Nokia lança smartphone N97 para concorrer com iPhone

72 Comentários

Modelo vai estar à venda este mês por 550 euros
A Nokia lançou esta terça-feira o smartphone N97, modelo destinado a concorrer com o iPhone e com os Blackberry, para quem a empresa tem perdido quota de mercado.

O N97 vem equipado com 32 GB de memória, câmara de vídeo com qualidade de DVD, GPS, jogos, widgets, etc. Apresenta um ecrã táctil e um teclado semelhante ao de um computador.

O modelo estará à venda ainda este mês em mais de 75 países por 550 euros.

O modelo não pretende ser um produto de nicho, mas também não deverá causar a onda de excitação despertada pelo iPhone. A Nokia espera que o seu sucesso seja comparável ao do N95, que vendeu dez milhões de unidades em todo o mundo. Agência Financeira

Partilhar:
Tags:

Comentários

72

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de francisco
    francisco

    muito fraco…muita confusão, pouca simplicidade, pouco intuitivo, pouca lógica.

    iphone sempre!

    iphone FTW!

    iphone a inovar.

    1. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      por acaso mandas mms com o Iphone? é que um amigo meu tem um e faz muita coisa mas mms nem vê-las

      1. Avatar de Sérgio Paulino
        Sérgio Paulino

        sim, envio.
        Tenho o vodafone mms da appstore 🙂

        Mas não é coisa que utilize muito.

        1. Avatar de tagravado.com

          este telefones têm cenas a mais que ninguem usa, se kerem num pc comprem um netbook q por esse preço ha uns muito bons!

          http://www.tagravado.com

      2. Avatar de akueda
        akueda

        não tarda tambem se vai poder mandar mms…

      3. Avatar de luis
        luis

        Tipico comentário 🙂 pena é que com a nova versão do OS, vais puder fazer tudo e mais alguma coisa.
        Em relação aos mms já é possível enviar à muito tempo (aplicação feita pela WIT Software, empresa portuguesa).

      4. Avatar de Telmo
        Telmo

        Por acaso, caso não saibam, a versão 3.0 do SO do iPhone já suporta MMS, copy-paste, …
        Por isso, não falem sem saber!

    2. Avatar de zhiel
      zhiel

      O problema destes gajos é de nao saberem ser criativos. Sai uma coisa boa: Mbora-la imitar….

  2. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    assim sim… parece ser mais pratico que o Iphone e outras propostas existentes no mercado parece que vou às compras :d
    .. 1º post

  3. Avatar de Logan

    550 euros? Onde? Na pré-reserva do site da nokia estava 699 euros!
    Mais prático que o iphone? Nah… e aplicações, qtas tens?

    1. Avatar de kekes

      MUITASSSSSSSSSSSSSS, e só saber onde procurar-las, e agora com o novo mercado de aplicaçoes qeu a nokia tambem vai lançar para competir com a iphone, e com o n-cage, vale bem apena

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        Referes-te ao N-Gage ! 😉

        1. Avatar de viperbruno
          viperbruno

          @Logan

          Conheces so por acaso symbian???
          O sistema operativo mais usado em tudo o mundo e consequentemente com mais aplicacoes. Tens de tudo, excepto de tirar cafes. Leitor de codigos de barras, TV de borla atraves do sistema de IP-TV, Meteorologia, Sistemas de navegacao ao pontape, Controlador de TV e muito mais.

          1. Avatar de N'FOS
            N’FOS

            É verdade sim senhor!

            No meu N80 tinha de tudo e mais alguma coisa. Até se tornava difícil encontrar depois o que queria.

            Só não tinha mais, porque senão enchia o cartão.

            iPhone ftt… (for the trash)

  4. Avatar de Luís Alves Pinto

    E a treta do iPhone, quantas aplicações tinha quando foi lançado, Logan? Hum?

    Francisco: vá, dá o leitinho aos trolls e põe-os a dormir que já é tarde. Se o Nokia 5800 não fica NADA atrás do iPhone, este N97 muito menos. O telefone da Apple é apenas vistoso. Ponto.

  5. Avatar de Fabio
    Fabio

    O Nokia 5800 express music por 200 faz o mesmo…

    1. Avatar de Fabio
      Fabio

      Eu o meu próximo telemovel (talvez para o ano) vou considerar um blackberry ou um semelhante.

  6. Avatar de PF

    Porque dar tanto dinheiro, aqui o rapaz, vai mesmo para o Android e não se fala mais nisso.

    O nosso amigo Haykuro, está a fazer um excelente trabalho como se pode ver aqui http://www.youtube.com/watch?v=VRX5N5bte68 .

    Viva o open source.

    1. Avatar de kekes

      Por acaso gosto mais da organização do TF3D da htc ou o titanium que agora vem com o WinMo6.5, mas aguardo ansiosamente que alguem consiga por android a funcionar no htc Diamond, ate estao a fazer progressos, mas ainda tao bastante longe.

    2. Avatar de sandro - xCiRe
      sandro – xCiRe

      Em fluidez até assusta, espero que seja assim lento por ter algumas aplicações que não deviam lá estar….tipo jailbreak para iphone!!!

  7. Avatar de Luís
    Luís

    iphone???? por favor…. alguma vez se compara o iphone a este nokia N97, alguma vez o iphone tem as características deste nokia??? tenham dó…

    1. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      tipo de ter +- 1/3 das capacidaed e funcionalidades do Nokia.. além disso 32 Gb de espaço são sempre 32Gb … e isso é o que eu considero a cereja no topo do bolo.. que é bem grande.

  8. Avatar de Alohomora
    Alohomora

    Para um modelo como esste, penso que se justificava um melhor processadore mais RAM…. a ver vamos.

    1. Avatar de Alziro
      Alziro

      A RAM e o processador sao suficientes. E’ uma das vantagens do Symbian.
      E quanto a aplicacoes o N97 esta bem servido. O q nao falta e’ software para Symbian.
      Mas de facto ficam atras do Iphone, mas so no preço.
      Comprar um Iphone e’ como comprar uma casa: 24 prestacoes, manutencao e mobilia cara como tudo.

      Parabens pelo excelente forum.

  9. Avatar de Vítor M.

    O mal do iPhone (e do meu Omnia) é a falta de teclado. Quer queiram quer não mandar mensagens e gerir assuntos de texto não há nada como ter um teclado físico.

    Estou a ver se me disponibilizam o novo Blackberry… acho que o facto de este ter um roller, ecrã touch e teclado, aliado com um ecrã até generoso e tecnologia Blackberry que será grande trunfo para o segmento profissional.

    A questão dos MMS é uma treta pois é serviço pouco útil (a meu ver) o que importa é que cada aplicação iPhone é utilizada em média 8 minutos depois é removida. o iPhone iniciou um ciclo de estilo e não de utilidade.

    1. Avatar de gaguiel
      gaguiel

      “o que importa é que cada aplicação iPhone é utilizada em média 8 minutos depois é removida. o iPhone iniciou um ciclo de estilo e não de utilidade.”

      Acho que fica aqui a ideia principal, o resto são opções de cada um…

    2. Avatar de p2mc
      p2mc

      Vítor se gostas de usar um teclado real, o melhor que anda por aí na minha opinião é o Nokia E71, fiquei com um pela Vodafone e é excelente, é um smartphone muito completo e cheio de aplicações, como telemóvel é do melhor (basta ser Nokia), bastante fino e leve cabe bem no bolso das calças e ainda por cima tem “look” fantástico.

  10. Avatar de antonio batista

    Os preços ainda continuam a ser proibitivos no meu ver para gastar num telem. Mas se tivesse que escolher talvez o IPhone nunca fui fã do Symbian.

    há já agora os IPhones enviam MMS….. esse problema já tá resolvido a muito tempo.

    http://www.bitaytes.com

  11. Avatar de Miguel
    Miguel

    lol. Há que pôr o orgulho de lado e admitir que o iPhone é muito melhor que os telemóveis da nokia, Samsung, etc!
    É que nem se compara!

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      Discordo.
      O iPhone não melhor.
      É certamente a referência na categoria em que se insere mas tem vantagens e desvantagens como outro equipamento qualquer; seja um Nokia smartphone, um PDA tipo HTC, um Blackberry, etc…

      Há uma semana estive a experimentar um N97 e gostei dalgumas coisas, doutras nem por isso.

      Para ser mais concreto, a fluidez do software é boa, a organização é idêntica ao xPress Music 5800, pois é a versão 5.

      Testei um jogo de combate e está muito bom a nível de grafismo e desempenho.
      Como o modelo não era um produto final, do que vi dar-lhe-ia um 8 de 0-10 ( face ao que há no mercado ).

      Neste momento a Nokia está a apostar bastante não só na Symbian como no aperfeiçoamento do Nokia maps com os “seus” mapas Navteq; bem como em dinamizar a loja online.

      A bateria é uma das melhores ( BL-5J ) e ocupa uma grande parte da traseira do equipamento.
      O teclado está bem estruturado e é minimamente espaçado.

      Ainda assim, só ficarei satisfeito quando as baterias durarem semanas com uma única carga rápida ( o sonho há-de realizar-se ) !!
      O resto da tecnologia está a caminhar a um ritmo normal e, por isso, penso que este tipo de equipamentos serve muito bem os mais exigentes.

    2. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      Comparas as câmaras fotográficas? Iphone lixo.
      Comparas o teclado? Iphone lixo
      Comparas as baterias? !!!! he, he!!
      Disfarçadamente vai mexer num destes telefones e depois aparece. Mas não te preocupes, o iPhone terá sempre a maior fama. Eu com o meu N95 já calei muitos com iphone (e nem são telefones na mesma categoria). Lamentável mas a publicidade é assim! O iphone é fraco, limitado mas é cool. E este factor não tem preço. E por isso nunca um possuidor de iphone vai falar mal dele pois era perder estatuto.

    1. Avatar de luis
      luis

      Não está em baixo? 🙂

  12. Avatar de DonkeyKid
    DonkeyKid

    Imagino que me vão dar nas orelhas…
    Mas perfiro o SonyEricsson X1 Xperia…
    É só uma humilde opinião…

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      Eu gosto muito dos telemóveis S.E., mas acredita que o X1 leva coça do N97.

    2. Avatar de aver
      aver

      O Sony Ericsson Satio há-de ser melhor. Mas para que é preciso uma câmara de 12 Megapixels ?
      http://semcblog.com/2009/05/28/sony-ericsson-satio-an-entertainment-unlimited-device/

      1. Avatar de Paulo Pereira
        Paulo Pereira

        Para tirar fotografias! Mas mais importante que os megas, é a lente e o sensor. De contrário as fotos nunca são brilhantes, nunca se poderão aumentar. Em fotografia digital tudo o que seja menos de 5 Mb é o mesmo que nada. E de preferência lentes Carl Zeiss (a malta Sony e Nokia sabe do que estou a falar!!). Um bocadinho de zoom óptico também não faz mal (zoom digital é que não)

        1. Avatar de kekes

          E verdade as lentes Carl Zeiss são muito boas, notas na qualidade, quando aos 12mp, bem ao menos da para tirar fotos de 6 megapixeis com zoom digital lololol

  13. Avatar de Miguel Machado

    Nos últimos dois anos, muitos concorrentes ao iPhone lançaram, infelizmente só são bons no papel, porque quando toca a vir para o mercado, nunca mais ninguém fala deles

  14. Avatar de BiG_SerGiO
    BiG_SerGiO

    Super satisfeito com o meu HTC Dream G1 Google 😛

  15. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    sejamos realistas, um iphone é um fashion device .

    ja tive um e ja se foi, nao me chamou a atençao o software, e tinha o 3g, na altura, nao havia grandes aplicaçoes, contudo agora existe um bom leque delas.

    Pelo que ja pude ler, e ver do S605th, (possuo um 5800), este n97 é bastante bom, e pelo que li aqui em cima, a ovistore em nada se compara à appstore.

    Sejamos realistas, o iphone é um bom telemovel, mas tem lá dentro apple.. para mim nao da. desc. gostos.

    Este n97 vem ca para casa sem duvida

    Cumps

  16. Avatar de Marcelo Ribeiro
    Marcelo Ribeiro

    É sem dúvida um grande lançamento da Nokia…

    Se bem que já que estamos numa de massificação, bem que podiam baixar os preços 😛

    Concordo relativamente ao iPhone ser um fashion device, mas foi um fashion que abriu os olhos a muita gente.

    Quanto a mim, comprei um htc tytn II à coisa de ano e meio. A câmara é fraquita (3 MP) mas, para a utilização que eu lhe dou, não faz muita falta.

    O preço era (e continua a ser) proibitivo, mas não me arrependo do dinheiro que dei por ele, tanto que, vão ter de lançar algo realmente novo (para além do acelerómetro e do design) para me fazerem trocar de “dispositivo de mobilidade” xD

    Cumprimentos e boa noite

  17. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    mas que raio, porque é que se fala neste tópico do iPhone??? Que eu saiba estamos a falar de um telemóvel a sério, se querem falar de brinquedos vão até ao Toys’R’us….

    O teclado faz falta num telemóvel, se for qwerty e grande tanto melhor, quem diz o contrário é porque não dá uso ao telefone (por exemplo, profissionalmente)

    “O N97 vem equipado com 32 GB” –> já não precisamos de andar com discos externos/pens atrás 😀

  18. Avatar de LoL
    LoL

    550 euros uma cena que basicamente serve para falar com as outras pessoas?

    É, crise…

    1. Avatar de PCLIFTING.PT

      Náo é só para falar companheiro… não conheces as potencialidades deste equipamento…

      http://www.peliculas.pt.vu

      1. Avatar de Pedro A.
        Pedro A.

        Mas quantas pessoas usam na totalidade as funcionalidades destes telemoveis? Poucas… Neste país, é mais uma questão de status do que de necessidade!

    2. Avatar de Rseven
      Rseven

      Falar, fotografia,net,musica,jogos.. Hmmm..wait..afinal não é só para falar..

      Sinceramente ultrapassa o Iphode na boa 🙂

  19. Avatar de PF

    Hummm, será que vocês sabem que o Samsung i7500 vem com 8GB de memória interna e expansível até 40GB?

    E que tem uma lente de 5MP? E que tem ecrã 3.2″ HVGA(320×480) AMOLED ?

    E que vem equipado com bateria de 1500 mAh?

    E que tem Bluetooth® 2.0, USB 2.0, WiFi, MicroUSB, 3.5mm conector de headphones ?

    E que por acaso vem equipado com o primeiro S.O. livre com imensas funcionalidades ÚTEIS da google?

    Pois, se calhar não sabem e ainda andam nos sistemas operativos proprietários.

    Mas gostos não se discutem.

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Que comentario tao triste…

      1- O symbian agora é aberto (opensource). A Nokia tomou essa decisao a pouco tempo, revelado em primeira mao na T3.

      Da proxima vez que comentares googla ou binga um pouco.

  20. Avatar de Jorge Salvador
    Jorge Salvador

    Olá amigo Vítor!!
    E porque não um artigo ao Samsung i8910 Omnia HD? Pelo que já li é uma autentica bomba, o reinado do Iphone deve mesmo estar a chegar ao fim pelas caracteristicas deste Samsung apesar da minha marca preferida ser a Nokia e em especial a serie N. Pelas características este Samsung Omnia HD deixa o Nokia N97 a milhas de distancia razão pela qual vai ser o meu próximo terminal assim esteja disponível nas lojas.

    1 abraço amigo Vítor.

    Jorge Salvador.

    1. Avatar de Vítor M.

      Olá meu caro.

      Há um leque de dispositivos que eu queria testar e publicar algumas considerações, mas em Portugal é tudo muito complicado. Fizemos alguns contactos mas ainda não surtiu o efeito que pretendia.

      Mas estamos atentos e ainda não baixamos os braços. A ver vamos 😉

      1. Avatar de Jorge Salvador
        Jorge Salvador

        @Vítor, será que esses génios ainda não perceberam esta é uma maneira de dar a conhecer e porque não publicitar os seus produtos e ainda por cima de uma forma gratuita?

        1 abraço.

        Jorge Salvador.

  21. Avatar de Fox^92

    Eu tenho o 5800 xpress music e o iphone mas antes de comprar o 5800 pensei esperar por esse 🙂

  22. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Bom preco na minha opiniao. Existe um pequeno erro no titulo… O Nokia n97 vem concorrer com o HTC touch pro 2 e nao com o Iphone. Mas a culpa do erro nao é do pplware mas da Fonte.

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      EDIT: O preco para Portugal deve de rondar entre os 680 a 700 euros. Sendo assim ja é caro. Outro erro no topico pois deveriam de ter referido que o preco estava sem os impostos.

      Nota: Nao estou a criticar o pplware mas sim a fonte.

  23. Avatar de João Costa
    João Costa

    Que PDA Fuleiro ***, melhor deles todos é o HTC Touch Diamond pR0……….. enjoy =X

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      LOL. Se estavas a falar do nokia devo dizer que não é um PDA. É um smartphone. A nokia esta sempre atrás neste novo mercado por falta de experiencia e por não se ter preparado para a mudança quando devia. A nokia pensou que era uma moda que vinha e que desaparecia no mesmo momento. Foi esse o grande erro da Nokia.
      Se reparares para o preço consegues perceber que esta mais barato que os outros n-series. É só retirar as devidas conclusões.
      Compara este com o HTC Touch Pro 2 e ve se nao é uma copia… Claro à moda da nokia.

  24. Avatar de Tipsy
    Tipsy

    Gosto deste nokia. Muito bom.

  25. Avatar de LuSiFer
    LuSiFer

    Não há paciência para o ridículo em que estes Iphone nerds caem sistematicamente.

    O IPhone é um bom produto. Ponto final.
    Agora não o comparem por favor com telemóveis/pda’s verdadeiramente topos de gama.

    Tive durante 3 anos um N80 e considero-o melhor do que o iphone em tudo menos 3 pontos:

    Não era táctil
    Não era tão bonito
    Não tinha 8gb internos

    Neste momento tenho um HTC Touch Pro, pelo que o IPhone para mim é agora mais do qe nunca apenas brinquedo engraçado quando comparado com este fantástico pocketpc que tive o privilégio de adquirir.

    Gostos são gostos, agora não estejam sistematicamente a falar do iphone como se fosse a melho coisa do mundo, porque no mercado há pelo menos uma boa dúzia de máquinas bem melhores e a maior parte até é mais barata que a coqueluxe da apple.

    cumprimentos e deixem-se extremismos, só vos fica mal

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Tu gostas do n80 mas é por causa do irremote… (irónico)

  26. Avatar de mmick
    mmick

    Este N97 e o iPhone sao produtos diferentes: um tem qwerty por hardware e o outro o melhor touchscreen do mercado.
    Ambos tem imensas aplicacoes mas a nivel de qualidade o iPhone ganha de longe. O N97 nao emociona, é lento e tem hardware antigo. O iPhone é 100% smooth com o hardware que tem e com as aplicaçoes certas faz tudo que se pode desejar (tirando editor de office). O N97 é espectacular…mas para 550€ a esta altura do campeonato com um LCD normalíssimo (como 5800XM na sua essencia) e com um CPU que nao aguenta o software da melhor forma nao justificam o preço. O iPhone é um produto diferente, mais virado para a exclusividade e com um pacote de software + ecra + UI + web/mail que a concorrencia ainda nao consegue bater.

  27. Avatar de Luis
    Luis

    Esta conversa do “a minha é maior que a tua!”… é um pouquinho triste!
    E à procura de alguma substância informativa fui lendo os posts e… Antes de compararem o que quer que seja, baseiem-se em factos (não em crenças e simpatias)… e talvez definir, o que é qualidade!
    Por exemplo, para mim, um telemóvel de qualidade tem que caber ergonomicamente na minha mão (o que deixa de fora o iphone e outros de tamanho semelhante) e ser capaz de desempenhar aquilo que uso com a maior rapidez e melhor desempenho possivel, ser visualemente agradável e ter teclado para nao ter de olhar para ele quando pressiono qualquer “tecla”. Se outros têm diferentes critérios de qualidade… sejam bem vindos ao mundo da diversidade!

  28. Avatar de Von_Croy
    Von_Croy

    Isto é o preço de alguns países na europa… Cá os portugueses vão levar com 700€ caso queiram adquirir este telemóvel..

  29. Avatar de Dark
    Dark

    tenho um htc, alguns s60 (n80, n70) e um iphone 3g… que sim, manda mms com o swirly (potente por sinal).

    e faço de tudo um pouco… alias, nao preciso de um netbook e por vezes ja nem o notebook abro… e se o vou trocar por outro telemovel? sim, pelo possivel Iphone novo que ai vem…

    sou iphone fan boy? talvez.. mas ja testei os outros todos e so gosto deste… 🙂 teclado? para que? apesar de dedos grandes, escrevo bem…

  30. Avatar de Hugo
    Hugo

    eu tenho o N95, nada como este telemóvel.. com as aplicaçoes que tem a seu dispor consegue ate superar o iphone . So nao e touch.. xD

  31. Avatar de Marisa
    Marisa

    Numa só frase .. Nokia N97 😀

  32. Avatar de NFAN
    NFAN

    Podem dizer tudo de mal e bom de todos os telemoveis/Smartphones só não comparem windows mobile com outros sistemas operativos como Symbian,Android,etc…. Win Mobile = Windows PC (em ponto pequeno) bugs atras de bugs, lento, microsoft é zero.

    Agora por simpatia, não digo que o iphone é bosta e o n97 a grande bomba. Eu sempre simpatizei com symbian, é estavel, (as vezes lento é verdade, mas depende das aplicações), tens milhares de aplicações, podes desenvolver outros milhares de aplicações (para quem sabe) tens as funcionalidades necessárias e alguma que sobram (e tem bugs é claro, qual não tem?), roda muitas aplicações ao mesmo tempo apesar da memoria “fraca” como muito dizem (symbian não precisa de muita memoria, mas podia ter mais para ajudar.)

    iPhone, tambem me parece engraçado e bom smartphone, mas todos tem vantagens e desvantagens, hoje é este amanhã é aquele. Não falo muito do iPhone porque pouco conheço.

    Mas acho que N97 não é melhor que o iPhone nem o iPhone melhor que o N97. São apenas diferentes. e depende dos gostos e da utilidade que cada um dá ao telefone.

    Agora vos digo, que até o windows 3.11 ja corri no meu “old” N95, acho que o iPhone não faz isso. Estou à espera de correr o Win 95 ou 98 no N97 (quem sabe o XP que já corri num 386 antigo que lá tinha porque não num N97?) 🙂

    Eu tenho um N97 agora (entre outros em casa que quase não uso) programo em c++, vb, flash, etc…, para symbian, para que queria eu um iPhone? sim, seria mais um, dos muitos gadgets, que tenho.

    Se alguem me quiser oferecer eu aceito e nunca vou dizer que é fraco. Juro.

    Não guerreiem entre voces, porque gostos são gostos, e respeitem as opiniões.

  33. Avatar de Sandra
    Sandra

    olá!
    Comprei há cerca de uma semana o n97, não sou fanática por nenhuma marca devo dizer que a nokia é uma das minhas preferidas. desde há bastante tempo que, devido ao meu trabalho tenho dois telemóveis e têm sido sempre samsung e nokia. A samsung é excelente no que respeita á estética do equipamento mas em relação á funcionalidade fica a desejar, a camara do meu é excelente. A nokia, no meu entender, fabrica telemóveis de guerra, bastante resistentes e funcionais. Em relação ao iphone devo dizer que experimentei os dos meus amigos e não gostei, é realmete muito bonito e tem estilo para quem gosta de redes socias e internet, mas o n97, posso dizer pela minha experiência, é muito melhor! Para não esquecer a fragilidade do iphone é so nos informarmos da forma como o ecrã se parte com um pequeno tombo… sempre tive nokia e sou bastante desastrada para alem de ter uma filha que de vez em quando me atira os telefones para oa chao e nunca nenhum nokia se partiu!

    1. Avatar de Estefâneo Empregos
      Estefâneo Empregos

      Olá Sandra!
      Passados todos estes anos, rendeste-te ao IPhone ou continuas a usar o N97 ? 🙂

  34. Avatar de Sandra
    Sandra

    Novamente Sandra…
    Bem… só agora li o resto dos comentários e devo dizer que acho não ser necessário falarmos mal daquilo que não temos e colocar em santo graal o que temos. a discussão centra-se entre iphone e n97? são bastante diferentes, como já foi referido, depende daquilo que cada um valoriza mais! já agora, alguém sabe quando é que as entradas de alimentação e tranf de dados passam a ser universais, é que já nao posso com tantos carregadores e adaptadores… 😉

  35. Avatar de Mouro
    Mouro

    o iphone nunca irá fazer sucesso, nem tem um teclado!

    1. Avatar de Kush
      Kush

      Hahahahaha apoiado