Como funciona a Touch Bar do MacBook Pro?

102 Comentários

No recente lançamento do novo MacBook Pro, o grande destaque foi para a inclusão de um pequeno ecrã táctil no topo do teclado chamado Touch Bar.

Mas que sistema estará por trás desta pequena tecnologia? Vamos descobrir!

Touch bar

A principal novidade apresentada no evento da Apple do passado dia 27 foi a inclusão no MacBook Pro da Touch bar, um pequeno ecrã OLED presente na parte superior do teclado e que permite ser personalizado consoante a aplicação que estejamos a utilizar.

Este pequeno ecrã é fabricado com tecnologia OLED, possuindo uma resolução de 2170 x 60 pixeis e um ângulo de visão de 45º.

Touch bar_1

Esta barra está dividida em 3 partes distintas que são responsáveis por diferentes tipos de atalhos. A primeira chamada de “System button” será uma área de 128 pixeis onde serão apresentados constantemente as teclas Escape, Done e Cancel. A segunda, intitulada de “App Region”, terá uma dimensão mínima de 1370 pixeis e será onde estarão apresentadas as diferentes funções e atalhos das aplicações em uso. Por último encontramos a “Control Strip” uma área com um máximo de 608 pixeis e que terá os atalhos de controlo de volume e brilho. Do lado direito do “Control Strip”, já fora da Touch bar, podemos encontrar o Touch ID que irá permitir desbloquear o Mac com uma simples leitura de impressão digital.

touch bar_3

Uma grande dúvida que existia e que já foi recentemente esclarecida era se esta barra seria compatível com Windows em Boot Camp ou Parallels. Esta informação já foi confirmada e já há a certeza que a Touch bar será compatível com o sistema da Microsoft, estando neste caso presente na barra  os típicos atalhos de funções. Já o Touch ID não irá suportar o uso de impressão digital no Windows, servindo assim apenas para ligar e desligar o Mac.

Que processador incluí o Touch bar?

Durante o evento a Apple apresentou o Apple T1, um novo chip ARM desenhado pela Apple e fabricado pela TSMC, que foi criado para que pudesse assegurar o funcionamento do Touch bar. Alguns rumores avançam que este processador pode ser uma variante do Apple S1 presente no Apple Watch.

touch bar_4

Este processador foi desenvolvido com base em ARMv7 e corre a Bridge, uma versão modificada do WatchOS. O objectivo deste processador é gerir a Touch bar consoante os dados recebidos por parte do macOS Sierra, sendo também responsável pelo Touch ID, o armazenamento das impressões digitais, para proteger esta informação e o sistema operativo não conseguir aceder a esta informação, assim como é responsável pelas acções da câmara web para que não seja controlada por malware.

O Apple T1 conta ainda com uma GPU própria responsável por gerir as imagens e gráficos da Touch bar, assim como um processador de imagens (ISP), que ainda não se conhece a sua finalidade.

Que sistema corre na Touch bar?

Segundo a investigação do programador Steven Troughton-Smith, a Touch bar corre uma versão alterada do WatchOS, que por sua vez já é uma versão alterada do iOS. Embora seja baseado no sistema operativo do relógio da empresa de Cupertino, o Touch ID não suportará a instalação de aplicações, uma vez que foi desenvolvido para não ter uma interface completa que permitisse esse processo.

https://twitter.com/stroughtonsmith/status/791872723681239040

A Touch bar tem um armazenamento flash de 25 MB que serve para arrancar e correr o hardware. Os programadores irão ter oportunidade de ligar as suas aplicações à barra apenas através de um API, uma vez que toda a gestão é feita pelo macOS que liga à barra por USB.

Touch bar não servirá para jogos ou como segundo ecrã

Ao lançar esta nova tecnologia a Apple avisou prontamente que esta seria uma ferramenta que funcionaria apenas como complemento do teclado e do touchpad, não sendo um ecrã secundário.

Assim, não vai ser possível correr na barra animações, notificações, mensagens ou texto. Não deveram também ser usadas cores fortes, uma vez que a barra tem de ser congruente com o resto do teclado, e não será permitido jogar jogos nela. Estas novidades cortam então qualquer esperança de ter o feed ou notificações das redes sociais e outras aplicações directamente através da barra.

touch bar_2

Embora esta seja uma nova tecnologia introduzida pela Apple que poderá dar algum jeito na produtividade, a marca americana não foi a primeira a pôr em prática este conceito. Como vimos à alguns dias, a Microsoft já tinha testado este sistema para o seu Surface, embora nunca tivesse avançado com a ideia. Já a Razer lançou para o mercado o teclado mecânico DeathStalker Ultimate que já incluía um ecrã personalizavel, onde até já era possível correr algumas aplicações como  Facebook, Twitter ou Gmail.

Apple MacBook Pro

Comentários

102

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Ramos
    David Ramos

    Preferia um ecrã touch do que isto

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Compra um tablet

      1. Avatar de David Ramos
        David Ramos

        Um Tablet com este poder de Processamento?

        1. Avatar de Rui Miguel
          Rui Miguel

          Um iPad Pro tem mais poder de processamento que o Surface Pro da Microsoft

          http://browser.primatelabs.com/geekbench3/5987978

          https://browser.primatelabs.com/v4/cpu/513419

          Lá por ser bonito, fino, leve, enorme duração de bateria e até mais barato, não quer dizer que não seja mais rápido em 77% em single core, e 44% em dual core.

          Aqueles cumps

          1. Avatar de Balearic Soul
            Balearic Soul

            E fazes a mesma coisa em ambos? LOL É só lunáticos…

          2. Avatar de Paulo
            Paulo

            Deve ser a melhor coisa para instalar sql e o programa de faturação… ah espera… não dá

          3. Avatar de Rui Miguel
            Rui Miguel

            Realmente, para usar com o WinRest, tens de comprar um Surface Studio da Microsoft.

          4. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Só por ter mais potencia não quer dizer que seja melhor. 3 cpu iguais em 3 sistemas diferentes fazem coisas diferentes. 3cpu diferentes fazem o mesmo no mesmo sistema.

            Mac tenha core m ou i7 faz exactamente o mesmo. Windows igual

          5. Avatar de Vitor Jesus
            Vitor Jesus

            A velha guerra dos benchmarks…. a futilidade.
            E estar a comparar duas versões do benchmark é ridículo.

            Os tablets/hibridos/notebooks/computadores valem pelo que consegues fazer com eles. Como estás a comparar dois dispositivos completamente distintos quanto ao uso, deves perceber que a comparação é fútil.

            O que eu faço no meu iPad, não tem nada a ver com o que faço no meu Surface Pro.

          6. Avatar de Carlos
            Carlos

            Sim senhor, a comparar versões diferentes do GeekBench.

            Porque não puseste aqui antes este outro teste?
            http://browser.primatelabs.com/v4/cpu/887428

            Porque usando o *mesmo* benchmark a tua teoria vai por água abaixo, será?

    2. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Que para aplicacoes gráficas é o que faz mais sentido. Mas depois perdiam vendas no iPad.

    3. Avatar de Rui Miguel
      Rui Miguel

      Ainda bem que partilhas isso connosco.

    4. Avatar de PTZulu
      PTZulu

      Eu que trabalho em imagem/video todo o santo dia, prefiro isto a um ecra touch.
      Na empresa arranjaram um Cintiq 27kk touch, e mesmo assim, a parte do touch era raramente utilizada. Sem falar que detesto dedadas no ecra!

    5. Avatar de PilotEyes737
      PilotEyes737

      Um ecrã tátil num computador é inútil. És capaz de usar no início porque é “novidade” mas depois deixas de usar.

      1. Avatar de Vitor Jesus
        Vitor Jesus

        Não falem sem saber. Estou farto de tocar no ecran do meu MBP e depois lembrar-me que não é o meu Surface Pro 😉 E isto em aplicações desktop, como browsers, email e mesmo Visual Studio.
        Aplicações feitas para touch então, ganham outra vida. Experimenta usar o Photoshop ou o FL Studio e vais perceber o que têm perdido.

    6. Avatar de iSheep = null
      iSheep = null

      Compra outra coisa. Eu tenho um HP com touchscreen, boas specs (i5 Quad-core, 8Gb RAM, HDD hibrido de 1Tb, Gráfica dedicada com 2Gb GDDR-5, 4 speakers e 2 woofers, uma excelente camera, leitor de impressão digital, teclado retro iluminado, bateria que dura pelo menos 4 horas e pode durar até 8 horas), todo em alumínio, e custou menos de 700 euros.

  2. Avatar de vitor
    vitor

    David… É Inovação… Muitíssimo útil. Ao contrario de ecrã touch….

    1. Avatar de David Ramos
      David Ramos

      Epah não me parece grande inovação. Vai ser útil, mas seria mais útil um ecrã táctil. Acho que a Microsoft inovou mais

      1. Avatar de Bartolomeu
        Bartolomeu

        Um ecrã táctil vertical (que é o que sucede com o portátil) não é assim tão útil comparativamente.

        1. Avatar de David Ramos
          David Ramos

          Tretas

          1. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            Tretas? É ergonomia e rapidez de movimentos. Um ecrã dum computador nessa posição obriga a esticar o braço com pouco ou nenhum apoio, e a tirar a mão da zona do teclado que está a usar com um movimento mais demorado.

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Isso que estás a descrever é o funcionamento do iPad pro e não de um portátil com touch. Um portátil usas rato, e quando precisares passas para modo tablet e funciona como um tablet, se necessário até tiras o teclado

          3. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            Toni da Adega, primeiro, nem todos os portáteis com touch permitem o que estás a dizer, e estamos aqui a falar dum MacBook Pro com melhor processador e GPU do que o que tu encontras nesses “portáteis” 2em1.
            Em segundo lugar se se está a trabalhar com o teclado, não se vai andar a passar para o modo tablet… o que se quer é melhorar a funcionalidade no uso do teclado e trackpad, e não levar as pessoas a clicar no ecrã na vertical.

          4. Avatar de Carlos
            Carlos

            Ó Bartolmeu, men, ninguém está a *obrigar* ninguém a usar o touch screen, pá. Será que os fanboys da Apple, e a própria Apple, são todos idiotas e não percebem isso ou mandam bocas para o ar a ver se pega.
            Eu no Surface Pro 3 que estou a usar neste momento raramente uso o touch screen no modo “desktop”, mas de vez em quando dá jeito. Olha, por exemplo para andar com as páginas do browser para cima e para baixo de vez em quando uso diretamente o ecrã em vez do rato. É conforme me dá mais jeito.
            Um caso em que uso o touch screen 100% do tempo é para desbloquear, porque é muito mais fácil digitar o PIN no “teclado” numérico no ecrã do que ter que andar à procura dos números no teclado normal.
            É uma questão de *opção* pá. Coisa que, como bem disse o Toni da Adega, é coisa que não tens do iPad Pro. Aí é que tens de usar o touch screen *obrigatoriamente*.

          5. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            Ó Carlos, men, ninguém aqui falou em obrigar… Discutiu-se o que é mais funcional quando se trabalha num portátil, um ecrã Touch na vertical ou algo como o Touchbar do MacBook Pro. Da próxima, men, não leias na diagonal

        2. Avatar de toni da adega
          toni da adega

          Depende da utilização, para aplicacoes gráficas faz todo o sentido.
          Ilustração nem se fala, é mais produtivo um tablet de 300€ que um portátil (nao touch) de 3000€.
          Para uma utilização normal é indiferente.

          1. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            Tu não irias trabalhar em aplicações gráficas no monitor com ele na vertical, é disso que estou a falar. É possível ligar um tablet, como um iPad, ao computador para funcionar como input dalguns programas gráficos

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Prefiro andar só com um portátil e quando precisar de um tablet retiro o teclado. Evito andar com 1cabo, 2 dispositivos e ainda pouco algum €€€€.
            Só porque a Apple não têm não quer dizer que seja má opção.

          3. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            Toni da Adega, tanta gente que trabalha com tablets e mesas Wacom ligadas a computadores! Também não são má opção.

        3. Avatar de winetree
          winetree

          Na realidade um écran touch na vertical não serve para nada, a não ser para um POS. Não estou a ver nenhum designer gráfico a encher o écran de dedada ou usar uma pen na vertical…

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Tem vossa excelência toda a razão.
            https://www.youtube.com/watch?v=BzMLA8YIgG0

        4. Avatar de Filipe Teixeira
          Filipe Teixeira

          Já percebemos que para ti utilidade está relacionado com ter uma maça ou não, podes seguir com a tua vida.

          1. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            Se nem és capaz de discutir funcionalidade do caso que aponto, talvez te tenhas enganado no sujeito da tua frase

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Altera sim porque o AiPad é o único dipositivo em que para se utilizar o teclado o utilizador é obrigado a trabalhar com touch, não há outra opção.
            Nos outros dispositivos é uma opção, a tecnologia adapta-se ao utilizador. Eu passo dias em nem utilizo o touch, tenho rato e trackpad.

          3. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            Toni da Adega, se para ti o que o iPad faz altera o que se passa num PC com ecrã táctil na vertical, deves precisar de ir a alguma consulta.
            A tua última frase só está a dar razão ao que eu tenho dito, o ecrã táctil na vertical não é tão útil como o que o Touch Bar permite ao nível do teclado.

        5. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Sabes que dá para trabalhar sem ser na vertical certo?
          2-1 tipo surface ou iPad Pro até podes tirar o teclado. Outros podes rodar 180• e funciona tipo tablet.
          E ao contrário dos mitos pode-se trabalhar 100% sem touch se necessário

          1. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            Sabes que quando se quer trabalhar com o teclado, o ecrã está na vertical, certo? Como é que será que melhora a funcionalidade nessa situação?

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Como é que se faz com iPad?

          3. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            Toni da Adega, o que se faz ou não no iPad não altera em nada a discussão sobre o que se passa quando se usa o teclado e o ecrã na vertical, e as vantagens que se pretende com o Touch Bar no MacBook

    1. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Gosto deste pormenor:

      How to connect the Lightning EarPods – As of this writing, it can’t be done

      1. Avatar de Ru.dua
        Ru.dua

        Essa é mesmo a melhor de todas.
        Uma frase tirada de um artigo no site Macworld deveria ser o slogan do novo Macbook
        “Ask not what your Mac can do for you, but what dongle you need to buy for your Mac”

        1. Avatar de toni da adega
          toni da adega

          Nada contra em vir com porta USB-C, até acho bem.
          Mas podia ter metade USB-C, metade USB 3.1. USB-C é o futuro, mas o numero de acessórios ainda é muito reduzido.

          1. Avatar de Ru.dua
            Ru.dua

            Eu também concordo contigo nesse ponto mas pelo menos uma porta USB 3.1 devia trazer.
            Não faz sentido ter que usar um adaptador para ligar um Iphone 7, nem existir forma de ligar os Earpods que vem com ele.

          2. Avatar de Rui Miguel
            Rui Miguel

            Não é preciso nada disso.

            Se tens (por exemplo) uma impressora USB-B, tens de comprar um cabo USB-B até USB-C e funciona como antes.

            Se tens um telemovel micro USB, só tens de comprar um cabo microUSB para USB-C, funciona como antes.

            O USB 3.1 tem de ser tipo C.

            O futuro é que tudo seja tipo C, e só precisarás de cabos USB-C para USB-C!

            Actualmente não podes usar o mesmo cabo da impressora com o telemovel, por exemplo. Ou ligar directamente a impressora a uma câmera fotográfica, tens de andar com invenções, no futuro poderás, e nem precisarás de adaptadores ou cabos estranhos.

          3. Avatar de ru.dua
            ru.dua

            No futuro sim, tens toda a razão, mas agora tens que comprar cabos.
            A Apple já tem disponíveis 17 tipos de cabos e adoradores disponíveis para venda.
            Isso chama-se negócio.

          4. Avatar de Rui Miguel
            Rui Miguel

            Já se viu que és simplesmente anti Apple.

            Não precisas de comprar nenhum cabo da Apple.

            Uma das vantagens é também que de o carregador avariar, podes comprar de outra marca sem ser da Apple.

            E mais tarde ou mais cedo, vais ter de trocar os cabos, por isso é melhor ser agora e tomar já partido das novas possibilidades.

    2. Avatar de DelScipio
      DelScipio

      É preciso gastar prai 300€ só em adaptadores xD

      1. Avatar de ACS
        ACS

        Por acaso por 60 euros a apple vende um que tem todas as portas que precisas.

        1. Avatar de João
          João

          60€?? Há disso na amazon por pouco mais de $10. Com portes e tal consegues um adaptador para tudo por uns €20 ou menos 🙂

    3. Avatar de Rui Miguel
      Rui Miguel

      É um daqueles “problemas” que os outros com portas obsoletas só sonham em ter.

      Até porque não há portáteis USB-C de outras marcas…

      Cinicos!

      1. Avatar de Ru.dua
        Ru.dua

        A questão está em, não poder ligar o Iphone 7 ao Macbook sem adaptador, nem haver forma de ligar os EarPods que o acompanham sendo da mesma marca.
        A Apple falhou em não dar compatibilidade aos seus próprios produtos.

        1. Avatar de Bartolomeu
          Bartolomeu

          Existe há 2 anos um cabo USB-c para ligar ao iPhone, de modo que é possível ligar sem qualquer adaptador.
          A questão dos earpods coloca-se com qualquer outro tipo de ligação, não tem nada a ver com o USB-c

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Porra pá, a questão é que tu chegas a casa com o teu iPhone 7 novinho em folha, com os EarBuds novinhos e folha, vais a ligar qualquer um dos dois ao teu MBP novinho em folha e “foda-se, falta-me uma merda dum adaptador”. E lá vais tu dar mais dinheiro à Apple.
            É que das duas uma, ou as portas USB-B são obsoletas e o iPhone 7 não devia vir com um cabo Standard-A USB – Lightning, ou não são e o MBP novo devia ter pelo menos 1 porta Standard-A USB.
            E quem diz as portas USB diz o jack 3.5 de audio.

          2. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            Porra pá, que se lixe pá, há cabos de várias empresas, pá. Porra pá, tanta porra que tens pá!

        2. Avatar de Rui Miguel
          Rui Miguel

          Haveria muito mais gente a queixar-se da incompatibilidade com o seu portátil e carregador com o iPhone.

          Se ligares para a Apple a explicar o sucedido, eles mandam-te um cabo typeC – lightning de borla.

        3. Avatar de ACS
          ACS

          porque raio precisas de um adaptador? Basta teres um cabo lighting usbc

    4. Avatar de Bartolomeu
      Bartolomeu

      Algo me diz que daqui a uns tempos vais olhar para um artigo do mesmo género por causa dum novo computador que te interessa comprar

  3. Avatar de liberal da cerca
    liberal da cerca

    Então e porquê?

  4. Avatar de Alberto
    Alberto

    a falta da tecla fisica ESC é que deixa triste, para quem usa o teclado sem olhar para ele vai ser complicado.

    1. Avatar de Bartolomeu
      Bartolomeu

      Num Mac há muito tempo que existe uma combinação de teclas que substitui o ESC em grande parte das situações [Command + .] Para além disso a tecla ESC continuará a ser sempre acessível na barra usando a tecla Fn.

      1. Avatar de Alberto
        Alberto

        Mas para quem escreve ve olhar não quer fazer combinações, quer simplicidade.

        1. Avatar de Bartolomeu
          Bartolomeu

          ? Há anos que uso combinações de teclas no Mac e não preciso de olhar para o teclado ou sinto qualquer complicação.

        2. Avatar de ACS
          ACS

          fazes como muita gente e metes o caps lock a fazer de esc

    2. Avatar de DelScipio
      DelScipio

      Não te preocupes, a Apple vende teclas ESC fisicas à parte, so custam mais 39€. Só tens que comprar 3 tipos de adaptadores diferentes , mas fora isso é só portabilidade!!!

      1. Avatar de NaCl
        NaCl

        e poderás ainda escolher entre Jet Black , Space gray, Rose Gold,para a cor da tecla ESC.
        São só vantagens!

    3. Avatar de Dani
      Dani

      É como a falta de tecla delete, na qual tenho que utilizar uma app para mapear alguma tecla que pouco utilizo (ex: F12) para simular o delete

      1. Avatar de Bartolomeu
        Bartolomeu

        Não precisas de nenhuma app para poder ter o Delete, fazes o mesmo com o fn+backspace.

        1. Avatar de jone
          jone

          Se carregar em Fn + 1 + C + A + F + E, o Mac tira-me um café. Simples!
          Quanto maior o número de combinações a usar, mais simples fica um computador.

          1. Avatar de Vítor M.

            Nada disso, mais simples, pede à Siri 😀 😀

          2. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            Será que também tens teclas só para maiúsculas? Não tens teclas marcadas para mais do que uma coisa?
            E não será que o Delete se torna um pouco secundário, já existindo o Backspace?

        2. Avatar de Dani
          Dani

          Claro que se pode fazer fn+backspace, mas não é a mesma coisa quando se quer fazer edição super-rápida.

          1. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            É tudo uma questão de hábito, tal como é uma questão de hábito trabalhar com o backspace em vez do Delete.

          2. Avatar de Rui Miguel
            Rui Miguel

            Edição super rápida é seleccionar e apagar

  5. Avatar de LM
    LM

    Fica a sensação que quem se queixa não tem nem vai comprar um Macbook.

    1. Avatar de winetree
      winetree

      É sempre assim e vais reparando que são sempre os mesmos e é em tudo que diz Apple, não é só MacBooks. Acho que sofrem do mesmo mal que grande parte dos homofóbicos, no fundo, no fundo o que eles querem…

    2. Avatar de Rui Miguel
      Rui Miguel

      Claro!!!!!

      Como é que achas que a Apple tem facturações para cima de 200 milhões de dólares por ano?

  6. Avatar de skiz
    skiz

    é tudo muito bonito a primeira. mas depois acabam por deixar de usar. ou então não vão dar um grande uso. vai só usar quando a coisa é nova e querem ver como se experimenta. depois disso acabam por deixar de lado

  7. Avatar de Blash
    Blash

    Acho piada a touchbar, vejo algumas situações em que me seria util e até podia vir só um usb C… mas abandonar a inovação que foi o magsafe é voltar para trás… quantas vezes fui salvo pelo facto que o encaixe do carregador era magnético.

    1. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Por acaso até existe uma razão 😀

      https://www.youtube.com/watch?v=jyTA33HQZLA

    2. Avatar de LM
      LM

      Essa é que não entendi, retirarem o magsafe.
      O unico motivo que vejo é quererem dar utilidade ao espaço utilizado pelo conector de carregamento.

      1. Avatar de ACS
        ACS

        Retiraram porque já no air de 11′ tinha problemas. O portatil era tão leve que vinha atrás do cabo. Era difícil criar um iman forte para segurar o cabo mas nao o forte que puxasse o portatil todo.

        Além disso assim dá para carregar o portatil com qualquer cabo usb-c.

        1. Avatar de LM
          LM

          Ok, mas os novos MBP são mais pesados que o Air de 13
          Prefiro o MagSafe em vez do USB-c

  8. Avatar de Dani
    Dani

    Só acho estranho este “proibição” da utilização da barra para outros fins, como por exemplo jogos. Como desenvolvedor acho bastante interessante criar um second screen para status, escolha de armas e outras infos nesta nova barra.

    1. Avatar de Bartolomeu
      Bartolomeu

      Não há nenhuma proibição, o que há são guidelines para o interface, para criar alguma uniformização entre aplicações.
      O texto perdeu alguma coisa na tradução também, pois a Apple não diz que os jogos não devem usar a barra, pelo contrário, até dão um exemplo para o uso em jogos (outros é que disseram que não daria para correr um jogo na barra).
      https://developer.apple.com/macos/touch-bar/

      1. Avatar de Dani
        Dani

        Então mudem lá o paragrafo “Touch bar não servirá para jogos ou como segundo ecrã”

        1. Avatar de Bartolomeu
          Bartolomeu

          Terás que reclamar com quem escreveu o artigo

        2. Avatar de Rui Miguel
          Rui Miguel

          para por jogos na barra, só pode ser esse o intuito.

    2. Avatar de Monica
      Monica

      Esquece, não dá jeito nenhum. Os dados tem que estar no monitos, fácil acesso. Ninguém que joga principalmente online olha se quer para o teclado, quando joga.

  9. Avatar de Toni
    Toni

    A cerca de 2 anos adquiri um portátil com ecrã Touch e foi das piores compras de sempre. Para além das dedadas, obrigando a limpar o ecrã diariamente, as dobradiças ficam num estado lastimável. Neste curto espaço de tempo já tive que mandar para reparação 2 vezes.
    Para mim esta é das melhores alternativas (até agora) ao ecrã Touch num portátil, tirando a questão que tenho um MacBook de 2012 que ainda rola perfeitamente e o portátil em questão que só dá vontade de pôr fora com a significante descida de desempenho ao longo destes 2 anos.

    1. Avatar de ACS
      ACS

      se tens um macbook de 2012 nao compres o deste ano. Espero pelo proximo e do ano a seguir pois será igual a este em design mas muito melhor a nivel de desempenho. A intel só em 2018 vai ter os chips prontos e até lá toda a gente vai começar a desenhar peças bem mais finas e poderosas para caber neste portátil. Primeira iteração é sempre má.

  10. Avatar de 111111a
    111111a

    ca #fail 😀

    1. Avatar de Rui Miguel
      Rui Miguel

      Fail foi a receita da Microsoft cair 10% este ano.

      1. Avatar de ruca
        ruca

        nop, isto é fail.

  11. Avatar de Aguamenti
    Aguamenti

    O Razer Deathstalker é de membrana, não é mecânico. Esse é o Blackwidow.

  12. Avatar de ACS
    ACS

    Notificações, mensagens ou texto.
    Quase que aposto que é temporário como sempre.
    Em Junho no novo SO ou daqui a dois anos vamos receber notificações por aí. aponto mais para no proximo funcionar apenas com msg do SO apenas e depois no ano a seguir abrem a toda a gente quando todos tiverem habituados a usar a barra.
    É pratica da apple introduzir este tipo de coisas aos bocados. O parte porreira para quem comprar o macbook deste ano é que está future prof quase de certeza,

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Para receber notificações ficava porreiro, principalmente se fosse de aplicações em segundo plano.
      Mas o objectivo não é esse, é para ser uma extensão da aplicação que está a activa.

    2. Avatar de Bartolomeu
      Bartolomeu

      O Guideline da Apple é bastante contra esse tipo de uso, nem faz muito sentido esse uso pois obrigaria a modificações imprevisíveis do que é apresentado no ecrã, o que afastaria as pessoas de usar como forma de input.

  13. Avatar de Forever
    Forever

    Este vai a caminho do iPhone,sempre a descer mas vendas

  14. Avatar de censo
    censo

    Ergonomia zero. Ridículo.

  15. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    deveria ser “Não deverão também ser usadas cores fortes…”