Samsung vai deixar de produzir ecrãs LCD e apostar nos ecrãs OLED

62 Comentários

Todas as empresas têm um momento em que devem fazer escolhas, tomar decisões, muitas deles difíceis de tomar. A Samsung parece estar a passar uma fase de reorganização e decidiu que irá deixar de produzir ecrãs LCD até ao final do ano de 2020.

A empresa sul-coreana irá então focar-se, em exclusivo, na produção dos ecrãs OLED.



Para além das TVs, a Samsung também fabrica peças para equipar produtos de outras marcas, mesmo as que são concorrentes diretas. Por exemplo, a empresa sul-coreana é uma das principais fornecedoras da Apple.

Mas agora, a marca da nova linha Galaxy S20, anunciou que vai deixar de fabricar ecrãs LCD.

 

Samsung dedica-se aos ecrãs OLED e vai acabar com produção dos LCD

Um porta-voz da Samsung Display anunciou que a empresa vai encerrar toda a produção dos ecrãs LCD, na Coreia do Sul e na China, já neste ano de 2020. De acordo com as declarações, a marca vai agora dedicar-se exclusivamente ao fabrico de ecrãs OLED.

A Samsung já tinha fechado mesmo a fábrica devido à pouca procura por estes ecrãs, no entanto compromete-se a enviar, até ao final do ano, todos os equipamentos LCD que já tinham sido encomendados pelos clientes.

Assim, a empresa irá investir o dinheiro, que entretanto irá poupar, na instalação da produção de displays quânticos. Estes displays podem ser ajustados de forma a emitir espectros de luz bastante precisos, quando são atingidos pela luz azul de fundo.

Quanto às fábricas dos dois países asiáticos, que agora vão encerrar, a Samsung parece ainda não ter nenhum destino para lhes dar.

Esta decisão também se prende com o facto de as várias marcas, como a Apple, começarem a descartar o recurso a LCD, focando-se nos ecrãs OLED.


Leia também:

Vendas do Samsung Galaxy S20 estão abaixo do esperado

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Falta fazer isso com os painéis das TVS

  2. Avatar de Ana Pinheiro
    Ana Pinheiro

    Ja nao era sem tempo. Smartphones com ecrãs LCD nem deviam de ser lançados ao mercado , a nao ser que sejam aqueles de 150€, mais que isso é fazer do consumidor um otario.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Prefiro mil vezes um lcd de um smartphone de 500€ do que um led de 150€

      1. Avatar de Pedro Simões
        Pedro Simões

        LCD, LED… estuda lá isso melhor.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Nao digas isso, ainda o ano passado a maça roida lançou um magnifico LCD 720p por mais de 500 euros :)…….wait, estava a esquecer-me dos otários!

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Eu sofro do PWM que os OLED têm para conseguirem apresentar diferentes graus de brilho. Não me considero de todo otário por não usar essa tecnologia.

        P.S.: Ainda tenho um iPhone 7, caso faça alguma diferença.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Eu não quero ser desmancha prazeres, mas os OLED não têm PWM, isso é nos LCD e não é todos. Os lcd sony geralmente não têm ou têm 960hz, que ao olho uma não é perceptivel. Aliás, a cima dos 240hz de PWM já é praticamente inperceptivel.

      2. Avatar de Pedro Simões
        Pedro Simões

        Se conseguires contar as 720 linhas a olho nu, estás de parabéns. Senão o teu comentário é só para meter nojo.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Olha o fanboy da naça cheio de ciumes….lol
          E ainda por cima comprou um lcd 720p por mais de 500 euros!

        2. Avatar de Ramed Ahcor
          Ramed Ahcor

          Quem és, Pedro Simões?…
          A ideia nunca foi “contar” as linhas!
          Claramente trata-se de USUFRUIR da melhor Tecnologia!
          Por isso é que (e dando como exemplo a Samsung) há smartphones de várias séries/modelos, que podem ir dos 300€ aos quase 2000€. Caso de A20 ao S20 ou NOTE 1O+ (por acaso o meu…).
          Tal como nos televisores!
          Sendo claramente a Samsung a marca que tem os melhores, é uma questão de possibilidade económica. Mesmo os mais “baratos” têm uma qualidade excelente. Assim como os monitores para computador, ou tablets.

          (Nota: por acaso troquei há 2 anos o meu monitor de 24″ Full HD por um DELL de 27″ 4K. Mas isso sou eu. E fico por aqui, porque não tenho de expor a minha vida financeira. Trabalhei e descontei durante 42 anos, mais 4 anos de vida militar OBRIGATÓRIA, incluindo 2 anos na Guiné. E consegui um Emprego na maior fábrica do mundo no seu ramo de actividade. Não, não é portuguesa… Não adianta pesquisarem em Portugal…).

          Quem me dera que todos os comentadores deste espaço pudessem ter filhos investigadores em Universidades ou CEO de empresas multinacionais. Tenho essa felicidade. E se alguém se atrever a ofender-me, terá a devida resposta. A seguir, sairei deste Forum. Não vim aqui vangloriar-me ou armar-me em rico, porque não sou. Apenas gosto muito de Tecnologia e Gadgets. E felizmente, posso comprar).

      3. Avatar de Ramed Ahcor
        Ramed Ahcor

        Ó Miguel, a “maça roida” o que é?…

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          É uma maça roida!

  3. Avatar de Jota
    Jota

    Finalmente! Custou, mas mais vale tarde do que nunca! Espero que produzam ecrãs de 49/50 polegadas, visto não existir nenhum, neste momento no mercado!

    1. Avatar de Jota
      Jota

      Ecrãs de 49/50 polegadas… com a respectiva redução de preço em relação aos de 55 polegadas, claro!

  4. Avatar de A.L.C.
    A.L.C.

    … nos smartphones, nas TV’s…?

  5. Avatar de Nuno Dias
    Nuno Dias

    Mas então, o que vai acontecer aos famosos painéis QLED?

    1. Avatar de O pirata
      O pirata

      Alguem não leu a noticia…

    2. Avatar de Ramed Ahcor
      Ramed Ahcor

      Parece que alguém está por fora do assunto/questão que o Pplware lançou!
      Ó Nuno Dias, quem escreveu ou deu a entender que os “famosos painéis QLED” vão acabar?…
      NÃO VÃO!
      Os painéis QLED são muito caros. E continuarão (em 4K e 8K) para quem os puder comprar!
      Eu penso trocar o meu 4K QLED de 55″ por um 8K QLED da Samsung (a partir de 65″).
      Posso vender este por 1.800 euros).

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        POder podes, mas ninguém te compra. Qualquer Oled de 55 é bem melhor que a tua tv e em promos chegam a rondar os 1000 euros.
        Os Qled são para os trouxas.

        1. Avatar de Ramed Ahcor
          Ramed Ahcor

          Olá MIGUEL TROUXA.
          Quando receberes por mês cerca de 8 mil euros, poderás então vir aqui responder aos meus comentários!
          Sabes lá o que é um televisor 4K “OLED” ou “QLED”…
          E podes ficar a sonhar, que eu não irei vender o meu Samsung Série 8 – 4K QLED – 55”. Mais depressa o oferecia a um vizinho ou a um Lar de Idosos!
          Em quantas prestações mensais o pagarias? Talvez três: Tarde, Mal e Nunca!

          “Qualquer Oled de 55 é bem melhor que a tua tv…” . “…em promos chegam a rondar os 1000 euros” . “Os Qled são para os trouxas”.

          Não te respondo à letra, como mereces, pois não estou habituado a lidar com imbecis, analfabetos e morcões!
          Nem sequer sabes que os símbolos se escrevem sempre em maiúsculas, pois são iniciais de algo. Mas não te vou explicar aqui o significado de OLED e QLED.
          Com que então qualquer “Oled” é bem melhor que a minha TV…
          Pois… Estão verdes, não prestam…

          E finalmente, vai chamar touxa aos teus parentes!
          Não te admito ofensas, parvalhão

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Comes tremoços e arrotas caviar…..kkkkkk

  6. Avatar de Bruno
    Bruno

    Que eu tenha conhecimento, a Samsung anunciou que iria deixar de produzir ecrãs LCD em detrimento da produção dos seus ecrãs QLED… A Samsung nem tem ecrãs OLED no seu repertório, sendo a tecnologia QLED da sua exclusividade.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      QLED nao existe, é apenas um LED com um nome parecido com OLED 🙂
      Não falta LEDs melhores que QLEDs….

    2. Avatar de Ramed Ahcor
      Ramed Ahcor

      Correcto, Bruno.
      Talvez sejam mais caros, mas vale a pena!

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Es mesmo ignorante…..nao percebes nada de tvs.
        Qled é um banal led lcd…lol, trouxa.

  7. Avatar de Bruno
    Bruno

    Mas se apostar na tecnologia OLED é gratificante. Com as duas tecnologias presentes irá tornar-se líder em ambos os segmentos

  8. Avatar de Dalex
    Dalex

    E os micro-LED?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Lá para 2030….

  9. Avatar de Ricardo Pereira
    Ricardo Pereira

    Bem se seguirem a linha da Lg estão bem lixados e pessoal a queixarem se do burn-in que nem é bom ,vamos ver se pelo menos a Samsung resolve esse problema se assim for ganham um cliente

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Sim, o burn-in é um problema real, ao contrário do que muitos querem fazer passar. Espero que consigam resolver esta questão, ou mitigá-la ao máximo.

    2. Avatar de ze
      ze

      Andas desactualizado, o burn-in está resolvido faz anos.

      1. Avatar de Ricardo Pereira
        Ricardo Pereira

        Sr.Ze não sei para quem era essa resposta mas lhe garanto k ainda existe burn-in caso contrário comprove o está dizer .

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Falso, existe sim mas em menor quantidade. Aliás a tecnologia OLED vai sempre sofrer de burn in…é normal na tecnologia organica.
        O que não existe é o numero que casos e frequencia do problema que alguns querem fazer querer, depende muita da utilização.

    3. Avatar de A. L C.
      A. L C.

      Tenho LG 55pol OLED há 2 anos.
      Convido-te para vires aqui a casa ver esse tal de burn-in.

      1. Avatar de IDroid
        IDroid

        Quem tem tv costuma mantê-la durante uma média de 8 anos. Dois anos ainda é pouco, espera mais algum tempo.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          TV nao possuem qualquer tipo de imagem (zonas) estaticas.
          Burn-in poderá ser um problema para smartphones e pc, mas é um não problema para TV.

      2. Avatar de Ricardo Pereira
        Ricardo Pereira

        Nobre Luso …Samsung vai deixar de produzir ecrãs LCD e apostar nos ecrãs OLED as Qled mantém-se acho eu

        1. Avatar de O pirata
          O pirata

          Na noticia está a dizer que a aposta vai ser na QLED

  10. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Posso estar enganado pessoal mas esta noticia tem a ver com as televisões… pode no futuro ir parar aos telemoveis, mas já vi noutros meios e falavam nas tv’s…

  11. Avatar de Nobre Luso
    Nobre Luso

    Uma CORRECÇÃO:
    – A tecnologia de imagem dos televisores SAMSUNG chama-se QLED (pontos quânticos) e não “OLED”. Isso pertence à LG e marcas como Sony e outras.
    QLED é exclusivo da Samsung. Estão actualmente a usá-lo nos topos de gama. Sim, são 4K.

    1. Avatar de A. L C.
      A. L C.

      Chama-lhe o que quiseres, são LCD’s…

      1. Avatar de Ramed Ahcor
        Ramed Ahcor

        Adivisão da Samsung encarregue da produção de ecrãs, a Samsung Display, anunciou que até ao final de 2020 deixará de produzir ecrãs LCD.

        Como recorda o The Verge, a Samsung Display tem quatro produções ativas de ecrãs LCD – duas na Coreia do Sul e outras duas na China – mas, como confirma a empresa, a ideia é apostar em televisões ‘quantom dot’ por via de ecrãs OLED.

        De notar que a Samsung não é a única a abandonar a produção de ecrãs LCD, dado que a LG Display também o fará até final de 2020″
        …………………………………………………………………………………………………………………
        Pois é, A.L.C. Em momento algum eu escrevi que não são LCD. Apenas esclareci o que é OLED e QLED. O meu televisor Samsung Série 8 – 4K QLED de 55″ é QLED e pronto! Mas de certeza que não é LED… Até o meu Galaxy NOTE 10+ não é LED. É “Super Amoled”. é tão bom saber-se do que se fala ou escreve!

    2. Avatar de Ricardo Pereira
      Ricardo Pereira

      Nobre Luso …Samsung vai deixar de produzir ecrãs LCD e apostar nos ecrãs OLED as Qled mantém-se acho eu

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        QLED são LCD com nome bonito.

    3. Avatar de O pirata
      O pirata

      A Samsung não tem OLED?
      Alguem deveria de estudar o assunto antes de vir comentar…
      QLED e OLED é o nada a ver uma com a outra.
      QLED(Samsung) e o NanoCell(LG) é quase a mesma coisa, mas o OLED é igual em todos.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        QLED e Nanocell são LCDs normais com um nome bonito para parecer bem.
        OLED é uma tecnologia totalmente diferente, sendo que todas as tvs oled independentemente da marca têm painel LG.

      2. Avatar de Ramed Ahcor
        Ramed Ahcor

        Muito bem, “pirata”.
        Vieste aqui dar prova de vida, mas deves estar moribundo nesta área…
        Quem deveria estudar o assunto era detidamente TU!
        Muito antes de vir aqui comentar!
        Porque o PPlware destina-se a quem gosta, aprecia e percebe de Tecnologia!
        Quem escreveu que OLED e QLED não são a mesma coisa?…
        Onde leste isso?…
        Embora sejam similares (parecidos), basta a letra inicial (O ou Q) para se perceber que há diferenças! Pesquisa no Google!
        O OLED é igual em todos, MENOS na Samsung!
        E o sistema dos topos de gama da LG (Sony, Panasonic, etc) tem alguns problemas, que já referi. Antes de investir 3 mil euros, pesquisei muito, informei-me nas lojas (Fnac, Worten, RP, Media Markt). E tirei todas as dúvidas! Optei pela Samsung por causa do QLED ser mais fiável).
        Ora, sendo OLED, não é “Nano Cell”.
        Deixa-te de vaguear por definições e termos a que és completamente alheio!

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Se soubesses a quantidade de disparates que dizes, metias a cabeça na areia.
          1- Na worten, Fnac, mediamarkt neinguem percebe de tvs, eles tentam vender quem lhes paga mais que na maioria das vezes é a samsung.
          2- Todas as tvs OLED utilizam paineis LG
          3- Qled, nanocell, Uled (hisense) são todos LCD Led, apenas colocaram nomes ponposos para enganar trouxas.

          Mais uma vez QLED, NANOCELL, ULED….É TUDO LCD COM BACKLIGHT POR LEDS…..podem diferênciar por painel IPS, VA e retroiluminação FALD ou EDGE e ainda podem variar nas Dimming zones.

          OLED é uma tecnolgia totalmente diferente, self emisive (não usa backlight), com pretos perfeitos, sem bleed, blur…e ainda com o melhor angulo de visao existente.
          Só trouxas pagam mais de 800 euros por uma led de 55!

          1. Avatar de Ramed Ahcor
            Ramed Ahcor

            VAI CHAMAR TROUXA AO TEU PAI, PARVALHÃO!
            Nem dinheiro tens para um televisor de 99 euros, quanto mais conhecimentos para falar de televisores de milhares de euros!
            DESAPARECE! NÃO METAS NOJO, POBRETANA!
            ………………………………
            – “diferênciar” com acento circunflexo na letra “e”?… NÃOTEM ACENTO!
            – “ponposos”?… NÃO! Escreve-se poMposos, com letra M e não N.
            – “visao”? NÃO! Tem til na letra “ã”.
            – Nomes de lojas começam sempre com letra Maiúscula!
            – Já repeti mil vezes que OLED é o nome doa painéis LG.
            – Idem que QLED é o nome dos fascinantes painéis SAMSUNG.
            – É mentira que a Samsung pague “mais” às Lojas que referes!
            Por isso, és aldrabão!
            – E SIM, ÉS UM TROUXA = PARVO!

  12. Avatar de jorge
    jorge

    Que fabriquem o que quiserem, enquanto o meu iphone 5s funcionar nao compro outro telefone.

  13. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Acho bem.Só que há um gravíssimo problema.Quem é que tem dinheiro para comprar televisores OLED ?? Super caros neste momento ?? Vai ser lindo,se vai. 😐

    1. Avatar de O pirata
      O pirata

      500 ou 600€ é caro?
      Se sim há N outras marcas no mercado

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Onde diz lá que quero uma tv oled a esse preço!
        E sim, 500 ou 600 euros são caros para uma tv.

        1. Avatar de Ramed Ahcor
          Ramed Ahcor

          Não faltam televisores “LCD” 4K e/ou Ultra HD no mercado a rondar os 500 euros. Já havia quando há cerca de 2 anos comprei o meu Samsung QLED 4K Série 8 de 55″. Só comprei esse modelo porque então quis ter em casa o melhor que existia, porque havia duas ou três séries abaixo, maia baratas, mesmo sendo QLED.
          Ou seja, um bom televisor 4K de qualquer marca não tem de ser “OLED” (LG e outras marcas) ou QLED (exclusivo Samssung). Mas ambas as marcas criaram tecnologia superior para os seus topos de gama. O bom do QLED é que nunca queima o ecrã, ao contrário do OLED que, com o tempo, deixa marcas visíveis no écrã. Perguntem numa boa loja.
          Mas enfim, cada qual compra o que puder e quiser. Eu não me importei de gastar 3 mil euros para ter o melhor.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Vê lá se percebes uma coisa, o preço era a referir-se a OLED, tecnologia totalmente diferente da lcd, que oferece uma qualidade de imagem melhor e sem blur.
            Qled, nanocel, Uled, etc…é tudo igual, são apenas LCDs normais (iPS, VA, edge led ou FALD) com nomes bonitos para enganar trouxas.
            Quanto ao burn in atual, vai ler e ver em quem percebe, tipo Rtings, HDtvtest, ou o proprio vincent teoh.
            Para que fique claro, és um leigo no assunto e devias de te manter afastado de quem percebe alguma coisa e quer esclarecer as pessoas.

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Outra coisa, o pior OLED do mercado, em imagem é bem melhor que o melhor QLed, nanocell, uled, etc…(tudo led lcd) que existe.

  14. Avatar de Ricardo Pereira
    Ricardo Pereira

    Na minha primeira abordagem ao tema fiquei com impressão k fossem fazer TVs OLED porque na imagem aparece duas TVs mas lendo bem fico agora com ideia k se referem aos ecrãs dos telemóveis será assim .

  15. Avatar de Hugo Marafona
    Hugo Marafona

    Toda a gente quer OLED nos telefones mas quando chega a altura de os trocar porque partiram fogem a 7 pés!

    Um telefone de 200€, preço do oled para reparar: 120/140€
    É bonito isto não é? xD

    Lembrem-se que a tecnologia oled contam-se pelas maos os fabricantes pois as maquinas e artilharia são carissimas!
    fabricantes de LCDs são ao pontapé, pois é mais barato produzir!
    E ser OLED não significa qualidade.
    Lembram-se dos J da samsung? com um oled sofrivel? xD

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      A menos que vejam muitos filmas ás escuras no telemovel, ser OLED ou LCD pouco importa.

  16. Avatar de andre
    andre

    A minha Panasonic ST60 manda cumprimentos

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Excelente tv, estima bem que isso é uma verdadeira tv, só superada pelas OLed em qualidade de imagem.

  17. Avatar de João Cunha
    João Cunha

    A minha C9 55″ manda cumprimentos à suposta melhor do mercado Qled 55″ de 3 mil € do artista acima.
    Tanto pesquisou que só se enterrou xD