Samsung poderá ter vários smartphones com notch no ecrã

43 Comentários

A moda dos smartphones com notch, ou um entalhe no topo do ecrã, apareceu por necessidade. As empresas, como a Apple, entre outras, tiveram necessidade de colocar diversas câmaras e sensores no painel frontal sem que esse espaço ocupasse uma área de fora a afora. Várias empresas seguiram o mesmo design e apareceram as chamadas “monocelhas, entalhes, etc…”. Bom, é verdade que não é bonito, mas é necessário.

A Samsung, que até agora foi resistente a esta nova abordagem, parece que finalmente se vai juntar ao clube e não com um, não com dois, mas 3 modelos de notch.

Imagem Samsung com notch no ecrã


Notch parece ter vencido

Os equipamentos da Samsung são caracterizados por ter um ecrã generoso, mas alto em cima e em baixo, onde o espaço está ocupado por sistemas do próprio equipamento. Agora, a empresa sul-coreana parece estar a mudar de opinião.

Na conferência de programadores que a empresa promoveu, a Samsung confirmou que em breve se irá juntar à tendência do notch. Um slide durante a keynote mostrou vários designs de “notch” que estarão a chegar aos dispositivos da marca em 2019 e em diante.

Hassan Anjum, diretor de marketing de produtos da Samsung, subiu ao palco para destacar os avanços anteriores da Samsung na redução das molduras e na maximização do tamanho do ecrã… ano após ano.

Vamos levar ao limite com a nossa nova linha: os ecrãs Infinity U, V e O. Estes são os novos conceitos que estão a chegar, e eu não posso esperar para vos contar mais sobre eles.

Referiu Anjum.

Assim, deverá aparecer na oferta da Samsung, as seguintes propostas:

  • Infinity U: Basicamente parece idêntico ao design conseguido no Essential Phone. É uma pequena curva que corta o meio do ecrã.
  • Infinity V: Similar ao Infinity U, mas com quatro bordas ao invés de uma meia curva oval.
  • Infinity O: Este é um recorte circular total do ecrã e não tanto um “entalhe” na lateral superior do ecrã.
  • New Infinity: Este parece ser um ecrã completamente limpo.

Pela descrição e pelas palavras apresentadas,  a Samsung, aparentemente, poderá deslocar a posição do notch de acordo com as necessidades de cada dispositivo. Na foto vemos uns ao centro e outro à esquerda, o que permite imaginar haver alguma flexibilidade.

 

Galaxy S9 e Note9 poderão ter sido os últimos de uma linhagem

Pelo que é dado a conhecer, não falando dos smartphones com ecrã que dobra, estes novos smartphones poderão ter uma filosofia diferente e menos conservadora. Assim, quer o Galaxy S9, quer o Note9 poderão ter sido os últimos de uma linhagem que começou há vários anos e que chegará ao fim neste ano de 2018.

Samsung apresentou o seu futuro smartphone com ecrã dobrável

Mas a Samsung não ridicularizou os smartphones da Apple por causa do notch?

Foi uma campanha que visou a Apple, mais concretamente o iPhone X. A empresa sul-coreana lançou um vídeo onde ridicularizava a Apple pelo design do iPhone, como podemos ver a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=FPhetlu3f2g

A velha máxima parece ser “não olhes ao que digo, olha ao que eu faço” e assim, parecem evoluir os conceitos de parte a parte. O notch parece que levou a melhor e veio mesmo para ficar.

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pic
    pic

    gozaram tanto com a apple e vão na mesma colocar os notch? cambada de burros

    1. Avatar de Falcão Azul
      Falcão Azul

      Eu também acho o mesmo. 😐

    2. Avatar de André
      André

      Até vídeos na altura fizeram a gozar, com cortes de cabelo a gozar o iPhone X. O que me ri-o nestas alturas! Caso seja verdade, é ridículo lol

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Eles gozaram com a Apple não com a essencial phone… Acho bastante diferente… LoL

    4. Avatar de JJ
      JJ

      Isto foi tirado de contexto pois estas imagens são do departamento de ecrãs da Samsung ( é um departamento separado dos telemóveis ) e é para as outras empresas saberem que a Samsung pode produzir ecrãs com notch para outras empresas.
      Antes de insultares alguém tens de saber a história toda

  2. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Calma lá. Pelas imagens apresentadas eu não vejo nenhum notch. Vejo uma pequena parte saída na parte de cima do ecrã que será provavelmente o espaço para a câmera sendo que o último display terá a câmera por baixo do ecrã. Não considero isto um notch. Apenas é como se fosse “um sinal” em vez de uma “monocelha

    1. Avatar de BC
      BC

      “Calma lá. Pelas imagens apresentadas eu não vejo nenhum notch. Vejo uma pequena parte saída na parte de cima do ecrã que será provavelmente o espaço para a câmera”
      Resumindo: Notch!

      1. Avatar de Padre Pio
        Padre Pio

        Aceita que doi menos, é notch.
        Todo usuário ANDROID sempre sonhou em ter um NOTCH a la APPLE STYLE.

        1. Avatar de José Carlos da Silva
          José Carlos da Silva

          Por que raio haveria alguém de sonhar (lol?) com a pior solução de sempre? Há muito melhores alternativas no mundo Android e há mais anos, do que a solução péssima que a Apple apresentou e muitos foram a correr replicar.

          1. Avatar de Ruy Acquaviva
            Ruy Acquaviva

            Caro José, eu sempre me faço a mesma pergunta. O chamado “notch” é uma solução péssima, que beira o ridículo, necessária para a Apple quando foi surpreendida pela tendência da “tela infinita”, ou seja bordas ultrafinas na parte superior do aparelho, em um momento em que estava para lançar o desbloqueio por reconhecimento facial, o que esperavam ser a nova moda que lançariam para manter a imagem de inovação da empresa.
            Com um senso de marketing (palavra que eu traduziria para o português como “enganação”) apurado, característico da empresa, apresentaram uma solução capenga, nada prática e esteticamente horrível como uma “tendência”.
            A Samsung tentou se aproveitar do ridículo da situação em seus comerciais mas parece que a irracionalidade dos consumidores é maior do que se imagina e talvez até maior do que se possa imaginar.
            Não sei se é mais ridículo, se é ver empresas produzindo aparelhos com o tal do “notch” desnecessário (já que não tem os sensores de reconhecimento facial, podendo então utilizar a solução da câmera frontal em uma pequena borda inferior, que à luz da razão e da estética é bem mais adequada) para imitar o remendo que a Apple apresentou como a nova “tendência”, ou se é ver usuários dizendo “aceita que dói menos” ou “Todo usuário ANDROID sempre sonhou em ter um NOTCH”. Mas seja qual for a resposta, o fato é que a situação é instrutiva sobre a facilidade de se manipular as pessoas.
            Nesse sentido a Apple está de parabéns. Deu a volta por cima em uma sinuca de bico em que estava metida da melhor forma possível para ela.
            Sou capaz de apostar que em alguns anos o tal do “notch” será reconhecido pelo que é, uma solução feia e nada prática, mas até lá, enquanto for moda, terá seus defensores fiéis.

          2. Avatar de Alex
            Alex

            O notch será motivo de piada (já é, rsrs) assim como foi piada a traseira do Galaxy S5 com estilo band-aid.

  3. Avatar de cantor
    cantor

    não é notch…. não é aquela barra ali plantada no topo , é inovação do conceito (bem menos intrusivo) , algo que outros nao fizeram , apenas copiaram e replicaram

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Só porque mudou o formato, não quer dizer que não seja notch.

      1. Avatar de DrFrankenDerpen
        DrFrankenDerpen

        Ó cantor.. olha para o OnePlus 6T por exemplo

    2. Avatar de Eu Mesmo
      Eu Mesmo

      O essential começou só com uma “gota” e depois a Apple avançou com a “monocelha”

      1. Avatar de Padre Pio
        Padre Pio

        Aquilo é um dentão

      2. Avatar de OneArmedBandit
        OneArmedBandit

        E então meteu água, hein!?

    3. Avatar de Maurício Carrion
      Maurício Carrion

      Inovação?? Cara, não sei o que é pior, esse pingo na tela ou o notch, ou no caso esses dente.

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Dente de coelho

    4. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      Os dois primeiros são entalhes. O terceiro tecnicamente não é um entalhe, mas um buraco na tela, só não sei o que melhora em relação a um entalhe no canto. Talvez a idéia de colocar no canto seja boa, já que melhora a utilidade da área de tela ao lado do entalhe (ou do buraco), já que não estará dividida. Todos são fios e pouco práticos, apesar de menos feios que o entalhe da Apple.

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Essa palavra entalhe é tão engraçada hahaha
        Olhem meu entalhe ;p

  4. Avatar de Diogo
    Diogo

    samsung tirem a camara da frente que não serve para nada!

    1. Avatar de Manuel Oliveira
      Manuel Oliveira

      +1

      1. Avatar de Filipe Ezequiel
        Filipe Ezequiel

        +1

          1. Avatar de André Fontes
            André Fontes

            Feios!

    2. Avatar de Alex
      Alex

      Com um espelho

  5. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    A minha pergunta é simples… porquê notch? Até no iPhone é ridiculo… qualquer dia temos ecrã com 5.5″ em 0.5″ é do notch… ou então qualquer dia temos nos smartphones o que temos nas tv’s… é o rodapé a passar noticias, é a noticia em caps lock, a foto á direita, o símbolo do canal á esquerda e o apresentador mal entra na imagem… não faz sentido…

    1. Avatar de Mateus
      Mateus

      O Notch existe porque não há capacidade tecnológica (subir as lentes e ter elementos móveis é uma solução do passado e para quem não consegue melhor) para o ecrã ocupar 100% da frente e ter ao mesmo tempo a câmara, face id ou similar ou mesmo um auscultador bom.

      Eu no meu S9 e em vários Huawei que vi, as mínimas margens não me incomodam minimamente e já pouco influem no tamanho total. Se diminuir as margens significa perder boa câmara ou som ou soluções mecânicas, não obrigado…

      1. Avatar de falcaobranco
        falcaobranco

        Não tem logica nenhuma essa observação mas enfim…

  6. Avatar de Falcão Azul
    Falcão Azul

    O quê ?? Uma coisa tão feia que é a tal monocelha,e vão implementar isso em futuros smartphones da marca ?? Que tiro no pé,ó Samsung !! 😐

    1. Avatar de OneArmedBandit
      OneArmedBandit

      Eu cá, acho bem, para ser franco!
      A Samxunga apenas e tão só necessita de mostrar ação. Necessita de criar, competir. Não pode ficar parada.
      Mais vale adotar a monocela do que a inercia… ou ficarem sentados na mono-sela: ” eu, cá disto não quero! Nem morto!”
      Só os burros não mudam de ideias, como dizia o meu avô!
      E já agora, eu gosto muito da mono do meu OP! Para que conste.

  7. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Ainda ontem a ver uns vídeos sobre os ecrãs dobráveis era só pessoal a dizer que a Samsung era a marca mais inovadora em não aderir ao Notch e apresentar algo como os ecrãs dobráveis. E no fim é isto que têm para apresentar? A Samsung qualquer dia deixa é de fabricar telemóveis, vai ser ultrapassada por todas as marcas chinocas

    1. Avatar de Mateus
      Mateus

      És castiço. Essa apresentação tem única e exclusivamente haver com estilo e as capacidades da Samsung display em fazerem “orifícios” como quiserem, além do “infinity” onde não existem orifícios. Atualmente a Samsung é a única empresa que tem capacidade tecnológica para fazer o que quiser, fazem desde ecrãs, flash, CPU até baterias.

      Não te enganes: a Samsung se quiser pode lançar modelos sem competidores, só não querem porque perdem margem de lucro.

  8. Avatar de Maurício Carrion
    Maurício Carrion

    O notch está longe de ser bonito, e as fabricantes podem “fugir” dele sim, uma prova disso é a Xiaomi com o Mi Mix 3, muito melhor do que o notch horrivel.

  9. Avatar de Arkan
    Arkan

    NOTCH é uma coisa, e um entalhe é outra. Vcs applepplware gostam muito disso, notch é ridiculo ate o google mesmo disse.

    é um entalhe, notch é aquela coisa ridicula que umas lançaram e viram so as ridiculas copiando.

    1. Avatar de André Fontes
      André Fontes

      Não fosse “notch” a tradução de “entalhe” xD

  10. Avatar de Napoléon Bonaparte
    Napoléon Bonaparte

    Ai-ovelhas!
    Ah! Ah! Ah!
    Se não os podes vender… junta-te a eles!
    Ah! Ah! Ah!

    1. Avatar de Napoléon Bonaparte
      Napoléon Bonaparte

      Vencer…, obviamente!
      Corretor ortográfico macaco! E que escreve coisinhas manhosas…!

  11. Avatar de Ed
    Ed

    Comprar um smartphone com notch é o mesmo que, comprar por exemplo um oppo find x com meia dúzia de pixeis fundidos

  12. Avatar de Ed
    Ed

    Off: porque é que quando comento pela app nunca é publicado? Já era tempo de atualizarem a app

  13. Avatar de Alex
    Alex

    Notch bom é notch morto e queimado, enterrado a 1 km de profundidade e esquecido.