Segmento Premium da Sony foi imbatível no mundo Android

50 Comentários

A Sony encontra-se a actuar em várias áreas da tecnologia onde, obviamente, se enquadram os seus smartphones nas várias gamas existentes. Contudo, esta tem sido uma área que não tem dado muito lucro à empresa nipónica. Em 2014, a Sony chegou mesmo a apresentar prejuízos com a sua linha de média gama.

Mas um inverter de estratégia durante 2015, levou-a também a inverter os resultados negativos e, não sendo a empresa que mais smartphones vende, a Sony é a empresa a actuar no mundo do Android que maior lucro apresentou por unidade vendida, graças aos seus topos de gama.

sony xperia z5

A Sony para o arrancar do 2016 reviu em baixa a venda de smartphones para o primeiro trimestre do ano, o que não é de estranhar tendo em conta que esta é uma época de grandes revelações neste segmento e que a marca só deva apresentar os seus novos smartphones lá para o terceiro trimestre do ano.

Mas, apesar deste facto, a marca, no último trimestre de 2016 apresentou os melhores resultados no mundo do Android no que respeita aos lucros gerados por smartphone vendido.

Segundo um relatório da Sony, o preço médio de venda dos seus equipamentos foi de 422 dólares para o último trimestre do ano passado, o que revela que a procura pelos seus equipamentos se situa nos topos de gama. Este valor é maior que o da HTC em 78%, que ocupa a terceira posição geral e a segunda no ecossistema Android.

sony_lucros

Relativamente ainda ao preço médio de vendas, a Apple surge na linha da frente, de uma forma global, com um valor de 691 dólares. A Samsung surge em quarto lugar do ranking com um preço médio de vendas de 225 dólares, claramente que os utilizadores da Samsung optam pelos seus equipamentos de gama média.

Além desta conclusão, a Sony foi a empresa que mais lucros gerou em todo o ecossistema Android com os seus smartphones durante o último trimestre, tendo um lucro de 26 dólares por cada unidade vendida, contra 23 dólares da Samsung, que surge em segundo lugar no mundo do Android.

sony_lucros_1

Neste “campeonato” a Apple bate qualquer uma das empresas que actuam no segmento dos smartphones com uma lucro por unidade vendida de 184 dólares. A LG, a Microsoft e a HTC, são 3 das empresas que se encontram no vermelho com resultados negativos por cada unidade vendida.

Xperia Blog

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de apache
    apache

    HTC: só não desistimos, porque não sabemos fazer mais nada!

    1. Avatar de Artur
      Artur

      O que interessa são as vendas e o lucro total gerado – se a margem de lucro for grande mas o produto não se vender existe prejuízo na mesma.

      1. Avatar de Tomás
        Tomás

        o que é apresentado é o lucro gerado operacional gerado por cada aparelho vendido. Se esse valor é negativo então a empresa tem prejuízo com as suasvendas globais de smartphones

        1. Avatar de Artur
          Artur

          É muito provavelmente apenas custo de produção – a isso tens que acrescentar várias coisas tais como o custo das campanhas de marketing.

          1. Avatar de Tomás
            Tomás

            Nenhum dos gráficos, texto ou valores fala em custos de produção. Tens um gráfico bem identificado com lucros, que para a HTC é um valor negativo. Mesmo que faltasse englobar custos isso só pioraria a situação, aumentando o prejuízo.

        2. Avatar de Artur
          Artur

          Para além disto, existe um número que é preciso vender para que haja lucro – existiram custos para desenvolvimento, inventário… – para que um produto tenha sucesso não só é preciso que haja uma boa margem de lucro mas também que este seja comprado n vezes, pois também a isto acrescem os custos fixos da empresa/divisão mobile (água, luz, gás…), gastos que são indispensáveis à atividade económica a desenvolver.

          1. Avatar de Tomás
            Tomás

            Por partes: se o valor de lucro por aparelho já é negativo, como no caso da HTC, adicionar possíveis outras despesas só iria piorar a situação de prejuízo. Segundo ponto: o que é apresentado é lucro operacional e isso já tem em conta todas as despesas operacionais, apenas não inclui o pagamento de impostos e possíveis ganhos/perdas da parte da gestão financeira. De modo que os dados apresentados já servem para saber se a empresa tem lucros ou prejuízos com a sua actividade como fabricante de smartphones.

  2. Avatar de ...wtf...
    …wtf…

    Tenho um Sony SP, e estou muito satisfeito com ele. Para mim em qualidade Sony é Sony, o resto vem atrás.. 🙂
    3..2..1.. hater’s gonne Hate… 🙂

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Até ao Xperia Z concordo com a afirmação mas depois disso é o contrario. Tive um Xperia Z2 em que o ecrã tinha manchas brancas internamente, a câmara estava basa e a vibração deixou de funcionar. Fui para a garantia e a marca não assumiu. O meu Xperia Z3 caiu á agua e deixou de funcionar e a marca mais uma vez não assumiu. O Xperia Z5 quando foi á agua começou a vibrar e como se tivesse a por e tirar os fones mas ao fim de algum tempo voltou ao normal mas acabei por o despachar para não ter mais stresses com essa marca que cada vez esta pior

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        Até ao Xperia Z2, tudo bem na história. Mas a partir daí, o que é que o cair na água tem a ver com a marca ser pior? Desde quando o azar e a azelhice devem ser assumidas pelas marcas? Eu diria era que as tuas mãos se estão a tornar progressivamente mais amanteigadas, não é a Sony que está pior.

        1. Avatar de RickPinto
          RickPinto

          Não compreendo como continuou a comprar sony depois do primeiro…
          Tenho um z2 no seu melhor desde o primeiro dia. Sem queixas…

          1. Avatar de Tiago
            Tiago

            Decidi arriscar pois gosto bastante do android da sony por ser muito simples e leve assim como a autonomia da bateria. O z5 gostei bastante do telefone mas depois de acontecer o que aconteceu nao arrisquei mais. O que me desiludiu foi a camara fotografica dele.

            Actualmente tenho o s7 edge e ate agora esta optimo

        2. Avatar de Tiago
          Tiago

          Quando uma marca anuncia que os modelos são á prova de agua é algo que devem assumir e não ignorar porque qualquer marca decente repara os telefones (tive o mesmo problema com o LG G4 depois de uma viagem de avião e a marca assumiu sem por entraves), Samsung a mesma coisa e mesmo coisa.

          Se uma marca anuncia algo tem de se responsabilizar pelas asneiras que fazem na construção dos equipamentos e não o utilizador.

          1. Avatar de ruiuda
            ruiuda

            É melhor reveres o manual de instruções bem como o certificado da garantia que constam na embalagem.
            A Sony pode dizer que é resistente ao pó e à chuva mas isso só é válido em caso de azar. Se usares porque sim podes abrir a carteira para um novo.

        3. Avatar de Hugo
          Hugo

          Teoricamente os Xperia Z são resistentes á agua por isso sim a culpa é da marca. Se não são resistentes então não venda o produto a dizer que é. 🙂

      2. Avatar de Brasão SS
        Brasão SS

        A minha esposa tem um Z2, e até agora tem se comportado bem. Por acaso gosto bastante da linha Z da Sony. A nível de design são muito bonitos. O botão lateral saliente é que não aprecio muito.

      3. Avatar de Ze
        Ze

        Rapido comentario neste aqui:
        Se eles nao assumiram é pq levaste o Z3 para a agua. Ou os indicadores de humidade que tens por detras das portas estavam manchados.

        Eu tenho um Z3 (já tive outros sony), e qd o levei à piscina, deixou de funcionar.
        Levei-o à garantia e eles deram me um novo pois o meu tinha defeito!!

        Suporte pós venda da SONY é TOP!

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Concordo! Mandei o meu Z3 compact por um defeito no touch e passados 5 dias já o tinha em casa!

        2. Avatar de Tiago
          Tiago

          Os selos estavam amarelos por causa da agua mas eles alegaram que o ecra estava descolado e entrou agua por la

        3. Avatar de pedrofigueiras
          pedrofigueiras

          Com o meu z3 compact até tirei fotos debaixo de água na piscina e nunca tive problemas. Ainda funciona muito bem.

      4. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Com tantas experiencias negativas com aparelhos Sony e tu ainda compras nesse fabricante?
        Wtf????

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          Como disse gosto de algumas coisas no Sony mas agora nunca mais

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Tenho um Z1 compact e um Z3 compact,só tive um problema com o touch do Z3 logo na primeira semana de compra mas foi substituido em 5 dias(!) . De resto ,não tenho mais nada a criticar e gosto bastante de ambos.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Todos estes problemas duramente mais que uma semana a serem resolvidos directamente no reparador oficial do Porto

        1. Avatar de Jose A L Pinheiro
          Jose A L Pinheiro

          Todas as marcas têm problemas. O certo é que nestas coisas é preciso ter sorte.

  3. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    A meu ver não é graças aos topos de gama, é graças a fabricarem de muito do material in-house, o que baixa os preços de produção

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      É a própria Sony que o diz. O preço médio de venda subiu por causa duma maior aposta nos topos de gama, e estes têm maiores margens de lucro.

  4. Avatar de PP
    PP

    A Xiaomi não entra para estas contas???

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Xi que? Que marca é essa?

      1. Avatar de Andre Andrade
        Andre Andrade

        A Xiaomi deve ser das que pouco lucro tem. Ao preço que eles vendem os telemóveis, é impossível terem grandes lucros por dispositivo vendido 🙂

  5. Avatar de Hugo
    Hugo

    Eu tenho tudo da Sony: telemóvel, TV, tablet, phones, PC, etc. É excelente! Para mim é a melhor marca de electrónica! 🙂

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Variar na dieta também faz bem 😛

    2. Avatar de ed
      ed

      Pois claro, se só usas essa marca tem de ser a melhor

    3. Avatar de censo
      censo

      Experimenta variar…

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Sim, agora até sou forçado a variar nos caso dos PCs 😀 Mas continuo com tecnologia japonesa Toshiba 🙂
        Antes tinha LG e Samsung, mas vários problemas nos equipamentos fez-me fazer a mudança 🙂 Mas pode ter sido por acaso 😛
        Sem qualquer fanatismo, prefiro tecnologia japonesa em geral 😀

        1. Avatar de José Pinheiro
          José Pinheiro

          Isso acontece. Não é mal nenhum termos preferências. E se possível com qualidade. O que não quer dizer que o material com qualidade não de problemas .

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Concordo plenamente 🙂

    4. Avatar de Jose A L Pinheiro
      Jose A L Pinheiro

      Sony é Sony. Mas é claro que pode acontecer uma ou outra unidade falhar. Sempre tive Sony e nunca houve problemas.

      1. Avatar de Andre Andrade
        Andre Andrade

        Sony, esta novamente a ser Sony… Andou ai uns tempos em baixo… Com material e tecnologia mediana… Mas este ano, pelo que vi na CES, voltou com tudo !!!!

        Concorrência, venha ela, para os preços descerem 🙂

  6. Avatar de antonio
    antonio

    O interessante da noticia não é a Sony mas sim as margens de lucro médio por equipamento das várias marcas, é pena não aparecerem na noticia marcas como a NEXUS, XIAOMI, ZOPO ou outras.

    1. Avatar de Renato
      Renato

      Nexus não é marca.

  7. Avatar de Jaime
    Jaime

    A sony podia ser muito melhor e ter muito mais alcance se não fosse casmurra e ouvisse mais quem utiliza os seus produtos há décadas. Quando me lembro do braço de ferro da porcaria do Memory Stick (que acabou no CD como norma para eles tb), da vinculação do Minidisc ao mais abominável software já feito chamado SonicStage ( que levou logo um tiro com o “arrasta e cola” do Mp3) e das fichas e ligações proprietárias, só me apetece bater-lhes. Isto é apenas um exemplo. Quando vejo eles a continuarem a fazer num Z5 Compact as mesmas bordas e um autêntijo tijolo comparado com o Z3 Compact….. não entendo quem compra isto! Fui Fan, usei com gosto o Z1C e o Z3C. Até que a casmurrice em algumas propriedades deles me levaram a dar um pulo ao Iphone 6S. que reside até ver.

    1. Avatar de Andre Andrade
      Andre Andrade

      Eu também concordo contigo, mas parece-me que este ano mudaram um pouco de estratégia…. Parece que viram o que o povo quer 🙂

      A ver vamos 🙂

  8. Avatar de Jaime
    Jaime

    ….”que acabou no SD” (corrigindo)

  9. Avatar de Alexandre Gonçalves
    Alexandre Gonçalves

    Adquiri um Xperia Z5 Compact numa promoção da worten e este ficou a 450€, era possuidor de Iphone 6 que avariou e apenas dizem q não tem arranjo! Enfim foi a melhor coisa que já aconteceu pois o Z5 tem melhor bateria, melhor camera, performance equiparada ao IOS e o proprio aspecto tamanho e peso para alem de infidáveis aplicativos, resistente a agua e poeiras e ainda memoria expansivel neste caso tenho mais 64GB, resumindo não ando a chorar por memoria como acontecia no iphone 16Gb, tenho mais aplicações gratuitas que na applestore e uma bateria para uso intensivo de internet e telefonemas. Como dizia na publicidade “Estou maravilhado”.

    1. Avatar de Jose A L Pinheiro
      Jose A L Pinheiro

      Concordo

    2. Avatar de ...wtf...
      …wtf…

      “GIVE THIS MEN A CAKE.”

  10. Avatar de Jose
    Jose

    “GIVE THAT MAN A COOKIE

  11. Avatar de L. Kanbaru
    L. Kanbaru

    Também passei de Apple para Sony. Tive o iP4 e o iP5. Mas fartei-me e fui pelo Xperia Z2, excelente submarino lol. A seguir ao Z3 e agora ao Z5. Sinceramente, acho que não há melhor luxo.