Portugal: Metade das crianças entre 5 e 12 anos não tem apps de controlo parental

35 Comentários

Não é novidade para ninguém que a maioria das crianças nos dias de hoje têm um fácil acesso a equipamentos tecnológicos. Basta estarmos, por exemplo, num restaurante e, se houver crianças, quase sempre estas estão com um smartphone ou um tablet à sua frente.

Esta já é uma situação considerada como normal, uma vez que é cada vez mais frequente, mas há no entanto um pormenor ao qual devemos prestar atenção. Segundo uma recente pesquisa, quase metade das crianças portuguesas entre os 5 e os 12 anos de idade não tem apps de controlo parental nos seus dispositivos.




A Dashlane é uma aplicação para telemóvel e computador responsável por simplificar e proteger a identidade digital. E recentemente realizou um inquérito no sentido de explorar a relação entre as crianças em Portugal entre os 5 e os 12 anos e o mundo online, bem como questões relacionadas com o acompanhamento efetuado pelos respetivos pais. Esta pesquisa contou com a participação dos pais de 105 crianças entre os 5 e os 12 anos em Portugal.

Maioria das crianças usa os equipamentos eletrónicos para jogar

De acordo com os resultados, a grande maioria (8 em cada 10) destas crianças tem pelo menos um dispositivo eletrónico com acesso à Internet. De entre estes equipamentos, o tablet é o mais popular, estando na posse de 66,7% das crianças, seguido do smartphone (57,1%) e do computador (50%).

Escola em casa? A tecnologia que o seu filho vai precisar - imagem: freepik

Quanto ao tipo de utilização, e de acordo com os pais, a maioria das crianças (84,5%) com equipamentos eletrónicos, utiliza-os para jogar. De seguida está a visualização de vídeos (78,6%), ouvir música (42,9%), trocar mensagens (27,4%), ir às redes sociais (21,4%) e fazer chamadas (11,9%). No entanto, a utilização para fins escolares tem muito pouca expressão.

Muitas crianças usam dispositivos sem apps de controlo parental

No que respeita à supervisão dos adultos, o estudo revelou resultados que requerem uma análise de todos. Mais de 11% das crianças que têm dispositivos eletrónicos nunca foi abordada pelos pais acerca da segurança online. Para além disso, cerca de 46% das crianças destas faixas etárias não tem qualquer aplicação de controlo parental instalada nos seus dispositivos.

De acordo com os pais inquiridos, quase 90% das crianças neste intervalo de idades tem controlado o tempo que passa nos dispositivos e quase 92% tem controlo no tipo de conteúdos visualizados. No entanto, 42,7% das crianças cujo tempo que lá passam é controlado, não tem, na realidade, nenhuma aplicação de controlo parental instalada nos mesmos. O mesmo acontece com 45,5% das crianças que supostamente vêem os conteúdos a que têm acesso controlados.

41% dos pais não verifica o histórico daquilo que as crianças pesquisam

Outro dado importante é que quase 41% das crianças entre os 5 e os 12 anos não vê o seu histórico verificado pelos pais. Esta percentagem ainda é mais significativa nas faixas etárias mais baixas (5 e 6 anos), com 46,7% das crianças na posse de dispositivos eletrónicos a não ver o seu histórico de pesquisas online verificado pelos pais.

Pode consultar o estudo na íntegra aqui.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel
    Daniel

    Chamem a polícia!

    1. Avatar de Felipe Cardoso
    2. Avatar de Spoky
      Spoky

      Como se ela fosse fazer algo! A maioria das ferramentas não são suficientes, e muitas delas são pagas. E perguntas-me a mim, pagaria para usar uma App de controlo parental? Não, nunca gastaria o meu dinheiro nisso.

      Se quisesse mesmo aplicar controlo parental, é arranjar um Hobbie, por-lo numa equipa de futebol, jogar outro jogo, praticar desportos.

      É assim que se aplica o controlo parental, sair com as crianças, conviver mais e mostrar o lado de fora do virtual.

      Se fizermos isto até eles terem pelo menos 10-14 anos, a mente deles muda, a forma de eles verem as coisas também.

      Não é ao acaso que as Crianças como se costuma dizer “tem uma aprendizagem rápida”
      Se aplicar-mos e dermos uma educação boa, elas terão uma vida mais independente.

      E é aqui que muitos pais falham, não põem a criança a praticar desportos desde cedo (dão primeiro a teconologia e depois da nisso!) é obvio que quando se da uma tecnologia primeiro a criança irá logo pensar em tecnologia e vai por logo de parte o restante.

      Isto não são precisos estudos, basta ser hábil o suficiente. Ensinar a Criança a ser mais social, socializar mais, do que navegar na Internet…

      Controlo parental não serve de nada, hoje em dia uma criança sabe como desinstalar ou dar a volta por cima..

  2. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Por mim nem teriam smartphones antes dos 13 anos. Mas isto sou eu a criticar as “liberdades” dadas pelos pais neste sentido…

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      E nem precisam. Só que a maioria dos paizinhos de hoje quer que o filhote seja educado pela tecnologia porque dá muito trabalho educar as crianças, que foram “feitas” só por moda! É ver as criancinhas nos restaurantes (agora nem tanto, mas por outras razões) para se perceber como são educadas.

      1. Avatar de Rui Elvas
        Rui Elvas

        Tanto virgem armado em pai mas com 0 experiência em crianças. Quando tiverem filhos falem.

        1. Avatar de José Fonseca Amadeu
          José Fonseca Amadeu

          Tenho 3, telemoveis e tablets só a partir dos 10 anos, computador para trabalhos da escola e consola limitada a 4h ao fim-de-semsna

        2. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          Como sabes se tenho ou não experiência em crianças ?

    2. Avatar de Peace
      Peace

      Por mim nem teriam antes dos 30. Assim não vinham para aqui dizer disparates.
      Primeiro tens de ser confrontado com a situação, depois opinas com conhecimento.

  3. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    O iOS já vem nativamente com a maioria das ferramentas necessárias para fazer controlo parental. E o próprio Safari, pode ser configurado pata filtrar páginas com base em conteúdo impróprio/ofensivo.

    O problema não é falta de apps, o problema é que o Tuga típico:
    1) não sabe que os smartphones fazem isso,
    2) não aprende a usar o seu smartphone em todo o seu potencial,
    3) nem sabe configurar nada um pouco mais complicado.

    É preciso ensinar os pais primeiro.

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Achas mesmo que os pais fazendo isso as Crianças não sabem dar a volta? Eu instalei um controlo parental num PC de uma pessoa com 13 anos e ela desinstalou e sim, utilizei password na aplicação para não conseguir desativar ou remover!

      1. Avatar de Peace
        Peace

        Google Family link e o Microsoft Family são aplicados diretamente na conta, eles não o conseguem remover, nem sequer formatar o telefone conseguem.
        O Microsoft Family funciona no Windows e na XBox.
        A tua falta de conhecimento levou a que uma criança de 13 anos te passasse a perna.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          O meu puto de 9 anos contorna o Microsoft Family Safety em menos de 10 minutos!
          Hoje em dia a miudagem já nasce ensinada.

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Exatamente. A maioria dos pais são analfabetos tecnológicos. Qualquer ecrã a “piscar” é uma dor de cabeça para eles.

  4. Avatar de santos
    santos

    Eu tentei instalar a aplicação da google Family para poder controlar uma jovem de 8 anos. É difícil, não é o mais intuitivo e não permite instalar o YouTube, apenas o YouTube kids. A jovem mandou-me logo passear e não quis usar o telefone, acabou por utilizar o da mãe.
    Acabei por formatar e colocar uma conta de adulto.

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Errado. Quem manda não é a menina de 8 anos.

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      dá para colocar filtro no youtube e não conseguem desbloquear, já retira muitos videos que nao devem ver, e controlar todo o tempo, para além de tambem poderem saber onde estão em tempo real, etc etc, explore que tem muita coisa mesmo, colocam hora de desligar, de ligar… tudo mesmo.

    3. Avatar de Peace
      Peace

      Ela venceu-te e levou a dela avante. E vai continuar a vencer-te enquanto não a ensinares que quem manda não é ela.

  5. Avatar de Filipe Abreu
    Filipe Abreu

    Family link da google…gratuito euiyo completo.

    1. Avatar de Sérgio Ferreira
      Sérgio Ferreira

      +1

  6. Avatar de Filipe Abreu
    Filipe Abreu

    E muito*

  7. Avatar de Zé Gato
    Zé Gato

    No iOS , e usando a partilha familiar, consegue-se nativamente limitar o que podem ver no Safari não conseguindo apagar os histórico, fazer descargas na AppStore só com autorização parental ( o pai ou a mãe recebem uma pedido de autorização), controlar o tempo de utilização do iPhone (através da utilização do tempo de ecrã) localizar os equipamentos dos menores, entre tantas outras restrições. É só pesquisar um pouco no site da Apple e está lá tudo.

    1. Avatar de IKAROS
      IKAROS

      +1

      O link que ensina tudo:
      https://support.apple.com/pt-pt/HT201304

      Se a isto, juntarmos um bom add blocker (1Blocker), um DNS resolver com filtro familiar (DNS Override), o iOS fica bastante protegido…

  8. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    O controlo parental da Microsoft funciona muito bem.

  9. Avatar de Bruno Lopes
    Bruno Lopes

    O controlo parental so há um é o humano a que o filho/filha, chamam pai ou mae.
    Nao ha app ennhuma que substituia a educação, e a educação de uma filho é proporcional à que os pais tem, seja muita ou pouca.

    Se digo ao meu filho, nao jogas no telefones, so usas esta app, ou nao jogas mais que x tempo. é no cumprimento das regras estabelecidas de que se mede o controlo parental.

    Foi-lhe para nao jogar: Ele nao jogou: SUCESSO
    Foi-lhe dito para usar apenas “Aquela” app: Ele so usou aquela app: SUCESSO
    Foi-lhe digo que so usas aquela app durante x tempo: Ele so usou/jogou naquela app e ao fim daquele tempo, entregou o telefone sem birra: SUCESSO.

    Isto é controlo parental, educar crianças a serem espertas, ponderadas, com autocontrolo e bom senso! E para isto não ha app que o faça

    1. Avatar de Crucificados pelo sistema
      Crucificados pelo sistema

      A essas regras deve ser acrescentado (a medida que a crianca vai crescendo e tendo mais compreensao), o motivo de as coisas serem assim.
      A tecnologia pode ser muito “perigosa” nas maos de um inocente que não sabe os seus perigos.

  10. Avatar de Rui Elvas
    Rui Elvas

    Tanto virgem armado em pai mas com 0 experiência em crianças. Quando tiverem filhos falem.

    1. Avatar de Bruno Lopes
      Bruno Lopes

      Eu sou pai de uma menino de 7 anos, por isso sei do que falo e pratico o que disse…

  11. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    É tudo uma questão de educação dos filhos. Por mais controlo que coloquem mais eles tentam encontrar formas de contornar esse controlo. Portanto na realidade nao estão a controlar, apenas a pensar que controlam. Deve haver acompanhamento sim, mas as ferramentas por si só não resolvem. Tudo depende como educamos os nossos filhos e erros por partes acontecerão sempre.
    Deixem as crianças fazer os erros enquanto são crianças para quando chegarem a adultos já tenham aprendido. Pelos vistos muitos aqui preferem termos adultos ingenuos informaticamente.

  12. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    O problema dos pais, é que são pessoas, e muitos, imensos, são pais antes de serem homens e mulheres plenos… ainda não sabem o que é a vida (pelos outros muitas vezes até considerados imaturos) e já têm de andar a cuidar de outro ser, é de admirar que depois se cometam tantos erros desnecessários e continuem geração após geração a aparecer gente pior que a geração anterior talvez não nos estudos mas sim na formação moral.

    Esta sociedade portuguesa está em pleno colapso há algum tempo e o fim da mesma chegará mais cedo do que mais tarde por conta da degradação em alta velocidade dos valores morais fundamentais. Pensai nos povos todos, que já tiveram de cair (egípcios, judeus, gregos, romanos, espanhóis, franceses, alemães), assim que atingiram a sua florescência, o ponto mais alto de seu intelecto. Os frutos decorrentes dessa florescência foram por toda parte os mesmos! Imoralidade, indecência e gula em múltiplos aspectos, ao que se seguiu inevitavelmente a decadência e a ruína.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Excelente.
      E eu a pensar que pessoas cultas e inteligentes estavam em vias de extinção.

    2. Avatar de IKAROS
      IKAROS

      Acho que ficarias pasmado ao saber que o teu tipo de discurso existe há mais de 150 anos.
      Cada nova tecnologia, traz sempre uma percentagem da população que diz que por este caminho a moralidade, a decência (etc) vai acabar arruinada.
      Por isso, eu não seria assim tão pessimista.
      🙂

  13. Avatar de Eu
    Eu

    Se é metade, acho que é um sucesso. Conheço poucos pais que o façam…

  14. Avatar de Casa no Campo
    Casa no Campo

    Cá em casa. Só temos NET.
    Ouvimos clássico na era barroca e pouco renascentista. Jogamos xadrez. Não temos canais. Temos um plex server que nos dá a música e filmes que queremos. Jazz e bem-vindo. Surfamos todos mas e pouco procurado.
    Temos rituais da nossa outra família de cães e outros animais. umas das tarefas do dia é apanhar cocós. Melhor que qualquer noticiário ou informação diária.
    Informaticamente falando acreditem que esta instruída. ( O rebento)
    Não é preciso de app parenteral. Precisamos sim e de mais terreno para os animais.