Nokia 6, 5 e 3: uma nova família de smartphones

43 Comentários

Além do lançamento do Nokia 3310, a Nokia recheou o seu portefólio de produtos com mais 3 smartphones, para atacar diferentes gamas.

Depois da estreia no mercado chinês, a Nokia apresenta-se ao mercado global através do Mobile World Congress, com os Nokia 6, Nokia 5 e Nokia 3. Conheça os preços e as especificações principais.



A MWC 2017 tem servido de mote para a apresentação de algumas dos melhores e mais aguardados lançamentos. Desde que a Nokia se afastou da Microsoft que o mercado esperava ansiosamente pelo seu regresso e depois da entrada no mercado chinês eis que finalmente temos a HMD Global a expandir a marca Nokia por todo o mundo.

Na apresentação dos vários Nokia 3310, 3, 5 e 6, não faltou a presença de Rajeev Suri, CEO da Nokia, que falou da importância tecnologias móveis para a vida das pessoas e para toda a conexão entre elas.

Nokia 6

Este apresenta-se como o melhor dos três smartphones apresentados, tendo a marca apostado numa maior qualidade de construção e de materiais, sendo todo ele em alumínio. Tem ecrã Full HD de 5,5 polegadas e resolução FullHD. O processador é um Snapdragon 430, octa-core 1,4 GHz Cortex-A53. Tem 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno.

A câmara principal é de 16 MP e a secundária de 8 MP. A bateria conta com 3000 mAh.

http://videos.sapo.pt/3KS6NutiDrg7E3HaESOc

Em destaque encontra-se o amplificador de áudio inteligente, com duas colunas, permite ao utilizador desfrutar de baixos mais profundos e de uma nitidez de som incomparável, enquanto a tecnologia Dolby Atmos® assegura uma experiência de entretenimento realmente envolvente.

Este modelo está disponível em quatro cores, Preto Mate, Prateado, Azul Temperado e Cobre, a um preço recomendado de €229.

Nokia 6

 

Nokia 6 Arte Black Limited Edition

O Nokia 6 Arte Black Limited Edition foi criado para celebrar o portefólio Nokia 6 em todo o mundo e distingue-se essencialmente pela cor, pela capacidade de armazenamento, que é de de 64GB e de RAM, que passa para os 4GB. Vai estar disponível por um preço recomendado de €299.

Nokia 6 Arte Black Limited Edition
 

Nokia 5

O Nokia 5 é também ele construído com uma estrutura em alumínio, o ecrã IPS tem 5,2 polegadas e a resolução fica-se pelo HD, com Corning Gorilla Glass. O processador mantém-se o Snapdragon 430 e pelo processador gráfico é o Adreno 505.

http://videos.sapo.pt/RElIOdZw685zTRWZAd8M

No que respeita à fotografia, este modelo inclui uma câmara principal de 13 MP e a secundária de 8 MP e, tal como o modelo anterior, a bateria é também ela de 3000mAh. Estará disponível em quatro cores, Preto Mate, Prateado, Azul Temperado e Cobre, pelo preço recomendado de €189.

Nokia 5

 

Nokia 3

Para atacar o segmento de entrada de gama, lançou o Nokia 3. O ecrã é de 5 polegadas com resolução HD e as suas duas câmaras são de 8 MP com abertura f/2.0 (frontal e traseira). O processador neste caso fica à responsabilidade da MediaTek, sendo este um MT6737 (quad-core 1.4 GHz Cortex-A53).

http://videos.sapo.pt/Feth6tqZOzZlauFSK02Q

Estará também disponível em quatro cores, neste caso, Branco Prateado, Preto Matte, Azul Temperado e Branco Cobre e preço recomendado é de €139.

Nokia 3

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Henrique Graça
    Henrique Graça

    Agora falta é um flagship

  2. Avatar de Nope
    Nope

    “a Nokia recheou o seu portefólio de produtos com mais 3 smartphones”
    “a Nokia apresenta-se ao mercado global através do Nokia 6, Nokia 5 e Nokia 3”.

    Não é a Nokia, é a HMD Global que lhe comprou a marca para usar nos seus smartphones.
    https://pplware.sitedev.pt/smartphones-tablets/omundoemobile/chegaram-os-primeiros-detalhes-do-novo-nokia-3310/

      1. Avatar de Nope
        Nope

        A marca é um ativo de uma empresa, pode-se vender ou licenciar.

        Pode-se comprar à empresa Christian Dior uma licença para fabricar e vender um produto com a marca Christian Dior (ao que se diz, muitos produtos à Christian Dior nem chega a ver).

        Neste caso é o mesmo, a empresa Nokia não produz, nem sequer lança como seus os telmóvies e smarthones com essa marca. Quem lança e diz que são seus é a HMD Global. Obviamente ninguém ligava nenhuma se a notícia fosse “HMD Global lança os seus primeiros smartphones” – por isso paga pelo uso da marca.

        1. Avatar de Vítor M.

          É Nokia mesmo, é a marca, se bem que está também por trás a empresa Nokia (tal como foi mostrado pela participação do CEO na Nokia na apresentação da nova linha), que tem participação na empresa com produção e distribuição chinesa (Foxconn). Contudo, tudo o que está envolvido é a Nokia marca (e as autorizações da marca finlandesa)

          1. Avatar de alcaide
            alcaide

            de nokia só tem o nome! é uma chinezisse como tantas outras!

          2. Avatar de Vítor M.

            Pois… nesta parte tenho de te dar razão, ressalvando que a melhor tecnologia está já a vir da China, com marcas da China e engenharia da China. Mais um par de anos e isto estará aos olhos de todos.

          3. Avatar de Tiago jorge
            Tiago jorge

            Mas qual marca chinesa? Desde quando é que a HMD Global é chinesa? Os telemóveis são desenhados na Finlândia, como antigamente, em frente à sede da Nokia.

          4. Avatar de Vítor M.

            Tens razão, expressei-me mal, a empresa é Finlandesa e com capital da Nokia, o fabrico e distribuição é que é chinês.

  3. Avatar de Tiago
    Tiago

    Nada de especial, nem de exclusivo.
    O mercado já esta saturado de bons aparelhos android. Só vende se for pela loucura da antiga marca “Nokia” que tinha “bons” telemóveis com symbian Belle.

    1. Avatar de Torres
      Torres

      Sim, concordo
      Mas também é preciso dar um desconto porque só agora está a reentrar no mercado, no entanto pode ser que no futuro consiga trazer aquilo que a Nokia era… Sobretudo que consiga trazer um design diferente aos que já existem, era um dos melhores aspectos da Nokia

    2. Avatar de lmx
      lmx

      symbian e o magnifico meego, que o unico equipamento que saiu apesar de estar destinado ao Fracasso por causa do preço poribitivo, mesmo assimvendeu mais em pouco tempo do que os com windows..

  4. Avatar de rfonz
    rfonz

    Como utilizador nokia/lumia estava a espera de isto a muito, e valeu a espera. Meu próximo telemóvel será Nokia 5, continuarei na Nokia como sempre nunca tive outro telemóvel de outra marca, mas desta vez não será mais Windows Phone mas sim Android. E como eu muitos utilizadores de Windows Phone, a maioria comprou lumia por ser Nokia e não pelo sistema operativo. No meu caso sempre gostei de Windows Phone, mas chegou ao ponto que nem a Microsoft quer saber e vou saltar fora do barco e penso que o Nokia 5 será o telemóvel perfeito. Parabens Nokia espero que voltes ao trono ou então qeu consigas no futuro bater de frente com a Apple ou a Samsung .

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Eu comprei Lumia por ser Windows e não pela marca.
      Esquece a Nokia bater de frente com a Apple ou Samsung. Não tem sequer dinheiro para investir e chegar a esse ponto.

      1. Avatar de Tiago jorge
        Tiago jorge

        A Nokia está muito bem financeiramente, neste momento…

  5. Avatar de ze
    ze

    a unica coisa de jeito é ter android puro

  6. Avatar de RF
    RF

    Ehhh… nada que outros já não tenham e melhor! Ainda por cima com um soc desses..

    1. Avatar de rfonz
      rfonz

      Não vejas o meu comentário como uma provocação, mas gostaria de saber na faixa de preço do Nokia 5 (200€) qual o smartphone melhor com um soc superior ao 430 deste Nokia, em lojas físicas portuguesas sem ser xiaomi ou marcas do género. Obrigado

      1. Avatar de Tavares
        Tavares

        +1
        Acrescento o fato ser ser unibody em alumínio.
        E NOKIA!

        1. Avatar de transcendez
          transcendez

          Nokia? só tem o nome! mais um chinês disfarçado. Saudades da empresa filandesa, com sybian, uma máquina!

          1. Avatar de rfonz
            rfonz

            Primeiro HDM Global é uma empresa finlandesa com a malta toda da antiga Nokia, os engenheiros da Nokia do tempo de gloria estão la praticamente todos. Segundo é fabricado pela foxconn empresa que fabrica os belos iPhones e outras marcas de renome. Terceiro, qual é a parte destes Nokia que é telemóveis que é chinesice?

          2. Avatar de Belmiro
            Belmiro

            Tens consciência que apesar do SO symbian ter trazido as “Apps” e ser o primeiro verdadeiro conceito de SO smart, era muito complexo e mal estruturado. Quantos tinham que fazer reset habitualmente… eu tive vários S60 e só mesmo nas últimas versões estava algo melhor.

        2. Avatar de Goncalo
          Goncalo

          O facto de ser Nokia nao indica nada mais alem de ter um nome familiar, de resto e igual a tantos outros, a Nokia de ha uns anos atras ja nao existe, e alem disso tiveram uma meia duzia de bons modelos, a maioria dos telemoveis da Nokia eram problematicos, como o 8210, o 5210, o 7650, o 8850, etc. E a mairio deles eram copia de modelos anteriores, e os melhores eram os que usavam o hardware do 3310 e 3330, os melhores modelos da Nokia, que foram realmente muito bons.

  7. Avatar de transcendez
    transcendez

    Mais um Android em um imenso mar deles. Android é a plataforma de eleição mas gostava de ver outros players em cena, sei lá sailfish, bbos? será uma utopia?

  8. Avatar de Nope
    Nope

    “a Nokia recheou o seu portefólio de produtos”
    “a Nokia apresenta-se ao mercado global através do Mobile World Congress, com os Nokia 6, Nokia 5 e Nokia 3”

    Quem fez o anúncio do lançamento dos seus smartphones foi a HMD Global. Para quê fazer confusão e dizer que os smartphones são da Nokia?

    1. Avatar de Vítor M.

      A marca Nokia… não a empresa,, esta está nas mãos da HMD Global.

  9. Avatar de nok
    nok

    o senhor da foto é CEO da nokia empresa e não da HMD Globa,l da nokia marca de telemoveis.
    a citação refere-se a sw e não a telemoveis.
    qual era o objectivo de usar esta imagem?

    1. Avatar de Vítor M.

      Caro nok, este senhor esteve na apresentação deste novo dispositivo, foi ele que deu o mote para esta nova gama, foi ele que falou ali essa citação e é ele uma das caras desta nova actualidade da marca Nokia. Espero ter actualizado a sua informação face ao que está no artigo.

      Qualquer dúvida não hesite em nos contactar para qualquer esclarecimento.

      Cumprimentos.

      1. Avatar de nok
        nok

        este senhor chamou a HMD Global ao palco para falarem dos telemoveis. Não os apresentou ele.
        a citação é da apresentação dele, mas não tem nada a ver com o negocio dos telemoveis.
        e é uma cara bem antiga na marca nokia, mas não nos telemoveis.

  10. Avatar de André Gomes
    André Gomes

    Faltou uns detalhes no Nokia 6.. A super lente ZEISS que só a Nokia tinha e o Botão dedicado às fotos!
    E claro.. o SO.. Podiam voltar à carga com o Sailfish. (usei o Meego no N9 e estava excelente, a evolução ficava-lhe bem)

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      A Zeiss não está a trabalhar / colaborar com esta Nokia. Esqueçam Zeiss em Nokias, isso não irá acontecer.

  11. Avatar de Pedro
    Pedro

    Caros amigos vamos lá ver se nos entendemos a HMD global dá o cabedal e a NOKIA fica com a fama
    Abraço a todos

    1. Avatar de Nope
      Nope

      Quem fica com o cabedal ($) é a Nokia, pela venda da licença da marca.
      Quem corre grandes riscos de ficar sem cabedal é a HTC Global.

      “Portantes, o sê a sê dono” 🙂

  12. Avatar de José Bacalhau
    José Bacalhau

    Eu, por razões sentimentais, desde já declaro que irei comprar um Nokia se a marca apresentar um telemóvel de gama alta. Depois logo se vê.

  13. Avatar de iSad
    iSad

    Full Specs do 6??

  14. Avatar de Sergio
    Sergio

    Nada como experimentar, estou ansioso para ter um nas mãos e sentir se realmente a robustez esta lá.. agora não adianta estar a fazer futurologia, se são as ideias e fabrico da malta da antiga nokia ou se são os chineses que mandam em toda construção. Eu acho que se vai atingir um bom ponto de equilibro e como disseram num comentário acima, em lojas físicas nacionais não se encontra assim tantas alternativas por este preço e eventual qualidade de materiais.
    Após L800 ( ate pregos pregava) , L920 e L950 a conclusão que chego é que uso um óptimo, mas a plastificação exagerada do l950 desiludiu-me assim como a incapacidade da Microsoft em lançar apps. Talvez esteja na hora de mudar e reencontrar pelo menos a robustez que tanto gostava nos nokias.

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      *optimo sistema

  15. Avatar de Francisco Gouveia
    Francisco Gouveia

    O que eu gostaria de ver mesmo era que fosse qualquer que fosse a MARCA de smartphone comprada que o ANDROID assegura-se sempre a actualizaçao automatica ou por ordem do utilizador de modo a poder o utilizador ter sempre uma ferramenta actualizada pois o que se assiste e ou ficamos com versoes antigas ou deitamos smartphone fora para poder comprar outro muitas vezes com a mesma capacidade ou inferior so por causa do antigo nao poder ser actualizado de uma forma legitima…
    Outra hipotese e a dos fabricantes desse hardware que sao os smartphones darem hipotese de escolha aos utilizadores de escolher qual o sistema com o qual querem operar e por ultimo dizer que basicamente estas medidas acabariam com o desperdicio que actualmente e o mundo da tecnologia de conecçao entre nos, o mundo e o meio ambiente agradeceriam…

    1. Avatar de Nope
      Nope

      A última versão do Android saiu há 6 meses. Já está em 1,2% dos Android. Dá-lhe tempo 🙂
      Por falar disso, estes Nokias vêm com a última versão?
      É que o que mais tem saído são modelos novos, com a versão anterior do Android

  16. Avatar de Joao
    Joao

    A apresentação da nokia foi muito boa, dá para ver os apresentadores com muita paixão e entusiasmo. E com direito a um coro acapella ao vivo 🙂 Muito bom. O anuncio do 3310 esteve porreiro, o apresentador já estava a ir embora, depois voltou atrás para apresentar mais uma coisinha 🙂 eheh

  17. Avatar de Ramed Ahcor
    Ramed Ahcor

    Os dispositivos NOKIA ainda não foram lançados e já temos “especialistas” no terreno, com lanternas e lupas militares, à procura de espiões e de falhas!
    Sim, é a NOKIA que fabrica os novos Smartphones que vão relançar a marca!
    Porque então e em abano da verdade, teríamos de afirmar que a Apple não fabrica os seus aparelhos! Que se saiba, a empresa tem sede nos EUA e os seus aparelhómetros são essencialmente fabricados na China! Ou não sabiam?…
    Assim como a maioria das roupas e calçado de marcas italianas, francesas… e portuguesas! Leiam bem as etiquetas!
    Claro que os processos de fabrico são controlados pelas empresas americanas e europeias, mas as fábricas estão da China, Vietname, Indonésia, Índia, Srilanka.
    Por isso, sim, que a NOKIA seja bem vinda. Já tinha saudades daqueles telemóveis tão bem fabricados! E que mais nenhuma empresa conseguiu, sequer, imitar!

  18. Avatar de smpamoer
    smpamoer

    Eu sempre tive Nokia até começar a fraquejar. Passei pela Sony duas vezes mas voltei para a Nokia depois de ter trocado os Sony ainda dentro da garantia. Com este lumia já lá vão dois anos, bastante utilização, muitas quedas e grandes e está a bombar a 100%. Apenas a bateria agora começa a dar parte fraca. Quanto ao windows phone até não desgostei, mas como já foi dito acima, parece que parou no tempo. Por isso venha de lá esses novos Nokias que eu estou pronto para experimentar.

    Alguém sabe quando saem em Portugal?

    1. Avatar de Ana Sousa
      Ana Sousa

      O meu Lumia já esteve dentro de água e está a trabalhar como no primeiro dia.
      A NOKIA sabe o que faz, eu só quero NOKIA, se agora vão para o Android, vou experimentar.