Samsung Galaxy S9+, um modelo difícil de reparar

51 Comentários

O Samsung Galaxy S9+ acabou de chegar e não há dúvidas que será um smartphone de sucesso. Apesar de toda a concorrência de peso, a Samsung continua a ser uma das melhores a construir smartphones e a integrar-lhe a melhor tecnologia. O seu desempenho está a surpreender-nos e em breve vamos explicar-vos o porquê.

Em termos de construção, uma vez mais, a iFixit fez questão de remover peça por peça de forma a avaliar todos os componentes e a complexidade de reparação… neste último campo a nota não é muito positiva.

Samsung Galaxy S9


Abrir um smartphone, tirar-lhe peça por peça é tarefa só para alguns. É um trabalho minucioso e que requer alguma técnica e material adequado. Passo-a-passo, tal como já é habitual por parte da iFixit, o Samsung Galaxy S9+ foi desmontado e concluiu-se que existem elementos essenciais, como o ecrã, cuja substituição é muito complexa colocando mesmo em causa outros componentes.

 

Muitos componentes modulares e um ecrã difícil de trocar

Uma das grandes vantagens de todo este processo de desmontagem de um smartphone está relacionada com o conhecimento de todos os componentes que os constituem e a complexidade com que se acede a cada um deles.

No S9+ temos, por exemplo, logo um desafio: retirar o sensor de impressões digitais. A cola utilizada é demasiado forte e no processo quase ia sendo danificado.

O acesso à bateria também não é nada simples. Depois de retirar a tampa traseira, ainda é necessário retirar 16 parafusos para remover a estrutura que integra o sistema de carregamento sem fios e mais alguns componentes. Na avaliação do site destaca-se o resumo:

A substituição da bateria é tecnicamente possível, mas aceder-lhe é um desafio desnecessário.

O facto de existirem vários componentes modelares, que se podem substituir de forma independente é uma das grandes vantagens deste S9+, no entanto o site dá-lhe uma nota de 4 em 10… como se justifica tal nota?

A resposta está no ecrã.

Todos nós sabemos que o ecrã é aquilo que mais se estraga num smartphone, as quedas são inevitáveis e os ecrãs partidos são uma constante nas lojas de reparação. Se assim é, o ecrã não devia ser facilmente retirado? A resposta para o mais comum dos utilizadores parece óbvia, mas este não tem sido o caminho das marcas, e facilmente nos apercebemos que retirar um ecrã a um topo de gama é uma tarefa cada vez mais complexa, seja na Samsung ou em qualquer outra marca.

No caso específico do S9, depois de se tirar a tampa traseira e todos os outros componentes internos, ainda é necessário enfrentar uma cola que fixa o painel do ecrã bastante forte, sendo necessário recorrer à pistola de ar quente.

Samsung Galaxy S9+


Leia ainda:

Samsung Galaxy S9+: As primeiras impressões do Pplware

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Helder
    Helder

    O interior dele é uma salga,nada de plásticos e fios desorganizados…

    Compare-se com o smartphone rei:

    https://4.bp.blogspot.com/-TlH1MZ0bL9A/WgRy1Nv-isI/AAAAAAAEqVU/HWL6f5gVrgk5neYu3t4vYWWWhVuSdPBJQCLcBGAs/s1600/ix2.jpg

    Tudo organizado, tudo alinhado, o único telemóvel do mercado com placa dupla, conectares todos organizados no topo direita, bateria de duas células para aproveitar melhor o espaço.

    Tão bonito por dentro como por fora.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Helder, eu acredito que compra Apple e depois não te sobre dinheiro e tenhas que reparar tu o teu iPhone, daí fazer confusão os fios… ; no caso dos S8, S9 etc o técnico é que tem que desempenhar o trabalho, quem tem S9 manda ao centro de reparações, se bem que a frequência de ecrãs partidos é bem menor que nos iPhone …

      1. Avatar de Dinis
        Dinis

        Belmiro não digas barbaridades!

        Essa de quem compra Apple não tem dinheiro para depois reparar está super boa ahaha percebes para cacete do assunto

        A diferença entre um X e um s9 plus não passa os 200€ logo o que dizes tem lógica 0.

      2. Avatar de Helder
        Helder

        Achas que eu reparo o meu telemóvel? Tenho Apple Care Plus meu caro!

        Simplesmente quero o melhor tanto por fora, como por dentro.

        O S9 tem sido um flop!

        http://english.yonhapnews.co.kr/news/2018/03/01/0200000000AEN20180301004900320.html

        Além disso, nos benchmarks, perde para o iPhone X em CPU, GPU, bateria e… ecrã!

        1. Avatar de Vasco Lopes
          Vasco Lopes

          No desempenho, vê-se banchmarks que são inferiores sem dúvida, mas como se podem comparar SO’s diferentes. Mas pronto, ainda dou de barato, agora o ecrã do Iphone ser melhor que da série Galaxy S é que é anedota. Só falta dizer que a câmara também é melhor…. Haja paciência

          1. Avatar de Dinis
            Dinis

            ah e tal são SO diferentes não tem lógica comparar por benckmarks.
            Mas comparar qualidade de câmera fotográficas com ecrãs diferentes já tem lógica…

          2. Avatar de Dinis
            Dinis

            Vasco referes linha S vs iPhone sem especificar modelos, assim é fácil falar

          3. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Dinis essa afirmação é que não tem lógica, os testes de fotografia não levam em conta os ecrãs mas sim a fotografia em si.
            Se assim fosse a maioria smartphone tinha melhor qualidade que uma dsrl porque muitas o ecrãs é de qualidade inferior.

          4. Avatar de Dinis
            Dinis

            tem lógica sim…o pessoal está habituado a comparar câmeras lado a lado e as cores sendo mais saturadas na samsung da sempre uma impressão de melhor câmera em relação aos iPhones fruto do display melhor na linha S.
            Passando as fotografias para um computador com um no
            monitor ou uma TV e fazendo zoom das mesmas afinal a realidade é outra…

          5. Avatar de Dinis
            Dinis

            tem lógica sim…o pessoal está habituado a comparar câmeras lado a lado e as cores sendo mais saturadas na samsung da sempre uma impressão de melhor câmera em relação aos iPhones fruto do display melhor na linha S.
            Passando as fotografias para um computador com um no
            monitor ou uma TV e fazendo zoom das mesmas afinal a realidade é outra…

          6. Avatar de Helder
            Helder

            “mas como se podem comparar SO’s diferentes”

            Simples, o Samsung, faça o que fizer, não vem com iOS.

            E os benchmarks são multiplataforma, são exactamente a mesma coisa num SO como no outro.

            “Mas pronto, ainda dou de barato, agora o ecrã do Iphone ser melhor que da série Galaxy S é que é anedota”

            Uma anedota, porque te apetece dizer, segundo o site phonearena.com (que é bastante pró-Android nos seus artigos)

            https://i.imgur.com/1wWfomY.jpg

            “Só falta dizer que a câmara também é melhor”

            Também é.

            Por exemplo, o iPhone 8/X grava a 4K a 60fps em HEVC por tempo ilimitado, e o Samsung só grava até 5 minutos senão aquece…

            Por exemplo, o iPhone tem modo Portrait Mode que funciona mesmo, e o Studio Lightning, e o Samsung não.

            Etc. etc. etc.

            E a segurança? iPhone!

            E os updates? iPhone!

            E a assistência? iPhone!

            E o valor de mercado? iPhone!

            Isto só para dar alguns exemplos em que nem há discussão de qual é o melhor…

          7. Avatar de Pedro Cascão
            Pedro Cascão

            Continua Helder, a mandar bitaites sem apresentar argumentos. A câmera do S9+ é melhor e é provado pela Dxomark que dá 99 ao S9+ e 97 ao iPhone X. Até o Google Pixel 2 tem melhor câmera

        2. Avatar de YO
          YO

          Vai tomar os medicamentos!!!
          Tu tens problemas sérios!!!!

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            E desta vez tem um amiguinho.

        3. Avatar de carlos p
          carlos p

          Helder aqui estamos a falar em reparações não em vendas. mania quando não tem paleio buscar coisas sem estar no artigo

        4. Avatar de mlopes
          mlopes

          ó helder, até eu que gosto e uso produtos da apple já estou cansado dos teus comentários…arrrrreee

        5. Avatar de Miguel
          Miguel

          Melhor piada do dia “Simplesmente quero o melhor tanto por fora, como por dentro”.

          Até parece que estou-te a ver a comprar um carro, pedes para desmontar o motor?

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Vi vários plásticos e contei pelo menos 7 fios, fanatismo é tanto que nem deixa ver as coisa como realmente são.
      O pessoal e a sua Religião é uma praga…

      1. Avatar de Dinis
        Dinis

        E você uma vez que viu esses respectivos fios estar a querer defender um nível de reparação e construção idêntico no interior de um X e toda a linha iPhone e nesse s9 e mesmos os outros da linha S só por aí mostra que lhe podemos dar créditos…

        1. Avatar de Helder
          Helder

          Sem dúvida!

          E o iFixit é um site profundamente anti-Apple, por exemplo, nos reparos do iPhone X, eles disseram:

          “Liberal use of screws is preferable to glue—but you’ll have to bring your Apple-specific drivers (Pentalobe and tri-point) in addition to a standard Phillips.”

          O que é mentira! Pentalobo são parafusos mais específicos, mas são utilizados pela indústria, e não só pela Apple…

          “Waterproofing measures complicate some repairs, but make difficult water damage repairs less likely.”

          Dizem isto no iPhone X, o S9, que também é igual, à prova de água, já não dizem nada!

          “Fussy cables tie unrelated components together into complex assemblies—expensive and troublesome to replace.”

          Sim, porque este exemplo, ainda não é mais complexo! Se uma pessoa não sabe por onde passam os cabos, que é que está lá a fazer!?

          “Glass on front and back doubles the likelihood of drop damage—and if the back glass breaks, you’ll be removing every component and replacing the entire chassis.”

          No Samsung, também é vidro atrás e à frente… mas não dizem nada!

          Tristes!

          1. Avatar de Fernandes
            Fernandes

            Acho que o Hélder tem razão…. Apple sempre será Apple…. Eu porque não estou abituado ao sistema IOS. Mas que é bom é

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Ninguém diz o contrário Fernandes.
            Se não fosse bom não vendia ao preço que vende.
            Só critico o Helder por ser completamente tapado no que diz respeito à concorrência, que por si só, se não fosse boa, também não se chamava concorrência.
            Resumindo, o Helder não tem razão nenhuma. Ele não argumenta…ele afirma e critica destrutiva e cegamente. Isso não é discutir…é ser ignorante. Ponto.

          3. Avatar de Dinis
            Dinis

            Hugo se leres os comentários todos o que dizes fica logo por terra…o homem só referiu a salgalhada que é o interior dos galaxy e da grande maioria que é o tema do post, e quanto a isso não há dúvidas é demais evidente a olho nu…e posso te dizer que no sentido tecnico também é evidente.
            As pessoas com fazem estas reparações sabem bem o quanto é complexo a substituição de displays e outros componentes nestes smartphones em relacao a iPhones…
            O resto são comentários em respostas a Marias…

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            São opiniões Dinis.
            Não há NADA que possas dizer para o defender.
            O Helder já é bem conhecido por aqui e NUNCA o vi discutir um assunto como uma pessoa civilizada.

          5. Avatar de Nuno
            Nuno

            Ou seja, tudo que fizer uma crítica negativa à Apple é um site anti-apple. Parece-me mas é uma doença de tua parte.

          6. Avatar de Ruaben
            Ruaben

            “Waterproofing measures complicate some repairs, but make difficult water damage repairs less likely.”

            Como é que fazes disto um comentário negativo? Ele diz que é complicado mas o justifica com uma boa a compreensível razão. É um mau necessário como se costuma dizer.

    3. Avatar de Cortano
      Cortano

      Não te enganaste no tópico?

    4. Avatar de Joao
      Joao

      E uma vez mais es o primeiro a comentar artigos sobre o mundo Android.
      Não tens mais nada interessante para fazer na vida? =)

      1. Avatar de Dinis
        Dinis

        João a gente compreende que seja difícil de digerir a realidade 🙂

        1. Avatar de Joao
          Joao

          digerir a realidad? Que realidade? Que me dá absolutamente igual qual é o fabricante melhor em X, Y ou Z? Qual é o mais facil ou mais dificil de arranjar? Quem faz mais dinheiro ou quem vende mais dispositivos?
          Como sou uma pessoa mentalmente sã, tudo isto é-me completamente indiferente. Eu compro o que mais se adapta às minhas necessidades e ponto. Não sou acionista de nenhuma empresa… O que me diverte é ver gajos como tu a debater cegamente estes temas de forma clubistica. Parecem os putos na escola a dizer “toma, toma, toma…a minha é maior que a tua”
          Reflecte no assunto 🙂

          1. Avatar de Dinis
            Dinis

            torna se difícil responder ao seu comentário pela falta de coerência.
            É lhe tudo indiferente no entanto está preocupado se as pessoas têm ou não coisas interessantes para fazer
            Não se preocupa com o que compra mas preocupa-se com o que os outros fazem, like

          2. Avatar de Dinis
            Dinis

            É se calhar devia saber que quantas mais vezes recebe reparações ou intervenções técnicas a possível duração da vida útil do equipamento vai regredindo consideravelmente, ora se for minimamente inteligente talvez chegue lá

          3. Avatar de Joao
            Joao

            ahahahah, Eu não estou preocupado com absolutamente nada, apenas isto diverte-me nos meus tempos mortos.
            Se leres bem o que escrevi “Eu compro o que mais se adapta às minhas necessidades e ponto” e se tiveres um minimo de vontade (e inteligencia) poderás interpretar que sim me preocupo com o que compro. Se não compraria qualquer um ou simplesmente o mais barato.
            P.S – Tenho um iPhone 6s

    5. Avatar de Nuno
      Nuno

      Abram alas para o Hélder, aquele que não sabe distinguir um transístor de um díodo mas que dá tareia aos engenheiros da Samsung. Por favor procura o psiquiatra mais próximo da tua área.

  2. Avatar de D!s0rd3r
    D!s0rd3r

    Isto quer dizer que quando se partir um ecrã o melhor é preparar um bom cheque para a reparação 😀 tipo pagar pela substituição do ecrã metade do preço do Telemóvel :S

  3. Avatar de Hefesto,o Grande
    Hefesto,o Grande

    Difícil de reparar e bem caro !! Fogo,970 euros que ele custa.Uma pessoa até fica tola ao ver o quanto custa um smartphone hoje em dia,Deus me livre.Não,não é para mim.Isto é areia a mais para a minha camioneta.Sou incapaz de compreender como o preço dos smartphones se inflaccionou tanto.Haja é dinheiro,como diz o povo. 🙂

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Tens que pensar de outra maneira: os terminais estão a substituir as câmaras abaixo de 300€ (excetuando as de grande zoom) e em alguns casos até mais caras, os sensores são minúsculos mas ainda assim de alta qualidade que competem com sensores muito maiores. Daí que prescindido dessas câmaras usas o dinheiro em 1 aparelho que pode fazer edição avançada, enviar, etc. O ecrã é funções também são incomparáveis e navegador muitas vezes mais fluido que num PC de média e baixa gama.

      Exemplo: eu vejo no meu S8 filmes 4K e outros HEVC 10-bit fluidos num ecrã OLED.

      Acho que a questão mesmo é se necessitas de um S9 de quase mil euros ou de um já fantástico S8 de por uns 350-400€ menos…

      1. Avatar de pedro
        pedro

        isso é uma falácia Belimiro …. cada macaco no seu galho!!!! Numa boa SLR podes fazer fotos nocturnas sem flash com isos de 3000 ou mais, etc , podes mudar de lentes, grande angulas, grande zoom, olho de peixe, etc!!! Os tlm topo de gama não substituem uma boa SLR. Quanto aos portáteis e PC, já me estou a ver a fazer a contabilidade ou a facturação da empresa num iPhone ou num S9!!!! Para mim que tenho monitores de 27″ e estou a pensar em comprar um de 32″, onde é que um tlm s epode comparar com isso!!! Esse estilo de argumentação é o que a Samsung e a Apple usam para dizer que os seus equipamentos são muito potentes e por isso se justificam os 1000 ou mais euros …. mas só cai nessa quem quer!!!! é publicidade enganosa …

        1. Avatar de Leites
          Leites

          Para ti dizes bem, “mas cada macaco no seu galho”!!! para a maioria das pessoas o telemóvel veio substituir muitos equipamentos como câmara, computador, bloco de notas, maquina de calcular, telefone, e muitas outras coisas. claro que nada a nível profissional mas nem toda a gente trabalha a nível profissional com camara ou pc… Se quiseres comprar um smartphone de 300€ + 1 câmara de 300€ + um pc ou portátil de 300€ vai dar ao mesmo, tens e que gastar mais 30€ numa mala para levar tudo…

      2. Avatar de AiOGajo
        AiOGajo

        Ver filmes 4K num ecra de telemóvel não significa nada…
        O que importa é os PPI (pixel per inch) do display isto porque 8K, 4k ou 1080p são dimensões da tela do vídeo e num ecra tão pequeno vai dar ao litro.

  4. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    A exemplo das vendas da apple no ano passado. Comprar uma maquina S8 ou S7 com um ou dois anos a quase metade do preço chega para quase todos os utilizadores. Pessoalmente comprei um X e vendi o meu 6 plus por 200 em Dezembro o que não é mau para uma máquina com 3 anos.

  5. Avatar de Dan
    Dan

    Quando forem a reparar cuidado com os técnicos da cola

  6. Avatar de Cortano
    Cortano

    Parabéns à autora que apenas se limitou a falar do equipamento em análise sem referir outras marcas.

  7. Avatar de Fernandes
    Fernandes

    Eu só olhando a discussão…..
    Eu tenho um Mi MIX 2 e estou contente com ele…. Mas claro em custo benefício é o melhor

  8. Avatar de Joaquim Fernandes
    Joaquim Fernandes

    Que deus me perdoe!!
    Mas aparece aqui gente em estado avançado de loucura…

  9. Avatar de Jorge
    Jorge

    melhor telefone a respeito de robustez e o inigualável CAT B15 ou B25 as outras marcas não valem um chavo a respeito de memória e aplicações e coisas patéticas e sem utilidades só mesmo para dizerem que tem, que faz.. etc.. pois será a Samsung ou a iPhone não tenho mais curiosidade em trocar meus modelos da CAT por qualquer outra marca!! desde 2012 CAT B15 telefone de trabalho 100% puro e duro e outro que utilizo para fotos com precisão (câmara térmica) aí uso CAT S60 comprado em 2017 e nem quero mais nenhum modelo nem outras marcas!!!

  10. Avatar de mike
    mike

    A Dificuldade e a mesma do S6 S7 S8 nem tirar nem por!

  11. Avatar de Jorge Simao
    Jorge Simao

    Resumindo…é só haters…lol..que só veem apple.

  12. Avatar de Paulo Lobão
    Paulo Lobão

    Desculpem a minha ignorância nesta coisa das “reparações ” mas parece-me que isto não seja algo diy! Se comprar um S9 ou um X ou outro qq, não pode ser reparado por técnicos especializados da marca? Partindo do princípio que sim, não vejo a pertinência da maior parte dos comentários (ok, podem servir para aliviar alguma tensão acumulada o que até pode ser positivo).
    Fiquem bem e tentem não estragar “as cenas”.

    O comentário é da inteira responsabilidade de quem o escreveu e provavelmente não é nada pertinente, mas “oh pra mim” a sentir-me mesmo bem .

  13. Avatar de Zinco
    Zinco

    O brinquedo é para custar quanto ? O meu limite são 100€ se o brinquedo custa mais do que isso, então não é brinquedo aqui para o je.