Qual a sua opinião sobre os novos AirTags da Apple?

30 Comentários

No passado dia 20 de abril, a Apple desvendou ao mundo mais um a panóplia de produtos que se encontrava a desenvolver até então. Para além de alguns equipamentos já esperados, a marca da maçã lançou também os seus AirTags, um gadget diferente daquilo que a empresa de Cupertino nos habituou até agora. Este produto pode ser associado a qualquer objeto como forma de o conseguirmos encontrar quando o perdemos.

Assim, na nossa questão desta semana queremos saber qual a sua opinião sobre os novos AirTags da Apple. Participe.



Qual a sua opinião sobre os novos AirTags da Apple?

Os AirTags da Apple são produtos que têm provocado alguma curiosidade nos consumidores. Trata-se de um pequeno acessório que permite aos utilizadores encontrarem algum objeto que possam ter esquecido ou perdido. Por exemplo, com os AirTags pode então facilmente encontrar as suas chaves, malas, porta-moedas ou qualquer outro objeto que esteja associado a este novo gadget da maçã.


Mas para além de produzir um som, que ajuda a encontrar o objeto perdido, os AirTags também orientam o utilizador, com grande precisão, através do ecrã do seu smartphone, para conseguirem chegar ao objeto pretendido.

Leia também: AirTags – Tudo o que precisa saber

Contudo, esta não é propriamente uma invenção nova a chegar ao mercado. Isto porque outros produtos, como os Tile, já existiam há algum tempo. E, neste caso específico, estes já acusaram mesmo a Apple de concorrência desleal.

Do lado dos consumidores, as opiniões dividem-se em relação à novidade e utilidade deste novo gadget da empresa da maçã. Assim sendo, queremos então que nos diga qual a sua opinião sobre os novos AirTags da Apple.


Participe na nossa questão desta semana

Questão desta semana:

Qual a sua opinião sobre os novos AirTags da Apple?

  • Nada de novo, já há outros produtos semelhantes no mercado. (56%)
  • É realmente um produto útil. (20%)
  • Gostei muito, é um grande produto da Apple. (13%)
  • Detestei. Esperava algo diferente da Apple. (10%)

Total Votos: 1.160

Loading ... Loading …


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Quem diz que já existem produtos semelhantes no mercado claramente não sabe o potencial desde produto com a rede find my.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      e as duas coisas são mutualmente exclusivas?

      Tens outros products no mercado que têm a mesma funcionalidade com redes semelhantes, só porque o “find my” tens mais users, não quer dizer que não existam outros que fazem o mesmo.

      1. Avatar de Motor
        Motor

        ter muitas mais utilizadores é uma grande diferença para a funcionalidade da rede!

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          correto, mas não invalida o “já há outros produtos semelhantes”

          1. Avatar de Hélio Musco
            Hélio Musco

            Mas este aqui tem o símbolo da maçã!

          2. Avatar de Vítor M.

            Sim há muitos produtos semelhantes, mas aqui parece-me que o mais relevante é mesmo o tamanho da rede Encontrar. Isso faz toda a diferença.

            Por exemplo, comprei há uns tempos, para testar, uns localizadores da Chipolo. Bom, não havendo mais ninguém por onde posso perder o objeto que tem a tag agarrada, para que me serve a tag? Para nada, ou muito pouco.

            O mesmo se aplica a outros dispositivos do género. Eles valem sobretudo pela comunidade. Por exemplo, temos a LAPA, que para mim poderia ser o gadget nacional de relevo. Mas é nacional e o povo não quis saber e lá se foi o mais relevante, a comunidade.

            Depois o ter o chip U1 traz mais uma ou outra funcionalidade que acrescenta usabilidade. Mas não é esse o ponto relevante 😉

          3. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            @vitor M.

            seja, mas novamente, continua a ser algo que já existe.

            Se calhar se a pool tive-se outras opcoes, se calhar podiamos ter outra nalise.

            Epa que diz detestou… estranho como é que alguem pode detestar isto? na mesma entreda temos “esperava algo diferente” entao seria o que? Não percebo quem escolhe essa opcão.

            A mais votada é intrinsecamente verdade, existem outras opções semelhantes, logo ter essa opção na pool é simplesmente “mau”.

            Eu a votar, tinha de escolher tanto o “Nada de novo”, o ” Realmente util” e o “Gostei muito” (e nem tenho apple, logo não posso usar)

            Ou seja, IMHO péssimas opções de escolha, para mim são 3 de 4 verdadeiras, mas não são necessariamente uma escala.

          4. Avatar de Marisa Pinto

            *tivesse
            Vota na que te identificas mais.. não é preciso criarmos uma tese à volta disto, acho.

          5. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            @marisa
            claro que não é, nem devia ser preciso, mas há sempre alguém a reclamar com as opções disponibilizadas, quanto mais discórdia melhor suponho.

    2. Avatar de NSALDANHA
      NSALDANHA

      Até aí tudo bem… o problema é que o ecosistema, por exemplo em Portugal, é reduzido. Assim uma das funcionalidades e se não a melhor dos airtags fica comprometida.
      Para os EUA ou países cujo numero de utilizadores Apple é realmente significativo, ter uma rede que, sem comprometer a privacidade de cada um, pode ser usada para encontrar TAGS fora do alcance do BT. Essa é talvez a melhor caracteristica dos airtags. NMMO.

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Um device destes seria útil SE tivesse GPS e não funcionasse por BT. Para que me serve procurar uma coisa que está perdida se estou longe dela e não a consigo ver? “Ah… mas as outras pessoas ajudam-te a encontrar”. Talvez esta cena funcione na aldeia mas em cidades como Lisboa ou Porto, Nova Iorque, Madrid e Barcelona, entre outros, vai ser um festim. É apanhar tirar o airtag e está feito. Nem nos airpods funciona. Se fosse para ser útil e user centered então devia funcionar por GPS independentemente da proximidade.

    1. Avatar de André R.
      André R.

      Por GPS tinhas de ter um airtag do tamanho de um tijolo, só para alojar a bateria…

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Não necessariamente, pode só activar o módulo de gps quando activado o lost mode e o mesmo durar apenas breves horas.
        É uma possibilidade pra uma próximo modelo

        1. Avatar de Motor
          Motor

          Para que o GPS tivesse alguma vantagem teria que ter uma ligação à rede de telemóveis e as duas coisas juntas gastam muito mais energia – já temos exemplos desse tipo de soluções e duram 1 semana, e têm custos acrescidos permanentes…
          Ter GPS e no entanto continuar a usar a mesma forma de comunicar do AirTag (a rede da Apple), não traria nenhuma vantagem, pelo contrário!

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Isso seria para A-GPS, não interessa para o caso é até seria possível através do Wi-Fi de um iPhone na rede find my, nada difícil de concretizar, até através de BT.

          2. Avatar de Motor
            Motor

            pensa bem no que acabaste de dizer!
            Vamos por partes! Se usa a Rede da Apple já se obtém uma localização por GPS dos aparelhos da Rede. Ter GPS no AirTag nessa situação não acrescentaria quase nada em termos de funcionalidade, menos ainda para localização dentro de edifícios, sendo que teria um grande impacto no consumo.
            Segundo ponto, a rede da Apple não permite ligação bidirecional com o AirTag, isto é, os iPhones e companhia não criam ligações com o AirTag, não há interacção, não há envio de instruções remotas ao AirTag que permitisse activar alguma funcionalidade extra (no teu caso GPS estaria sempre activo). O AirTag apenas funciona como um Beacon de bluetooth. Criar ligações ad-hoc de iPhones com aparelhos de estranhos seria um perigo de segurança para os iPhones e traria um forte impacto para o consumo dos iPhones.
            Terceiro ponto, A-GPS é uma coisa diferente daquilo que mencionei… A funcionalidade que seria necessária é a comunicação da localização sem depender da rede da Apple, sendo que a rede de telemóveis também permitiria a interação remota.

    2. Avatar de jlxpmme
      jlxpmme

      Porque com GPS a bateria nunca duraria nem perto de 1 ano que isto dura com BT. Perderia a utilidade toda. Óbvio que GPS seria o ideal mas no mundo real não dá para ter GPS e ter uma bateria decente nestes dispositivos. Mesmo que durasse um mês imaginemos, depois como era? Iria ter porta para carregar? Teria de ser maior, mais caro e menos prático. Teria bateria substituível? Tinhas de estar sempre a trocar. E em ambos estes cenários se te esquecesses de carregar o AirTag estavas lixado.

  3. Avatar de Pedro Nogueira
    Pedro Nogueira

    Simplesmente lixo. Um acessório antigo no mercado sem qualquer utilidade.

  4. Avatar de Blox
    Blox

    Para além de não ser nada que já não exista, é mais uma daquelas coisas que servem simplesmente para os que gostam de andar a mostrar o icoiso comprarem às caixas…
    Na prática, um futilidade

    1. Avatar de FJ
      FJ

      Devia ter essa opção na resposta…uma futilidade.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      O wifi também era antigo e fútil até a Apple o introduzir nos seus computadores, igual com o USB, FireWire, thunderbolt, mouse, etc.
      Não importa a tecnologia importa sim o que fazes com ela e a forma como a vendes.
      Os números de vendas deste produto vão demonstrar precisamente isso.

  5. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Coloca as criancinhas em perigo, exterminem isso. ah ah

  6. Avatar de SSD
    SSD

    Sinceramente fico com pena de não ser compatível com Android. Apesar de não ser o fim pensado, para saber onde o meu sobrinho deixou o casaco ou onde anda o gato tinha potencial. Assim de facto é um iTile se calhar melhor mas que nem vou ter hipotese de testar

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Aposto que em menos de 3 meses tens alguma maneira para o ser, pode não estar disponivel para todos (requer root e potencialmente outro FW para ter melhor acesso ao BT) mas era capaz de apostar uns copos, na pior das hipóteses era desculpa para ir a um bar (quando isto acabar claro)

      1. Avatar de Motor
        Motor

        Vai ser muito complicado por a funcionar com Android. O Airtag requer primeiro um emparelhamento com um iPhone, fazendo o seu registo na Rede da Apple e associando a uma conta AppleID – e a partir daí há um conjunto de protocolos de segurança, como por exemplo a modificação periódica do identificador emitido.

  7. Avatar de PTO
    PTO

    Os produtos semelhantes que existem no mercado estão para o AirTag como um mapa em papel está para um GPS, nem mais nem menos.

    1. Avatar de Ben Hur
      Ben Hur

      Nota-se que pouco ou nada sabes sobre o que anda no mercado…

  8. Avatar de Nuno
    Nuno

    Estou à vontade para falar porque já tive uma Lapa e uma da Baseus e são muito limitados. Para serem localizados obrigava a que todos tivessem as apps especificas abertas. basicamente só servia para pôr a tocar o aviso se estivesse dentro do alcance do Bt. estas parecem melhores porque utilizam qualquer iphone para a localizar, o que aumenta em muito a utilidade.

  9. Avatar de Rui Manuel
    Rui Manuel

    Do melhor, já encomendei umas 20, até dá par jogar tazos com elas

  10. Avatar de Tiago Marques
    Tiago Marques

    Sem GPS é inútil.