Portugueses têm 31 milhões de euros arrumados em “telemóveis velhos”

14 Comentários

Afinal quantos telemóveis tem? Se procurar lá nas gavetas de casa certamente que vai descobrir mais alguns, aqueles que usava há uns anos e que se tornaram “desatualizados”.

Sabia que os portugueses têm 12,2 milhões de aparelhos arrumados lá por casa que não entraram na cadeia de reciclagem?

Portugueses têm 31 milhões de euros arrumados em "telemóveis velhos"


Portugueses têm cerca de 12,2 milhões de aparelhos em casa…

Hoje em dia já são raras as pessoas que não têm um telemóvel/smartphone. Além disso, há quem troque com alguma frequência de equipamento, acabando por deixar esquecido numa gaveta o telemóvel/smartphone antigo. Esta é uma realidade, e um estudo recente revelou que os portugueses guardam cerca de 12,2 milhões de aparelhos. Tal significa que os portugueses têm em casa mais de 36,5 milhões de dólares (cerca de 31 milhões de euros) em “metais preciosos”.

O estudo realizado pela Rebuy analisou 27 países.

Portugueses têm 31 milhões de euros arrumados em "telemóveis velhos"

Os valores são essencialmente relativos a telemóveis/smartphones porque “apesar de o lixo eletrónico ser muito variado, estes dispositivos são das tecnologias mais populares, bem como uma das mais descartáveis”, revela o relatório. A ReBuy alerta ainda para o facto destes números aumentarem significativamente nos próximos anos.

Como se pode ver pela tabela, Portugal ocupa a sexta posição do ranking relativamente ao número per capita de telemóveis encostados. Há 1,19 aparelhos que são descartados por habitante. A tabela é liderada pela Suécia, seguida da Finlândia e a Lituânia. Apenas 30% dos portugueses vendem ou dão os seus telemóveis usados.

Contas feitas aos 27 países, este lixo eletrónico vale mais de 1,87 mil milhões de dólares (1,56 mil milhões de euros).

Rebuy

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Para evitar isso nunca deixo o smartphone ficar obsoleto, vendo-o e compro outro.

  2. Avatar de Peace
    Peace

    Como é que conseguem quantificar isto?

    1. Avatar de Pirata das cabernas
      Pirata das cabernas

      Não conseguem… Dizem um número com base em 1000 pessoas e está feito o estudo

      1. Avatar de Ze Duarte
        Ze Duarte

        Exacto. Apanham 1000 dum mesmo leque e dão valores errados. Olhem se fossem fazer essas contas a 1000 à entrada duma universidade tecnologica por exemplo e a média ia para bem mais alta.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          O que quer dizer também que cada pessoa tê, em média telefones velhos no valor de €3,10 encostados…

          Mas assim o valor não parece tão grande.

  3. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    locais para entrega deste material com valorização

  4. Avatar de Ze
    Ze

    Devem estar a maior parte no caldeiro do lixo!

  5. Avatar de Rikardo S.
    Rikardo S.

    Tenho uns 10 entre Nokias e Erickson. Estarei rico?

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Nope…
      Apenas te torna num acumulador.

  6. Avatar de José Fonseca Amadeu
    José Fonseca Amadeu

    Eu mando tudo para o lixo.

  7. Avatar de Azulnauta
    Azulnauta

    No outro dia fui entregar 3 à Worten para reciclagem (confio que o façam…).

    Mas tenho o meu primeiro smarthphone em casa por entregar porque não consigo fazer reset total, ele diz que fez mas ficam sempre fotos e mensagens por lá!

    Se calhar devia manter a confiança em sitios como a Worten para o reciclarem mas tenho sempre medo que alguém o ligue e se aproveite dos dados!

  8. Avatar de Jacinto
    Jacinto

    Não tem não. O meu 6600 só me custou a volta de 27 euros. E o resto dos telemóveis antigos estão todos avariados. Alguns só servem para assentar tijolo.

  9. Avatar de Luisão
    Luisão

    Onde é que se pode entregar um telemóvel que já não funcione para reciclagem? Obrigado

  10. Avatar de fim do mundo
    fim do mundo

    Estou rico e não sei, tenho de ir à cata dos telemóveis todos velhos que devo ter aqui perdidos, que ainda tenho de pagar para me desfazer deles, eheheh