Router ZAPO Z-1200, um design arrojado para ligações Gigabit

41 Comentários

Os routers Wi-Fi cedidos pelas operadoras de Internet tendem a ter várias limitações em termos de largura de banda Wi-Fi, propagação de sinal pela casa e no número máximo de dispositivos que podem estar ligados com estabilidade garantida.

O router ZAPO Z-1200 pode surgir como uma opção acessível para quem procura melhorar estes aspetos nas suas ligações à Internet.


O router ZAPO Z-1200 apresenta-se com uma imagem mais dirigida aos amantes do mundo gaming, mas as suas características e preço são apropriados para qualquer tipo de utilizador.

É composto por 4 antenas, com Dual-Band, de forma a garantir uma boa propagação do sinal por toda a casa e suporta Wi-Fi 802.11ac, que permite uma transmissão de dados até 1167 Mbps.

A largura de banda a 5 GHz é garantida até 867 Mbps e a 300 Mbps em 2,4 GHz, fazendo do router ZAPO uma opção perfeita para reprodução de conteúdos streaming em HD, jogos online ou qualquer outra tarefa que exija muita largura de banda e uma boa capacidade de resposta. De notar que o suporte das frequências 2,4 GHz e 5 GHz acontece em simultâneo.

Tem 5 portas Ethernet sendo uma dedicada a ligações Gigabit (WAN), adequada para receber Internet a partir do router do operador. Pode ainda ser utilizado como unidade de armazenamento na rede, contando com uma porta USB para o efeito.

O idioma do firmware é inglês.

Preço e disponibilidade

O router ZAPO Z-1200 tem como dimensões 21 x 16,5 x 3,5 cm e pesa 346,7g, estando disponível na cor preta por um preço de 36,51€.

Para não incorrer em custos de alfândega deve deixar a mensagem “Please send by method ZPTD for free-taxes” na caixa de comentário durante o checkout, escolhendo o método de envio “Standard Shipping”.

ZAPO Z-1200

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Pereira
    Paulo Pereira

    Faltou dizer que um dispositivo que se ligue ao router vai usar 1 dos 2 protocolos e por isso a soma, sem esta informação, é enganadora.

    1. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      Por outras palavras: um dispositivo que se ligue ao router não vai ter 1167 Mbps.
      No máximo tem 300 Mbps ou 867 Mbps.

      1. Avatar de Hugo Cura
        Hugo Cura

        E se ligar um adaptador USB Wi-Fi 802.11n 300Mbps ao meu PC e me ligar simultaneamente a 2,4 GHz e a 5 GHz? Quem me impede?

    2. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Como é enganador? Tu é que estás a assumir isso. Cada frequência tem a sua rede e o gráfico no artigo ajuda a perceber a composição da largura de banda nas duas frequências.
      Além disso, diz-me: qual o dispositivo Wi-Fi que tenhas que suporta mais de 867 Mbps? 😉

      1. Avatar de Jorge H
        Jorge H

        Hugo, acaba por ser enganador porque é um cenário que aparentemente apenas tu usas. Quem é que liga 2 adaptadores wi-fi para estar ligado a 2 redes wi-fi diferentes? Parece-me um pouco rebuscado. Isto é a minha opinião.. posso estar enganado. 🙂
        Isto não seria igual a tantos outros routers que disponibilizam 2.4Ghz e 5Ghz em simultâneo?

        1. Avatar de Hugo Cura
          Hugo Cura

          Eu não disse que usava, apenas disse que é possível e, por essa razão, não vejo o “porquê” de ter sido referido como enganador.
          É óbvio que sim, é igual a toooooodos os routers com ambas as frequências, o Paulo Pereira é que deve ter visto isto pela primeira vez 😉

  2. Avatar de Ivo
    Ivo

    Uma questão: posso ligar uma box da operadora a isto?
    Obrigado,

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Sim, essa é mesmo a primeira coisa referida no artigo.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        O firmware portanto suporta vlans? 😉

        1. Avatar de Hugo Cura
          Hugo Cura

          De facto não respondi corretamente ao Ivo, respondi como se tivesse lido “router da operadora” na questão dele 🙂

    2. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Em princípio não funcionará ou, se funcionar (já li quem dissesse que funciona em determinado operador), não é feita a gestão de prioridades pretendida para a box ter sempre a máxima disponibilidade da rede.
      Se isso for um requisito, não arriscaria.

  3. Avatar de Joao ptt
    Joao ptt

    O que é esta coisa de “Please send by method ZPTD for free-taxes”? Como funciona? Eles enviam para outro país Europeu tipo Alemanha e só depois vêm para Portugal mas sem a descriminação de vir do estrangeiro?
    Serve para tudo? Só para algumas coisas? Todos que enviam do estrangeiro sabem o que é, só alguns?

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      O que referes é uma espécie de Priority Line, mas não é o caso.
      O método ZPTD é uma variante do ZDP ou DDP, onde as taxas são pagas pelo remetente:
      http://www.worldclassshipping.com/incoterm_ddp.html

      O envio chega à Holanda mas o desalfandegamento é tratado lá e segue depois diretamente para Portugal. Surpresa das surpresas, é tratado bem mais rapidamente que em Portugal.
      Podes ver aqui um exemplo enviado em “época alta”:
      https://t.17track.net/pt#nums=YT1732822166102600

      1. Avatar de Joao ptt
        Joao ptt

        É interessante, mas apenas alguns vendedores devem estar disponíveis para tal, e certamente que irão querer cobrar mais por essa comodidade para os seus clientes.
        E ainda existe a questão do IVA/ VAT que não é explícito se tal método engloba ou não.

        1. Avatar de Hugo Cura
          Hugo Cura

          Isso será (supostamente) cobrado no desalfandegamento, que está à responsabilidade do vendedor.

  4. Avatar de bs
    bs

    Dá para ligar em modo bridge a um router da NOS?

  5. Avatar de Shark77
    Shark77

    Bom dia.
    Não percebo muito disto!!! Basta ligar este Router ao da operadora e posso aceder ao Wifi através deste ou tenho de fazer alguma reconfiguração???

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Cada router ficará com a sua rede Wi-Fi. Há routers que necessitam de ligar em modo bridge, outros não. Normalmente os routers das operadoras suportam as duas formas, portanto é apenas necessária a configuração básica inicial.

  6. Avatar de Theboice
    Theboice

    Boas, não se pode simplesmente trocar o modem (por ex. da Vodafone) por este, evitando assim gastos energéticos e ocupação de espaço? Obrigado.

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Depende. Que tipo de ligação chega ao router da Vodafone? É ethernet que vem do ONT? A generalidade dos routers suporta PPPoE para fazer a autenticação no operador, este ZAPO não será exceção. Portanto, sendo estas as condições, som, poderás substituir integralmente o router da Vodafone, podem é haver outras questões relacionadas com a TV e telefone, que normalmente utilizam VPNs especiais para funcionarem sem problemas.

      1. Avatar de Theboice
        Theboice

        É ethernet que vem do ONT, depois tem 4 saídas normais + o telefone.

  7. Avatar de peixaticus
    peixaticus

    Boas!

    Preciso de uma ajuda em relação a este produto:

    1. Este caso do “Please send by method ZPTD for free-taxes” funciona mesmo, ou seja, não vou ter surpresas com a alfândega? Falei com eles no chat mas não me souberam dizer nada disso, apenas disseram que se tiver problemas para mandar um email para eles…

    2. Tenho um modem/router da nowo, é só ligar a porta WAN deste com a LAN do router Zapo e está ready to go? Fico com acesso à Internet na mesma a partir das portas LAN e através do wireless do modem/router da nowo ou passa tudo para o router Zapo?

    Obrigado desde já!

    1. Avatar de peixaticus
      peixaticus

      Obrigado por responderem às minhas dúvidas e é bom saber que após o meu comentário já foram respondidas dúvidas a outros comentários. Eu sei que não têm que responder a toda a gente, como é óbvio, mas parece-me que estão mais preocupados a responder a “certas” pessoas e a “certos comentários”..

      Obrigado pela ajuda, foram muito “úteis”!

    2. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      1. Já me apercebi, não só com esta loja mas com outras, que estes métodos de envio são muito específicos, orientados para cada país, e que o apoio ao cliente geral do site nem sempre está a par das práticas utilizadas. Deixei mais detalhes num comentário acima.

      2. Sim, em princípio será como dizes, com internet nos 2 routers.
      Há ainda outra questão, dependendo do que se pretende e das funcionalidades de ambos os routers, onde o 2º router pode ficar ou não na mesma rede do router principal.
      O 2º router poderá funcionar então em:
      – modo router, sendo um cliente na rede, onde cria uma rede independente do router principal. Embora ambos tenham internet, a gama de IPs é diferente. A rede que cria é totalmente gerida por ele e normalmente é ligado à porta bridge do router principal.
      – modo “repetidor”, onde é feita uma extensão à rede já existente que continua a ser controlada pelo router principal, que também continua a fazer a atribuição de IPs. Neste modo há a desvontagem de não poder utilizar em pleno as funcionalidades do 2º router, nomeadamente no que diz respeito à gestão de portas, VPNs e outros.

  8. Avatar de Nonnus
    Nonnus

    Atenção que as vezes as coisas não são como parecem. Esta-me a dar a ideia que querem fazer deste router a coisa melhor que já apareceu e pode não ser assim.

    Há muitos anos que muita gente tenta substituir routers das operadoras por routers próprios e poucos tem conseguido. Os routers das operadoras tem funções muito especificas, ao substituir um router de uma operadora por um router próprio este ultimo tem de ter firmware especifico que permita que algumas das funções funcionem tal e qual os routers das operadoras, por exemplo só a pouco tempo é que alguém conseguiu por um router da marca TP link a substituir um router da NOS e mesmo assim a função telefone ficou inactiva porque esse router não tem porta rj11 (telefone), o mesmo acontece a este (router do artigo) caso dê para que todos os outros aparelhos (box) funcionem.

    Depois mesmo que este router permita essa configurações para suporte da box e internet as configurações não plug and play (não é ligar e já esta) normalmente são precisas configurações especificas e o utilizador comum não conhece e não sabe fazer, ainda para mais num router que trás todas a interface em inglês com os termos técnicos que isso implica.

    Acho que antes de se afirmar que este router consegue substituir um router de uma operadora devem fazer o teste e depois então afirmar e mesmo assim pode dar para substituir um router por exemplo da vodafone e o da NOS já não dá. Isto não tão linear como possa parecer.

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      A questão é: quem falou em substituir? Por que razão estás a assumir que foram ditas coisas que na realidade não foram?
      Mais, ainda é dito o seguinte no texto: “Tem 5 portas Ethernet sendo uma dedicada a ligações Gigabit (WAN), adequada para receber Internet a partir do router do operador.”

      No tempo que estiveste a escrever o comentário, tinhas aproveitado para ler o artigo e ainda sobrava 😉

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Também não está 100% correcto. A porta wan serve para ligar directamente a um modem. Para ligar router a router usa-se uma porta lan.

        1. Avatar de Hugo Cura
          Hugo Cura

          Não vás por aí.
          No caso específico aqui falado, com um router NOS, o 2º router (porta WAN) deve ser ligado à porta LAN 4 que pode ser utilizada como “bridge”. A porta não deixa de ser LAN e o router não deixa de ter um modem.

      2. Avatar de Nonnus
        Nonnus

        Ivo 25 de Janeiro de 2018 às 21:52
        Uma questão: posso ligar uma box da operadora a isto?
        Obrigado,

        Hugo Cura 26 de Janeiro de 2018 às 00:19
        Sim, essa é mesmo a primeira coisa referida no artigo.

        Bom, sou eu que leio mal ou tu é que afirmas-te que era possível e depois de leres o meu comentário foste rasurar.

  9. Avatar de Alberto Pereira
    Alberto Pereira

    Explique-me como fazer esse método de compra? Qual é a opção escolhe? E depois mete esse comentário apenas no checkout? É que estou interessado no router e noutras coisas do site.

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      A última frase do artigo acho que não deixa dúvidas: “Para não incorrer em custos de alfândega deve deixar a mensagem “Please send by method ZPTD for free-taxes” na caixa de comentário durante o checkout, escolhendo o método de envio “Standard Shipping”.”

      1. Avatar de Alberto Pereira
        Alberto Pereira

        Obrigado, sim mas estava com dúvidas porque ultimamente tudo fica na alfândega. Vou fazer esse método para enviar o router e um telemóvel. Obrigado desde já pela resposta.

        1. Avatar de Hugo Cura
          Hugo Cura

          É expectável que o percurso seja algo como referi acima, com taxas pagas pelo rementente:
          https://t.17track.net/pt#nums=YT1732822166102600

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    Alguém comprou e já recebeu?
    faz 8 dias que comprei, o pedido está ainda processando.

    1. Avatar de Ricardo Santos
      Ricardo Santos

      Estou com o mesmo problema. vinha aqui tentar saber também alguma noticia sobre este tema.
      será que alguém da pplware pode ajudar?

    2. Avatar de Ricardo Santos
      Ricardo Santos

      O meu recebi confirmação hoje que já foi enviado

      1. Avatar de Ricardo Santos
        Ricardo Santos

        tive de pagar o desalfandegamento….

  11. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    aproveito esta página para alertar que o meu zapo chegou e vem avariado.
    não percebo o porquê dos responsáveis do pplware nunca terem respondido aqui a 2 pessoas que no fundo visitam o vosso site.

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Ricardo, julgo não haver nada para responder às duas questões que foram feitas acima. Naturalmente que não temos qualquer controlo sobre o envio de um produto por uma loja que, por acaso, é vendedora do produto que demos a conhecer.

      Quanto à questão do desalfandegamento, foi colocada a frase na caixa de comentário do checkout tal como sugerido?

      E quanto a vir avariado… que sintoma apresenta?

  12. Avatar de Alessandro Silva
    Alessandro Silva

    Olá pessoal! Comprei esse router realmente a velocidade do wifi nos dispositivos em 5ghz é muito maior. Ex. Meu celular lg g4 em 2.4ghz conseguia um link de 60mbps e a velocidade de internet da net de 30mbps segundo o speedtest. Na rede de 5ghz consigo link de 433mbps e a internet sobe para 68 mbps segundo o speed test. Entretanto não consegui realizar ddns com este router. E o compartilhamento de arquivos pela usb utiliza smb 1 que não é mais compatível com windows 10 devido aos problemas de segurança. Procurei atualizaçao de firmware para ver se havia atualização do smb entretando o site do fabricante só está disponível em mandarim.