Samsung deverá abdicar de carregador dentro da caixa de futuros smartphones

59 Comentários

O lixo tecnológico é um dos grandes problemas do planeta em termos de sustentabilidade ambiental e existem limites a cumprir. As fabricantes de equipamentos tecnológicos parecem focadas em minimizar a pegada ambiental e depois de notícias que envolvem a Apple, também a Samsung deverá abdicar de incluir carregador dentro das suas caixas de smartphones.

Será que realmente todos os utilizadores precisam de novos carregadores?

Samsung deverá abdicar de carregador dentro da caixa de futuros smartphones


Fará sentido ter mais um carregador?

Atualmente, uma boa parte das famílias tem por casa 2 ou 3 carregadores de smartphones. Existem deles com mais ou menos potência, adaptados ou não ao carregamento rápido. Mas as opções andam certamente perdidas pelas gavetas de casa.

No entanto, a norma aplicada pelos fabricantes de smartphones é incluir nas caixas de venda, pelo menos, o smartphone, um cabo USB e o respetivo adaptador de corrente. Existem depois as que ainda incluem auscultadores, capas de proteção e até películas para o ecrã.

A verdade é que nem todas as pessoas têm necessidade de ter mais acessórios em casa e estes nada mais são do que “lixo”. Aquela boa e velha tralha que enche gavetas e que de que nada serve, até um dia ir parar ao lixo.

A ação da Samsung

São pequenos gestos que vão, aos poucos, mudando hábitos e minimizado os impactos nefastos no meio ambiente. A Samsung, por exemplo, em 2019, anunciou que ia abdicar do plástico nas suas embalagens. Foi então com o Samsung Galaxy S10 que vimos realmente uma mudança dentro da caixa.

Agora pode ser dado um passo mais além. Ainda sem passar de um rumor, fontes sul-coreanas dão conta que as futuras embalagens de smartphones Samsung podem vir sem carregador. Além de uma enorme redução de custos, a Samsung estaria também a minimizar o seu impacto ambiental.

O fim dos carregadores

Aponta-se o início do próximo ano, provavelmente já o lançamento da nova linha Samsung Galaxy S, que tal venha a acontecer. Dentro do universo Samsung, há uma maior unificação dos padrões de carregamento, portanto, quem fizer alteração entre modelos dentro da mesma gama, provavelmente não vai ser afetado por esta exclusão.

Contudo, não é qualquer carregador que carrega um smartphone Samsung. É curioso que ao longo dos anos de testes a smartphones, com várias marcas testadas, a Samsung é única que exigem o carregador próprio para começar a carregar os seus smartphones quando as baterias estão totalmente descarregadas.

A Samsung não é a única que parece estar a pensar abdicar de carregadores dentro das suas caixas. Na semana passada começaram a surgir notícias de que a Apple poderia lançar já os seus iPhone 12 sem carregador e sem auscultadores dentro da caixa.

Caixa do iPhone 12 não incluirá carregador nem auscultadores?

É evidente que estes acessórios estão sempre disponíveis para venda, podendo ser comprados separadamente. Além disso, as marcas poderão criar caixas com o pack completo de acessórios, aumentando assim o preço final.

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LA
    LA

    A preocupação das marcas nunca será com o ambiente, mas sim com a redução de custos. Espero que reduzam o preço dos equipamentos, quando adotarem esta medida.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Claro que não. Fazem exatamente o mesmo preço, e ainda pedem 30€ pelo carregador mais 20€ pelo cabo USB.

      1. Avatar de MACnista
        MACnista

        … Ora bem, nem mais…, pegada ambiental o tanas!!!

      2. Avatar de Realista
        Realista

        E ao ritmo que alteram os carregadores já que a norma era 2.5w, 5W, 10W, 15W e passou para 20W agora a Xiaomi vai nos 100W…

        Estas politicas são iguais à remoção do Headphone Jack assim como dos Slots de Memória, isto é, é mesmo para fazerem mais dinheiro.

        1. Avatar de Blackbit
          Blackbit

          +1
          E com a proliferação de normas de carregamento de rápido lá voltamos a ter carregadores diferentes para cada telemóvel ou marca 🙁 disvirtuando o objectivo inicial de vs baixar o lixo electrónico…

        2. Avatar de MACnista
          MACnista

          … e caso para perguntar, e ecrã traz???? Vejam lá!!!

    2. Avatar de Fábio
      Fábio

      A Apple tem mostrado desde há vários anos um empenho no ambiente. Tem equipamento único para reciclar iPhones.

    3. Avatar de k
      k

      Sim, mas a verdade é que mesmo não sendo a preocupação numero 1, realmente também reduzem o lixo tecnológico. Estou cheio de carregadores em casa que não preciso e se comprasse um telemovel, realmente só ia usar o novo carregador porque é novo, porque podia usar um dos que já tenho.

      Só é uma m*** que para quem precisa do carregador, depois também te pedem 50€ pelo carregado+cabo a parte. Pelo menos, podiam dar-te um desconto do estilo, se compraste um telemóvel, podes comprar o carregador/cabo por tipo 10€ em vez dos 50 que te vão cobrar apresentando uma prova de compra num período de, por exemplo, 1 ano.

  2. Avatar de André R.
    André R.

    Hahahaha venham lá os droidboys gozar agora com a Apple

    1. Avatar de Abreu
      Abreu

      Que eu saiba e só a Samsung!

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Os outros vao atras. O Ceo da xiaomi ate usa iphone e airpods e fanboy da apple e copia tudo o que a a apple faz logo vai ser igual. Tanto criticaram a apple e agora e como o 3.5mm jack que todos largaram. A apple e que manda.

      2. Avatar de Fábio
        Fábio

        Calma os restantes só agora estão a ler, vão fazer mesmo de certeza.

    2. Avatar de Realista
      Realista

      O meu android ainda têm audio jack QUAD DAC…
      Aliás, têm dois ecrãs…
      Aliás, têm slot para cartão de memória…
      Aliás, têm USB-C…

      1. Avatar de Realista
        Realista

        PS:
        E carregador…

        1. Avatar de Fábio
          Fábio

          E raramente tem rede.

          1. Avatar de k
            k

            Isso é só o teu.

  3. Avatar de nelson
    nelson

    Se todas as marcas fabricassem o carregador com o mesmo tipo de cabo já era muito bom…
    Agora o carregador, com o avanço constante na tecnologia de carregamento é difícil comprar um novo telemóvel que ainda tenha as mesmas características do anterior no que diz respeito ao carregamento.
    Acho que é mais uma medida para a empresa ganhar mais algum…

  4. Avatar de lumia
    lumia

    O problema é que as potencias dos carregadores fazem diferenças de modelo para modelo, de marca para marca…

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    Pronto, a Apple tinha de começar, agora vai virar tendência mundial em todas as empresas
    Em menos de 10 anos a apple vai passar a vender iPhones só com caixa, e toda a gente vai atrás
    Escrevam o que vos digo

    1. Avatar de Nelson Branquinho
      Nelson Branquinho

      E será que ainda virá mesmo só com a caixa??? Vai ser o telemóvel embrulhado em papel!!!!

      1. Avatar de Fábio
        Fábio

        Não há tradição até foi a Apple que criou as caixas com qualidade até na arrumação dia cabos e outros elementos. Ainda me lembro de como vinham enrolados os cabos das outras marcas. Vocês têm memória muito curta.

    2. Avatar de fim do mundo
      fim do mundo

      Vem é num saquinho de papel reciclado, se quiseres caixa vais ter de pagar mais x, pelo andar da carruagem, tudo em nome da ecologia.

  6. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    A questao é: nesta inovacao, quem é que está a copiar quem?

    1. Avatar de k
      k

      No one cares. A questão é que isto está cá para ficar e, para bem ou para mal, cada vez a entrega vai ser mais minimalista.

  7. Avatar de Filipe
    Filipe

    Inovação? Há já 5 anos o meu pai comprou um telemóvel que vinha sem carregar. De fábrica, não foi nenhum esperto que o retirou da caixa

  8. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    O Moto G quando era da Google também não trouxe carregador. A questão é que hoje em dia, quem fizer como eu, que quando troca de smartphone vende o antigo, não pode vender com o carregador, senão depois tem de comprar outro. Além disso o carregador de origem é sempre melhor que a maioria dos carregadores genéricos, e todos sabemos que muitos acabam por ir comprar carregadores nos chineses, com todos os problemas daí resultantes. Além de que como foi indicado no artigo, devido às diferentes tecnologias de carregamento rápido existentes, quase que obriga a comprar um carregador original para usufruir da tecnologia de carregamento.
    Esta conversa de que é pelo lixo electrónico é puro marketing, na verdade o objetivo é reduzir custos, e conseguir vender um carregador caro em separado. Podiam perfeitamente cortar nos auriculares, mas no carregador é que não.

  9. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    O problema do planeta não é o carregador…. é sim a quantidade absurda de equipamentos que são lançados mensalmente!!

    1. Avatar de Realista
      Realista

      O problema não é produzir-se pão a mais, é produzir pão a menos…

    2. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Passem a produzir menos smartphones e assim baixa-se a pegada ambiental. Mais o pior disto é que nem a google nem as marcas metem android 10/11 nos smartphones com mais de 2 anos, exemplo Huawei Y5 2018 = Huawei Y5 2019 no entanto o de 2019 teve a atualização para o android 10.

      1. Avatar de Milhais
        Milhais

        Nao entendo as pessoas sinceramente, que sistema politico querem? Quer dizer eles fazem pela vida como manda um sistema capitalista, o melhor produto sobrevive. Agora querem controlar a produção de telemóveis.. E que tal controlar a produção têxtil e de calcado? Ou ainda melhor, só se produzia uma marca de cada coisa, e so tinhas direito a uma de X em X anos, assim as pessoas aprendiam a estimar. Vestíamos todos iguais, viramos todos vegetarianos por obrigação. Acho que e este o mundo que caminhamos com as ideias que o pessoal anda a ter..

    3. Avatar de Fábio
      Fábio

      Tralha chinesa lança semanalmente telefones.

  10. Avatar de VB
    VB

    Parece mais uma forma de aumentarem os lucros do que “salvar” o planeta.
    Os carregadores também estão sempre a ser atualizados. Se fizessem uma campanha de recolha (e reciclagem) do carregador velho em troca do novo, isso sim era uma boa ação sa Samsung.

    1. Avatar de FAR
      FAR

      Mas isso implica custos e não lucros, como esta medida 🙂

    2. Avatar de k
      k

      Carregador e telemóvel. E com um rebate com valores de jeito na entrega do velho. A ideia até nem é nova, já vi isso antes (acho que foi numa operadora qualquer), mas os descontos eram ridículos. Na entrega de um telemóvel que estivesse 100% funcional, avaliado em cerca de 500€ davam-te prai 10 de desconto. Que piada, para isso prefiro ficar com o meu telemóvel “velho”.

  11. Avatar de Jorge Ribeiro
    Jorge Ribeiro

    Não percebo é a razão de avançarem desta forma
    Porque não incluir remessas com e outras sem?
    Porque imaginemos que uma pessoa vai comprar um smartphone novo passado 4/5 anos?
    Eu falo por mim, não trocava de equipamento faz quase 5 anos!
    A tecnologia evolui todos os dias!
    A não ser que façam unificação de tipo de carregamento isto é so uma medida para depois venderem os carregadores a parte e ganhar mais uns belos euros!
    Tipica moda da Apple e as empresas vão atrás…

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E não só. Imagina que vendes os equipamentos no mercado de usados, não podes vender o carregador, ou então depois tens de comprar um novo. Eu acho que eles pensam que as pessoas usam um smartphone 5 anos e depois jogam no lixo. A maioria das pessoas troca o smartphone ou porque avariou, ou porque já está obsoleto e não permite fazer nada de jeito. Aqueles que trocam só pro trocar, por norma vendem o anteriro.

  12. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    O problema é se temos que ter o carregador da marca para não perder a garantia, no caso da Apple quer o cabo quer o carregador tem um número de série que é transmitido e fica no Log do device, que depois é visto na garantia.
    Se assim for, o consumidor tem que ser devidamente avisado, e tem que ter um carregador com a potencia necessária para o device, já que neste momento estamos perante a uma escalada no carregamento rápido, e com isso temos carregadores rápidos com vários níveis de tecnologia, fora os wireless.

    1. Avatar de Abreu
      Abreu

      1500 pelo fogão mais 150 para o gás!

    2. Avatar de fim do mundo
      fim do mundo

      por acaso estás tocar nuns pontos que eles não devem ter pensado, já estou a imaginar a malta a meter os smartphones na garantia, e estas serem recusadas por que não usou o carregador indicado para o modelo em questão.

  13. Avatar de Paulo Vieira
    Paulo Vieira

    Neste andamento, estamos a comprar uma caixa de cartão por 1500€. Só faltam enviarem a caixa sem o smartphone, também…

  14. Avatar de Abreu
    Abreu

    E só Bla Bla bla
    tem que vir o carregador pois este tem o tempo de vida do smartphone ou menos.

    Marcas que optem por não trazer a fim de mamar mais vai perder clientes, o tiro sai pela culatra!

    E cada uma… Qualquer dia e como no Brazil que até vendem caixas vazias do iPhone….

    1. Avatar de onurb82
      onurb82

      No Brasil!?
      Pesquise aqui em portugal e surpreenda-se!!!

  15. Avatar de Strato
    Strato

    Não demorou muito…agora está tudo a engolir em seco, bem disse que as marcas iam seguir a mesma ideia, nunca pensei que fosse tão rápido, mais virão!

    1. Avatar de Fulano
      Fulano

      Rumores… Não realidade.
      Aprende a ler.

  16. Avatar de Andre Ferreira
    Andre Ferreira

    “Hello Apple and Samsung, welcome to 2015” – Nintendo

    1. Avatar de saldoso
      saldoso

      os iPods também já vinham sem carregador…

  17. Avatar de fim do mundo
    fim do mundo

    Isto vão todos pelo mesmo caminho, vendem o smartphone ao preço do ouro sem acessórios, depois vendem sem separado os acessórios por mais uma pequena fortuna, totalmente ecológico, está-se mesmo a ver, é mas é mais lucro com esta modalidade.

  18. Avatar de Sr Adelino
    Sr Adelino

    Isso é desculpas para baixar custos de produção e vender ao mesmo preço.
    Os telefones usam diferentes amperagem e possivelmente voltagens por causa dos carregamentos rápidos. Todos os anos a voltagem aumenta daí haver necessidade de ter um carregador com a mesma voltagem que o tlm para se tirar o máximo proveito do carregamento rápido.

    Eu sempre usei o carregador que vem com o tlm, nunca usei outro se não o original mesmo de maneira a evitar ao máximo o dano da bateria.

  19. Avatar de Tiago
    Tiago

    Com todos os tlms com wireless charging quem e precisa de carregadores? A apple vende mais barato o tlm e quem precisar compra mas assim vai se poupar muito o ambiente. A apple a ensinar como se faz como sempre.

  20. Avatar de Nuno Alves
    Nuno Alves

    E as Baterias?Fechadas dentro do casulo! Preocupamos com Elas!

  21. Avatar de Fábio
    Fábio

    Como de costume, a Apple da o mote e os outros vão atrás.

  22. Avatar de GM
    GM

    Ou seja, se não trás carregador, é porque possui, das duas, uma: ou bateria vitalícia que não carece de carregamento, ou então carrega do ar.

  23. Avatar de Tiago Marques
    Tiago Marques

    Qual ambiente qual que… As pessoas q têm carregadores a mais são dos telefones que avariaram ou venderam. Ambiente? Lol … Esse lixo eletrônico é o quê? É uma estratégia clara de marketing. Apenas isso. É como ganhar mais vendendo a mesma coisa.

  24. Avatar de Luis
    Luis

    Os sacos de plástico eram grátis … Agora se pagar 10cent já posso ser um não ecológico.
    As lâmpadas antes custavam cêntimos, agora como são ecológicas (só que não) custam euros e passamos a ser ecológicos.
    Agora são os carregadores!!!!

    Bem … Mudo de marca.

  25. Avatar de Napoleon
    Napoleon

    O meu Galaxy A71 não quer saber dos carregadores dash que vi ham vom os meus Oneplus…
    Porque será?

  26. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “No entanto, a norma aplicada pelos fabricantes de smartphones é incluir nas caixas de venda, pelo menos, o smartphone, um cabo USB e o respetivo adaptador de corrente.” Exactamente.E tem que ser sempre assim.Ou qualquer dia também teremos que comprar tudo à parte,não ?? Vamos montar um smartphone como quem brinca com Legos !! Só faltava essa !! Carregadores,baterias,pens,etc. Isto é cada uma. 😐

  27. Avatar de JF
    JF

    Os CEO da apple e samsung precisam de trocar os iates de 100 metros e comprar novos aviões. 1 para cada 1. Por questões ambientais, claro!

  28. Avatar de JF
    JF

    Os CEO da apple e samsung precisam de trocar os iates de 100 metros e comprar novos aviões. 1 para cada 1. Por questões ambientais, claro!