Problemas com Note7 podem custar $1000 milhões à Samsung

45 Comentários

A última semana ficou marcada pelo anúncio da Samsung de que as vendas do seu novo e tão aguardado Galaxy Note7 iriam ser suspensas e que os equipamentos já vendidos seriam recolhidos e substituídos, para garantir a segurança dos seus clientes.

Mas esta recolha poderá custar caro à marca. Analistas apontam para custos na ordem dos mil milhões de dólares!

note7


Depois de várias reclamações por parte de utilizadores do novo Note7, relacionadas com a explosão dos equipamentos, a Samsung prontificou-se desde logo a perceber a origem do problema e a solucioná-lo. Rapidamente, as vendas foram suspensas e a empresa quis assegurar que todos os equipamentos já em utilização serão substituídos sem prejuízo para o utilizador. Segundo a Samsung, o problema está relacionado com as células da bateria, mas não é adiantada qualquer informação adicional.

Unboxing - Samsung Galaxy Note7 camara

Já todos havíamos pensado nos custos que tal operação poderia trazer para a empresa, mas agora analistas da indústria, mais concretamente, a Credit Suisse Group AG, Daishin Securities Co. e Pelham Smithers Associates, estimam que os custos rondem os mil milhões de dólares.

Felizmente, não são todos os equipamentos afectados pelo problema, ainda assim, a empresa já emitiu um recall de cerca de 2,5 milhões de equipamentos que foram enviados para as lojas nas últimas semanas.

Segundo a Credit Suisse, a Samsung está à espera de ter um lucro operacional de 108 dólares por cada unidade do Galaxy Note7, com o objectivo de, até ao final do ano, conseguir vender entre 8 a 9 milhões de unidades. Assim sendo, seria esperado um lucro líquido entre os 864 e os 972 milhões de dólares. Com esta recolha, é bem provável que a Samsung não tenha lucros com o Note 7 este ano.

 

Será este lançamento um fiasco em termos de lucros para a empresa?

Não é um valor positivo, obviamente, mas estes custos de mil milhões de dólares representam apenas 5% dos lucros que a empresa espera ganhar durante o próximo ano.

A questão é que o sucesso do Note7 que era quase um dado garantido foi completamente colocado em causa, ainda para mais com a Apple a lançar o seu novo iPhone esta semana. Tal como já escrevemos, o timing para este problema não poderia ter sido pior para a Samsung, porque mesmo que o novo iPhone não faça jus ao habitual hype que já conhecemos e que tenha irritado muita gente com a falta do jack 3.5, este será sempre melhor do que um que, potencialmente, lhe pode explodir nas mãos.

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Volto a comentar, o note7 nao é o smartphone a comparar ao iPhone 7. O modelo comparativo é o Galaxy s7.
    E sim, claro que iria haver perdas, se houvesse lucros, todas as empresas lançavam smartphones com baterias explosivas!
    Apesar das perdas de lucro, a samsung reagiu muito bem ao retirar imediatamente do mercado, apesar de terem sido conhecidos 40 casos em centena de milhares de smartphones vendidos.
    Já outras empresas, onde mais casos de outros problemas aconteceram ainda nem reconheceram o defeito.

    1. Avatar de Mário
      Mário

      100% de acordo

    2. Avatar de Rui Jorge
      Rui Jorge

      o note 7 compete com o iphone 7 plus.
      o galaxy s7 com o iphone “normal”.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        O iphone 7 plus vai trazer “caneta” incorporada? E todo o conjunto de aplicações que isso permite?

        1. Avatar de Trend
          Trend

          Estás a dizer que a única coisa que interessa no Note é ter caneta?

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Não, mas se ele diz que o iPhone 7 plus é comparável ao note, como podemos fazer isso, se nem fazem as mesmas coisas?
            É como comparares dois carros, um tem nitro outro não, e mesmo assim queres comparar.
            Nunca disse que a única coisa que interessava era a caneta. Há muitas outras coisas. Tu fizeste essa presunção.

          2. Avatar de Trend
            Trend

            Ele não disse que é comparável ao Note, ele disse que compete com o Note, e para competir não é preciso ter tudo igual ao outro.

          3. Avatar de Filipe Teixeira
            Filipe Teixeira

            Que conclusão mais ridícula. O note 7 é um conceito diferente do plus, não competem um com o outro, aliás não há nada no mercado que se compare ao conceito do note.

          4. Avatar de Trend
            Trend

            Filipe Teixeira, Não compete? És tu que sabes o que é que toda gente pensa quando compra um Note para saberes que não compete? Toda a gente compra o Note por causa da caneta?

          5. Avatar de Filipe Teixeira
            Filipe Teixeira

            Trend, nem toda a gente o compra por causa da caneta, mas o que o diferencia dos outros é a caneta e todas as funções que isso traz.
            Mais uma vez, pra mim é um conceito totalmente diferente de tudo o que há no mercado.

          6. Avatar de Trend
            Trend

            Se nem toda a gente compra pela caneta então há concorrência no mercado entre os aparelhos, simples. Quanto a ser um conceito totalmente diferente, os dois não são ambos smartphones?

          7. Avatar de Aguamenti
            Aguamenti

            Por ter cane… perdão, lápis, a Apple já andou a dar a ideia que o seu iPad Pro 3 é um computador, e muitos iFans referiram ser um conceito totalmente diferente. Então não é tudo tablet? Bora comparar um iPad Pro a um tablet Android sem caneta nem nada que se pareça.

          8. Avatar de Trend
            Trend

            Aguamenti, essa de vires com conversa de que supostos iFans dizem coisas não aquece nem arrefece, pura falácia de argumentos. Não é por ter determinadas vantagens que o iPad Pro deixa de ser um tablet, transforma-se em algo completamente diferente e deixa de competir no mercado com outros tablets.

        2. Avatar de Daniel
          Daniel

          O iphone 7 vai trazer 3D touch. E ao contrário do note 7, o 3D touch funciona fora das aplicações de fábrica

    3. Avatar de João Reis
      João Reis

      Eles não retiraram, alias disseram que essa informação do total recall nunca foi oficial 🙂

  2. Avatar de MiguelDias
    MiguelDias

    Ao menos tem consideração pelos clientes, vieram pedir desculpas e retomaram logo os equipamentos para substituir por novos sem este problema.

    Já a apple tem o Iphone 6 e 6Plus cheio de problemas e não assumem a falha, o ppl que fique com 800€ a servir de pisa-papeis…

    1. Avatar de Trend
      Trend

      Há uma grande diferença entre baterias potencialmente explosivas em aparelhos novos e problemas de causa indefinida que possam ir surgindo com a idade nalguns aparelhos

      1. Avatar de Ventoinhas
        Ventoinhas

        Sim. Como o bend Gate. Um problema que definitivamente só aparecia ao fim de muito tempo de utilização.

        1. Avatar de Trend
          Trend

          Na altura muitos dos aparelhos eram substituídos dentro da garantia

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Exactamente, espero bem que este seja o único problema do note! Foi corrigido logo no inicio, era muito pior se daqui a um ano e meio a s pen nao funcionar. Ou o touch do écran.

        1. Avatar de Trend
          Trend

          É para isso que existem as garantias, mas isso não está no mesmo patamar do potencial risco de incêndio capaz de provocar muitos mais danos e com mais responsabilidades do que avarias por idade e uso. É essa a razão para a Samsung se ter visto obrigada a fazer o “recall”

      3. Avatar de Alpha
        Alpha

        E pode até haver pessoal com iphone que curta ter “shades of gray” no telemóvel 😉

    2. Avatar de int64
      int64

      Estás a comparar uma situação que ocorreu com o passar do tempo e que não pega fogo. Eu (e muitos outros pelo mundo fora) tenho uma situação com a TV da Samsung. Desliga e liga sozinha. Só apetece jogar à parede. Ainda estou à espera que a Samsung peça desculpas e recolha todas as TV´s que vendeu que acabam desligar e ligar sozinhas e que tanta gente afectou pelo mundo inteiro. Mesmo que avariem durante a garantia, eles resolvem o problema e o mesmo volta a aparecer passados poucos meses até ficar fora da garantia e nós sem solução. Uma outra TV que aqui tenho em casa de 50″ apresentou os mesmos sintomas ha cerca de 1 mes atras, felizmente durou um dia e depois de umas porradas começou a funcionar bem. Mas já sei que esta também me vai dar problema não tarda nada e vou ficar com 2 TV´s para aguardar em que um dia a Samsung se responsabilize. Dúvido que tenha essa sorte, mas enfim….
      Grupo de queixas de lingua Portuguesa no Facebook: https://www.facebook.com/groups/SamsungTVdesligaLigaSozinha/
      com 4716 membros.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Colunas e televisão um ano sem problemas. U65 j9500 , jw8500.
        Zero problemas, foram mais de 5 mil euros para alguma coisa.
        E já tive outras televisões e zero problemas. Não deve afectar todos.

        1. Avatar de Aguamenti
          Aguamenti

          Alguém disse que afecta todos?

        2. Avatar de int64
          int64

          1 ano, ainda é cedo. Boa sorte para daqui a mais 1 ou 2 anos!
          Elas até parecem que estão programadas para avariar logo apos a garantia…
          Pode não afectar a todos, mas afecta gente demais para o meu gosto quando me inclui a mim 😉

          1. Avatar de Vasco Lopes
            Vasco Lopes

            Ainda bem que a minha ainda só têm 8 anos, deve estar quase a acabar o ano para avariar.

      2. Avatar de DeuX
        DeuX

        A mim tambem aconteceu isso com uma TV da Samsung e cheguei a conclusao que era devido aos botões capacitivos da TV. Como já estava fora da garantia e não estava para me chatear o que fiz foi ir ao menu secreto e activar o modo hotel. A partir dai controlo a TV so com o comando remoto e ela nunca mais se desliga.

      3. Avatar de MLopes
        MLopes

        desculpa mas só ainda tens o problema nas mão porque não estás a agir corretamente, talvez por desconhecimento.
        um problema com um aparelho que não é resolvido após diversas intervenções em garantia é considerado como um defeito de origem. ora os produtos defeituosos só podem ser vendidos se o defeito estiver claramente assinalado e for dado a conhecer ao cliente.
        ora um produto com defeito (um que tem um problema que não é resolvido) vendido sem que o defeito tenha sido assinalado e do conhecimento do cliente pode ser por este devolvido com a devolução integral do valor pago.
        sobre esta matéria podes consultar a diversa legislação portuguesa sobre garantias e produtos defeituosos

  3. Avatar de Barão Vermelho
    Barão Vermelho

    Não sei se é possível ou viável fazer seguros de produção, não poderá a Samsung e as outras empresas terem algum tipo de seguro para este tipo de problemas?

  4. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    $1.000.000.000 para a Samsung são trocos.

    1. Avatar de Nitoglycérine
      Nitoglycérine

      Efetivamente, eles podem pagar!
      Agora a sério: isto parece-me que não é de todo isento de retorno, pois cai certamente bem àqueles que já tinham feito a compra do equipamento. Não têm qualquer motivo para se sentirem abandonados. Nem tão pouco para terem receio de aproximarem o equipamento do ouvido. E é assim que as coisas devem ser resolvidas! Não fazendo finca pé (ai, e tal… utilizaram material que não era de origem, e deu nisso!…) e assobiando para o lado, como quem tenta adiar o inevitável. Terão certamente retorno por parte de muitos clientes, é o que eu acho. E não tenho nenhum Samsung! Enfim, até tenho uma série de impressoras, um leitor de cds e etc. E dois iphones.

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    Tão, podem sempre vendê-los como granadas de mão!
    Afinal de contas a Samsung já tem uma divisão que fabrica armas, é só aproveitar!

  6. Avatar de Alpha
    Alpha

    A Samsung decidiu ser solidária com a Apple e os 13 mil milhões que deve em impostos.

  7. Avatar de Luis Alves
    Luis Alves

    Eles agora podiam lancar uma nova campanha e darem os oculos e o carregador wireless como compensacao 😀

  8. Avatar de Miguel Amaral
    Miguel Amaral

    Mas que raio de conclusão de que comprar um iPhone 7 é sempre melhor que comprar um telefone potencialmente explosivo!! Então a Samsung não está a resolver o problema….(ao contrário de outras companhias que fingem que os seus problemas não existem). Nunca mais me esqueci do problema de tapar a antena com a mão afinal era um problema do utilizador que não sabia agarrar o telefone corretamente.

    1. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      @Ricardo não entres por aí. 🙂

      https://pplware.sitedev.pt/gadgets/iphone/estudo-as-pessoas-mais-inteligentes-usam-iphone/

      https://www.noticiasaominuto.com/tech/337858/utilizadores-de-iphone-sao-mais-inteligentes-do-que-os-de-android

      “Embora soe estranho, este não é o primeiro estudo que relaciona inteligência com a detenção de iPhone. A Ladbrokes desafiou utilizadores de smartphone a resolver alguns quebra-cabeças e a verdade é que os melhores resultados foram obtidos pelos donos de iPhone.”

      Também não é para incendiar mas, infelizmente parece que é verdade.

      Embora na minha opinião estes estudos são sempre relativos. Existe de tudo, humildes e arrogantes, inteligentes, e pouco inteligentes, seja qual for a plataforma que usem.

      Já agora é tu? Como te defines?
      Tendo em conta que o que postaste nada tem a ver com o artigo?
      Lol
      😉

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Sou normal, não me identifico com nenhum desses estudos. Foi apenas algo que li, e como gosto de ver os comentários dos fanboys, pus. 🙂
        Eu uso BlackBerry e Windows, não pertenço pertenço a esses estudos.
        Mas daqui a uns dias serei do grupo dos android graças ao note7.

    2. Avatar de int64
      int64

      Tenho telefones e tablets com iOS, Android e Windows . Tenho 1/3 de humildade ?! 😉

  9. Avatar de Manuel
    Manuel

    Uso tudo Apple por isso posso dizer algum disparate. Parece-me que uma empresa séria e que faça os devidos testes antes de lançar um produto novo para o mercado, deveria antecipar este tipo de problemas, mas como falamos de uma companhia que lança telemóveis novos todos os dias tal não é possível. Estão a assumir, também era o que mais faltava ignorarem semelhante situação.

    1. Avatar de Alpha
      Alpha

      Touch disease.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Os telemoveis estao todos dentro da garantia

  10. Avatar de TA
    TA

    Nestes casos quem costuma pagar o recall é o fornecedor do componente avariado. Ou seja o fabricante da bateria. Que deve ser um de vários. E para azar de todos não deve fornecer apenas a Samsung.
    A notícia é fonte de um grupo financeiro, porque raio dizem que o prejuízo vai ser todo da Samsung.