançamento desse smartphone. Em termos de hardware penso que neste momento nada no mercado se compara a ele. Com o windows mobile 10, torna-se muito rápido, pois em termos profissionais consegue oferecer o que mais nenhum SO móvel neste momento consegue.

    4. Avatar de Guilherme
      Guilherme

      A APPLE não fabrica o iPhone, contrata empresas para o fazer! Também não fabrica nem monta os vários componente, apenas recebe o produto final. Este conjunto de componentes é fabricado por várias empresas, parceiras Apple, e todos os componentes são montados pela Foxconn, uma empresa de Taiwan que está sediada em Shenzhen, na China.

    5. Avatar de r41m31
      r41m31

      É tudo feito na China e arredores, a diferença está na qualidade imposta pelas marcas.
      Os segmentos para automóveis são feito para N marcas na Mahle em Cantanhede, a diferença está nas exigências das marcas. A Porsche tem um nível de exigência que a Ford por exemplo não tem…

  3. Avatar de Ricardo Raimundo
    Ricardo Raimundo

    A sério que não vão noticiar o HP Elite x3?

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Ninguém quer saber de windows mobile, avança, n fiques preso a mesma tecla 😉

      1. Avatar de Kel cardoso brasil
        Kel cardoso brasil

        Kkkkk tomara que a Nokia volte com o Android RS.

    2. Avatar de Rpgccv

      Também estou estupefacto com isso, pois é, provavelmente, o melhor telemóvel alguma vez desenvolvido; mas, ao menos as pessoas informadas, sabem do que estamos a falar!!

      1. Avatar de Mark
        Mark

        Este não é propriamente o melhor lugar para encontrar pessoal informado, mas para fanatismo e ler uns comentários divertidos é do melhor 😀

        1. Avatar de Goncalo
          Goncalo

          +1
          E picar uns trolls

          1. Avatar de Rafael
            Rafael

            lollol. Mesmo!

      2. Avatar de Ricardo Raimundo
        Ricardo Raimundo

        Algo muito interessante é que a HP mesmo antes de o ter lançado já “vendeu” milhões.
        Este equipamento foi concebido de acordo com os critérios das 30 (grandes) empresas com que a marca trabalha. Mesmo antes de entrar no mercado estas empresas já vão estar a usar o Elite como substituto aos andróides que usam actualmente.
        Algo que também é muito interessante é que vão usar o continuum como forma de correr aplicações do Windows (desktop) através da cloud.
        Coisas muito interessantes vão sair daqui!

      3. Avatar de Paulo Martins
        Paulo Martins

        Só peca pelo processador, deveria ser um Intel, dessa forma iria correr apps desktop de forma nativa, o telemóvel faz-me lembrar o ASUS que também se podia transformar num tablet com uma dock…

      4. Avatar de Jorge
        Jorge

        o melhor telemóvel desenvolvido? LOL tu és uma autentica publicidade grátis

    3. Avatar de Mark
      Mark

      Depois de ter lido esta noticia acerca desse maquinao já se espera de tudo

      http://techcrunch.com/2016/02/21/hp-announces-yet-another-mobile-product-that-will-fail/

      1. Avatar de rudua
        rudua

        Aconselho te a leres os comentários. Pior site de todos

      2. Avatar de Ricardo Raimundo
        Ricardo Raimundo

        Perdi uns minutos da minha vida a ler essa bosta tendenciosa.
        Nunca mais os vou recuperar.. ;(

    4. Avatar de NunoR
      NunoR

      Grande maquina esse HP!!!

    5. Avatar de kekes
      kekes

      Esses nao devem estar a pagar publicidade.

    6. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Nao faz mal, quando ele sair logo vamos ver o que vale. Em todo o caso para ter sucesso vai ter que ter um preco adequado “solo” e com a base + portátil também.

      É necessário a HP fazer um esforco de o colocar a um preco (muito) competitivo, porque o Windows Mobile tem ainda poucos adeptos e há modelos brutais do Android e iOS. Se o preco for demasiado alto vai pelo mesmo caminho que os outros W10M…

      Imaginem este telemóvel por 499€ e o pacote completo por 699€ (tlm + dock + ultrabook)… Agora se metem um 699€ telemóvel e >1000€ pacote completo, entao estao praticamente a dar as vendas aos S7 / iPhone 7 / LG G5 e afins.

  4. Avatar de marco lopes
    marco lopes

    O melhor de sempre, Nokia lumia 930

    1. Avatar de jonas
      jonas

      e o lumia 1520

    2. Avatar de Fábio
      Fábio

      Vou ter de trocar o meu por nao ter dual sim 🙁

  5. Avatar de Zukuri
    Zukuri

    Desde que se distanciem do Windows Phone tudo bem. Nao se misturem com a MS novamente para depois terem de sair novamente por falta de apelo aos consumidores. A formula vencedora tem a ver com consumidor e fabricante e nao apenas fabricantes. Num dado momento o fabricante pode ditar as regras mas chega o momento em que o consumidor exige…

    1. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      A Nokia não saíu do Windows mobile porque não tinha apelo aos consumidores, foi porque o contracto acabou…
      E nunca usaram Android mesmo quando tinham essa oportunidade..
      Sinceramente não sei qual seria a melhor opção para eles, Windows não é mau, Android não é bom..

      1. Avatar de André Barbosa
        André Barbosa

        Android atual é muito bom, conseguiu finalmente atingir a estabilidade e fluidez do iOS e tem a cara lavada, a cada update que passa a interface está mais polida e transmite cada vez mais um aspeto sólido… sou fã de Android mas admito que somente a partir da versão 5.0 é que ficou ao nivel do iOS no que toca a robustez e design… até lá era o mais funcional e prático mas faltava-lhe sal e um bom design… agora tem tudo. Espero que a Nokia faça um Android (Puro), seria algo que eu definitivamente compraria.

    2. Avatar de Andr8
      Andr8

      Sim, veja-se como as marcas Android estão mesmo muito bem, como HTC, Sony, etc…

  6. Avatar de MAC
    MAC

    Diz um provérbio chinês (vem mesmo a propósito) que ninguém é feliz no mesmo lugar duas vezes. Temo que a Nokia, após tão longa ausência, ainda encontre um espaço no mundo dos telemóveis, que já se encontra saturado e produziu SO’s e dispositivos que vão ao encontro do vastíssimo espectro de utilizadores. Tivesse a marca finlandesa sabido ler na devida altura os sinais dos tempos, hoje não se debateria entre a morte e a imortalidade.

  7. Avatar de Nunes
    Nunes

    Se voltar com Android, será muito bem-vinda!

  8. Avatar de Arlindo Pereira
    Arlindo Pereira

    Grande narigao que o gajo da foto tem. Lol se for nariz de mentiroso não há Nokia para ninguém. Hehehe

    1. Avatar de Phil Walker
      Phil Walker

      Aquele nariz vem com os óculos….

      1. Avatar de Joaquim Barbosa
        Joaquim Barbosa

        Top!!! EH EH EH

  9. Avatar de Andre Gomes
    Andre Gomes

    Venha a NOKIA, na minha opinião ainda continua a ser a melhor marca com hardware estável e robusto. Mesmo olhando para modelos antigos que ainda tenho guardados, dificilmente se vêm equipamentos tão robustos e fiáveis..

  10. Avatar de Adrien
    Adrien

    Se a Nokia vier com android passo a andar sem telemóvel tenho o nokia lumia 830 e nao troco desta marca por nada… So se aparecerem telemóveis melhores com Windows Mobile…
    Para mim, o melhor sistema operativo…

  11. Avatar de Helder Correia
    Helder Correia

    lol, com todo o respeito ao Sr. Rajeev, mas que grande nariz 😀 já agora, malta, “será de notar que só se o utilizador optar por um iphone é que ficará bem servido”!

  12. Avatar de Marcio Lavareda
    Marcio Lavareda

    Espero que a Nokia não venha com o Windows Phone e sim com o Android. Se for pra voltar volta pra ganhar.

  13. Avatar de rui
    rui

    Gostava que fabricassem com a mesma qualidade com que me habituei com telemóveis de guerra antigamente. O último nokia que tive foi um n81. Caiu-me tanta vez, apanhou humidade, calor, poeiras, areias, … e ainda hoje funciona perfeitamente (tirando a bateria, mas isso é normal já contando os anos que tem). Hoje em dia os aparelhos parecem folhas de papel. Um toquezinho e lá vai um ecrã à vida, ou uma capa com uma rachadela, …

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Nao tem haver com folhas de papel, tem haver que tem ecras enormes, com vidro e muitas vezes estruturas em metal que transmitem vibracoes. Se comprares um modelo de baixa gama com ecra de 3.5 ou 3.7″ com estrutura em plástico, por norma caem 20x e continuam a funcionar. Também os antigos Nokia de 20€ duravam mais que os Nokia de 400€…

      Curiosamente a minha namorada tinha um N81 (super pesado) e eu tinha o alta-gama N82 cinza-prateado e foram excelentes telemóveis! O N82 era verdadeiramente brutal e as fotos eram qualquer coisa… mas estes modelos “nao-touch” era pouco práticos vs. modelos como o Nokia 5800.

      Tirando os velhinhos 3210 e 33xx, os telemóveis que mais me deixaram saudades foram o Nokia 5800 e o Samsung i8910 Omnia HD. Ambos levaram com ROM “optimizadas” e voavam! Já na altura via TV via streaming (Flash), Messenger, descarregava ficheiros, jogos, etc etc.

  14. Avatar de Bruno Jesus
    Bruno Jesus

    Tragam o MeeGo de volta

  15. Avatar de José
    José

    Desculpem-me, mas depois de alguém ter falado no nariz do homem, fiquei com a imagem na cabeça e é terrivelmente nariguda! Bem vinda de novo Narig… digo Nokia!

  16. Avatar de Rui
    Rui

    Espero uma notícia sobre o Hp elite x3 aqui no pplware

    1. Avatar de Rui C.
      Rui C.

      Hp elite x3

      O modelo integra um ecrã Corning Gorilla Glass 4 de seis polegadas com uma resolução de 2.560×1440 pixéis, que garantem uma densidade de 493 pixéis por polegada. A câmara traseira é de 16 megapixéis e a câmara frontal de oito megapixéis.

      O processador é um Qualcomm Snapdragon 820, apoiado numa RAM de 4 GB. O espaço interno para armazenamento é de 64 GB, que podem ser expandidos até aos 2 TB via cartão microSD. A bateria de 4.150 mAh promete uma autonomia segura para um dia de trabalho, mesmo com utilização intensiva.

      A HP quer garantir que o novo phablet pode ser usado comodamente em ambiente profissional e apresentou acessórios que facilitam a tarefa. A Desk Dock é um destes acessórios, que junta uma porta Ethernet, duas portas USB e uma porta USB-C, para a além da DisplayPort que vai permitir a ligação do dispositivo a um ecrã. A doca também serve para fazer o carregamento rápido do smartphone.

      A segurança foi outro ponto considerado pela HP nesta nova aposta no mercado dos smartphones. A fabricante aposta em duas opções para autenticação biométrica: reconhecimento da iris e de impressões digitais.

      O Elite X3 vai chegar às lojas a partir do verão. Para já a HP não avança detalhes sobre o preço do modelo ou dos acessórios.

  17. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    “Gostaria de voltar a ter a Nokia no mercado dos smartphones?”—»Se gostava,é uma marca que me acompanha há muito,e eu gosto de todos os seus produtos.É uma referência no mundo dos telemóveis/smartphones !! Já agora,peço muito desculpa,mas nem sou o primeiro a fazer esta observação,mas o senhor da fotografia,o indiano Rajeev Suri,CEO da empresa,tem cá um nariz,nossa senhora de Fátima !! 🙂 🙂 Já agora,excelente artigo,Maria Inês Coelho. 🙂

  18. Avatar de Luis M.
    Luis M.

    Volta Nokia estás perdoada.

  19. Avatar de Alfredo
    Alfredo

    Acabei de chegar da MWC e o stand que mais me impressionou foi o da Nokia. Em relação ao HP tão discutido aqui posso só confirmar que é uma das vedetas na feira. O da Microsoft é um stand fraquinho. A Samsung se juntasse todos os stands que tem na feira num só teria um impacto estrondoso pois em metragem é a marca que mais tem.

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Que inveja Alfredo!
      Quem me dera!
      Devias ter feito um artigo aqui para o pplware..

      1. Avatar de Alfredo
        Alfredo

        Eu suponho que eles tenham enviado alguém para lá, de todos os modos eu sou fotógrafo, por isso escrevo com imagem 😉 Eu no dia da inauguração só fiz 13km lá dentro e não fui a todos os pavilhões. Isto da-te uma ideia da grandiosidade.