Philco PC – O futuro vestido de passado!

28 Comentários

Há dias via na engadget uma máquina fantástica. Gostei da ideia, gostei do estilo por ser arrojado e acima de tudo por fundir várias épocas tecnológicas.

A máquina é um protótipo desenhado pelos estúdios SchultzeWORKS. O Philco PC recorda as linhas futuristas dos anos cinquenta, os teclados das máquinas de escrever dos anos sessenta e as cores marcantes dos anos oitenta.

No fundo, esta máquina seria um escape aos aborrecidos designs que actualmente vemos nas prateleiras das lojas dedicadas à venda de computadores. De tão aborrecidos que estamos, até achamos um Mac branco como algo elitista, interessante, moderno, etc… uma simples caixa branca ou mesmo em inox escovado!

The design of the “Philco PC” was inspired by the 1954 design classic Philco Predicta, as well as an eclectic mixture of modern minimalism, the steampunk movement, and antiques. As lead designer Dave Schultze explains, “The result is a design aesthetic that blends multiple elements of the familiar, but with some surprisingly fresh styling that just so happens to house a state-of-the-art Windows 7 PC.”

O futuro anseia por criações arrojadas, por equipamentos ergonomicamente perfeitos e acima de tudo por máquinas capazes de seduzir pelo conjunto… equipamentos pretos, caixas sempre iguais…. não haverá quem crie um portátil com outro design?

Fica o repto!

Partilhar:
Tags:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de asturmas

    Uma maquina LINDA sem qualquer das duvidas!

    1. Avatar de JHZX
      JHZX

      sem duvida!

      Gosto em particular do teclado

  2. Avatar de J P
    J P

    Finalmente temos um computador com aspecto diferente!

  3. Avatar de Cristóvão Alves
    Cristóvão Alves

    Sou da mesma opiniao, as pessoas ficam todas “babadas” com um mac (é bonito, é certo) mas daria mais gosto olhar para um computador com este aspecto, e provavelmente traria mais inovação, não só na parte de hardware e software, porque teriam de criar novas peças para se adquarem aos aparelhos, mas tambem de estética, porque nao hora de escolher a parte exterior tambem conta (e muito, pelo menos para mim)

    As empresas que criam computadores deveriam preocupar-se mais com o exterior dos pc’s

    Já ouvi uns rumores de que a google irá lançar um computador da sua marca para o mercado. A empresa poderia aproveitar nao só o seu SO o o seu Browser mas tambem aproveitar para inovar a estetica dos computadores e criar assim um “conflito” ás outras marcas.

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      “criar novas peças para se adquarem aos aparelhos?..”

      É totalmente o contrario..nem fazia sentido fazer-se as maquinas e as peças depois, nem tão pouco rentavel. 😉

      E até estas maquinas são possiveis serem feitas com as peças que temos disponiveis no mercado. Nada que um bom engenheiro não possa engendrar…

      Este é um pequeno exemplo do que se pode criar, este video apareceu na web a pouco tempo.

      http://www.youtube.com/watch?v=TggHtINGIyc

      1. Avatar de bigkax
        bigkax

        O problema é que no mercado não existe cenas destas, é para fazer o que o gajo fez é preciso ter conhecimentos de informática, electrónica, ferramentas e jeitinho com as mãos. O problema é que nem toda a gente tem jeito para isso, eu já pensei em fazer um casemod mas faltam me ferramentas e jeito com as mão, e para fazer m**da mais vale estar quieto.

        Depois existe o factor monetário, é precisos fazer um casemod que agrade a um vasto numero de pessoas, porque se não vender não vale a pena criar algo novo(no sentido financeiro).
        Gosto da ideia de um pc em forma de teclado(mesmo que não venda é bom haver alguém a querer alterar o conceito de PC).
        http://www.youtube.com/watch?v=9r-y3HeNle0

        1. Avatar de okapi  ( UK )
          okapi ( UK )

          Deve ser mais falta de jeito, porque ferramentas e material para isto encontra-se, depois tudo o que o tuga faz quer logo é por á venda, nunca para proveito proprio.

          1. Avatar de bigkax
            bigkax

            As ferramentas encontram-se mas se for-mos comprar as ferramentas só para um casemod não vale a pena.
            Reparastes nas ferramentas todas que o gajo da xbox usou para ter um produto final decente.Se se for fazer para só ficar bonito não vale a pena, tem que se pensar na temperatura e ter suporte para o hardware estar bem seguro.

      2. Avatar de Cristóvão Alves
        Cristóvão Alves

        o que eu quis dizer foi que, por exemplo, antigamente os ecrás eram como as televisões e depois inovaram para ecras mais finos e leves, e como é obvio nao poderiam utilizar as “peças” dos ercas como as televisões num ecra LCD, era impossivel a bem dizer. Inovaram em ambas as coisas, porque para inovarem na estetica tiveream de inovar tambem nas “peças”, motherbord, placa grafica, de som, RAM, etc.

  4. Avatar de Nuno Costa

    Muito bom o “mix” dos vários estilos contemporâneos.

  5. Avatar de Nelson
    Nelson

    quando for grande quero este computador…xD

  6. Avatar de Helder Coelho

    Sem dúvida inspira um “retro new look” 🙂
    Dá gosto ter uma maquinazinha assim na sala…

  7. Avatar de sonoro
    sonoro

    Muito bonito gostei imenso quando sair compro um!!

  8. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Não fugindo ao topico mas aproveitando a ideia de conceito e design, este documentário saiu a pouco tempo para quem desconhece, onde foram escolhida as marcas mais elitistas do mercado, desde a Braun com o seu design retro/minimalista, aos computadores Apple, que atrás do design está um verdadeiro desafio de engenharia.

    Neste fala precisamente o designer chefe da Apple sobre como são construidos os Mac e todo a engenharia Unibody… vale a pena ver.

    O documentário chama-se “Objectified” e este é apenas a parte da Apple, em que começa o ex-designer da Braun a elogiar a Apple.

    http://www.youtube.com/watch?v=t0fe800C2CU

    Quem quiser pode também procurar pelo documentário inteiro, que fala de outras marcas das mais variadas areas, desde automoveis, electrodomésticos, móveis, etc… o documentário todo vale mesmo a pena ver para quem aprecia design ou está nessa area.

  9. Avatar de Bónus

    “De tão aborrecidos que estamos, até achamos um Mac branco como algo elitista, interessante, moderno, etc… uma simples caixa branca ou mesmo em inox escovado!”

    Acho que não é pelo facto de estarmos “aborrecidos”, que uma simples caixa em inox escovado é interessante:
    http://macmagazine.uol.com.br/2008/05/15/apple-ganha-mais-dois-premios-de-design-pelo-imac-e-pelo-iphone/

    Pois, na simplicidade é que está o segredo.

    Quanto ao Philco PC, é o que eu chamo de “design de 2ª categoria”. Ou seja, é muito bonito no início, mas em poucos dias já estamos fartos de olhar para aquilo.

    É só a minha opinião. 😉

    1. Avatar de Jean Santos

      Concordo!

      Prefiro a simplicidade e a elegancia de um Mac a este prototipo.

      E não sou Mac user 😉

  10. Avatar de Raicuparta
    Raicuparta

    Só há um problema neste conceito, que é a forma do monitor. Sei que é um dos pontos essenciais ao nível do visual, mas não faz sentido que a tela seja mesmo arredondada, como mostra a imagem. Provavelmente será o ecrã arredondado com a tela rectângula, o que tira um pouco da beleza.

  11. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Andei a procura mas não encontrei o artigo completo, mas por exemplo um teclado semelhante a esse já foi feito, por outra pessoa com bons dotes e muita paciencia, pegou num teclado velho de computador, retirou os botões de uma velha maquina de escrever, e com alguns cortes de metal, aperto aqui e ali, lá fez o teclado.

    http://www.unplggd.com/uimages/unplggd/2008_03_27%20typwriter%20keyboard.jpg

    O resto do computador é ainda mais facil, nada como encontrar as caixas certas com as dimensões certas. Hardware que caiba aí é o que não falta mesmo.

    Não referi a pouco, mas pessoalmente não gosto deste design, sou mais dedicado ao design minimalista, puro “Apple Style” sem acrescentar mais nada, mas como designer aprecio bastante trabalhos diferentes e acima de tudo bem feito, e na net felizmente ve-se muito disso em videos no Youtube, pessoal em garagens com ferramentas, muita imaginação e talento, fazem coisas espetaculares. Tal como o video da Xbox que pus acima, não é algo que gostava de ter, mas aprecio mesmo o trabalho e pormenor com que foi feito.. muito bem feito.

  12. Avatar de naoliveira

    Mas no fundo no fundo, os computadores são como as mulheres, se o interior não for de topo ao fim de algum tempo já estamos fartos do exterior… 😉 😉

    ps: para as mulheres, onde está mulheres podem substituir por homens 😉

  13. Avatar de dajosova
    dajosova

    É côr-de-laranja. Ficava bem no meu escritório! 😀

  14. Avatar de Joddys
    Joddys

    É um misto de torradeira com tv e máquina de escrever.
    Ficou lindo!

  15. Avatar de Miguel Machado

    É um mockup giro, mas duvido que passe disso. Não vejo nada de revolucionário

  16. Avatar de okapi  ( UK )
    okapi ( UK )

    Não gosto, este misto de radio antigo da philco num PC da era moderna não joga bem, gosto mais do design do Mac ou mesmo do da adaptação do exemplo da xbox. Os desenhos tem a sua epoca e a sua evolução voltar ao passado não resolve nada está provado que dura pouco tempo porque cansa e é feito só para alguns saudosistas ou mesmo actuais com falta de gosto. Veja-se o exemplo do Mini ou Fiat 500, ao principio grande impacto hoje, nada.

    1. Avatar de Bónus

      Concordo! É a diferença entre o bom design e o design fraco, ou de 2ª, como eu costumo chamar.
      Por vezes, o design fraco engana e faz-se passar por bom design. Mas em pouco tempo o design fraco fica ultrapassado, e torna-se cansativo, enquanto que o bom design é intemporal.
      Eu costumo dizer que o tempo é o “tira teimas” em questões de design. E isso é muito visível na indústria automóvel. Hoje em dia quase todas as marcas parecem ter bom design, mas passado algum tempo (às vezes pouco), vê-se realmente quais são as poucas que têm realmente o bom design.
      Isso é bem visível também nos Mac’s. Não cansam, são peças com um design intemporal. É por isso que estão expostos por todo mundo em museus de arte contemporânea, como é o caso do Power Mac G4 Cube, do Power Mac G5, ou do 1º iPod, que estão em exposição permanente no Museu de Arte Contemporânea de Nova Yorque.

  17. Avatar de L.Mata
    L.Mata

    Pouco pratico. Nao tem possibilidade de regular a altura, os cantos são redondos e por isso perde-se área útil e o teclado com aquelas teclas seria difícil de usar. O rato parece-me uma tendinite a espera de acontecer.

    Posto isto… é mesmo um design altamente. Mas tal como uma cadeira pode ter um excelente design e ser desconfortável, tb este design me parece apenas e só um esforço interessante do ponto de vista académico.

  18. Avatar de Valdek Waslan
    Valdek Waslan

    Absurdamente lindo
    Adorei mesmo

  19. Avatar de luisinho
    luisinho

    o PC em si está simplesmente demais

    =D