Será mesmo rápido o carregamento do Samsung Galaxy S6?

64 Comentários

Já em pré-venda em Portugal, os Samsung Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge serão, sem dúvida, um sucesso de vendas. A qualidade inscrita em cada detalhe da sua construção e do seu software fazem esquecer qualquer semelhança de design com o seu concorrente directo, o iPhone 6.

Uma das características que destacam estes novos Galaxy da Samsung é o carregamento rápido, que, segundo a marca, com apenas 10 minutos de carregamento são ganhas 4 horas de utilização. Como será então um ciclo de carga através do carregamento rápido?

galaxy_s6_charge


Os Samsung Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge são dois equipamentos que evoluíram face àquilo que a marca vinha a apresentar anteriormente. O novo design, as novas funcionalidades associadas aos sensores traseiros, o novo e mais prático sensor biométrico, a utilidade associada às bordas do Galaxy S6 Edge e a nova bateria com carregamento rápido são algumas das características dos novos smartphones que os distinguem daquilo que o mercado oferece, já para não falar do potente hardware que contêm.

Depois da sua apresentação oficial o Pplware teve a oportunidade de ter um primeiro contacto e já foram aqui debatidos grande parte das suas características.

O carregamento rápido é o futuro para as baterias dos smartphones, já que para os fabricantes é quase impossível aumentar-lhes a capacidade sem que isso prejudique o seu tamanho. Depois de serem incluídos modos especiais de poupança de bateria, já são cada vez mais as marcas que apostam nesta característica e a Samsung promete 4 horas de utilização com apenas 10 minutos de carregamento, o que é fantástico.

A questão dos ciclos de carregamento é ainda muito controversa, até já aqui deixámos algumas dicas de como carregar correctamente uma bateria de um smartphone, mas depois surge sempre qualquer estudo que as contraria. Por isso, há quem já diga que esta questão dos carregamentos rápidos possa ser prejudicial para as baterias de lítio mas, a verdade, é que são, sem dúvida alguma, uma solução eficaz para quem não pode ficar incontactável.

Mas, afinal, como se comporta a bateria de um Samsung Galaxy S6 num ciclo de carregamento rápido?

O site Droid Life iniciou um ciclo de carregamento à bateria com 5% de energia e, em cerca de meia hora, já 50% da bateria estava carregada. Estes foram os resultados:

  • Início: 5%
  • 5 minutos: 14%
  • 15 minutos: 32%
  • 40 minutos: 76%
  • 50 minutos: 88%
  • 72 minutos: 100%

É notório o impulso inicial de carregamento e que, à medida que a bateria recebe energia, vai desacelerando, certamente para preservar a própria bateria.

features-charging

Além do carregamento rápido, a bateria dos novos Galaxys contam ainda com a possibilidade de carregar através de wireless dispensando quaisquer fios para que tal aconteça. Neste caso, não há opção de fazer os carregamentos rápidos, mas é oferecido ao utilizador uma maior liberdade de carregamento em qualquer lugar.

Para tal, o utilizador terá que adquirir o carregador sem fios que infelizmente não vem incluído com o smartphone e que tem um custo de 49,90€. Para quem estiver decidido em adquirir o Samsung Galaxy S6 ou o Galaxy S6 Edge, poderá ser uma boa opção adquiri-lo em pré-venda já que o carregador sem fios é oferecido (saiba mais aqui).

Relativamente à autonomia, os vários testes já realizados não revelam nada de surpreendente face à concorrência, daí estas formas de carregamento serem cada vez mais úteis e revelarem claramente aquilo que será o futuro do carregamento dos smartphones.

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de mzzr
    mzzr

    olha a samsung a copiar a apple 😀

    1. Avatar de TKO
      TKO

      Obvious troll here. Please do not feed.

      1. Avatar de PSL
        PSL

        Não, não é troll…

        https://youtu.be/3Y7tPczbOec

        A diferença é que a Apple corrigiu

        1. Avatar de FG
          FG

          #magicaluminum

    2. Avatar de Double Seven
      Double Seven

      Off topic.
      Um colega de trabalho actualizar o s4 para a versão 5.0 oficial crashou, entregou a alma ao criador.

      1. Avatar de Silva
        Silva

        Aconteceu isso com um samsucks??
        Nao pode…o seu colega nao sabe fazer nada…reinicie e volte a ligar o android…há espera!!!

      2. Avatar de Afonso
        Afonso

        pelo menos nesse é facil de solucionar

      3. Avatar de mzzr
        mzzr

        tudo mentira de isso a crashar ao actualizar. é mais um comentário que quer atenção de todos

        1. Avatar de Silva
          Silva

          A serio?? Um android morrer é mentira?? nao deves ter ouvido falar nas actualizacoes do S3.
          Mas estao tao concentrados na concorrencia que nem ligam aos vossos.
          Ainda bem que o meu S3 tem o ecran danificado, escuso de pagar 100€ para continuar como pisa papeis…

          1. Avatar de Afonso
            Afonso

            queres 30€ pelo pisa papeis?

    3. Avatar de PSL
      PSL

      Quando é a Apple, por exemplo, na traseira de vidro:

      – Para quê? Para cair ao chão e partir?
      – Mesmo dentro de uma capa, isso vai cair ao chão e partir!
      – O vidro é mais grosso que o alumínio e o plástico, podiam aproveitar e pôr uma bateria maior
      – Para que é que isso serve? Fica com as dedadas todas!
      – Podiam usar a traseira para melhorar a captação de sinal.
      – A câmera é saliente, não devia ser, se o fizessem mais grosso até à câmera, podiam pôr uma bateria maior, e não se notava nada…

      Mas como é a Samsung, os críticos de Android não vão dizer nada disto!

      1. Avatar de Elias
        Elias

        Sou fã do Android e concordo com tudo oq VC disse, mas mesmo assim o s6 é um ótimo celular.
        Eu acho o iPhone 4 o mais bonito dentre os iphones e os atuais Sony os Android s mais bonitos, mas o vidro na traseira é a pior opção pratica para um celular.

    4. Avatar de Afonso
      Afonso

      vira o disco.

  2. Avatar de top
    top

    É bom que copie… quando o deixar de fazer é mau sinal para a apple 🙂

  3. Avatar de José
    José

    Se fosse da apple o titulo seria … ” o carregamento mais rapido de sempre “

    1. Avatar de João
      João

      E se fosse da Microsoft o titulo seria … ” “

    2. Avatar de mzzr
      mzzr

      concordo José

    3. Avatar de maquegaiver
      maquegaiver

      Se fosse a maça o titulo era “Apple cria carregamento sem fios, unico no mundo”

    4. Avatar de Samuel
      Samuel

      Concordo José, já só consulto este site para outros temas que não temas sempre contra Android e títulos criados de maneira “apropriada”

    5. Avatar de Bug
      Bug

      Ou então: “Apple patenteia o carregamento sem fios”.

  4. Avatar de Full
    Full

    loool sucks

  5. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Tem que ter alguma coisa se aproveite.

    No desempenho gráfico – em jogos e apps que puxem pelo GPU – tem os mesmos problemas do Note 4.

    Pelos vistos a Samsung andou a divulgar benchmarks do SoC – mas não do SoC a funcionar dentro do smartphone. Curtido, na verdade.

    Quando tem que lidar com a resolução do ecrã do Galaxy S6, a “frame rate” (fps – frames por segundo) cai para 15 fps – apenas 87% da “frame rate” do iPhone 6+ no mesmo teste.

    http://www.forbes.com/sites/gordonkelly/2015/04/01/iphone-6-galaxy-s6-speed-test/

    1. Avatar de PSL
      PSL

      Esse é o teste mais estúpido de sempre.

      Vê-se claramente aos 0:50 que o iPhone foi prejudicado pela lentidão dos servidores do Flipboard.

    2. Avatar de Afonso
      Afonso

      nas imagens lado a lado de sitio, parece que o iphone é um dispositivo do sec. passado

    3. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Nenhum jogo num Note 4 corre a menos de 30 FPS que não seja desenhado para tal ou muuuito mal programado e aí não corre bem em nenhum. O S6 não se sai pior.

      De resto tirando os catraios de 16 anos ninguém que compra telemóveis está preocupado com FPS desde de que as apps e jogos estejam fluidos, coisa que desde o Snapdragon 600 é constante.

      No mundo dos não-iOS tens imensas opções dual sim com baterias a aguentarem em uso médio 3-4 dias, com verdadeira multitarefa, ecrãs 2k, carregamentos rápidos, etc, coisa que nos jogou iOS não passam ainda duma miragem

    4. Avatar de Marc
      Marc

      Esse teste não tem pés nem cabeça…

      Qualquer pessoa com conhecimentos minimos de informática sabe que o GPU requer mais rendimento por pixel de ecrã…

      O iPhone 6 Plus tem 56,25% a quantidade de pixeis que o S6 tem.
      O iPhone 6 tem 27% de quantidade de pixeis que o S6 tem…

      Porem dizem que o iPhone ganha porque o S6 tem 87% da framerate do iPhone6? LOOOL é de admirar ter tanta frame-rate com mais do dobro de pixeis que tem o iPhone…

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Nem é preciso grandes conhecimentos. A Samsung quer ter o ecrã com maior resolução e o SoC não acompanha – o que leva a que o desempenho gráfico do Note 4 e do Galaxy s6 seja pior que o do iPhone. Então porque não fazer um equipamento mais equilibrado, como faz a Apple?

        É só para dizer que tem maior resolução.

        1. Avatar de Marc
          Marc

          Bela bela nitidez de visualização… Já a navegar pelo browser torna tudo mais precioso. A diferença de framerate muito dificilmente é perceptível ao olho humano não se justificaria cortar na resolução. Não esquecer que a principal ideia do smartphone não é uma consola de jogos

        2. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          Qualquer SoC actual (Snapdragon 80x/810; Exynos 5433/7xxx) dos topos mexe tudo (jogos, apps, filmes) a 2K à velocidade máxima do ecrã. Só a Apple como não quer competir (€€€) anda a mandar uns números para os Fãs adolescentes ficarem contentes. O resto do povo não tem problemas.

  6. Avatar de PSL
    PSL

    “Será mesmo rápido o carregamento do Samsung Galaxy S6?”

    Mas é assim que se carrega qualquer bateria de lítio!

    É feito por fases, a primeira, é muito rápida, a segunda, é mais lenta.

    Não dá para fazer de outra forma, senão “arrebenta” na mão…

  7. Avatar de mzzr
    mzzr

    ultima hora. Microsoft lança Office Lens para android e ios

  8. Avatar de Oppo
    Oppo

    Bem o meu “velhinho” Oppo Find 7a que foi lançando á cerca de um ano carrega em menos de 60 min a totalidade da bateria …

    1. Avatar de Afonso
      Afonso

      lá por dizer 100% não quer dizer que esteja, repara uma bateria viciada.

      1. Avatar de oppo
        oppo

        Quer dizer que veem todos viciados de origem?!

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          as baterias de Li-on e LiPo não viciam.

          1. Avatar de Oppo
            Oppo

            Sim eu sei esqueci-me de escrever “ironia” no meu comentário.

          2. Avatar de Afonso
            Afonso

            viciam sim, quantas queres?

        2. Avatar de Afonso
          Afonso

          era um exemplo. Posso carregar um telemovel 10 minutos e diz que tem 100% de bateria, no entanto só dura 30m, se deixar carregar a noite toda dura 3 dias, em ambos os casos depois de desconectar o carregado diz 100% de bateria

      2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        São três coisas diferentes, mas que muitas vezes se confundem:

        – Bateria usada – com o tempo, a bateria degrada-se; dantes carregava para durar um dia inteiro e agora só dá para umas horas

        – Indicador de carga da bateria desregulado – indica uma carga diferente da que efetivamente tem a bateria

        – Bateria viciada – e aqui tem razão quem diz que era um problema das antigas baterias de níquel mas não nas de lítio. Nas baterias de níquel o chamado “efeito de memória” impedia que a bateria carregasse normalmente. Tinhas ao fim de 10 minutos a mesma carga que tinhas ao fim de uma noite a carregar – a bateria simplesmente não aceitava mais carga.

        Isso não acontece nas de lítio, mesmo que o indicador de carga ao fim de 10 minutos indique 100% (o que não corresponde à carga efectiva) continua a carregar “a noite toda” – não é a noite toda, porque quando a bateria está completamente carregada tem um regulador que interrompe o processo de carga, e aí sim, está a 100% de carga.

        O que referes é o indicador de carga desregulado. Precisa de ser calibrado – deixar descarregar completamente a bateria e carregá-la completamente. Ou seja, fazer um ciclo de carga completo – não mais de uma vez por mês, para calibrar o indicador de carga.

    2. Avatar de piri_vm
      piri_vm

      Verdade, mas o Oppo tem um sistema de carregamento rápido, mas a bateria também é menor.

      1. Avatar de Oppo
        Oppo

        Posso acrescentar que a bateria original é 2800mAh, mas eles ofereceram-me um bateria extra que já é de 3000mAh.

    3. Avatar de Bruno Santos
      Bruno Santos

      Fast charger… O meu mi4 também tem e realmente é agradável não ter de esperar muito e ter uma boa autonomia

      1. Avatar de Oppo
        Oppo

        Sim eu consigo ter 2 dias de bateria sem o ter de carregar novamente, só pena é mesmo o carregador ser enorme, comparado com o que tinha no Oppo find 5

  9. Avatar de AlexX
    AlexX

    Se este processo exigir maior amperagem para carregamento, a temperatura do equipamento também vai aumentar e isso ainda é prejudicial a médio prazo para componentes electrónicos. Mas partimos do princípio que tudo foi devidamente estudado por isso e pelo menos durante a garantia não devem existir problemas nem nenhuma bateria deve explodir durante a carga enquanto se faz uso “pesado” do equipamento…

    1. Avatar de Afonso
      Afonso

      devias de ir trabalhar para a Samsung.

  10. Avatar de MMM
    MMM

    Meu Lumia 900 de 2012 já tinha tempos de carregamentos dessa ordem e o meu actual 1020 é a mesma coisa. Não é nada de novo nem de extraordinário..

    1. Avatar de David
      David

      Sem falar nessa questão de carregadores sem fios que de meu conhecimento desde que o meu L1520 já tem!!

    2. Avatar de João Machado
      João Machado

      O meu 3310 tb, e a bateria durava dias. 🙂

    3. Avatar de Afonso
      Afonso

      penso que não é a mesma coisa, este têm o carregador embutido no dispositivo, e o teu deve ser por indução magnética à bateria, como nas escovas de dentes electricas.

  11. Avatar de Dian@
    Dian@

    Até pode estar a imitar a Apple mas tem uma grande diferença, ainda não ouvi ninguém dizer que um Samsung lhe tenha rebentado enquanto da Apple já ouvi várias vezes que rebentou, ja já só por isso escolheria a Samsung, para além disso apesar do preço continuam a ser mais baratos que a Apple.

    1. Avatar de João
      João

      Ainda ninguém os pode comprar como queres que rebentem?

  12. Avatar de pedro vasconcelos
    pedro vasconcelos

    Para carregamentos wireless e preciso um carregador da samsung?? desde quando? Podem dizer as pessoas que se ja tiverem um carregador wireless de outro telefone vai ser compativel ou qualquer um de marca branca na casa dos 10euros tambem serve. Só dao as noticias por metade…

    1. Avatar de piri_vm
      piri_vm

      Claro que dão, até o carregador da minha escova de dentes dá, mas isso não quer dizer que seja o melhor para o equipamento.

      1. Avatar de pedro vasconcelos
        pedro vasconcelos

        o melhor para o equipamento?? tens nocao que um carregador wireless desde que carregue com os mesmos mA faz o mesmo efeito é a measma coisa.ou tu achas que os equipamentos de certas marcas so podem funcionar com as coisas das proprias marcas? isto nao é a apple. mas se vais por ai nao ligues os carregadores a fichas normais,vai antes comprar uma ficha tripla da samsung nao va nao ser o melhor para os equipamentos carregarem. o que conta é se emite os mesmos mA que o original e se nao ha incompatibilidade apartir dai sao todos iguais so diferenciam no formato na cor e no preço.

    2. Avatar de Mr.Antunes
      Mr.Antunes

      Por acaso até existem standards diferentes, portanto geralmente não serve um qualquer 😛
      Mas neste caso o S6 já é compatível com os 2 principais, por isso qualquer um serve 😉

  13. Avatar de RuCa Miguel
    RuCa Miguel

    Sempre usei iPhone, mas agora fiz a pré-reserva de um Edge, se aquilo nao carregar a bateria toda em 50 min mando-o logo ás urtigas e volto para o meu adorado iPhone 6…

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Trocas de telemóvel pela velocidade de carregamento? Lol

    2. Avatar de David
      David

      Basta comprares o carregador do IPad e já o iPhone 6 carrega mais rápido…há na net essas indicações…

  14. Avatar de RuCa Miguel
    RuCa Miguel

    Obviamente que estou a brincar e a ser irónico, lol, mas nao acredito muito nesses carregamentos ultra rápidos a médio/longo prazo, dá-me ideia que deve desgastar muito as baterias…

  15. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    A sério que não é para levar muito a sério, até porque os resultados dos testes de dobragem, do iPhone 6+, HTC 9 e Samsung S6 andam próximos.

    Mas o Samsung deixou de ter a vantagem do plástico, que tinha até ao Note 4 – dobrava, mas não partia. O vidro do S6 parte.

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Ves que bom, agora toca a pagar uma publicidade na televisão a ver se os adolescentes ficam convencidos.