Nexus 9 é tão potente como um MacBook Pro de 2013

116 Comentários

Comparação feita recorrendo aos resultados do benchmark Geekbench, em single-core.

A Google apresentou esta semana o novo Nexus 9, um tablet da HTC com ecrã de 8.9″ que se situa numa dimensão intermédia relativamente aos já existentes Nexus 7 e Nexus 10.

A grande novidade neste tablet, tendo em conta a concorrência, é a inclusão do SoC Nvidia Tegra K1 que se distancia largamente dos actuais SoCs ARM. Na prática, estamos perante um verdadeiro computador vendido como entrada de linha da Apple em 2012.

nexus


O Nexus 9 será distribuído apenas a partir do dia 3 de Novembro mas já surgiram resultados benchmark que descrevem as suas capacidades. Já era esperado que tivesse um desempenho de topo e pelo ranking do Geekbench é possível concluir que a pontuação de 1903 marks do Nexus 9 (referido como HTC Volantis) corresponde à existente em computadores bastante competentes para trabalhos que exigem já uma capacidade considerável.

O Nvidia Tegra Kepler K1 é um SoC (System-on-a-chip), referido como o primeiro processador ARM a 64-bit para Android (eventualmente a par com o Qualcomm Snapdragon 410). Oficialmente, com dois CPUs Denver 64-bit a 2.3 GHz, o benchmark apresentado foi realizado a uma frequência de 2.5 GHz, sendo assim esse um pormenor ainda por confirmar.

nvidia-tegra-k1

Mas há sempre algo a ter em conta: os benchmarks não são tudo e, concretamente em relação ao Geekbench, é feito um teste completo que inclui várias tarefas de processamento pesadas e testes de memória, mas é sempre necessária alguma cautela na sua caracterização, principalmente quando se trata de comparar arquitecturas x86 com ARM. Seja como for, trata-se de um meio de comparação plausível entre plataformas.

Considerando o computador referido como comparação, o MacBook Pro de 2013, uma máquina concebida para desempenhar árduas tarefas, o resultado de comparação de single-core é bastante equivalente com o obtido no Nexus 9. Deixo 3 exemplos:

Como comparação com o anterior Nexus 10, equipado com um SoC Samsung Exynos 5250, a sua pontuação é de 879. Já comparando com o iPad Air, que obtém 1085 marks, o Nexus 9 quase duplica com os seus já referidos 1903 marks.

Tudo isto não passa de uma referência que pode ter contornos diferentes mediante tarefas específicas. Em caso de necessidade, e se for um programador que necessite de elevada capacidade de processamento, o Tegra K1 abre uma nova série de processadores que pode revolucionar, mais uma vez, o mercado dos dispositivos móveis. Não apenas considerando multi-tarefa, streaming de vídeo ou jogos com gráficos impressionantes, mas também para tarefas mais avançadas até agora apenas possíveis em computadores, como edição de vídeo e processamento de fotografia avançados.

Começa agora a verdadeira colisão dos tablets ARM com os computadores.

Via Gizmodo

Comentários

116

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno
    Nuno

    Estou à esspera dos apple fans a dizer que falta o símbolo da maça no nexus para o poderem comprar

    1. Avatar de Nibes
      Nibes

      Mas não tenhas dúvidas… falta a maçã quando carregas no botão power e o ligas. Sem dúvida o hardware é de topo mas o android… pegas no ipad air 2 e passadas 2 horas dizes: sem dúvida que isto é qualidade e competência. Contudo, é só a minha opinião…

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Tbm é a minha opinião para os produtos actuais, mas já estás a tirar conclusões sem ver os dois lado a lado? Não te esqueças que o Android l levou um grande revamp do anterior.

        Eu diria que é esperar para ver e não tirar conclusões só porque até agora foi assim.

        1. Avatar de Ricardo Esgaio
          Ricardo Esgaio

          don’t feel the troll

        2. Avatar de Nibes
          Nibes

          Claro, é a minha opinião neste momento… Concordo contigo e sinceramente até tenho esperança que o android melhore bastante…maior concorrência só nos traz mais benefícios a nós, consumidores finais. E até te garanto que com o hardware potente que têm desenvolvido, se o android for corretamente melhorado, a apple vai ter de começar a sprintar…

          1. Avatar de Marco
            Marco

            Exacto, era mesmo aí que eu queria chegar. Vamos ver como isto dos tablets se desenrola este ano

        3. Avatar de jppataki
          jppataki

          Pois, pois só conhecem iOS e Android… e não estou a falar de Windows RT… ou Windows Mobile.
          Eu gosto de ter opiniões informadas e estou vendedor da cangalhada Apple (falta despachar o iPod Touch, vou ficar com iPod 60gb… para lhe meter um SSD, mas se comprar um Fiio X5…). Vou ficar com o Blackberry Q10 como primário e o Sony Z1 Compact para por Android L ASAP….

      2. Avatar de censo
        censo

        I Ipad não é tão deslumbrante como querem fazer crer.

        1. Avatar de Gonçalves
          Gonçalves

          Qualidade e competência?

          Na minha terra qualidade e competência é fazer as coisas rápido e bem.

          A Apple até pode fazer as coisas bem, mas não é à primeira…
          Lançar actualizações á pressa é tudo menos competência!

          1. Avatar de Gonçalves
            Gonçalves

            Ups, não era neste comentário

      3. Avatar de Nuno
        Nuno

        Não utilizas Android, é só isso… Qualidade e competência são duas palavras que não utilizo com software Apple, apenas com o hardware.

    2. Avatar de Ricardo Esgaio
      Ricardo Esgaio

      ninguem vai comprar este nexus com o ipad mini retina a 270euros…

      1. Avatar de Alexandre
        Alexandre

        Onde encontras o iPad mini retina a esse preço?

          1. Avatar de Alexbrim
            Alexbrim

            Obrigado por seres tão específico.

    3. Avatar de Nelson
      Nelson

      Coitadinhos… Iludem-se com pouco…

      Já viste o iPad air 2?

      Já comparaste com o resultado normal dos mac’s e não do pior da lista?

      É assim que se vêm as fraquezas! LOL!

      1. Avatar de Hugo Cura

        Nelson, estás a dizer que um Mac com CPU de entrada de linha não presta? Hmmm 😉

        E do iPad Air 2, já viste?

        1. Avatar de Ricardo Sousa
          Ricardo Sousa

          Ainda achas que vale a pena discutir este tipo de coisas com o Nelson?!?Só vê apple à frente!Se a apple fizesse carros ou casas, para ele eram as melhores e comprava logo e quem não comprasse era burro!É uma causa perdida!Impossível discutir este tipo de coisas com uma pessoa assim!Porque se tivesse olhos sem ser de maçã viria que se trata de uma bela máquina tanto a nível de construção (carcaça) como de hardware… Já para não falar das diferenças de preço comparando com o tão afamado e poderes ipad air 2….

      2. Avatar de João Tavares
        João Tavares

        O que tem o ipad 2 de especial? A resolução do meu tab s que ja saiu ha uns meses continua a limpar o rabinho ao ipad. 2560×1600 contra 2048×1536. Se é inovação tornar o ipad mais fino vou ali e já volto… ah esqueci-me que agora também tem leitor biométrico…. ups, o meu tab s que já tem uns meses também tem.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          certamente o iPad terá melhor processador que o Tab s, melhor leitor biométrico, melhor oferta de aplicações…

          Uma pergunta, no Tab S o leitor biométrico tb se esquece do número de tentativas falhadas quando se desliga? como no Galaxy S5?

      3. Avatar de João Tavares
        João Tavares

        Para quando multitasking no ipad? Quando isso acontecer avisa… lol

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          O iPad tem multitasking.
          O que tu deves querer dizer é correr duas aplicações lado a lado

      4. Avatar de Paulo C
        Paulo C

        Bem, deve ser a primeira vez que comento aqui…mas acompanho o PplWare à imenso tempo, acompanho todas as novidades e leio alguns comentários, pois vejo muita informação útil em alguns “comentários”.
        Agora, este senhor Nelson, por amor à santa, o que é isto rapaz? Tu trabalhas na Apple? Tu tiveste uma nota fraca na escola porque um pc Windows bloqueou? Calma!
        Nas tecnologias é muito bom existir concorrência. Haverá sempre opiniões…quem gosta da Apple, quem adore a Microsoft ou quem simplesmente seja fã dos Android’s.
        A meu ver, gosto de experimentar todos sempre que possa…uns mais apelativos para Gamers…outros para Designers…outros para lazer…etc…!
        Respeita a opinião de cada um e não sejas tão “cego” pela Apple…um dia ainda apanhas alguma depressão!
        Abraço! E não leves a mal!…até tens bom gosto…de mulheres! 🙂

    4. Avatar de José
      José

      Eu acho piada, aos fans android e Windows , criticarem tudo da Apple. Só criticam porque nunca usaram produtos da Apple, e o principal porque dizem que é mais caro. O velho ditado já dizia ” o barato sai caro” .

      1. Avatar de peferreira
        peferreira

        Ey bro Chill, eu considero-me Windows Fan e não critico Apple. Muito pelo contrario, sei que eles fazem qualidade (a um preço elevado contudo). Pessoalmente o que critico mesmo e a comunidade Android e a Google que nao vale 1 centimo mas pronto… (comentário um tanto desnecessário mas tenho de defender a minha ‘bandeira’) :p

      2. Avatar de miguel
        miguel

        claro que é caro apple, com o hardware que esta la embutido é caro como ouro.

        smartphones/tablets com os preços da apple também há, só que tem muito mais hardware do que a apple.

        Por isso quando vem aqui o nelson e outros dizer que apple é quem tem mais lucro, não me admira… preço baixo a fabricar e preço alto de venda.

        a apple é a que tem maior margem de lucro de longe, e depois com o SO diferene dos outros.. claro que cativa clientes é apple apple é bom porque é caro.

        e isso ve-se nas peças da marca, pode ser apenas um adaptador qualquer, (chines=2 euros) (apple=30€) fazem os 2 o mesmo serviço…

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Miguel…

          Não lhe tiro a razão quando diz que os produtos da Apple são caros, principalmente quando comparados com marcas concorrentes, no entanto, há que salientar que, um produto da apple não desvaloriza tanto como os das restantes marcas… Eu compro hoje um iphone e daqui a um ano ainda consigo recuperar grande parte do dinheiro investido, compro um mac e acontece a mesma coisa… já se comprar um tablet android… ou um telemovel android… passado um ano já está a metade do preço na loja…

          É ai que vejo uma das grandes diferenças entre apple e o resto do mercado.

      3. Avatar de Santos
        Santos

        Já usei. Prefiro Android. 😉

      4. Avatar de Gonçalves
        Gonçalves

        Estas um pouco enganado!
        No trabalho tenho dois ipads e sabes o que que eu penso sempre que mexo neles??
        “Epá, mas que p******a mais limitada! Só dá pra fazer isto?”…
        E faço o que tenho de fazer e vão direitinhos pra onde vieram.

        1. Avatar de O Presidente
          O Presidente

          que trabalho? limpar os ipads? diz me uma coisa que fazes no android e n fazes no ipad.

          1. Avatar de Gonçalves
            Gonçalves

            Por exemplo trocar de luncher…

            E o trabalho não é limpar iPads, mas sim tomar conta de uma rede com aproximadamente 150 máquinas.
            Chega-te?
            E sabes o que eu acho dos iPads? Para o trabalho que fazem (SIG) é um completo desperdício. Um tablet com windows fazia um trabalho 1000 vezes melhor.

            Como vês até o Windows consegue fazer algumas coisas melhor.

          2. Avatar de O Presidente
            O Presidente

            Goncalves es troll, trocar de launcher e uma vantagem do android??? vai dizer isso a quem tem iphone ou windows phone…nobody cares. so os androds e que tem problemas com launchers, para mim o launcher de origem e perfeito

          3. Avatar de Gonçalves
            Gonçalves

            Sim, eu considero uma vantagem. Se não dás valor ao facto de poderes personalizar o que bem te entender esse já é outro assunto!
            E explica-me como é que um trol acaba de sugerir windows pra uma tarefa quando estamos a discutir android…

  2. Avatar de Paulo Costa
    Paulo Costa

    Esta ai um artigo para os menino que ficam chorando a falta de artigos da Google/Android….
    Tenha santa paciência.

    1. Avatar de lipho
      lipho

      Até nesse tem de aparecer produtos da Apple

      1. Avatar de Ricardo Esgaio
        Ricardo Esgaio

        o android vive na sombra da apple, ontem apresentaram 2 excelentes apps video e foto para ipad, android tem alguma coisa de jeito nesse campo para tablet? pois…

        1. Avatar de Gonçalves
          Gonçalves

          Sabias que a pontuação já existe desde que se inventou a escrita?
          Por incrível que pareça, a pontuação serve para dar sentido ás frases.
          Coisa que as tuas não tem.

          1. Avatar de O Presidente
            O Presidente

            para quem trabalha tanto , passa a vida aqui, este goncalves e um puto de 17anos a procura de uma menina

          2. Avatar de Gonçalves
            Gonçalves

            Claro! que sou (NOT)… Viste ao menos a hora do post? -.-‘

    2. Avatar de Rafael João
      Rafael João

      LOOOL,

      já toda a gente sabe que a pplware dá mais referência aos iPhones/ios, não é preciso ler muita coisa para perceber isso.

      Qual vai ser a vossa desculpa agora para dizerem mal deste tablet?
      Esmaga simplesmente o iPad xD

      1. Avatar de João Pires
        João Pires

        Esmaga em que? Nem apps existem para tablet….vamos aguardar para ver milhoes de ipad vendidos e nexus ninguem sabe o que e…

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Espero que isso seja troll senão é incrivelmente estúpido lol

        2. Avatar de ésmesmocego
          ésmesmocego

          Que estás para aí tu a dizer? “nem apps existem para tablet”? wtf? Não percebes ponta disto, vê-se mesmo… típico fanático apple

          1. Avatar de Ricardo Esgaio
            Ricardo Esgaio

            percebo tanto ou mais que tu, tive um lg g pad e as apps sao de tlm esticadas, n sao para tablet. Se n tens ipad, esconde te ou compra um mas para de trolar

          2. Avatar de Carlos
            Carlos

            Lol nota se que percebes muito

          3. Avatar de ptpedropt
            ptpedropt

            “Se n tens ipad, esconde te ou compra um..”

            como é que respondem a um gajo que diz isto..

          4. Avatar de Gonçalves
            Gonçalves

            @Ricardo Esgaio

            Temos expert! Nota-se mesmo que nunca tentaste sequer fazer uma linha de programação (e não interessa se é android ou apple).
            E repara que eu disse “tentaste”…

        3. Avatar de Jaime Reis
          Jaime Reis

          Nem apps existem para tablet? Andas muito mal informado…

          1. Avatar de censo
            censo

            Melhor: o Pplware não tem App para iPad! E está hein?

          2. Avatar de Ricardo Esgaio
            Ricardo Esgaio

            para ipad existem 675000 apps devidamente otimizadas. para android ha quantas? 100? va apresentem factos e deixem se de trolar

          3. Avatar de censo
            censo

            Todas otimizadas? E para o droid achas que todas são otimizadas? E para o windows são todas otimizadas? Estás muito iludido.

          4. Avatar de Marco N.
            Marco N.

            @ Ricardo Esgaio
            É lá..precisas mesmo de 675000 apps para usar no dia a dia?

      2. Avatar de Jorge Frazao
        Jorge Frazao

        Meio tendencioso não é? Tambem ja tinha dado por isso. Mas a culpa talvez nao seja do PPLware.

        🙂

        Abraço

  3. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    O problema é que mesmo em single core não bate (mas fica perto 🙂 ). Agora como eles não são single core e o seu resultado em multicore é de 3467 é comparar alhos com bugalhos …

    Abc

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Exacto, mas é ver pela perspectiva de dar uma alegria aos oprimidos.

      Detesta-se Apple mas gastam tempo a falar sobre a marca.

      Se empregassem essa determinação noutras coisas mais importantes da vida, por certo eram mais donos da sua felicidade.

      1. Avatar de golias17
        golias17

        Rapazes sabem que a intenção da noticia é mostrar a evolução dos processadores mobile, isto é muito mais intel vs nvidia do que apple vs google. Pena um tópico interessante acabar com 90% de comentários deste género.

        1. Avatar de Ricardo Esgaio
          Ricardo Esgaio

          mas os androids n perdem uma so para dizerem que tem a ultima cocacola do deserto..embora seja o contrario

        2. Avatar de João Reis
          João Reis

          De que serve um bom hardware se o software que o usa o diminui no desempenho real.

          A noticia é que o CPU do Nexus, que por si só funciona com o Nexus, que por sua vez funciona com Android.
          Ou seja, o CPU que este Android usa, permite ser superior em single core ao do Macbook.

          Mas na verdade, não o é. É se formos a olhar clocks e sabemos todos que isso não interessa.

          Alias já deviamos saber todos disso, mas continua-se a propagandear os clocks, e Mpixeis porque de certa forma resulta.

          1. Avatar de golias17
            golias17

            Primeiro concluis isso sem usar ou sem bases de analise e segundo eles comparam operações feitas pelo o aparelho no com o software que ele tem de origem.

    2. Avatar de Ricardo Esgaio
      Ricardo Esgaio

      o android e tao bom que a minha namorada comprou um galaxy tab s e durou 2 semanas,alguns lags, falta de apps de jeito, comprou um mini retina e n quer outra coisa.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Aserio? a tua namorada percebe bué mesmo.

      2. Avatar de Poet
        Poet

        Lag’s ao fim de 2 semanas? O que raio a tua namorada fazia com o Tab S?
        Acho que estás a falar por falar, nem namorada deves ter…

  4. Avatar de AF
    AF

    Quando é que fica disponível? Para ir a correr trocar o meu MBP…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      LOL +1, mas é com o Air

  5. Avatar de Marco
    Marco

    Tal como disse no tópico do ipad não vou tirar grandes conclusões sem testes práticos, isto é muito bonito mas até lá fico a espera para ver se o compro. Mas sem dúvida que é uma boa notícia.

    1. Avatar de Ricardo Esgaio
      Ricardo Esgaio

      boa noticia seria o android ter apps para tablet devidamente otimizadas. e um tablet potente mas sem apps serve para que? mostrar aos amigos geeks que tem um k1?? no ipad tens apps para fazer algo decente…o nexus ate teve de copiar o design do ipad mini e o formato 4:3 que os fandroids diziam ser pior que o 16:9 e agr ja gostam. Ipad air 2 64gb para aqui sem duvida alguma.

      1. Avatar de Ricardo Esgaio
        Ricardo Esgaio

        para nao dizerem que sou apple fan, tenho um galaxy note 3 e serve pelo menos mais 1ano. mas a nivel de tablets android e ridiculo, n tem comparacao sequer

        1. Avatar de censo
          censo

          E eu tenho um iPad Air, e não penso mais em comprar um tablet. Cada vez o uso menos, e cada vez uso mais o. Pc!

          1. Avatar de NewJ
            NewJ

            Essa é que é a grande verdade.. As pessoas compram tablets por moda/ força do marketing, mas grande parte dos tablets passa a vida arrumado, falo por experiência própria e pelo que vejo, sejam eles ipads, nexus ou chineses ainda pior.. Muito mais utilizável o pc e smartphone..

      2. Avatar de Diogo
        Diogo

        E usas alguma? Ou vens so copiar o slogan de que existem “apps optimizadas”? Monte de gente fútil que quase de certeza nao usa nada, so instala pa dizer que tem, e dps vem mandar postas de pescada.

  6. Avatar de Ze
    Ze

    Este Nexus no meu ponto de ver é “Pólvora seca” xD

  7. Avatar de Nelson
    Nelson

    Só se for num MBP avariado…

    http://browser.primatelabs.com/geekbench3/1022378

    Vale tudo… LOL!

    1. Avatar de Carpints
      Carpints

      Consegues ser tão pequeno que nem reparas-te (ou não te deu jeito reparar) que eles falam em mbp de entrada de gama e o que tu metes-te no link não o é..

  8. Avatar de Tiago Órfão
    Tiago Órfão

    Eu de facto estava com a impressão que muita gente não tem bem noção do poder do Tegra K1.

    Só para a malta perceber melhor, este artigo era mesmo necessário.

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      O problema é o SO que emprega o processador.

      Não te fies em specs de hardware ou em testes fora do contexto do SO que vai ser usado.

      Mete a correr Android e faz os testes, já deixa de ser bonito.

      É como disseram aqui e bem, “pólvora seca”

      1. Avatar de Tiago Órfão
        Tiago Órfão

        Os testes realizados já correm no SO, como é evidente.

        Não é preciso esperar por nada, o NVidia Shield Tablet utiliza o Tegra K1 (32 bits) e tem uma performance muito acima de qualquer outro tablet a nível de jogos. Por isso é que fiquei bastante bem impressionado quando o Nexus 9 apareceu com esta escolha de processador, apesar de ser 100€ mais caro que o Shield.

        Agora questões de apps e interface, estabilidade de SO são outras questões e gostos não se discutem nem me interessa discutir.

      2. Avatar de golias17
        golias17

        Falar mal antes de sair, ou testar, começamos bem.

      3. Avatar de Cris
        Cris

        O que “emprega” o processador é o kernel, não o SO.

      4. Avatar de lmx
        lmx

        Quanto ao Android não sei, mas actulmente para computação movel…é a arch escolhida melos amantes do linux.

        Corre, que parece manteiga 😉

  9. Avatar de Nunes
    Nunes

    É esperar para ver os valores reais do aparelho em análises comparáveis.
    Já agora os valores indicados para o iPad não são comparáveis. Esses usam o Geekbench na antiga ISA ARMv7, ao passo que o do Nexus usa a nova ISA ARMv8 [AArch32].
    É reparar que o iPad Air consegue cerca de 1460 quando se usa o Geekbench actualizado, embora a 64bits!
    A acreditar no que a Apple disse na apresentação do novo iPad Air, é bem possível que o iPad Air 2 consiga resultados no Geekbench na casa dos 1800-2000

    1. Avatar de lmx
      lmx

      O Nvidea tegra k1, INFELIZMENTE é 32 bits 🙁

      é mesmo a única falha deste soc, a NVIDEA não deu o salto e deveria te-lo feito, mas pronto… este soc é um luxo!

      1. Avatar de lmx
        lmx

        armv8 é 64 bits…

      2. Avatar de Nunes
        Nunes

        O Tegra k1 no Nexus9 é 64bits.
        O teste do Geekbench foi feito a 32bits
        O ARMv8 tem suporte para 32bits com algumas instruções novas face ao ARMv7.

      3. Avatar de Hugo Cura

        Há dois Tegra Kepler K1: um 32-bit quad-core (Cortex-A15) e o 64-bit dual-core Denver.

        O K1 quad-core está presente, por exemplo, no Xiaomi Mi Pad 7.9.

  10. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Não sou apple fan boy mas esta comparação de hardware deixa claro quem leva a melhor a nível de Sistema Operativo / Software!
    Com as “mesmas” specs de hardware, um computador com SO da apple – capaz de realizar tarefas bastante mais complexas que um tablet – tem o mesmo rendimento ou quem sabe até melhor, que um tablet a correr SO da google. Dá que pensar…

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Tu é que devias pensar antes de escrever. Estas satisfeito q um pc tenha o msm desempenho de um tablet? Q felicidade…

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Caro Diogo, eu escrevi duas coisas que contrariam o teu comentário:
        1a: O computador desempenha tarefas BEM MAIS complexas que um tablet.
        2a: “Tem o mesmo rendimento ou quem sabe até MELHOR…”

        Além disso, ainda não testei o Nexus 9 mas presumo que o seu desempenho para as tarefas que tem que realizar, neste momento, seja 100%! Ou seja, o mesmo que o Macbook Pro de 2013 referido na notícia…

  11. Avatar de Jorge Frazao
    Jorge Frazao

    Estimados,
    Já à algum tempo que estou para colocar esta questao mas tem falatado tempo.
    Preciso, muito em breve de aquirir um pc mais recente.
    Trabalho com poucas aplicaçoes. Do que trabalho, tudo é funciona em Mac.
    Surgiu-me a questão MAC ou Windows. Tenho visto aqui muita gente, defensores acerrimos de MAC.
    Tenho tido sempre pcs com windows e gosto muito do windows 8. Acho tudo muito prático, tudo muito à mão, a jeito. Uma pessoa personaliza os mosaicos e tem tudo ali.
    Sei que ha quem deteste. Mas qual a vantagem do MAC em si? É que em termos de preço, é bem mais elevado.

    Pelo que amigos me têm dito… é mais pratico, mais intuitivo e isto e aquilo.

    Vale apena o investimento? Ou é testar para ver?

    Abraço a todos,

    1. Avatar de filipe
      filipe

      Antes de tudo vale a pena dizer as vantagens de um sistema e de outro.
      No Ambiente Mac este é pensado de raiz para o pouco hardware Apple logo é uma ambiente mais optimizado para o mesmo, de certa forma tira mais rendimento do mesmo do que máquinas em Hardware equivalente em Windows, no entanto devido ao factor preço torna-se só justificável para tarefas profissionais muito especificas como video e fotografia e mesmo nestes campos hoje em dia já existe melhores alternativas com hardware modular(windows).

      A nível de manutenção não existe comparação possível entre os dois qualquer peça de hardware Aplle é carissima estando o cliente sujeito ao preço que Apple impõe visto ser o único “fabricante”, já para o software windows não faltam alternativas entre inúmeros fabricantes logo o preço a pagar por qualquer peça de hardware é bastante menor.

      Resumindo é na composição do hardware Apple que está a sua maior virtude e o seu tendão de Aquiles ou seja o facto cada vez ser menos modular em sentido inverso ao hardware windows, acarreta muitas desvantagens(despesas) para o ambiente MAC só para para ter uma ideia qualquer avaria em hardware Apple visto que faz uso de hardware unificado fisicamente logo é necessário a substituição de quase todas as peças principais e não apenas um Processador, ou uma Motherbord ou a Memória em contraponto ao que acontece no universo “Windows” mais modular, bastando a substituição apenas da peça avariada, logo menos custos para o utilizador.

      Isso do “é mais pratico, mais intuitivo” ainda é muito relativo e tem muito que se lhe diga. depende muito do contexto pois ambos sistemas tem os seus argumentos.

      Sem pensar muito sem dúvidas Máquina Windows….assim por alto por estas razões mas existem muitas muitas mais.

    2. Avatar de Gonçalves
      Gonçalves

      Se optares pela apple, tens a garantia que tens componentes de topo.
      Depois, se não te habituares ao OSX instalas o Windows… Que é o que muita gente faz.

      1. Avatar de Gonçalves
        Gonçalves

        Esqueci de dizer que caso instale o Windows num mac tem de comprar a licença á parte.

      2. Avatar de ev
        ev

        Isso é tão válido como um Lenovo ou Toshiba topo de gama, o que não faltam são boas máquinas.

  12. Avatar de Bianca Irisa
    Bianca Irisa

    Já que o pessoal fala tanto, se a Apple lança-se este equipamento com o seu software (quem sabe o OSX) não era bem melhor do que um iPad?

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Quanto é que teve o iPad Air 2?

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      :S bem melhor? Que tal esperar para ver os resultados do novo iPad. Algo me diz que vai ter resultados parecidos só com um núcleo e talvez melhores em multi-core.

    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Se virmos pela prespectiva de que os componentes de hardware sao superiores ao iPad, eu diria que num cenário teorico isso acontecesse – sim, seria melhor que o iPad…

  13. Avatar de Maria
    Maria

    Eu acho que o novo iPad não é muito melhor do que o último.
    As diferenças não são grandes.
    Aqui é a comparação entre os dois:
    http://versus.com/pt/apple-ipad-air-2-vs-apple-ipad-air

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      lol
      onde é que o que aparece aí serve de comparação!? Há tanta coisa errada nesses dados, e outras coisas que não se faz ideia onde foram buscar!!!

    2. Avatar de Ricardo Esgaio
      Ricardo Esgaio

      wifi melhor e 2x mais rapido, ecra melhor e anti reflexos, 2gb de ram, camera frontal e traseira melhoradas, mais fino e leve, melhor 4G, 40% mais rapido CPU e graficos 150% mais rapidos, touch ID, NFC com applepay, pouca coisa??

    3. Avatar de O Presidente
      O Presidente

      vai pa cozinha maria.

  14. Avatar de ramcrash
    ramcrash

    Uma coisa é verdade, se não fosse a Google, 60% das pessoas que têm agora uma smartphone, não tinham. Pois comprar um smartphone novo decente a custar mais do que um ordenado mínimo nacional não é para o bolso de todos

    1. Avatar de Santos
      Santos

      Não se trata apenas de preço, repara tecnicamente toda a gente podia ter produtos da apple, seria apenas uma questão de poupança, ou em outros casos é entrar e pagar logo.

      Pessoalmente troquei pq acho que o android tem mais liberdade em tudo, ideal pra mim seria ter o design da apple e a liberdade do android.. acabavam logo estas guerrinhas de putos do género “a minha é maior!!” e outro “mas a minha é melhor” 😀

  15. Avatar de Nosferatu Arucard 1983
    Nosferatu Arucard 1983

    Bom tablet para instalar Debian! Já que tenho no meu…

    1. Avatar de lmx
      lmx

      “Bom tablet para instalar Debian!”

      corre que nem uma beleza 🙂

  16. Avatar de filipe
    filipe

    Era tão difícil inserir uma entrada para cartão SD, em vez de arrasar acabam por estragar tudo com este capar de hardware….assim acabam mesmo por dar pontos à Apple.

    1. Avatar de O Presidente
      O Presidente

      a google e amiga da apple, ao contrario dos fandroids que morrem de inveja, veja se que as apps da google estao todas no IOS e ate com mais qualidade que no proprio android.

    2. Avatar de O Presidente
      O Presidente

      em parte ate concordo com a nao inclusao do sd, mas pelo menos um nexus 9 com 64gb ou ate 128 como o ipad. Os androids sempre gozaram com a apple por ser limitada em espaco mas 128gb e algo que a concorrencia nao oferece em memoria flash.

  17. Avatar de noChance
    noChance

    Sensasionalismo…

    Em termos de resultados práticos, podem comparar apenas com o modelo de 2012 visto que com o multicore dos modelos de 2013 já leva uma coça valente…
    Assim sendo:
    http://browser.primatelabs.com/geekbench3/1014854
    http://browser.primatelabs.com/geekbench3/69214

    A questão final é, quanto tempo vai durar a bateria do Nexus em comparação com a do Mac…

  18. Avatar de Paulo C
    Paulo C

    Deveríamos todos era talvez optar por aquele equipamento que não é fabricado num qualquer país asiático (fora o japão) onde as condições de trabalho são miseráveis, os produtos Made in China (exemplo), estamos a compactuar com a exploração de mão de obra barata e a qualidade obviamente que desce.
    Com esta procura por produtos Made in China prejudicamos a economia europeia, por exemplo, a nossa.
    Comparar carros fabricados na Alemanha com “dispositivos electrónicos” fabricados na China…é pura comédia!
    Saudações

  19. Avatar de BlackWidow
    BlackWidow

    Pois pois mas quanto custa um macbook pro de 2012 hoje em dia? Penso que não deve andar longe do dobro… Dá que pensar… Um artigo novo com 2 anos de garantia contra outro que já nem garantia dá… (nem quer dar (apenas 1 ano) )…

    Não se aborreçam somos todos amigos da tecnologia não vamos estar sempre a falar mal uns dos outros (coisa que eu fiz no comentário, eheheheh)

  20. Avatar de Joao
    Joao

    Em tabletes, sinceramente, surface pro… Não consigo largar ainda o Windows. Não acho utilidade nenhuma em usar ios ou Android num tablete. Smartphone, android sem dúvida alguma, adoro o meu OPO

  21. Avatar de Joao Oliveira
    Joao Oliveira

    Google 10 Apple 0. Carrega Google 🙂
    A Apple e boa mas e a pedir as funcionarias para congelar os óvulos!

  22. Avatar de ramcrash
    ramcrash

    Boa noite, como faco para deixar de receber emails sobre este topico?
    Obrigado

  23. Avatar de Daniel

    Gostei muito deste tablet. Acho que será um bom substituto para o meu nexus 7 da primeira geração.

    Vou tentar comprar nos EUA usando um serviço de encaminhamento de pacotes, já que moro no Brasil(http://www.neoage.com.br/2011/12/shipito-comprando-nos-eua-e-testando-o.html) ou então pedir para alguma amigo na Europa comprar (http://www.theblackfriday2014.com/2014/10/amazon-starts-sell-htc-nexus-9.html)

    Mas a dúvida é se ele tem carregamento QI Wireless e entrada para SD.

    Sempre que viajo de avião gosto de levar muitos filmes para assistir.

    []s Daniel