Tem um smartphone Nokia? Saiba se vai receber o Android Pie 9.0

24 Comentários

A garantia foi dada por Juho Sarvikas, o Diretor de Produto na HMD Global, a “nova casa” da tecnológica finlandesa. As notícias não poderiam ser mais positivas para quem tem um (ou vários) smartphones Nokia.

Tendo regressado em força ao mercado mobile com o seu Nokia 6 em janeiro de 2017, deste então o seu percurso tem sido repleto de sucessos. Agora a marca está a disponibilizar as suas prometidas atualizações.

Tem um smartphone Nokia? Então vai receber o Android Pie 9.0


A HMD Global continuará a trabalhar para garantir atualizações aos smartphones Nokia. Fá-lo-á de forma periódica e cada vez mais expedita, para que os seus utilizadores tenham a mais recente versão deste sistema operativo.

Todos os smartphones Nokia receberão o Android Pie 9.0

A marca cumprirá assim a promessa feita há cerca de um ano. Prometendo atualizar todos os smartphones Nokia no mercado com duas grandes atualizações do sistema Android.

Agora, ao revelar a sua calendarização de atualizações para os smartphones Nokia, a palavra dada será mantida. Além disso, podemos também tranquilizar os utilizadores desta marca.

O seu Nokia está na lista?

Os primeiros smartphones a receber a atualização para Android Pie 9.0 serão os Nokia 5 bem como o Nokia 3.1 Plus. Ambos os terminais deverão receber a nova versão do sistema operativo durante esta semana.

Algo que também foi veiculado pelo próprio CPO da empresa, tal como podemos ver pelo tweet acima. Cumpre ainda relembrar que o Twitter tem sido o meio escolhido por Sarvikas para informar os seus seguidores.

Em seguida o Android Pie chegará ao Nokia 6, 5.1, 3.1 bem como ao económico 2.1. A estes smartphones chegará durante o primeiro trimestre de 2019, período que termina a 31 de março.

Os demais smartphones Nokia receberão a atualização de acordo com os prazos estipulados acima. Note-se que estas datas foram partilhadas pela própria empresa, pela mão deste seu executivo.

Com efeito, são já vários os smartphones desta marca que receberam a mais recente atualização do sistema. Entre eles podemos apontar o Nokia 7 Plus, 6.1, 6.1 Plus, 7.1, bem como para o 5.1 Plus.

Entretanto, a atualização também já está a ser distribuída para dois terminais de gama alta, os Nokia 8 e 8 Sirocco. Todavia, a marca finlandesa já se deparou com alguns atrasos no desenvolvimento e preparação destas atualizações.

Algo que acabaria por levar Juho Sarvikas a ter que se desculpar pelos atrasos encontrados. Relembro que este processo de preparação de atualizações é propenso ao surgimento de alguns erros ou bugs inesperados.

Ainda assim, as marcas já estão habituadas a enfrentar este tipo de problemas, solucionando-os antes de entregar a atualização. Por conseguinte, ao utilizador final, por via da regra, chega uma atualização estável e sem problemas.

Sob a orientação da HMD Global, as atualizações são uma prioridade

Precisamente neste ponto, a tecnológica finlandesa merece todo o nosso apreço e destaque. Oxalá, as demais fabricantes prestassem tanta atenção, tempo e recursos na atualização dos seus smartphones.

A marca, sob a orientação da HMD Global, deverá apresentar novos smartphones Android durante o MWC 2019 em Barcelona. Lá estaremos para os dar a conhecer em primeira mão.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Já recebi o Android 9 há cerca de duas semanas (Nokia 8). Sem bugs até ao momento e ainda mais fluído.

  2. Avatar de JBatista
    JBatista

    Agora só precisam de meter o botão de procura de actualizações a funcionar como deve ser.
    Se há uma actualização e o user clica lá, não há cá regras de deploy faseado pra ninguem…

  3. Avatar de ema
    ema

    Nokia 8 já tem o Android Pie.

  4. Avatar de Francisco
    Francisco

    Recebi há semana e meia no meu 8 e bem gostaria de fazer rollback para Oreo.
    Ter os controlos de volume de média como padrão é uma treta.
    Antes se o telefone processava jogos ou vídeos, o controlo alterava o volume de média, em standby alterava o volume do toque.
    Agora além de ter de ir ao meio das definições para alterar o volume de toque, tenho de levar com o som, o que é extremamente incómodo, especialmente em entrada para reuniões ou à noite.

    1. Avatar de TechMan99
      TechMan99

      Não estás sozinho nessa queixa, mas há apps que permitem redefinir as ações associadas aos botões. Uma que podes usar para mostrar os controlos de media completos no Android Pie é a Button Mapper Pro.

  5. Avatar de Ramalho Mz
    Ramalho Mz

    Sem ter a certeza absoluta, o meu 6.1 Plus já recebeu há mais de 1 mês. Até fiquei surpreendido. Good job Nokia.

  6. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    Eu só tenho Nokia e ofereço nokia a quem eu quero oferecer um smartphone.

    Eu não entendo como há pessoas que compram smartphones de marcas que não atualizam o SO.

  7. Avatar de TechMan99
    TechMan99

    É assim mesmo Nokia, e foi também nisto que a Microsoft falhou.
    Resta saber se a atualização vale a pena, primeiro porque no caso do Nokia 6, estamos a falar de um equipamento otimizado para Android 7, e que já foi atualizado para 8.0 e 8.1. E depois porque as diferentes versões de Android têm tido poucas melhorias substanciais. Vamos acreditar que o Android 9 será mesmo melhor em termos de performance e bateria.

  8. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Nokia a dar baile à Samsung e mais não digo.

    1. Avatar de Diogo Silva
      Diogo Silva

      Os telemóveis da Samsung são feitos para durar apenas 1 ano, por isso eles não se preocupam com actualizações. Se queres um actualizado, compras um novo. Simples.

      1. Avatar de viana
        viana

        comprei agora um samsung e já estou arrependido a ultima actualização é de Novembro depois não entendo porque nao metem estabilizador de imagem na camera frontal já que é uma questão de software.
        Eu que só compro um telemovel de 3 em 3 anos estive na duvida entre samsung e nokia mas o proximo nao me vou esquecer.

        1. Avatar de Pedro Fernandes
          Pedro Fernandes

          Sem querer estar a dizer alguma asneira acho/penso que depende do Samsung. No meu caso Samsung S7 Edge 8 Android Version 8.0.0, Samsung Experience Version 9.0, Security patch level: December 1, 2018.

  9. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    Então TODOS recebem pie? <3 nokia

    1. Avatar de Rui Bacelar
      Rui Bacelar

      Todos =)

  10. Avatar de Pai
    Pai

    O meu Nokia 7plus tem o Pie desde Novembro e pacote de segurança ( Security Patch) der Janeiro. Ah e tem a Gcam com o modo Nightsight do Pixel 3

    1. Avatar de Mário Lemos
      Mário Lemos

      Bom dia, gostaria de saber como é que conseguiu instalar a GCam no nokia 8, pois na playstore não a encontro (tenho um Nokia 8 atualizado para o android 9)

  11. Avatar de Rui
    Rui

    Já recebi o Pie ainda no ano passado, tenho o 7plus.

    1. Avatar de tiachica
      tiachica

      Também tenho um 7 Plus com o Pie à meses, e cá entre nós que ninguém nos ouve… É uma grande máquina, não é?

      1. Avatar de MadMakz
        MadMakz

        É… além disso foi considerado o smartphone mais resistente. Eu não tenho nenhum Nokia, mas é a mais provável minha próxima opção, ou Xiaomi (da gama mi A, aguardo para ver o mi A3 e variantes). Qualidade de construção, android puro (neste caso ONE), gestão correta de atualizações, então acho que a Nokia vai ter cada vez mais sucesso. Por outro lado acho que a Samsung ainda não deu conta que as pessoas estão cada vez mais informadas e muita gente detesta as ROMs cheias de tralha e apps de terceiros que não se deixam remover nem desativar (quem diz Samsung, diz LG e outras). Eu acho que no android tão importante quanto hardware é o software (para mim claro) no IOS essa questão não se põe claro, por isso prefiro um android stock ou pouco alterado (OnePlus, mi A, Nokia, BQ). Um SD 660 num android stock faz o mesmo que um Samsung S9 para 90% das pessoas (tirando as câmaras), só que elas não sabem por isso compram marcas. Não liguem muito ao que eu disse, cada um deve comprar aquilo que gosta. Boa noite.

  12. Avatar de Lumia
    Lumia

    Fico aguardar para o Nokia 6 🙂

  13. Avatar de Pai
    Pai

    @Mario Lemos aGcam não é oficial da PlayStore, procure no Google por uma aplicação . Mais não lhe posso dizer

  14. Avatar de Manuel Lopes
    Manuel Lopes

    E os smartphones da Microsoft que na altura tinha comprado a Nokia, também vão receber actualização para Android?

  15. Avatar de Diogo Silva
    Diogo Silva

    Atualizou hoje para Android 9.0

    Nokia 5. Top

  16. Avatar de Joel Correia Mateus
    Joel Correia Mateus

    Alguém me sabe esclarecer porque é que a atualização para o Pie já chegou ao Nokia 5.1 Plus e ainda não consigo atualizar o meu?

    Obrigado.