OPPO diz que, afinal, carregamento rápido de 40W não faz mal à bateria

16 Comentários

Recentemente, um utilizador divulgou que, segundo a fabricante chinesa OPPO,  o carregamento rápido de 40W é prejudicial à bateria, afetando significativamente o seu tempo de vida e degradando a sua capacidade para 70%.

No entanto, agora a marca veio esclarecer aquele que deve ter sido um mal entendido. Parece que, afinal, este carregamento não é prejudicial à saúde das baterias dos smartphones.




Nesta semana, um utilizador afirmou na sua conta do Twitter que o carregamento rápido teria um impacto significativamente negativo nas baterias. O utilizador referiu que havia sido a própria fabricante de tecnologia chinesa OPPO a confirmar-lhe esta realidade.

De acordo com o tweet de @andreif7, um carregamento rápido de 40W prejudica a bateria do smartphone, degradando-a para 70% da sua capacidade. Por sua vez, o de 15W reduzirá essa capacidade apenas para os 90%.

Muitos outros utilizadores comentaram as afirmações, concordando com as mesmas e dando até alguns exemplos de experiências pessoais. Mas a fabricante já veio esclarecer a sua posição neste assunto.

OPPO desmente que carregamento rápido faça mal às baterias dos smartphones

Como forma de obter esclarecimentos sobre as referidas confirmações, um outro utilizador de seu nome Thamer, questionou a própria marca via email acerca deste assunto. E a resposta que recebeu foi completamente oposta ao esperado.

Assim que recebeu o email da tecnológica, Thamer respondeu ao tweet de Andrei, deixando o texto enviado pela OPPO:

De acordo com a resposta da fabricante, através de uma tradução resumida:

Em relação à sua preocupação, lembre-se de que a afirmação sobre a qual pergunta não é verdadeira, ela não veio da Oppo.

Lembre-se de que o carregamento rápido nos telefones da Oppo não prejudica a vida útil da bateria.

Recomendamos que verifique sempre a Página Oficial da Oppo e atualizações em www.oppo.com.

Ainda assim, muitos utilizadores ficaram com algumas dúvidas, uma vez que vários consumidores afirmam que, através da sua experiência, o carregamento rápido de 40W não é assim tão bom quanto possa parecer.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 15,já13
    SANDOKAN 15,já13

    Pessoalmente acho que carregamentos rápidos puxam mais pela bateria e forçam-na,mas é a minha simples opinião.

  2. Avatar de Marco
    Marco

    É só acho que é só dor de cotovelo, sabe tão bem ter um tlm com carregador de 50w a carregar. Basta meter na ficha, ir fazer QQ coisa e quando se vai ver já ganhou bastante percentagem ou ficou a 100%.

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Claro mas ao fim de um ano a capacidade da bateria sofreu com isso. acredita.

    2. Avatar de Realista
      Realista

      O meu Samsung com fastcharge (9V, 2A) também metia o telefone com 100% em menos de 10 minutos…

      … porque tinha a bateria viciada.

  3. Avatar de Fiu
    Fiu

    Cá estão os afinais. Sempre a mesma lenga lenga. Hoje faz mal, afinal já não faz. Já nem disfarçam.

  4. Avatar de Pedro F.
    Pedro F.

    Só por curiosidade, quando falam em degradação da capacidade da bateria para 70% no primeiro parágrafo, isto ocorre no primeiro carregamento? Ao fim de 500? Ao fim de 1000?

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Não diz. Apenas especifica que na mesma quantidade de ciclos a 15W a bateria perde 10% da capacidade e nessa mesma quantidade de ciclos a 40W a perca é de 30%!

    2. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Mais posso adiantar que o meu S9+ em menos de 2 anos já tinha perdido mais de 20% de capacidade. Portanto é fácil de ter uma ideia que ao fim de um ano a carregar a 40W perde-se mais de 30% da capacidade.
      Acho que carregamentos a 40W são bons mas para serem usados pontualmente e não todos os dias.

      1. Avatar de Pedro F.
        Pedro F.

        Isso é assumindo que as baterias e as tecnologias de carregamento são iguais…
        O meu iPhone 7 carrega a 5w e já perdeu 17% de capacidade…

      2. Avatar de Bruno
        Bruno

        A Samsung sempre teve esses problemas. Mesmo sem ser ao fim de dois anos, a bateria já é má.
        Mas há outras empresas que têm boa bateria mesmo ao fim de dois ou três anos. Mas também depende do utilizador e dos seus hábitos de carregamento.

  5. Avatar de Hélio Musco
    Hélio Musco

    Esperem até saberem quanto puxo pelas baterias do meu carro 😉

  6. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Então a Oppo usa email da salesforce e o contacto é o hotmail ???

    Abc

  7. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Depende muito do tipo de bateria, e como já referido, fabricante/qualidade.

    Um dos grandes impactos na vida da bateria é a temperatura. Ao carregar (muito) rápido, gera mais calor.
    Se o sistema ou bateria não estiverem bem desenhados, o calor vai afetar a vida.
    Muitos ou alguns sistemas limitam o carregamento se a temperatura for alta, por forma a prolongar a bateria.

    Um truque que muitos usam/defendem, é, quando possível, manter a bateria entre 40 e 80%. Isto faz ciclos mais curtos e menos aquecimento.
    Bateria a 100%, no meu caso, só quando vou em longas viagens que sei não ter possibilidade de carregamento frequente.
    Autodescarga dos 100 para 98 ou 95% é habitualmente alta.

    Quanto a comparar com a bateria do automóvel, são tecnologias totalmente diferentes.

    1. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      Usar a bateria entre os 40% e os 80% é simplesmente ridículo!
      Usar apenas 40% da capacidade de uma bateria para a manter de boa saúde é de longe pior que usar e abusar a bateria e ao fim de 2 anos ainda a ter a durar o dobro do que quem só usa 40% da sua capacidade desde o primeiro dia…
      Não sejam escravos da tecnologia!

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Não digo que é ser escravo e nem estou com preocupação constante. Apenas que vou carregando aos poucos durante o dia , quando é necessário.. e apenas evito é deixar a noite toda ligado sem razão.
        Também não sou de trocar de telefone todos os anos, e enquanto ele se portar bem e para o uso que lhe dou, fico com ele.
        O lixo electrónico é um grande problema hoje em dia..e não custa pequenos detalhes.

        Apenas é opinião e cada um sabe de si.. além de como o outro disse.. os fabricantes respondem o que lhes convém naquele momento

  8. Avatar de Nitroglycérine
    Nitroglycérine

    Dizem o que lhes dá na real gana, ou seja aquilo que lhe convém.