Quatro em cada cinco smartphones de topo vendidos são Apple

53 Comentários

O mercado dos smartphones está a atravessar uma fase complexa. A pandemia da COVID-19 veio criar uma instabilidade na economia que afetou imediatamente os setores associados a bens supérfluos. No caso dos smartphones, a grande quebra de vendas deu-se nos segmentos de gama alta, mas todo o setor foi afetado.

Ainda assim, no primeiro trimestre do ano, registaram-se tendências de vendas interessantes, colocando a Apple num lugar de destaque.

Quatro em cada cinco smartphones de topo vendidos são Apple


Apple vende quatro em cada cinco dos smartphones topo de gama

O segmento dos smartphones de topo caiu 13% em todo o mundo, durante o primeiro trimestre do ano de 2020, segundo dados da Counterpoint. O motivo desta quebra é essencialmente um: o Coronavírus. A pandemia da COVID-19 fez de certa forma que o mundo estagnasse e entrasse numa esfera de incertezas.

Ainda assim, o segmento de topo continua a contribuir de forma global para o mercado dos smartphones em 22%, um valor semelhante ao registado no ano anterior. Assim, contribuiu com quase 57% da receita total global de telefones neste primeiro trimestre.

Apple vende quatro em cada cinco dos smartphones topo de gama

A Apple acabou por ser a empresa que, em todo o mundo, mais equipamentos de topo vendeu. Aliás, já tínhamos informado que o iPhone 11 havia sido o smartphone mais vendido neste período. Em concreto, quatro em cada cinco equipamentos vendidos são Apple neste segmento de topo.

Apple vende quatro em cada cinco dos smartphones topo de gama

Assim, a empresa de Cupertino, arrecadou para si 57% deste mercado. Bem atrás surge a Samsung com 19% e a Huawei com 12%. A destacar surge a OPPO com 3% do mercado de topo impulsionada pelas séries Reno 3 e Reno 3 Pro 5G. Esta marca teve um crescimento de 67%, tendo sido, a par com a Xiaomi, das únicas a crescer neste período.

Ainda assim, o grande segmento da Xiaomi não é o de topo. Onde mais vimos a marca a destacar-se foi nas gamas média e média baixa, também de forma a responder à procura de modelos mais acessíveis em tempo de pandemia.

Huawei domina na China, Apple domina o mundo

Apesar deste posicionamento da Apple, na China foi a Huawei que dominou de forma absoluta. A marca chinesa arrecadou para si 90% das vendas no segmento de topo. Aliás, estes valores contribuíram mesmo para que, de forma global, a marca tenha conseguido ultrapassar a Samsung durante o mês de abril.

Huawei domina na China

De resto, todas as outras regiões do mundo são dominadas pela Apple, seguida pela Samsung. A Huawei, apesar de não poder oferecer os serviços Google nos seus smartphones, ainda assim consegue ter uma presença de destaque em todos os mercados.

Os smartphones de topo mais vendidos

Neste estudo, foram avaliados os modelos à venda por preços superiores aos 400 dólares. O iPhone 11, obviamente, foi o modelo mais vendido, tal como já tinha sido referido.

Seguem-se as variantes do iPhone 11, o Pro Max e o Pro, e ainda há espaço para o iPhone XR. Com um forte impulso da China, eis que o Huawei Mate 30 Pro 5G surge como o quinto smartphone mais vendido em todo o mundo, no período em análise.

Os smartphones de topo mais vendidos - Apple vende quatro em cada cinco dos smartphones topo de gama

O futuro é incerto, mas depois da pandemia, o segmento de topo poderá sair reforçado. As marcas continuam a trabalhar arduamente nos seus modelos e este ano teremos a Apple a entrar no mundo do 5G, o que vincará ainda mais a sua posição no mercado.

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MF
    MF

    Entretanto num outro artigo … “Novecentos e noventa e nove em cada mil smartphones de média e baixa gama vendidos são Android”

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Na gama baixa seria mesmo 1000 em cada 1000 visto que a Apple nem tem oferta nesse segmento. E na gama média, se considerarmos o iPhone SE como gama média, seria interessante saber os números reais. 😉

      1. Avatar de Miguel Silva
        Miguel Silva

        Não existe só Android e iOS no mercado dos telemóveis/smartphones principalmente em gama baixa. 😉

        1. Avatar de Galo
          Galo

          Se as gamas se avaliaram por preços dos equipamentos não há iOS na gama baixa (nem gama média) 🙂

          1. Avatar de xnelox
            xnelox

            Aí está, os iPhones só são considerados de gama alto só é unicamente porque aplicam preços altos, o resto já todos sabem

          2. Avatar de Galo
            Galo

            Também, mas não só…o modelo de topo da Apple é um verdadeiro topo de gama, com qualidade. Agora se é o melhor, ou se é demasiado caro, isso é outra conversa.

      2. Avatar de Jonas
        Jonas

        sim, interessantissimo, nem consigo dormir sem saber isso

      3. Avatar de Galo
        Galo

        Se no estudo consideram como gama alta os modelos com preço superior aos 400$, então o IPhone SE entrou aqui (embora saibamos que não é gama alta).

        1. Avatar de adbu
          adbu

          Claro que é gama alta (de preço)

  2. Avatar de ...

    Como é óbvio só os tesos é que não compram Apple.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Os inteligentes. Para que vou dar 1500€ (ou mais) por um aparelho, quando posso comprar um de 500 que faz mais e melhor?

      1. Avatar de Galo
        Galo

        500? Ate por menos…por exemplo o mi9 no ano passado foi lançado a 499€ e baixou até pouco mais de 300€…E era topo de gama (inclusivamente tinha caracteristicas que nem todos de gama têm….)

      2. Avatar de oeuropeu
        oeuropeu

        Mas aqui estamos a falar de pessoas que dão 800, 1000… gama alta por isso mesmo os Androis deste estudo são de valores elevados.

        1. Avatar de Galo
          Galo

          Não…no texto é indicado que foram considerados equipamentos com preço superior a 400€.

    2. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Nunca iria dar 1500 euros por um smartphone que sai da fabrica a 350 euros

      1. Avatar de Milhais
        Milhais

        Sem entrar na vossa guerra dos smartphones. Gostava de dizer que em tudo na vida e assim que acontece. A quantos centimos sairam da fabrica as tuas calcas? A quandos centimos sairam do agricultor as bananas? Ou a quantos euros sai o ultimo processador da Intel da FAB? Tudo tem custos, e mesmo tu tentas aumentar a tua margem quando fazes negocios. As empresas tem lucros absurdos, digo te que nas empresas onde passei a margem e sempre por volta dos 50%.

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          com margem de lucro de 50% é aceitável mas uma margem acima de 80% já é demais

          1. Avatar de Jorge Carvalho
            Jorge Carvalho

            Onde é que existe 80% de lucro ?

            Abc

    3. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      Por isso mesmo comprei meio iPhone… não dá para mais. Quem não tem cão caça com gato.

    4. Avatar de Celso R
      Celso R

      Como é óbvio, só os fanboys é que fazem estes comentários.

    5. Avatar de JP
      JP

      Tens algum deficit de atenção por parte dos teus amigos não tens? Dai a necessidade de mostrares que fazes parte dessa “elite” fake, que só não faz parte quem não quer (CETELEM COF COF)
      Deixa-me dizer-te, que tenho duas boas casas, um bom carro, uma bela moto, e um belo telemóvel, android.
      e tu se calhar andaste algum tempo a penar para conseguires arranjar dinheiro para comprar o teu iphone. AH! e quando é que sais da casa da mamã?

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        E está tudo declarado nas Finanças?

        : )

        1. Avatar de JP
          JP

          Como assim? é possivel ter alguma das coisas acima mencionadas em cima sem que o Fisco saiba? Diga-me como
          🙂
          O meu ponto é que estas discussões são discussões de putos que se calhar nem sabem o que é ter que ganhar a vida, porque têm sempre quem os ampare, e depois vêm para aqui armarem-se em gente, importante e interessante, como se um telemóvel lhes desse algum status. Só na cabeça deles. digo mais uma vez, conheço gente que tem dificuldades, mas o iphone não falta.

  3. Avatar de Vitor
    Vitor

    Só gostava de saber quais os critérios levados em consideração nestes “estudos” para um smartphone ser considerado “de topo”! Será o preço? O design? As especificações…neste caso quais as mínimas para entrar no “clube”? E,sinceramente,não acredito que a Apple venda mais na China do que a Samsung…

    1. Avatar de Galo
      Galo

      Pelo que percebi do texto foi apenas o preço: “Neste estudo, foram avaliados os modelos à venda por preços superiores aos 400 dólares”.

  4. Avatar de Zé

    E bem, nunca compraria um iphone devido ao preço, mas se fosse para gastar mais de 700€ num telemóvel nunca compraria de uma marca que só dê 2 anos de suporte, como é o caso de todas as marcas tirando a Apple. Enquanto não perceberem que as pessoas dão valor a isso vão continuar atrás.

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      A OnePlus dá 4 anos de suporte

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Pergunta honesta: a OnePlus dá 4 anos de actualizações principais do Android, ou a partir do 2º ou 3º ano dá apenas actualizações de segurança?

        1. Avatar de Celso R
          Celso R

          O One Plus 5 está a receber o Android 10.

        2. Avatar de Galo
          Galo

          OnePlus nao sei…mas pelo menos da minha experiencia, a Xiaomi tem dado 3 anos. E depois disso há ainda as das apps/ferramentas da miui que continuam a ser atualizadas.

          Mas isso das atualizações tem muito que se lhe diga. Até a propria Apple não disponibiliza todas as funções que vai saindo nas atualizações nos telemoveis antigos…da mesma forma que foi conhecido/admitido que a certa altura as atualizações retardavam os equipamentos mais antigos. Se for assim para quê atualizar durante 4 anos?

          Na minha opinião, face à evoluçao que os equipamentos estão a ter, e à variedade de escolha, ter 2 anos de suporte oficial é bom! Depois tudo o que vier a mais do que esses 2 anos, é uma mais valia.

          1. Avatar de João Duarte
            João Duarte

            E trocas de smartphone de 2 em 2 ou 3 em 3 anos?

          2. Avatar de Galo
            Galo

            Sim. Creio que nunca tive mais que 4 anos o mesmo equipamento. Geralmente troco a cada 2-3 anos. Mas se gastar 250-350€ a cada 3 anos, ao fim de 12 anos gastei 1000-1400€…Ora, quem compre um equipamento de topo de gama por esse valor seguramente nao estará 12 anos com ele….e seguramente após 3 anos esse equipamento já estará desactualizado face ao sair no momento.

  5. Avatar de Manekas
    Manekas

    Se não acredita, Vítor, então encomende um estudo que vá ao encontro das suas crenças.

    1. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      É o que todas as marcas fazem:)

  6. Avatar de art
    art

    Donde se conclui , que se as pessoas não tivessem limitações de dinheiro , quase todas comprariam iphones……..mas se os iphones baixassem de preço e se tornassem acessíveis à maioria , duvido que continuassem a ser tão populares, porque perderiam estatuto….concluindo , a Apple , faz muito bem em vender os telefones que faz , ao preço que os vende….

    1. Avatar de Galo
      Galo

      uiiiii…isso levaria a uma conversa filosófica…porque se não houvesse limitações de dinheiro, todas as marcas produziriam apenas equipamentos de topo. E a Apple poderia deixar de ter o seu nicho de “telemovel associado a luxo”.

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Lamento, mas se não existisse restrições orçamentais eu não comprava um telefone que não tivesse um AudioJack, SD Slot ou tão pouco que não permitisse enviar uma foto por bluetooth para outro equipamento…

    3. Avatar de Celso R
      Celso R

      Que grande lógica…

  7. Avatar de hmk
    hmk

    burros são aqueles que gastam mais de 1000 euros em android com suporte horrível.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      O meu suporte custou €3,5 nos Chineses… É de colar no vidro do carro.

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Mas esses muitas vezes descolam com o calor a dar no para-brisas…

      2. Avatar de adbu
        adbu

        muito boa resposta.

  8. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    4 em 5 portanto 80% mas no gráfico abaixo estão representados 52% (a não ser que os restantes 28% venham de modelos anteriores e cuja cota tenha de ser inferior a 6% senão entravam no top). O que parece é que mais uma vez os “jornalistas” não fizeram bem o trabalho de casa (algo que já vamos estando habituados) e apanharam uma noticia da counterpoint que dava ênfase à Apple. O titulo da noticia seria mais “Apple mete 4 no top 5 dos smartphones de topo mais vendidos” o que em si já é impressionante.

  9. Avatar de Celso R
    Celso R

    “Quatro em cada cinco smartphones de topo vendidos são Apple”

    O gráfico mostra 57%, ou seja, quase 3 em cada 5.

  10. Avatar de Joaquim Catarino
    Joaquim Catarino

    Além do preço, o que tem de “topo” os modelos vintage da Apple?

    1. Avatar de adbu
      adbu

      é só o preço. Se venderes um nokia 3330 por 400$ estás a vender um equipamento de topo 😀

  11. Avatar de adbu
    adbu

    Não sei que contas são essas, mas 57% são 2,8 em 5.
    E são telefones com mais de 400$, para mim isso não é definição de topo, mas sim de caro.

  12. Avatar de Dark Sky
    Dark Sky

    A Apple tem quotas de mercado à volta de:
    – 14% nos smartphones
    – 57% nos de preço acima dos $ 400
    – mais de 80% acima dos $ 800
    Como o que dá dinheiro são os de preço mais elevado, a Apple atingiu o valor mais alto de sempre em valor de mercado: $ 1,54 Bi (biliões, mihão x milhão).

  13. Avatar de jorge
    jorge

    Os telemoveis sao como os automoveis, porque sera que os tugas gostam de comprar bons carros, aqui porque alguem comprou 1 iphone ja tudo diz que foi caro, mas quando compram teslas, audis, mercedes e jaguares ninguém comenta, porque comprando um simples peugeot também levariam as pessoas aos seus destinos e faziam os mesmos efeitos, nos smartphones é a mesma coisa, cada um compra o que gosta,

    1. Avatar de Maria
      Maria

      Bom comentário.
      Também compram casas grandes se puderem, mas talvez, chegasse uma pequena.
      É depois são todos especialistas do que os outros devem gostar ou fazer usando os seus próprios critérios dogmático.
      É a net global, todos acham que têm o r.a.b.o. melhor que o outro.

    2. Avatar de Galo
      Galo

      @Jorge,

      Percebo a ideia que querias transmitir e até concordo. No entanto, há uma grande diferença no exemplo que apontas..Os Tesla, Mercedes, Jaguares, oferecem algo que um simples peugeot não oferece, seja tecnologia de ponta e autonomia electrica (no caso da Tesla), ou desempenho e luxo (Jaguar, mercedes). E
      Já o iPhone, atualmente, tirando o sistema operativo que há quem goste mais e quem goste menos, não oferece nada a mais que não exista nos concorrentes. Aliás, atualmente até ha recurso que outros modelos em particular oferecem que estão ausentes nos iphones, e outros acabam por chegar mais tarde.

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      Ainda há dias fiz essa precisa comparação.
      Se smartphones e automóveis não fossem visíveis uma grande fatia dos utilizadores optava por opções mais baratas.